Restauração de uma Romiseta
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Nauti, auto, ferreo, plasti e outros modelismos
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Válidas:1533
Temporárias:1048
Esteio - RS

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2011 11:57 pm    Assunto: Restauração de uma Romiseta Responder com Citação

Bom gente, aqui nesta área sou novato, apesar de fazer parte do e-voo ja faz bastante tempo nunca postei nada aqui. Meu forte é o aeromodelismo, mas achei no "baú" uma Romiseta bate e volta que comprei uns bons anos atras quando morei em Santo André. Num passeio numa feirinha em São Bernardo dei de cara com ela e comprei justamente pensando em restaura-la. Estou postando as fotos originais dela e posteriormente postarei as dela totalmente desmontada e já lixada. Varias peças avariadas que vou ter de quebrar a cabeça para refazer. Mas os plastimodelistas com certeza irão me ajudar. Como é um carro antigo, pelo qual sou apaixonado( tenho 65 anos é coisa de velho....hehehehe) resolvi deixa-lo como novo. Já fui colecionador de miniaturas de metal nas escalas 1/43, 1/24 e 1/18. Tive carros rarissimos e dos quais só restaram um Fiat Uno, um Ford KA, um Ford 1934 Coupe e um Maverick, todos na escala 1/24.

ROMI 1.jpg
 Description:
 Filesize:  35.01 KB
 Viewed:  8968 Time(s)

ROMI 1.jpg

ROMI 2.jpg
 Description:
 Filesize:  37.31 KB

ROMI 2.jpg

ROMI 3.jpg
 Description:
 Filesize:  37.18 KB

ROMI 3.jpg

ROMI 4.jpg
 Description:
 Filesize:  35.62 KB

ROMI 4.jpg

ROMI 5.jpg
 Description:
 Filesize:  34.33 KB

ROMI 5.jpg

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
mdgcrestani
membro

Registro Nº 17697
Válidas:258
Temporárias:16
União da Vitória - Paraná

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2011 12:51 am    Assunto: Responder com Citação

Olá carlos guilherme boa noite! Achei muito interessante está Romiseta, pois nunca havia visto um antes. Vai em frente que vai ficar bem legal o seu projeto, depois posta os resultados. abs
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Nino
membro

Registro Nº 4198
Válidas:805
Temporárias:35
Avaré SP

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2011 1:15 am    Assunto: Responder com Citação

Romiseta de quatro rodas? bom seria a de três, aí sim.
Isso não é coisa de velho não, tenho 28 anos e adoro carros antigos.
Vamos ver o resultado final.
Sou Auxiliar Protético, trabalho com diversas resinas, ideais para recuperação em peças plasticas, vc poderia encontrar para uso nesse projeto, é altamente pratica e muito resistente, e não é caro. Procure um vendedor de material odontológico.
Grande abraço!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2011 1:25 am    Assunto: Responder com Citação

Nino escreveu:
Sou Auxiliar Protético, trabalho com diversas resinas, ideais para recuperação em peças plasticas, vc poderia encontrar para uso nesse projeto, é altamente pratica e muito resistente, e não é caro. Procure um vendedor de material odontológico.
Grande abraço!

Boa idéia não tinha pensado nestes materiais, preciso refazer a corneta da sirene, farol e uma ou outra peça. Amanhã vou postar as fotos do desmanche e já lixada. Quero pintar mas nao sei se uso spray de lata ou outro tipo ára pintura. Não sei ta,bém até que ponto a tinta pode atacar o plástico. Acho que uma ou outra peça vou ter de mandar cromar ai preciso ver se este tipo de material odontológico pega cromo, vc sabe?
Marco Antonio
membro

Registro Nº 68
Válidas:15054
Temporárias:3708
São Paulo, SP-50

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2011 7:09 am    Assunto: Responder com Citação

É acrílico, claro que pega. E pintar com Spray de lata é um convite a ficar pior do que está, você precisa de um aerógrafo.
claudiorfoi
membro

Registro Nº 1168
Válidas:13019
Temporárias:2120
Campo Grande, MS

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2011 1:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Lembro que na pracinha perto de casa tinha uma dessas como táxi... lá por "1960equarquecoisa" (nasci em 62, devo ter visto isso lá por 68...)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2011 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Marco Antonio escreveu:
É acrílico, claro que pega. E pintar com Spray de lata é um convite a ficar pior do que está, você precisa de um aerógrafo.

Pois Marco , pensei nisso, mas qual aerografo que é bom? e quanto ao compressor ? aqui em casa a filha tem um que usa para nebulização da neta, será que tem potencia suficiente?
Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Sáb Out 08, 2011 3:23 pm    Assunto: Responder com Citação

claudiorfernandes escreveu:
Lembro que na pracinha perto de casa tinha uma dessas como táxi... lá por "1960equarquecoisa" (nasci em 62, devo ter visto isso lá por 68...)

Claudio, nasceu em 62 ? tem certeza? hahahahahaha, eu sou de 46 então cheguei a ver esta maravilhas. Inclusive uma vez um amigo comprou de uma viuva(verdade porque sou tesetemunha ocular....rs) um citroen e precisou de um motorista para buscar. Não imagina como tremia dirigindo aquea maravilha, cheirando a nova. Se ainda existir deve valr uma fortuna.
Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 12:56 am    Assunto: Responder com Citação

Conforme falei, estou postando as fotos da Romi desmontada e lixada. Algumas peças como a sirene, luzes de alerta ( era tipo bombeiro com sirene que funciona , tem até um mini alto falante) um farol faltando. Nas peças pequenas maçanetas, lanternas dianteira e traseiras, parachoque, limpador vidro dianteiro etc. Não sei se precisaria tirar toda tinta prata ou aquele resto que ficou não altera nada na nova pintura. Que por sinal deverá ser de algo tipo bombeiro, policia ou carro de socorro. A parte das janelas que é o plástico azul vou fazer uma forma de gesso e levar numa empresa que fabrica formas de ovos para pascoa e fazer uma transparente pois vou "estofar a parte interna" com EVA preto. Os dois bonecos que são soldades pretendo deixar fora, achei muito feios. a parte das luzes de alerta tentarei fazer vermelha no centro e amarelo nas pontas com lanternas velhas que troquei do meu carro já guardadas para este fim. É isto, sugestões serão benvindas.

ROMI LIXADA.JPG
 Description:
 Filesize:  28.27 KB
 Viewed:  8796 Time(s)

ROMI LIXADA.JPG

ROMI PEÇAS MIUDAS.JPG
 Description:
 Filesize:  30.91 KB

ROMI PEÇAS MIUDAS.JPG

ROMI PEÇAS MAIORES.JPG
 Description:
 Filesize:  33.89 KB

ROMI PEÇAS MAIORES.JPG

ROMI MECANICA.JPG
 Description:
 Filesize:  33.51 KB

ROMI MECANICA.JPG

ROMI CHASSIS.JPG
 Description:
 Filesize:  33.15 KB

ROMI CHASSIS.JPG

Nino
membro

Registro Nº 4198
Avaré SP

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 1:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Pedro Guilherme escreveu:
Nino escreveu:
Grande abraço!

Boa idéia não tinha pensado nestes materiais, preciso refazer a corneta da sirene, farol e uma ou outra peça. Amanhã vou postar as fotos do desmanche e já lixada. Quero pintar mas nao sei se uso spray de lata ou outro tipo ára pintura. Não sei ta,bém até que ponto a tinta pode atacar o plástico. Acho que uma ou outra peça vou ter de mandar cromar ai preciso ver se este tipo de material odontológico pega cromo, vc sabe?

Pedro, esse máterial que citei é um tipo de resina plástica, não conheço a forma de cromar peças plásticas. A resina que falei aceita pintura.
Abraço

Marco Antonio
membro

Registro Nº 68
Válidas:15054
Temporárias:3708
São Paulo, SP-50

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 1:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Já fiz muito disso....

http://www.starcrom.com.br/cromeacao-plasticos-zona-leste-sao-paulo.html

http://www.grupogp.net/servicos_cat4.php

http://www.cromeacaotresirmaos.com.br/

Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 3:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Marco Antonio escreveu:
Já fiz muito disso....

http://www.starcrom.com.br/cromeacao-plasticos-zona-leste-sao-paulo.html

http://www.grupogp.net/servicos_cat4.php

http://www.cromeacaotresirmaos.com.br/

Muito bom, se eu tivesse entrado no e-voo logo no inicio e com estes endereços na mão tinha restaurado muitas miniaturas, algumas raras, Agora já sei. Valeu Marco pela informação.
Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 3:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Nino escreveu:
Nino escreveu:
Grande abraço!

Pedro, esse máterial que citei é um tipo de resina plástica, não conheço a forma de cromar peças plásticas. A resina que falei aceita pintura.
Abraço

Nino eu sei, semana passada visitei o protético....hehehehehe. Conheço bem este material.
Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 3:13 pm    Assunto: Responder com Citação

A unica coisa que já sei, não devo conseguir fazer funcionar é o sistema da porta. Porque antes andava e quando parava abria a porta e após alguns segundos fechava novamente. Examinei detalhadamente mas não consegui descobrir como funciona.
Nino
membro

Registro Nº 4198
Avaré SP

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 12:29 am    Assunto: Responder com Citação

Certo Pedro, aproveite a facilidade deste material.
Estou acompanhando.
Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 1:26 am    Assunto: Responder com Citação

Depois de um bom tempo sem fazer nada, até mesmo no aeromodelismo, em função da saúde, voltei a mexer na romisetta. Pintei ela com spray mesmo, vermelho, pois vou transforma-la em carro de bombeiro. Depois de dar umas treinadas com o spray descobri a distancia correta e mandei ver. Ficou esplendido, parece pintura de pistola. Amanhã vou fazer algumas fotos e postar aqui.
Se alguém sabe onde tem mais dessas para vender mande mp por gentileza que compro, gostei de reformar a danada....hehehehehe
Uma dica para quem achar alguma, é fabricada pel Jing Hong Toys.

Editado pela última vez por Pedro Guilherme em Sáb Abr 21, 2012 1:10 am, num total de 1 vez
Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2012 1:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Conforme prometi ai estão as fotos da romi pintada

pintura externa.JPG
 Description:
 Filesize:  23.52 KB
 Viewed:  7468 Time(s)

pintura externa.JPG

pintura interna.JPG
 Description:
 Filesize:  22.35 KB
 Viewed:  7468 Time(s)

pintura interna.JPG

Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 1:05 am    Assunto: Responder com Citação

Continuando na restauração da romi, hoje mandei tornear em aluminio as duas sirenes ( as cornetinhas) e os dois faróis. Os faróis pedi que fizesse um pouco maior pois na minha concepção estava desproporcionais ao tamanho do carro, uma vez que já tive varias miniaturas deste modelinho. E peguei também os adesivos que mandei fazer dos bombeiros, especialmente para ela. Além disso passei num estofador e pegueitambém um material para revistar o assento da mesma para dar um aspecto mais real. Vou ter de fazer um molde para confeccionar os vidros também que pretendo sejam transparentes, problema é que o material original é bem grosso. Amanhã vou trabalhar em cima das luzes da alerta de cima do teto. As fotos não estão muito nitidas não sei porque, talvez a maquina esteja precisando de ser trocada por uma mais nova....rs

Sirene e farol.JPG
 Description:
 Filesize:  15.25 KB
 Viewed:  7415 Time(s)

Sirene e farol.JPG

Adesivos.JPG
 Description:
 Filesize:  21.94 KB
 Viewed:  7415 Time(s)

Adesivos.JPG

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com

Registro Nº 1938
Válidas:3968
Temporárias:801
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 2:32 am    Assunto: Responder com Citação

Pedro,
Vou colocar o link para que as pessoas percebam o tamanho real da Romiseta.
No vídeo os caras afirmam que a Romiseta foi o primeiro carro a ser produzido em série no Brasil (em Santa Barbara D'Oeste - SP)

Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 2:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Alvaro
Obrigado pela contribuição, por sinal valiosa. Assisti todo video pois não o conhecia. Além de aeromodelista sou aficcionado pelos automoveis antigos. Acho foi muito útil porque a maioria não conhece realmente algumas historias do automobilismo brasiliero, além da romiseta, a berlineta, dkw, simca e outros. Alias tenho muitos destes modelos na escala 1/43. Ainda faltam muitos, a rural willys, aerowillys, Ford del rei, simca esplanada e outros. Fico grato pela sua colaboração, foi muito importante.
Um abraço
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com

Registro Nº 1938
Válidas:3968
Temporárias:801
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 4:51 pm    Assunto: Responder com Citação

...além da romiseta, a berlineta, dkw, simca e outros. Alias tenho muitos destes modelos na escala 1/43. Ainda faltam muitos, a rural willys, aerowillys, Ford del rei, simca esplanada e outros

Meus primeiros passos ao volante de um carro foram numa Vemaguet 1964 que meu pai me encorajava a dirigir.

Era também um carro muito avançado para a época. Se eu me lembro bem, tinha um motor de três cilíndros, 2 tempos. Tinha a opção "roda livre" que segundo um amigo do meu pai que tinha um DKW Belcar, podia fazer 18 Km com um litro de gasolina na estrada.

vemaguet-65.jpg
 Description:
 Filesize:  16.02 KB
 Viewed:  7345 Time(s)

vemaguet-65.jpg

Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Dom Abr 22, 2012 12:58 am    Assunto: Responder com Citação

Pois mestre Alvaro. Se quiser possuir como lembrança uma destas é só entrar em contato com o fabricante indicado neste site :

http://flaviogomes.warmup.com.br/2011/11/quem-quer-3/

Veja que o Sr. constrói maravilhas de aeromodelos, e temos outros vários contrutores entre eles os de carros brasileiros, uma das paixões de muitos brasileiros.
Pedro Guilherme
membro

Registro Nº 1183
Esteio - RS

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Continuando a restauração da romi, ontem a noite parti para o molde das janelas que, no brinquedo são azul escuro e quero deixar transparente como se fossem vidros mesmo. Depois de "pesquisar muito pelos armários da esposa" achei um pote de sorvete que era na medida para o molde inicial. Depois de pronto ele será utilizado para o molde final. Tudo na base do gesso. Como não tenho idéia pergunto a quem ja fez ou esta acostumado a fazer qualquer tipo de molde, quanto tempo leva a cura total ? desinfomrei agoira pela manhã e ficou "raziavel" como podem ver nas fotos. A intenção é depois despejar massa plástica de automovel ou talvez resina, embora nunca tenha trabalhado com nenhum dos dois. Mas sempre tem a priemira vez né ? hehehehe.

molde 1.JPG
 Description:
 Filesize:  37.56 KB
 Viewed:  7210 Time(s)

molde 1.JPG

molde 2.JPG
 Description:
 Filesize:  36.46 KB
 Viewed:  7210 Time(s)

molde 2.JPG

CONDOR 2
membro

Registro Nº 15962
Válidas:1892
Temporárias:9
Interior S.P

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 6:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Minha antiga romiseta vendida em 2009 para servir de inspiração.

E meu Willis pronto para restaurar.

BUAAAAAAAAA.

wilis.JPG
 Description:
 Filesize:  34.41 KB
 Viewed:  7181 Time(s)

wilis.JPG

ramiseta1.JPG
 Description:
 Filesize:  24.53 KB
 Viewed:  7185 Time(s)

ramiseta1.JPG

ramiseta2.JPG
 Description:
 Filesize:  26.79 KB
 Viewed:  7186 Time(s)

ramiseta2.JPG

ramiseta.JPG
 Description:
 Filesize:  22.12 KB
 Viewed:  7187 Time(s)

ramiseta.JPG

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Registro Nº 12541
Válidas:5067
Temporárias:153

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 6:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Continuando a restauração da romi, ontem a noite parti para o molde das janelas que, no brinquedo são azul escuro e quero deixar transparente como se fossem vidros mesmo. Depois de "pesquisar muito pelos armários da esposa" achei um pote de sorvete que era na medida para o molde inicial. Depois de pronto ele será utilizado para o molde final. Tudo na base do gesso. Como não tenho idéia pergunto a quem ja fez ou esta acostumado a fazer qualquer tipo de molde, quanto tempo leva a cura total ? desinfomrei agoira pela manhã e ficou "raziavel" como podem ver nas fotos. A intenção é depois despejar massa plástica de automovel ou talvez resina, embora nunca tenha trabalhado com nenhum dos dois. Mas sempre tem a priemira vez né ? hehehehe.

Pedro,

O tempo de cura total do gesso gira em torno de 15 dias, mas isso é para pintura e acabamento de residências. Como você estará utilizando ele como contra-molde acredito que em um dia ou dois já esteja adequado ao uso. Eu uso para moldes de canopies na minha vacuum forming home made, e já no dia seguinte dou o acabamento com lixa e massa acrílica.

Abs

Marco Aurelio

Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Nauti, auto, ferreo, plasti e outros modelismos Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum