Nova fuzelagem pro YB2
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Planadores e afins
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
Eduardo Yamin
membro

Válidas:5423
Temporárias:2510

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 1:47 pm    Assunto: Nova fuzelagem pro YB2 Responder com Citação

Fui fazer uma inspeção no YB2 e vi que nao ia mais dar pra usar, pois tinha uma folga horrivel no parafuso de suporte da asa e qualquer remendo ali não iria dar certo e muito trabalho, então resolvi fazer um pod novo usando a solução do SuperGeeII ( ou do Alegrinho do Gustavo http://gustavo.exel.com.br/rc/fleet-timmaia/imgp2360-medidas.htm) porem fazendo-o maior pois deveria acomodar meus eletronicos 2 Picos e Rx GWS 8 canais.

Começei com uma chapa de 3/32 cortando aprox 22cm e no meio.

Arredondei e deixei as 4 peças iguais, pra ficar um torpedo, no nariz terminando com 20mm e na "cauda" com 10mm.

Em duas peças apliquei uma balsa dura de 1/8 X 1/8 afastada 3/32 das bordas.

Começando a colagem pela parte central, nessa fase apenas atentando para que as peças nao fiquem deslocadas.

Terminando de colar as partes curvas, que devem ser coladas todas ao mesmo tempo Shocked e sem torções.

Aqui já com o nariz no lugar e "atacado" com lixa grossa.

Será que cabe tudo dentro? odeio Pods pequenos!

Aqui ao lado do pod do YB3 para comparação.

Estou laminando o pod já fixo no boom com CA, com uma camada de tecido de vidro de 60g/m2 e com pequenos reforços de FC "mole", só depois de seco, que vou abrir uma "portilhola" e ai colar o pod no boom com epoxi + micro baloons.

Assim que secar (acho que só amanhã Crying or Very sad ) ponho fotos.

Editado pela última vez por Eduardo Yamin em Qui Mar 22, 2007 2:03 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Cesar-SP
Equipe E-voo.com

Válidas:2455
Temporárias:1279
São Paulo - SP CEP: 03507-010

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 2:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Gostei da ideia simples e pratica, vou adotar no meu alegrinho.
Edu coloca uma proteção entre a bateria e o receptor
abs
Cesar-SP
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
carlos renato
membro

Válidas:2882
Temporárias:1314
Itanhaém/sp frequência:72.630 e 72.930

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 2:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Ja vi que a borracha está tendo alguma utilidade ( 5ª foto ) Smile

Essa camada de tecido agrega quanto a mais de peso?

gustabmo
membro

Válidas:4336
Temporárias:2152
Sao Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 2:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Edu,

Voce nao usou caverna nenhuma?

O meu foi feito com cavernas...
http://gustavo.exel.com.br/rc/fleet-timmaia/imgp2357.htm
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 3:09 pm    Assunto: Responder com Citação

carlos renato escreveu:
Ja vi que a borracha está tendo alguma utilidade ( 5ª foto ) Smile

Essa camada de tecido agrega quanto a mais de peso?

O Peso do tecido umas 2 ou 3 gramas,a resina misturei 10 gramas, soboru quase metade e ainda lixa-se muita coisa, dificil dizer, na verdade devia ter pesado antes e depois Embarassed

Editado pela última vez por Eduardo Yamin em Qui Mar 22, 2007 3:11 pm, num total de 1 vez
Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 3:11 pm    Assunto: Responder com Citação

gustabmo escreveu:
Edu,

Voce nao usou caverna nenhuma?

O meu foi feito com cavernas...
http://gustavo.exel.com.br/rc/fleet-timmaia/imgp2357.htm

Nadinha, achei que as chapas iam ficar abauladas pra dentro e ficaram mais muito pouco, tira-se na lixa, lembre-se que usei 3/32 se ficar um pouco mais fino próximo dos vértices nao faz mal algum.

pod.gif
 Description:
 Filesize:  8.82 KB
 Viewed:  2464 Time(s)

pod.gif

Editado pela última vez por Eduardo Yamin em Qui Mar 22, 2007 5:43 pm, num total de 2 vezes
Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 3:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Cesar-SP escreveu:
...vou adotar no meu alegrinho....

Nao se esqueça que pra fazer esse esquema o comprimento do boom deve ser maior, o meu é emendado e tem 69, entra apenas 3cm no pod e eu fiz um chanfro mas ele vai até o fim da área fixa da cauda.

carlos renato
membro

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 8:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Deve dar umas 8gr....até que nao é muito.

Vai alterar as medidas da cauda tbm?

Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 9:56 pm    Assunto: Responder com Citação

carlos renato escreveu:
Deve dar umas 8gr....até que nao é muito.

Vai alterar as medidas da cauda tbm?

Exceto o pod e boom é tudo igual ao que eu ja tinha voando no YB2, claro que essa faina implica num novo suporte de asa com "porta lastro" e gancho novo. Ahh, vou usar Lipo 2S com BEC Wink .

Por falar nisso alguem tem uma idéia boa pra suporte da asa e porta lastro? Não pretendo furar meu boom teria que ser externo e permitir encaixe dos lastro entre os furos.
carlos renato
membro

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 11:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, idéias malucas sempre aparecem...

Qual seria a altura do calço, ou melhor, teria um vaozinho entre o boom e a asa?

Se sim, poderia pegar o lastro, que nao deve ser muito, amacar feito uma bolacha e moldar no boom, tendo assim um ajuste, nao sei se eficiente, entre o calço mais proximo do Ba com o do BF. hummm Rolling Eyes .

..Otra maluquice.. Rolling Eyes ...nesse lastro amaçado e moldado ao boom, nas estremidades desta "moeda" amaçada, faria um furo, passaria um teco de borracha, deixando bem justo o lastro no boom , ficando assim ajustável.

AHHH, quanto ao parafuso, deixa ele do tamanho exato, contando com a espessura da asa e a altura do calço....adapita a rosca nos calços de modis que no máximo encoste no boom sem funhanhá-lo..... capitô??? falei grozelha??? IHH, esquece entao!!! Cool

Apenas parpite!!!

Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 11:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Carlos,
Veja isso http://www.charlesriverrc.org/articles/supergee/fusepod3.pdf

a idéia é que haja um espaço entre a asa e o boom, para que este seja preenchido com uma "bolacha" de lastro que tem dois furos e fica fixada usando os mesmos parafusos que prendem a asa.
carlos renato
membro

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 12:19 am    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Yamin escreveu:
Carlos,
Veja isso http://www.charlesriverrc.org/articles/supergee/fusepod3.pdf

a idéia é que haja um espaço entre a asa e o boom, para que este seja preenchido com uma "bolacha" de lastro que tem dois furos e fica fixada usando os mesmos parafusos que prendem a asa.

O lastro entao será sempre fixo. Ou nao, tira-se a asa e troca-se o lastro....é.... uma outra opçao.

Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 10:07 am    Assunto: Responder com Citação

Até agora tava fácil Crying or Very sad

Pra fixar essa asa e fazer um porta lastro a coisa complicou um pouco, segue uma idéia porém nao definitiva pois o kevlar nao tem amarração nenhuma, ou seja, mesmo ao aplicar resina, acho que a colagem nao ficará suficientemente resistente.

O Peso até agora é de 120 gramas faltando o suporte da asa e gancho.
Sergio Massara
membro

Válidas:417
Temporárias:86
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 10:45 am    Assunto: Responder com Citação

Edu, na planta do sg1 (que vc indicou acima) o pylon traseiro é sem furar o boom (nunca tinha notado, só vejo a planta do sg2). É mais ou menos o que vc está fazendo aí, mas com os fios por fora do tubo, e mais uma amarrada por fora de tudo. Melhor ver a planta para entender. Ele usa carbono ao invés de kevlar.

O difícil dessa montagem é achar o tubo da asa que encaixa sem folga por fora do pylon.

O meu pod é parecido e minha idéia de lastro seria cortar uma chapa estreita de ferro com 2 ou 3mm de espessura, e 2 furos onde entram os parafusos da asa. O lastro ficaria encostado na asa e longe do boom. O formato e área seria tal que mantivesse o cg na posição (lembra um bulbo) e tivesse a massa desejada. Mais peso é só empilhar mais chapas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
carlos renato
membro

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 10:58 am    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Yamin escreveu:
Até agora tava fácil Crying or Very sad

Pra fixar essa asa e fazer um porta lastro a coisa complicou um pouco, segue uma idéia porém nao definitiva pois o kevlar nao tem amarração nenhuma, ou seja, mesmo ao aplicar resina, acho que a colagem nao ficará suficientemente resistente.

O Peso até agora é de 120 gramas faltando o suporte da asa e gancho.

Será que nao fica firme nao??? acho que sim hein!!!
Faz uns testes em um teco de boom zuado. Essa resina que pretenderia usar, seria epoxi?

Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 11:40 am    Assunto: Responder com Citação

Acabei fazendo de outra forma principalmente pelo fato de poder alterar a incidencia de forma mais fácil e pelo fato que querer voar isso amanhã.

