| WIG - Wing In Ground-Effect |
|
|
|
http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Nauti, auto, ferreo, plasti e outros modelismos | Ir à página 1, 2, 3, 4, 5 Próximo |
| Autor | Mensagem | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
alexcmag
Equipe E-voo.com Registro Nº 146 Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2004 Mensagens: 18432 Válidas:12707 Temporárias:3027 Sao Paulo SP |
Coloquei aqui meu novo projetinho porque não é avião exatamente... tá mais pra barco. WIG - Wing In Ground-Effect ou Asa em Efeito-Solo é o nome técnico para algo que os russos chamam de Ekranoplano. Basicamente é algo que tem asas bem mais curtas que um avião e voa baixo, literalmente. Mas por ter asas curtas, só consegue sair do chão em efeito-solo. Normalmente o estabilizador fica alto, fora do efeito solo, para continuar efetivo mesmo que comece a decolar. O casco no caso é um "tunnel hull", com um degrau no bordo de fuga do "canard". Tem 55cm de comprimento, 38cm de envergadura e vazio pesa 90g. A idéia é colocar dois motores 400 direct-drive (hélice pequena para ficar baixo, com um bom pitch-speed e com parte do fluxo soprando sob a asa para ajudar a descolar da água. Escovado apesar de mais pesado e gastão é uma boa escolha no caso porque os ESCs dificilmente queimam mesmo submersos e são mais fáceis de consertar.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Junior
membro Registro Nº 122 Registrado em: Sábado, 31 de Janeiro de 2004 Mensagens: 296 Válidas:195 Temporárias:78 São Paulo/SP |
Pô, legal este seu novo projeto! Já tinha visto muitos vídeos de ekranoplano na internet e achei que não ia mesmo demorar para alguém encarar um modelo como este! Parabéns pela iniciativa, Alex! Vai ser para este próximo camping? _________________ Junior |
|
Luiz Leite
membro Registro Nº 1323 Registrado em: Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2005 Mensagens: 2262 Válidas:1300 Temporárias:927 Joinville / SC |
Alex Ele só vai descolar da linha d'água um pouco ou vai "avuá" mais alto? Achei meio feinho, mas vai ser um foguete aquático...haja dedo para não fazer dele um submarino Quero ver depois de pronto, agora fiquei curioso. Abraço |
|
GMT
membro Registro Nº 2751 Registrado em: Sábado, 30 de Dezembro de 2006 Mensagens: 312 Válidas:288 Temporárias:17 Goiânia, Goiás |
hmn.. quero ver um vídeo disso.. deu vontade de fazer um |
|
claudiorfernandes
membro Registro Nº 1168 Registrado em: Sábado, 10 de Setembro de 2005 Mensagens: 18380 Válidas:12920 Temporárias:2120 Campo Grande, MS |
Alex, realmente, eu estava achando que estava demorando para aparecer um Ekranoplane por aqui... heheh.. Mas o ekrano russo do filme é mais legalzinho, com aquelas OITO TURBINAS .... Russo é exagerado mesmo... |
|
alexcmag
Equipe E-voo.com Registro Nº 146 Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2004 Mensagens: 18432 Válidas:12707 Temporárias:3027 Sao Paulo SP |
Luiz, Ele só sai alguns centímetros, não tem nada que o estabilize em vôo já que só tem comando de leme e motor. Em efeito solo ele se mantém estável porque quando inclina para os lados a asa que estiver mais alta perde sustentação e desce, nivelando. Se o nariz levanta o canard sai de efeito solo e perde sustentação, descendo, se o nariz abaixa o canard ganha sustentação e nivela. E se decolar, não tem sustentação suficiente para manter vôo, a não ser em velocidades absurdas, perde altitude e volta pro efeito solo. Na teoria é bonito, na prática é um problemão para trimar, mas vamos ver no que dá. GMT, Tem alguns vídeos do modelo inspirador em http://freespace.virgin.net/home.taylor/ , apesar de que só aproveitei o layout básico, as proporções, tamanho, formato de casco, tudo foi devidamente chutado e testado em uma versão de 40% do tamanho. Cláudio, Os russos tinham a intenção de substituir um navio de transporte de tropas por um destes, a capacidade é enorme. Além disto tem o problema de entrar em efeito solo, que precisa de muita potência. Por isto vou usar 2 motores 400 em algo que se pelo tamanho, se fosse um modelo comum, levaria no máximo um 400. Você se refere a este russo? http://weblog.bezembinder.nl/151-165/ekranoplan.jpg |
|
Alumão
membro Registro Nº 3133 Registrado em: Terça-Feira, 6 de Março de 2007 Mensagens: 626 Válidas:442 Temporárias:163 Brasília - DF |
O LOKO MEU!!! esse projeto russo eh o ouro hehe agora se fosse alemão tinha 16 turbinas.. hehehehe po acho super bacana esses projetos de Ekranoplano, assisti um video uma vez de um, agora nao sei se foi postado aqui no forum ou se foi na net... mas achei super bacana! boa sorte ai! |
|
a1a_terabyte
membro Registro Nº 717 Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Fevereiro de 2005 Mensagens: 1019 Válidas:824 Temporárias:126 Londrina - PR |
Alex seu modelo faz lembrar este lançamento recente da Robbe, o Gemini... [url] http://www.rcfun.nl/popup_image.php?pID=32148 [/url] [url] http://www.robbe.com/video.php/en_play-mms.php?videofile=1-3123.wmv [/url] Specification: Wingspan: 520 mm All-up weight: 380 g Wing area: 19.00 dm Wing Loading: 20.00 g/dm2 All-up weight (10 NC sub C): 310.00 g Length: 750 mm Bom era isso Tera _________________ ...Eh… What's Up, Doc? |
|
rasec_jj
membro Registro Nº 1418 Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Janeiro de 2006 Mensagens: 3274 Válidas:2268 Temporárias:723 Belém, Pará |
Alex, legal a iniciativa! A asa com perfil fino ficaria mais eficiente e rápido, né? Mas acho que deste jeito ainda vai voar! heheheh Abraços Editado pela última vez por rasec_jj em Ter Mar 27, 2007 9:57 am, num total de 1 vez |
|
Eduardo Yamin
membro Registro Nº 58 Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Dezembro de 2003 Mensagens: 8846 Válidas:6032 Temporárias:2510 Capital Federal, Buenos Aires, Argentina |
Bacana Alex, Essa teoria do efeito solo é muito interessante pois necessita de muito menos energia para manter o "treco" voando, que economiza muito combustivel nas longas travessias. Meus chutes: Ele tem algum comando de aileron? Nas curvas a estabilidade de roll deverá ser um problema, abaixe o CG ao maximo! pois o peso de dois 400 altos farão ele capotar facilmente, outra coisa, como ele não tem as extremidades dos flutuadores chanfrados \__] [__/ a area de leme deve ser grandona, para evitar derrapagens que fariam ele capotar com mais facilidade nas curvas. Aguardo ancioso o video. |
|
alexcmag
Rasec, Um perfil fino, de uns 8%, provavelmente daria mais velocidade mesmo, mas optei pela pluma por vários motivos: 1) Quando se está na água o efeito Coanda é poderoso, como a placa Pluma é mais lisa e mais fácil de fazer cantos vivos, espero que descole mais fácil; 2) Caso saida da água, o perfil plano perde muito mais eficiência do que um perfil decente, e não estola, isto deve fazer com que o WIG freie e volte para a água docemente; 3) Como é o primeiro teste, decidi não gastar muito tempo com ele. Edu, A deriva deverá ser maior mesmo, esta ainda não é definitiva, aproveitei um retalho. Pretendo que o leme toque ligeiramente a água quando estiver em baixa velocidade, mas saia dela um pouco mais rápido, eliminando o arrasto. Assim espero conseguir controle na água em baixa velocidade e menos arrasto em alta velocidade. Por isto após montar o resto vou medir o quanto afunda exatamente, parado e a uns 2Km/h (testes na piscina A estimativa é que fique com no máximo 500g. Se tivesse só a fuselagem afundaria 500g/50cm/5cm = 2cm na água no máximo. Deve dar algo em torno de 1,5cm já que o depron também flutua. Testando saberei exatamente a que altura posicionar o leme. Pensei na sua preocupação com estabilidade na rolagem. Flutuadores de ponta de asa chanfrados não vou fazer mesmo, por causa do chato do Coanda... Mas um winglet inclinado a uns 30 a 45 graus em relação à horizontal, como um poliedro, deve ser um bom jeito de dar estabilidade de rolagem positiva sem aumentar o arrasto na água. Vou providenciar. |
|
alexcmag
Ah, esqueci... Não terá ailerons, nem profundor. A idéia é comandar como um barco, inclusive usarei controle pistola. Apesar de que para o primeiro protótipo estou a fim mesmo é de usar um controle de 27Mhz de Oriole... Menos risco de estragar equipamento bom no primeiro teste. |
|
Evoo
Equipe E-voo.com Registro Nº 2 Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2004 Mensagens: 669 Válidas:242 Temporárias:206 São Paulo - SP |
Bacana mess... Mas a grande questão é: voa nesse camping? |
|
Evoo
Equipe E-voo.com Registro Nº 2 Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2004 Mensagens: 669 Válidas:242 Temporárias:206 São Paulo - SP |
Ou seria: Aquaplana nesse camping? |
|
claudiorfernandes
membro Registro Nº 1168 Registrado em: Sábado, 10 de Setembro de 2005 Mensagens: 18380 Válidas:12920 Temporárias:2120 Campo Grande, MS |
Era esse mesmo, Alex... Tem um vídeo dele no youtube de quase 10 minutos... |
|
alexcmag
Coloquei os motores, arranjei lugar para a bateria, e fiz teste de flutuação. Parado, afunda na média os 1,5cm chutados mesmo. A frente afunda ligeiramente mais porque o CG fica um pouco à frente da metade do casco. O canard fica quase todo submerso, mas ao mínimo movimento ele sai da água, como os hidrofoils do avião do Régis no nosso primeiro camping. Empurrando na banheira já foi suficiente para quase descolar canard e asa. Amanhã descubro se isto funciona nas águas turbulentas da piscina
|
|
Ricardo_BH
membro Registro Nº 1404 Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Janeiro de 2006 Mensagens: 2750 Válidas:2235 Temporárias:471 belo horizonte |
alex quero fazer um barco desse tipo do seu,para pescar.ele vai puxar uma isca artificial.. bem..a questao é; consigo dirigibilidade so com um leme?? depois posto as fotos dos peixes fisgados..rerere |
|
alexcmag
Se é pra pescar, use um leme de água que fica bom, bem manobrável. Mas eu usaria uma plataforma plana de isopor... No caso do WIG, como o bordo de fuga da asa fica em contato com a água, se o peixe puxá-lo para trás ele afunda muito. Que tal este para pescar? Dá pra fazer com dois motores também: http://www.youtube.com/watch?v=dBYM2PaUEgY |
|
alexcmag
É o que pretendo. Os patos que se cuidem |
|
alexcmag
Um exemplo de pescaria com aerobarco. No caso, pescamos um SlowStick... Tinha uma linha amarrada na popa do barquinho. |
|
Ricardo_BH
membro Registro Nº 1404 Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Janeiro de 2006 Mensagens: 2750 Válidas:2235 Temporárias:471 belo horizonte |
ahh é isso mesmo que quero..simples e nao afunda.. vejo que o leme nao entra na agua.sera que se levar ate a agua o servo micro aguenta??? vou colocar um motor apenas . vc teria mais fotos dele pra eu ver direitinho sua ideia??Pq o motor sempre ficca mais pra traz?? grato obs: pensei nessa logica:acho que o motor nao traz um peixe de 1 kilo,dai a necessidade de um carretel para soltar linha e trazer o barco.dai eu puxo a linha com a mao. Rick |
|
alexcmag
Microservo aguenta leme na água sim, veja: http://www.youtube.com/watch?v=8vvIRzEnV1o Não tenho fotos dos barquinhos. O branco (primeiro) foi sucessivamente alterado até virar um pedaço de algum avião. O azul fiz para o Claudinho, está com ele. Em todo caso aí vão dois frames extraídos do vídeo. Ah, cuidado com o motor muito à frente. CG de aerobarco tem que ficar a uns 2/3 do comprimento, medido a partir da frente.
|
|
claudiorfernandes
Genial... Daqui a pouco alguém vai adaptar um par de eletrodos e um gerador de alta tensão para eletrocutar o peixe e trazê-lo... heheehhe... |
|
Odair Justo
membro Registro Nº 139 Registrado em: Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2004 Mensagens: 3281 Válidas:2024 Temporárias:1149 Santos-SP |
Seguindo a mesma linha de raciocínio projetei o DIG - Dog in Ground-Effect. Não sei se vai funcionar
|
|
Luiz Leite
membro Registro Nº 1323 Registrado em: Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2005 Mensagens: 2262 Válidas:1300 Temporárias:927 Joinville / SC |
Alex Vendo esses barquinhos fiquei interessado no assunto, porque além da sandice do aeromodelismo, também pratico pesca esportiva (equipamento leve e isca artificial) de Black Bass, peixe bastante esportivo que costumo perseguir numa represa perto de Curitiba. Um barquinho assim poderia ser construído para corricar uma isca de superfície, mas eu preciso saber como é que se isola a eletrônica, porque na hora da fisgada o modelo vai virar. Além do mais pode entrar uma Traírona daquelas e aí meu amigo, bau-bau para o barquinho. Agradeceria se enviasse um desenho com as medidas dele, para ser usado com um 400BR. Odair Se vai funcionar eu não sei, mas sei que tem um colega de forum que usa a imagem como avatar. Abraço à todos |
|
Todos os horários são |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Página 1 de 5 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. You cannot attach files in this forum You can download files in this forum |