| Nova fuzelagem pro YB2 |
|
|
|
http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Planadores e afins | Ir à página Anterior 1, 2 |
| Autor | Mensagem | |||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
gustabmo
membro Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Mai de 2004 Mensagens: 6504 Válidas:4336 Temporárias:2152 Sao Paulo - SP |
2005.07.25 fiz teste do tubo de garrote de latex #200 usado no hi-start: esticada:força +100%:1050gf +200%:1450gf |
|||||||||||||
|
Sergio Massara
membro Registrado em: Sábado, 6 de Novembro de 2004 Mensagens: 503 Válidas:417 Temporárias:86 São Paulo - SP |
Legal Gustavo ! Tinha uma lembrança que vc tinha medido =) Quanto será a força no zoom ? Supondo 10m de altura ganha no zoom. m g h = 0.5 m v^2 9.8 10 = 0.5 v^2 v = 14m/s na saída do gancho. Supondo raio do pull up de 3m a centripeta = v^2 / r = 14^2 / 3 = 65m/s^2 Com uma fuse + lastro em 210g a asa precisa segurar, 0.21 x 65 = 13.65N ou 1.4kg Lá em cima o elastico está mais frouxo, supondo 1kg. Total 2.4kg, ou seja, melhor projetar para que a asa aguente uns 3kg. |
|||||||||||||
|
Eduardo Yamin
membro Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Dezembro de 2003 Mensagens: 8036 Válidas:5423 Temporárias:2510 |
Acredito que 14m/s seja exagero. To com as tralhas todas prontas pra quebrar amanhã. vamos ver se avua. |
|||||||||||||
|
gustabmo
membro Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Mai de 2004 Mensagens: 6504 Válidas:4336 Temporárias:2152 Sao Paulo - SP |
Nao que eu esteja sugerindo dimensionar a asa por isso que escreverei abaixo, mas pegando o gancho do assunto: na pratica a gente tem lancado com uns +200% de esticamento do elastico quem simplesmente solta o planador no lancamento perde uns 2-3m so' nesse movimento fique olhando os lancamentos do pessoal: muito pouca gente chega no ponto de soltar o gancho com qualquer tensao no elastico, a maioria ta' so' carregando o peso do hi-start!!! lembre do arrasto da linha e elastico na subida em suma: duvido que ainda tenha 1Kg de forca no elastico na hora do desligamento, mas tem sim todo o peso proprio do hi-start... 500g? nao pesei! |
|||||||||||||
|
Eduardo Yamin
membro Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Dezembro de 2003 Mensagens: 8036 Válidas:5423 Temporárias:2510 |
Li e reli e reli e nao entendi Voce quer dizer que soltar o modelo ao invéz de lança-lo para cima faz perder 2-3m? se for isso concordo e acho crucial pra ganhar um extra no lancto. |
|||||||||||||
|
Sergio Massara
membro Registrado em: Sábado, 6 de Novembro de 2004 Mensagens: 503 Válidas:417 Temporárias:86 São Paulo - SP |
Gustavo, bem lembrado do peso do hs ! Nas minha suposições eu não quis ser preciso, dei os chutes p/ o lado que deixasse a longarina mais resistente. (nao deve subir 10m, o raio deve ser maior que 3m e a força final do hs deve ser menor que 1kg) E em dia de vento médio para cima, acho que da para lançar sem perder muita força no elástico ! Esse é o dia que o modelo está lastreado, e projetar para 3kg parece ser sensato. |
|||||||||||||
|
gustabmo
Isso, é isso mesmo que eu quero dizer. |
|||||||||||||
|
gustabmo
Aí realmente fez todo o sentido... foi um caso tipico de prestar atencao nos milimetros e errar nos kilometros: fiquei falando do elastico, do lancamento, mas vento forte traz uma componente muito maior pra coisa! |
|||||||||||||
|
Eduardo Yamin
A nova fuzelagem passou por testes no Sabado, uma mudança na decalagem e ontem voou em Pirapora, aprovou.
|
|||||||||||||
|
gustabmo
Regras que serao usadas na Argentina. Standard é outra categoria, planadores de até 2.6m de envergadura. Hola muchachos, estuve ayer con R Torres, quien va a ser es director de ambas competencias y me comento que el remolque de standard debera se capas de levantar una pesa de 4kg y una de 1.6kg para minitermicos, de la sig manera: sobre la linea de salida se colocara una estaca con una roldana donde estara enganchada la pesa al nylon, acto seguido se estirará la goma desde su extremo y debera suceder que el remolque en su conjunto levante la pesa ANTES de llegar a la otra estaca (donde finalmente se coloca la goma) se entiende? el procedimiento es el mismo para ambas categorias, variando por supuesto el peso, que repito sera: 4kg, para la categoria Standard y 1.6 Kg para la categoria minitermicos. Saludos Mauro.- |
|||||||||||||
|
Todos os horários são |
||||||||||||||
|
Página 2 de 2 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. You cannot attach files in this forum You can download files in this forum |