P-51D Mustang Top Flite motor Gasolina DLE-20
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Metz
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MensagemEnviada: Ter Mai 21, 2013 1:15 pm    Assunto: P-51D Mustang Top Flite motor Gasolina DLE-20 Responder com Citação

Bom dia amigos do clube!

Depois de muita pesquisa e dicas de alguns membros, finalmente decidi que irei montar o P-51D 60" da Top Flite.

Neste tópico pretendo colocar todos os passos de montagem, assim como tudo que será necessário para deixar essa belezinha voando.

Vou colocar motor gasolina DLE-20 nele. Mesmo sabendo que este motor não é listado como "compatível" no manual, é possível sim sua adaptação.

Então chega de enrolação e vamos as peças:

1- P-51D Mustang 60" ARF Top Flite Gold Edition


2- Motor DLE-20 gasolina 20cc


3- Compact Pitts Mufler para DLE-20


4- (3x) Servo Hitec HS-625MG (Profundor e Flaps)


5- (4x) Servo Futaba S3004BB (Acelerador, Ailerons e Leme)


6- (1x) Servo Hitech Retrátil HS-75BB


7- Extensão em "Y" com reversor de servo


8- Extensões 24" e 6" para servos

9- Extensão em "Y" para Ailerons

10- Hélices 16x6 e 16x8

11- Receptor Spektrum AR6210 com Satellite


12- Rádio Spektrum DX6i


13- Bateria LiFe 2100mAh 10C 6V (RX)


14- Bateria JR NiMh 1500mAh (ignição)


15- Adaptador para prender o Spinner no DLE-20


16- Ball Link Sullivan de engate rápido para o acelerador


Por enquanto é isso amigos!
Já está tudo encaminhado, e assim que tudo for chegando posto fotos com reviews.

Dicas, críticas, sugestões são muito bem vindas!

Abraço a todos!

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Editado pela última vez por Metz em Sex Ago 09, 2013 1:30 am, num total de 11 vezes
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MensagemEnviada: Ter Mai 21, 2013 1:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Por que não funcionaria?

http://www.youtube.com/watch?v=if-ibm3Eriw


Trem de pouso, vá de robart 652R e 652L, inclusive desse aero do video foi eu quem vendeu para ele o trem com amortecedor.


Abraço
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mkbuss
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MensagemEnviada: Ter Mai 21, 2013 1:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Funciona sim, pode ficar tranquilo... Apesar de o aero não ser feito no projeto para uso de motor gasolina, dá pra usar o DLE tranquilamente...
Só dá um reforçadinha na parede de fogo com epóxi diluída, e pronto... Sempre faço isso nos meus aeros (até mesmo nos glow)... Mas não tem erro não nesse setup aí, tem tudo pra ficar bom...
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Metz
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MensagemEnviada: Ter Mai 21, 2013 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Não quis dizer que nao funciona, até porque existem diversos videos e contruções desse aviao com DLE-20. O que eu quis dizer é que o fabricante nao diz que o aviao foi feito pra esse motor, mas funciona sim! Me expressei mal, vou dar uma editada no post hehehe

Gostei muito do vídeo Adriano! O ronco ficou demais! Está com Pitts né?

mkbuss com certeza farei o referido reforço, novamente obrigado pelas dicas!
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Caveira Special Paint
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MensagemEnviada: Ter Mai 21, 2013 7:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que ja te falei isso no outro post, mas vou reforçar pois a probabilidade de dar merd* no seu avião é enorme:

Colocar 8 servos de força vai aumentar MUITO a chance de vc ter uma pane elétrica neste aviao! nesta configuração, vc vai precisar de um powerbox!

Você está colocando um motor V8 de 500cv num fusca pra andar dentro de cidade a 10km/h! é a mesma relação!

Vá de 3004 da Futaba. que é mais do que esse aviao precisa...


abs

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Metz
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MensagemEnviada: Ter Mai 21, 2013 8:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Caveira Special Paint escreveu:
Acho que ja te falei isso no outro post, mas vou reforçar pois a probabilidade de dar merd* no seu avião é enorme:

Colocar 8 servos de força vai aumentar MUITO a chance de vc ter uma pane elétrica neste aviao! nesta configuração, vc vai precisar de um powerbox!

Você está colocando um motor V8 de 500cv num fusca pra andar dentro de cidade a 10km/h! é a mesma relação!

Vá de 3004 da Futaba. que é mais do que esse aviao precisa...


abs


Sim amigo, eu lembro bem do seu aviso, porém não é nada recomendado usar servos com engrenagens de plástico com motores gasolina. Em todos fóruns gringos que pesquisei, inclusive RCGroups e RCUniverse recomendam servos MG para motores gasolina. O Único que achei que não tivesse tanto torque e fosse MG foi este da Hitec =/
Estou pensando em usar estes servos Hitec com 4,8V para diminuir o consumo

Ou então trocar para o servo Hitec HS-625MG

Levando em conta que utilizarei bateria LiFe de 2100mAh e 10C de descarga, terei disponivel 21A, ou seja, isso dá mais ou menos 3A por servo. Sendo que servo de leme e o servo do acelerador serão pouco forçados em voo, e ainda levando em conta que os servos de flaps só vao ser utilizados em alguns pousos, teremos uma boa amperagem para utilizaçao dos servos. Ou estou calculando algo errado?

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Caveira Special Paint
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 1:57 am    Assunto: Responder com Citação

Metz escreveu:
Caveira Special Paint escreveu:
Acho que ja te falei isso no outro post, mas vou reforçar pois a probabilidade de dar merd* no seu avião é enorme:

Colocar 8 servos de força vai aumentar MUITO a chance de vc ter uma pane elétrica neste aviao! nesta configuração, vc vai precisar de um powerbox!

Você está colocando um motor V8 de 500cv num fusca pra andar dentro de cidade a 10km/h! é a mesma relação!

Vá de 3004 da Futaba. que é mais do que esse aviao precisa...


abs


Sim amigo, eu lembro bem do seu aviso, porém não é nada recomendado usar servos com engrenagens de plástico com motores gasolina. Em todos fóruns gringos que pesquisei, inclusive RCGroups e RCUniverse recomendam servos MG para motores gasolina. O Único que achei que não tivesse tanto torque e fosse MG foi este da Hitec =/
Estou pensando em usar estes servos Hitec com 4,8V para diminuir o consumo

Ou então trocar para o servo Hitec HS-625MG

Levando em conta que utilizarei bateria LiFe de 2100mAh e 10C de descarga, terei disponivel 21A, ou seja, isso dá mais ou menos 3A por servo. Sendo que servo de leme e o servo do acelerador serão pouco forçados em voo, e ainda levando em conta que os servos de flaps só vao ser utilizados em alguns pousos, teremos uma boa amperagem para utilizaçao dos servos. Ou estou calculando algo errado?



Metz,
exceder o recomendado não necessariamente é mais seguro.
ainda mais qdo se está sobrecarregando o sistema, vc está colocando seu equpamento em risco desnecessario...

1 - A questão das engrenagens de metal está mais ligada à força do servo do que a vibração... tenho 4 avioes giant gasolina, todos com a maioria dos servos de nylon... alguns deles com micro servo de $1,99 no acelerador e retratil... motores hoje os gasolas evoluiram muito e nao vibram quase nada...
se vc rodar um glow com a helice dsbalanceada, garanto que vibra mais do que qq um dos meus motores gasola.

2 - nao tem a ver com a bateria mas sim com seu receptor... sua bateria tem descarga, mas o RX nao aguenta a descarga e pode entrar em colapso. e ai é chão!
vc pode colocar um power box ou comprar um receptor powersafe que já é preparado pra isso. RX normal probabilidade é grande de dar pau...

esse é o meu P-51 giant top flite, 2 voos dele...
http://www.youtube.com/watch?v=u84Axbq3uBk
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=5JMkKrp0PvU&list=FLRYjDkh9eywmc65u3C-N-AA#t=149s

9 servos, sendo apenas 2 engrenagem de metal pro profundor. tenho 2 3004 ailerons, 2 3010 flaps e 1 micro servo corona no retratil.

veja se tem vibração, ou veja se na marcha lenta vc percebe o avião vibrando...
o problema é que tanto aqui no BR como nos fóruns dos EUA, tem muito pangaré falando sem ter conhecimento de causa...

alias, lá é pior que aqui, ja que é tudo mais acessivel e as bobagens são de nivel giant e jato pra cima... rsrsrs...

mas, é importante que vc tire suas conclusoes do equipamento!!

abraços

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Paulinho
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 8:23 am    Assunto: Responder com Citação

Cara, não fique recomendando servos que a própria fabrica cansa em testar e dar as margens de segurança para seu uso, isso não é bom para nosso esporte independentemente se para você é comum.
Temos que avisar as fabricas então que suas recomendações e normas de segurança estão defasadas...
No Mundo inteiro se recomenda MG para a motorização alimentada por gasolina e devemos seguir o que o Bom Senso sugere.
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Metz
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 10:52 am    Assunto: Responder com Citação

Paulinho escreveu:
Cara, não fique recomendando servos que a própria fabrica cansa em testar e dar as margens de segurança para seu uso, isso não é bom para nosso esporte independentemente se para você é comum.
Temos que avisar as fabricas então que suas recomendações e normas de segurança estão defasadas...
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Foi justamente o que eu também estava pensando Paulinho.
Caveira não quer dizer que não levei em conta sua dica, levei sim e até tinha ficado muito preocupado com isto. Mas se até os fabricantes recomendam, então porque não usar?

Outro ponto a ser pensado: nao utilizarei os 7 servos ao mesmo tempo com torque máximo. Para um voo escala pouco comando é utilizado e normalmente apenas os servos de profundor e ailerons.
Se temos um servo que tem alto torque e utilizamos pouco de sua capacidade, para mim fica evidente que o consumo do servo será menor do que se eu utilizasse um servo mais fraco que com o mesmo voo ficasse perto do seu limite de carga.

Nunca ouvi falar que o RX não aguenta carga, o que eu sei que faz "dar pau" é quando usamos um BEC com amperagem baixa demais para os servos. Aí o BEC desliga os reinicia (ou queima) perdendo os comandos. Como vou utilizar a bateria ligada diretamente no Switch On/Off e isso ligado ao RX, quem vai determinar o quanto de carga é suportado seria a bateria e sua descarga máxima. Ou estou equivocado?

De qualquer forma eu já tinha encomendado os servos HS-645MG antes da dica do caveira, então agora não há mais como trocar, e até prefiro mantê-los.

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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 11:41 am    Assunto: Responder com Citação

Metz, então só pesquise melhor que vai ver que alto consumo leva SIM rx ao colapso... pode ou reiniciar o receptor (fazer com que ele desligue e ligue novamente, e aí até ele reconhecer o bind novamente, poucos segundos, pode ser o tempo do aero ir pro chão), ou dependendo do consumo exagerado, pode até torrar trilhas do receptor (ainda mas como no seu caso, que vai ser rádio 6 canais e vai usar Y pra servos de vários comandos)... lembre-se que os servos não consomem somente quando estão atuando, em repouso eles também tem consumo...
sinceramente, meu motor 20cc DLE vibrava muito menos do que os glows grandes que eu tive... sempre usei hélice balanceda, tudo conforme manda o figurino...
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 12:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulinho escreveu:
Cara, não fique recomendando servos que a própria fabrica cansa em testar e dar as margens de segurança para seu uso, isso não é bom para nosso esporte independentemente se para você é comum.
Temos que avisar as fabricas então que suas recomendações e normas de segurança estão defasadas...
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Paulinho, está havendo nesse momento uma super valorização de servos.

Ouço pessoas dizer que para voo 3D, precisa de servo forte e de metal .... está errado cara ... precisa de servo rápido e preciso .... 3D não faz quase esforço na superfície.

Voo veloz faz força na superfície .... talvez os preços baratos tenham muito haver com esse tipo de dica e principalmente utilização.

A 10 anos atrás, voltando pouco no tempo .... as pessoas voavam oquê estamos voando hoje com servos de 5 no máximo 6 kg .... a galera não tem nem ideia do que são 6kg de força em uma superfície ... é uma cavalice ..... e falam de 12kg .... 20kg .... como uma coisa normal ... e não é.

Outra confusão é ... os fabricantes não recomendam servos de karbonite e em SUPERFÍCIES GRANDES, para motor a gasolina .... não falam nada sobre nylon.

Nunca vi um fabricante sequer dizer que um servo de nylon não é recomendado para gasolina .... até que alguém apareça aqui com um fabricante pedido para não ser usado em gás. Nos servos karbonite sim ... esses vem escrito em negrito no manual do servo para não ser utilizado.

Concordo plenamente com o caveira ... a galera está passando total dos limites ... está havendo uma super preocupação com os servos e se esquecendo de que há outros limites mais importantes ... como receptor ... entre outros.

Vejo e pessoal ligando por exemplo .... bateria de life 6,6V direto em servos de 4,8v a 6v .... ai queima ... e o cara na maior cara de pau do mundo vem dizer que o motor a gasolina queimou o servo .... não senhor meu amigo ... sua bateria passou do limite do servo ... e durante um tempo ele funcionou mais queimou por sobre carga. E nisso ninguém tem preocupação .... isso o pessoal tá dizendo ai a torto e a direta que usa e ainda por cima recomenda.

Então, pensa com bom senso bicho ... lembre-se de que a 10 anos atrás ... e não muito tempo assim ... esses servos que hoje custam 35 a 40 dólares custavam 180 a 200 dólares e o pessoal não usava ... era quase que proibitivo .... usava-se os servos de nylon e todos eram felizes.

Nylon é altamente resistente ... não se engane achando que ele é frágil .... pesquise sobre a resistência dele e tenha uma ENORME surpresa.

Léo Miranda.

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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 12:16 pm    Assunto: Responder com Citação

concordo... conheço tanto de gente que tem aero 3D com motor gasolina, F3A, entre outros, com servos Futaba com engrenagem de nylon e usando há anos, voando muito, e estão até hoje funcionando... claro, você pegar um aero de 30kg e colocar servos standard não condiz, mas um aero do tamanho do qual está sendo citado aqui no tópico, nao há necessidade alguma de se usar 7 servos que dão 9kg com 6v, engrenagem de metal e tudo mais...
como disse, tenho conhecidos que voam aeros escalas como esse, com motor Zenoah 20cc, a mais de 10 anos, e os servos Futabinha standard estão lá firmes e fortes até hoje!
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Metz
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Já que os servos já foram comprados, passar pra 4,8V não ajudaria a reduzir o consumo deles?
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Metz escreveu:
Já que os servos já foram comprados, passar pra 4,8V não ajudaria a reduzir o consumo deles?


O consumo deles é constante ... e dependerá do seu uso .... ligados em 4,8v na verdade você terá menos velocidade e menos força ... só isso.

E se fosse você, usaria em 4,8V .... já será infinitamente mais que o suficiente.

Outra coisa, 700mah para bateria de ignição será muito pouco hein .... talvez uns 3 voos .... verifique ela após cada voo.

O legal em bateria da ignição é 4,8v sim ... para não queimar a ignição ... e no mínimo uns 1500mah ... eu uso 2300mah e depois de 3 voos uso 550 mah ...

Faça a conta ai certinho para não ficar sem motor em voo.

Léo Miranda.

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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 12:39 pm    Assunto: Responder com Citação

é um exagero.. mas... o dinheiro é dele e ele sabe onde gastar..

eu pegaria este dinheiro compraria servos s3004, venderia o DX6 e com a diferença do preço dos servos compraria outro rádio ao invés de gastar dinheiro com servos mais caro e que não vai trazer beneficio nenhum. "este é meu ponto de vista"

eu me preocuparia mais com o rádio que com os servos,

uso este servos em pastinha tudo com s3004 nunca me deixou na mão.. e olha que os comandos de um pastinha principalmente ailerons são duros e o servo vira eles com muita facilidade.. sem falar nas quedas que já tive com eles que foi bem feias.. tem um que quebrou onde vai parafuso que prende na mesa de servo, e uso ele até hoje segurado só de um lado.. e olha que quebrou na queda.. não sofreu nada em sua estrutura..

agora em um modelo que vai ter mais 20cm de envergadura que o meu pastinha, e que vai usar 2 servos em cada aileron.. nossa vai ser uma moleza..

eu to pra falar que nylon absorve mais vibração que um de metal.. pois o de metal é rígido, e o nylon não..

mas se optar por estes servos de metal, use sim power box.

abs.
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Raketrinike escreveu:
é um exagero.. mas... o dinheiro é dele e ele sabe onde gastar..

eu pegaria este dinheiro compraria servos s3004, venderia o DX6 e com a diferença do preço dos servos compraria outro rádio ao invés de gastar dinheiro com servos mais caro e que não vai trazer beneficio nenhum. "este é meu ponto de vista"

eu me preocuparia mais com o rádio que com os servos,

uso este servos em pastinha tudo com s3004 nunca me deixou na mão.. e olha que os comandos de um pastinha principalmente ailerons são duros e o servo vira eles com muita facilidade.. sem falar nas quedas que já tive com eles que foi bem feias.. tem um que quebrou onde vai parafuso que prende na mesa de servo, e uso ele até hoje segurado só de um lado.. e olha que quebrou na queda.. não sofreu nada em sua estrutura..

agora em um modelo que vai ter mais 20cm de envergadura que o meu pastinha, e que vai usar 2 servos em cada aileron.. nossa vai ser uma moleza..

eu to pra falar que nylon absorve mais vibração que um de metal.. pois o de metal é rígido, e o nylon não..

mas se optar por estes servos de metal, use sim power box.

abs.


Amigo, me desculpa, mas não há motivo nenhum de preocupação com o rádio.

Ele até pode querer troca-lo para ter mais funções .... agora PREOCUPAÇÃO não ... ele não precisa perder um segundo de sono pelo rádio.

Ótimo rádio e confiável ... uso a 4 anos voando todo tipo de aero possível sem ter o menor problema com ele.

Basta ler o manual e saber que a bateria não pode abaixar da voltagem pedida, usar receptores originais e não terá problemas.

Léo Miranda.

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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 12:48 pm    Assunto: Responder com Citação

quando eu comecei no modelismo,e já fazem quase 25 anos, já tinha um camarada meio maluco lá em franco da rocha- e quem é da época e frequentava lá sabe bem o que eu to falando-voava um buecker grande pra caramba com um motor quadra com magneto-na época não existia esse negócio de CDI- que ele mesmo tinha feito COM CAIXA DE LARANJA que ele pegava na feira.
voava com servo standard da futaba, engrenagem de nylon nem roletado era o servo,rádio nem lembro mais, mas era AM ou no máximo FM.
o aero pesava uma tonelada voava bem pra caramba e nunca deu um problema, a não ser um dia que soltou a lincagem do acelerador e ficou mais de 90 minutos voando com motor a plena.
eu já voei aero 27% da midwest com servo standard roletado.
modelos da carl goldberg cansei de voar com S148 da futaba-2,4 kg de torque e voo até hoje tenho 2 sukhoy e 2 ultimate deles voando com esses servos feliz da vida.
eu já cansei de falar em post e em MP pra quem me pergunta que tá todo mundo maluco hoje. se o campeão de acrobacia da PQP usa o servo , o zé mané quer usar também só pra ter status.
na época que o encontro de piracicaba era a meca do modelismo no brasil-fesbraer nem sonhava em existir-o somenzini veio voar e deu show. os caras compraram o aero dele com rádio e tudo, achando que iam fazer a mesma coisa---kkkk dava até dó de ver... pessoal tem que aprender que equipamento só realca a qualidade do piloto. se você é um piloto ruim, não adianta ter tudo TOP porque não voa sozinho.
pega 4 sacos de arroz e pendura na cauda do teu modelo e vê o que acontece.... então pra que usar servo de 20 kg de torque, c*****!
então ,na moral, usa o que quiser, dinheiro é de cada um eu uso o que eu sempre usei e deu certo. E FIM.
abraços

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"VAI LINDA...."(Édson"Bolinha" Cury-apresentador)


Editado pela última vez por Camacho em Qua Mai 22, 2013 1:01 pm, num total de 1 vez
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, os servos na verdade vou conseguir no exterior, vão trazer pra mim por 30 dolar cada um, o que pra mim vai ser relativamente barato. O que mais me preocupa agora não é o valor que vou pagar por cada servo, mas sim pelo que relataram de o RX nao suportar a corrente. Este servo consome 350mAh em 4,8V e 450mAh em 6V sem movimento. Multimplicando esse valor por 4 servos (os mais usados no voo sao ailerons, profundor e acelerador) daria algo em torno de 1,8A de consumo sem carga. Com carga duvido que cada servo passe de 1,5A que daria 6A de carga.
Posso até ainda fazer mais um pedido com servos S3004 pagando 13 dolares por cada servo. Pegar 4 servos destes pra colocar em aileron (2), acelerador e leme, mantendo os HS-645MG em profundor e flaps (2). Isso creio q reduziria bem o consumo. Só teria q gastar mais 52 dolares nestes servos.
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 1:01 pm    Assunto: Responder com Citação

estou revirando o site da Futaba aqui agora mesmo, não achei em nenhum lugar nada sobre uso exclusivo de MG para aeros gasolina... tanto na seção de servos digitais quanto de analógicos, as tabelas lá se referem tudo a aeros nitro, elétricos, planadores, helis, carros, barcos, etc., mas nadinha se referindo a uso exclusivo ou recomendado para aeros gasolina... realmente, só lembro de ter visto esse aviso em alguns servos com engrenagens de karbonite...
lembrando, a gente vê sim muito nos fóruns internacionais sobre "use sempre MG para aeros gasolina"...
mas comprar servos MG de alto torque pra eles lá é tão barato quanto seria para comprar um standard pra gente aqui... comprar receptor mais robusto ou uma power box pra eles lá é muito mais em conta que pra gente aqui... isso tudo facilita, e faz com que pra eles se torne comum (e passem a achar que seja necessário)...

já usei ou uso servos MG de alto torque em meus aeros? sim, mas sempre faço isso quando tenho certeza do alto consumo, e geralmente uso power box pra alimentar e não ter problemas...
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Metz
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 1:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom eu igual ja tinha que fazer mais um pedido na loja pois tinha esquecido de comprar o adaptador pra poder prender o spinner no eixo do dle20. Entao vou pedir junto mais 4 servos s3004. Os outros 645MG que sobrarem coloco a venda depois.
Sobre o radio nao vejo porque trocar agora. Sempre usei ele e nunca me deu problema. O que eu penso é que mais pra frente eu queira flaps com 3 posiçoes ou colocar algumas "balacas" pra enfeite em algum outro aero dai penso em pegar algum radio 9ch. Mas nao agora.

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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 1:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Metz escreveu:
Bom eu igual ja tinha que fazer mais um pedido na loja pois tinha esquecido de comprar o adaptador pra poder prender o spinner no eixo do dle20. Entao vou pedir junto mais 4 servos s3004. Os outros 645MG que sobrarem coloco a venda depois.
Sobre o radio nao vejo porque trocar agora. Sempre usei ele e nunca me deu problema. O que eu penso é que mais pra frente eu queira flaps com 3 posiçoes ou colocar algumas "balacas" pra enfeite em algum outro aero dai penso em pegar algum radio 9ch. Mas nao agora.


Metz,

Aproveita e pede uma bateria com mais amperagem .... essa sua vai ficar apertado ... pede uma com no mínimo 1500mah.

Léo Miranda.

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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

1300 já daria tranquilo Léo... eu usava uma de 1300 no meu DLE-20, voava dois finais de semana (uns 5 vôos por final de semana pelo menos)...
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 2:23 pm    Assunto: Responder com Citação

mkbuss escreveu:
1300 já daria tranquilo Léo... eu usava uma de 1300 no meu DLE-20, voava dois finais de semana (uns 5 vôos por final de semana pelo menos)...


Pode ser Mk .... 1300 mah já serve .... achei a de 700 mah muito pequena ... no meu rcgf 20cc em 3 voos .... eu gasto em torno de 500 mah.

Léo

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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 3:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Primeiro post atualizado:

Adicionado servos S3004
Trocado servo HS-645MG pelo HS625MG
Adicionado bateria para ignição JR NiMh 1500mAh
Adicionado ball link para cabo do acelerador
Adicionado adaptador para o spinner

Agora creio que meus problemas estão resolvidos.
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MensagemEnviada: Qua Mai 22, 2013 4:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Metz escreveu:
Primeiro post atualizado:

Adicionado servos S3004
Trocado servo HS-645MG pelo HS625MG
Adicionado bateria para ignição JR NiMh 1500mAh
Adicionado ball link para cabo do acelerador
Adicionado adaptador para o spinner

Agora creio que meus problemas estão resolvidos.


Positivo Metz ....

Desejo toda sorte do mundo na montagem do modelo ...

Vai postando as fotos.

Abraços,

Léo Miranda.

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