Fiz dois toquinhos de balsa ( 4X no BF e 6X no BA de balsa 1/4 X 1/4) lixei e apliquei os inserts, são fixados com CA e um tecido de vidro em "U".

Para mudar a incidencia basta inserir mais o insert Wink e lixar os blocos de balsa.

Massara, ter muitas combinações de lastro pra mim nao serveria não, nunca saberia se usei a quantidade correta e ficaria me culpando por isso Wink Prefiro ter apenas dois lastros, talvez de 25g e outro de 50g.

as fotos são auto explicativas, pra lastrear substituo o isopor por uma peça (lastro) construida, ainda nao sei como...

carlos renato
membro

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Existe umas chumbadas em forma de canudo, pequenas, talvez sirva, se bem que acho que esse vai ser o detalhe menos dificil de resolver.

Editado pela última vez por carlos renato em Sex Mar 23, 2007 2:00 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sergio Massara
membro

São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 1:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Yamin escreveu:
Massara, ter muitas combinações de lastro pra mim nao serveria não, nunca saberia se usei a quantidade correta e ficaria me culpando por isso Wink Prefiro ter apenas dois lastros, talvez de 25g e outro de 50g.

Não são muitas combinações. No meu caso eu pensei em 2 chapas. Por exemplo, uma chapa de 12x3x0,2cm tem 56g.

No seu caso, uma idéia é fazer essa peça de isopor em balsa e cavocar uns compartimentos para chumbo.

Eu lastrearia para ficar assim se o planador tiver 220g:

220g, dia sem térmica e sem vento.
270g, dia com térmica e vento médio para baixo.
330g, ventão
gustabmo
membro

Sao Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 1:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Yamin escreveu:
Acabei fazendo de outra forma

Edu,

Desse jeito vai ficar fragil, a asa vai balancar no eixo do roll em volta do boom! Em voo não vai forçar muito aí, mas no manuseio e em pousos vai ser problema.

O SG-I e SG-II tem um esquema de um tubo entrar dentro do outro pra dar rigidez nesse movimento.

No meu falecido Alegrinho eu fiz um apoio largo no pilao (com uma contrapartida de madeira dura na asa pois nao quis arriscar amassar a longarina).
Veja em http://gustavo.exel.com.br/rc/fleet-timmaia/imgp2361.htm como o pilao da frente é largo no apoio da asa... a madeira dura dentro da asa que se apoia no pilao nao está visivel na foto.

Editado pela última vez por gustabmo em Sex Mar 23, 2007 1:44 pm, num total de 1 vez
Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 1:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Nossa 100 gramas é muito, pelo menos pra mim.
até 66gramas (30%) eu vou, mais que isso acho exagero/não voo...

pra testar mais de 70 gramas de lastro preciso fazer meu outro kit com duas FCs...
gustabmo
membro

Sao Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 1:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Yamin escreveu:
Nossa 100 gramas é muito, pelo menos pra mim.
até 66gramas (30%) eu vou, mais que isso acho exagero/não voo...

Eu sou da opiniao do Massara... tasca peso!

No meu Alegrinho eu já voei sem lastro com 220g e lastreado com 330g, nunca usei nada intermediario.

30% a mais de peso vai aumentar em apenas 14% a velocidade de voo, faz pouca diferença!
gustabmo
membro

Sao Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 1:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah... lembra em Ibiuna? (voce foi?)

Eu tava com o Alegrinho com fuselagem antiga (275g) e pus +160g de lastro pra voar naquela colina que achamos na volta!
Sergio Massara
membro

São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 2:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Yamin escreveu:
pra testar mais de 70 gramas de lastro preciso fazer meu outro kit com duas FCs...

Ou só a de cima =]

Mas 100g de lastro não é bem menos perigoso que o hi start ? Alguém sabe ao certo quanta força nossos hs puxam ? Mais de 2kg ?
Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 3:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Sergio Massara escreveu:
Eduardo Yamin escreveu:

Ou só a de cima =]

Mas 100g de lastro não é bem menos perigoso que o hi start ? Alguém sabe ao certo quanta força nossos hs puxam ? Mais de 2kg ?

Lastro + Histart + zoom, some as coisas e terá um desastre, na verdade nao sabemos quao perto estamos dele Rolling Eyes
Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 3:22 pm    Assunto: Responder com Citação

gustabmo escreveu:
Ah... lembra em Ibiuna? (voce foi?)

Eu tava com o Alegrinho com fuselagem antiga (275g) e pus +160g de lastro pra voar naquela colina que achamos na volta!

ahhh claro, pra voo de colina é outro papo
com 100 gramas, acelerou, cabrou, danou.

mais fácil voar com 1m de asa Shocked
Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Planadores e afins Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum