| testar bateria com carregador imax B6 |
|
|
|
http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Baterias, carregadores, rádios e eletrônica | Ir à página 1, 2 Próximo |
| Autor | Mensagem | ||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
Alex Câmara
Equipe E-voo.com Registro Nº 3115 Registrado em: Domingo, 4 de Março de 2007 Mensagens: 5848 Válidas:5130 Temporárias:418 Montes Claros - MG |
tenho como testar baterias usando carregador imax b6? abraços _________________ ░▒▓ I LOVE ALIGN ▓▒░ ░▒▓ Ô TREM BÃO SÔ ▓▒░ |
||||||||
|
Maicon
membro Registro Nº 1409 Registrado em: Quarta-Feira, 4 de Janeiro de 2006 Mensagens: 2176 Válidas:1291 Temporárias:707 Garibaldi, RS 95720-000 |
Como testar bateria? |
||||||||
|
caioect
membro Registro Nº 468 Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Agosto de 2004 Mensagens: 1923 Válidas:1682 Temporárias:220 São Carlos - SP CEP 13560-049 |
Que tipo de teste vc quer fazer? Determinar se um pack de LiPO possui exatamente a carga indicada? |
||||||||
|
Alex Câmara
Equipe E-voo.com Registro Nº 3115 Registrado em: Domingo, 4 de Março de 2007 Mensagens: 5848 Válidas:5130 Temporárias:418 Montes Claros - MG |
se esta pegando carga adequadamente e qual carga esta pegando abraços |
||||||||
|
Maicon
membro Registro Nº 1409 Registrado em: Quarta-Feira, 4 de Janeiro de 2006 Mensagens: 2176 Válidas:1291 Temporárias:707 Garibaldi, RS 95720-000 |
Cara ele é um carregador! Ele vai te indica no fim da carga quanto a bateria "pegou" de carga! |
||||||||
|
coutinho_fly
membro Registro Nº 2964 Registrado em: Domingo, 4 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 777 Válidas:678 Temporárias:67 Brasília - DF |
O Imax B6 é também balanceador com visor. Então, você pode utilizar o programa de balanceamento dele e verificar o valor em volts de cada célula separadamente, durante todo o processo de carga, só acomapanhar pelo visor. O manual de instruções explica tudo certinho, é bem simples. Para balancear ele demora bastante tempo, mas eu sempre faço isso com as minhas baterias quando chego do campo. |
||||||||
|
Alex Câmara
sim. mas tenho uma bateria que esta ruim. e ela termina na mesma voltagem que as demais. achei que havia algum teste abraços |
||||||||
|
betocastrucci
membro Registro Nº 73 Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 3348 Válidas:2524 Temporárias:711 Vinhedo SP - 49 |
Ele descarrega também, e mostra quantos ma foram descarregados da bateria. Serve para ciclar as baterias. |
||||||||
|
caioect
membro Registro Nº 468 Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Agosto de 2004 Mensagens: 1923 Válidas:1682 Temporárias:220 São Carlos - SP CEP 13560-049 |
Para determinar a carga do pack, vc terá que descarregar até 3V/célula e depois carregar completamente.... Ao descarregar, é bom colocar o cabo de balanceamento para monitorar a tensão individual em cada célula... Mas cuidado, o ImaxB6 não faz balaceamento durante a descarga... pode ocorrer de uma célula ficar com tensão bem abaixo de 3V, podendo danificar o pack. Se o pack for 3s irá descarregar até 9V, ou seja a soma das tensões de cada célula será 9V, mas a tensão em cada célula não será necessáriamente 3V. Num dos teste que realizei as células ficaram com (2,83V, 2,95V e 3,22V). Se perceber que uma célula começar a cair muito abaixo de 3V, vc poderá interromper a descarga... Depois de descarregar, coloque para carrregar na opção balanceamento, pois é bem provável que as células estejam desbalanceadas como o exemplo acima. No final da carga terá uma idéia de quanto foi adicinado no pack... Mas lembre que ao carregar no modo balanceamento, parte da carga será drenada a fim de manter o pack balanceado. Logo a carga final colocada no pack será um pouco menor do que o mostrado pelo carregador. |
||||||||
|
marmanjo
membro Registro Nº 2059 Registrado em: Sábado, 5 de Agosto de 2006 Mensagens: 114 Válidas:89 Temporárias:25 Porto Alegre - RS |
E ai pessoal. Procurando informações sobre o carregador imax b6 encontrei este blog bem interessante no qual fizeram varios testes com imax b6, pra ver qual o nivel de precisão do imax b6 no balaceamento, e pelo jeito não é tão preciso o seu balanceamento. Versão do Blog traduzido http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://blog.quantifly.com/%3Fp%3D4&sa=X&oi=translate&resnum=3&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dimax%2Bb6%2Bblog%26hl%3Dpt-BR http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://blog.quantifly.com/%3Fp%3D2&sa=X&oi=translate&resnum=2&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dimax%2Bb6%2Bblog%26hl%3Dpt-BR Versão do Blog em inglês http://blog.quantifly.com/?p=4 http://blog.quantifly.com/?p=2 |
||||||||
|
Alex Câmara
então. carregar e descarregar ele faz tranqüilo. a questão é que a bateria carrega e balanceia. até 12,6 volts. mas tenho bateria que não ta boa e ela descarrega e carrega do mesmo jeito. não sei como testar essa bateria pra ver o nivel de carga (mah) que ela ta pegando. quanto a precisão do meu B6. apos carregado e medindo com multímetro cada célula separa, estão com exatamente mesma carga. abraços |
||||||||
|
betocastrucci
membro Registro Nº 73 Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 3348 Válidas:2524 Temporárias:711 Vinhedo SP - 49 |
o meu tem erro de 0.05V para mais nas leituras do balanceador e 0.05V a menos na tensão do pack. Por exemplo um pack 3s que esteja com 4.15V em cada celula e 12.45V no pack, o meu B6 apresenta 4.20V por celula e 12.40V no pack. Consigo conviver com isso na boa, mas tem que tomar cuidado. Pelo que li é por culpa da precisão dos resistores do sensor, tem gente que trocou por resistores de precisão maior e resolveu o problema. Produto chines barato é assim mesmo, tem que refazer em casa. Faz parte do Hobby |
||||||||
|
betocastrucci
não adianta a bateria aceitar tantos ma de carga e tantos de descarga, não diz grande coisa. Tem que testar a capacidade de descarga da bateria, que por experiencia própria é a primeira caracteristica que vai embora numa bateria. Tenho várias velhinhas aqui que carregam e descarregam a capacidade nominal, seguram a carga por uma semana, mas não aguentam nem 1C de descarga, se puser no modelo nem decola... |
||||||||
|
Alex Câmara
exatamente o que quero saber, como fazer abraços _________________ ░▒▓ I LOVE ALIGN ▓▒░ ░▒▓ Ô TREM BÃO SÔ ▓▒░ |
||||||||
|
FernandoMM
membro Registro Nº 1445 Registrado em: Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2006 Mensagens: 458 Válidas:276 Temporárias:166 Brasilia-DF |
Tenho um Imax B6 e tenho uma duvida. Quando ele chegou, eu achava que estava com problema. pois tentava carregar/balancear a minha bateria 3s ligando apenas o cabo do balanceador, e o Imax acusava um erro CONNECTION BREAK. Levei na pista no domingo e dois colegas experientes me falaram que ele estava com defeito. Tentei ler o manual em inglês e falava apenas que a conexão estava interrompida, foi aí que resolvi ligar os dois cabos, o do balanceador e output + / -, então ele resolveu funcionar. Só que vi um IMAX modelo antigo, bem parecido com o B6, e ele balanceia apenas ligando o cabo do balanceador. Aí vem a dúvida, o IMAX B6 é assim mesmo (só funciona ligando os dois cabos) ou esta com algum tipo de problema? |
||||||||
|
Alex Câmara
quero saber como testar para saber o real estado da bateria _________________ ░▒▓ I LOVE ALIGN ▓▒░ ░▒▓ Ô TREM BÃO SÔ ▓▒░ |
||||||||
|
FernandoMM
membro Registro Nº 1445 Registrado em: Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2006 Mensagens: 458 Válidas:276 Temporárias:166 Brasilia-DF |
Alexfc22, como vc esta ligando a sua bateria no seu imax B6? quais os cabos que vc liga? |
||||||||
|
caioect
É isso mesmo! No Imax B6, ao carregar usando modo de balanceamento é necessário conectar os 2 cabos: o terminal +/- e o de balanceamento. |
||||||||
|
FernandoMM
Valeu!!!! eu ainda estava achando que o meu tinha algum problema, mas agora já fico mais tranquilo. |
||||||||
|
caioect
Todos os outros modos (charge, fast charge, discharge, storage) usam apenas o cabo do terminal +/- Mas vc tb pode conectar o cabo de balancemanto apenas para monitorar a tensão em cada célula. |
||||||||
|
FernandoMM
Não funciona no meu, quando coloco apenas o conector de balancear, o Imax apita e aparece CONNECT BREAK. só funciona com os dois conectores. será que estou errando em alguma coisa? como vc faz? |
||||||||
|
betocastrucci
é simples e não é, sem equipamento apropriado pode ser bem perigoso, mas a idéia é medir a corrente que a bateria aguenta até começar a esquentar muito ou cair demais a tensão. para isso coloque uma carga, pode ser até mesmo um motor, que aguente o tranco e vá medindo a corrente e tensão. Agora tenho um método sem instrumentação: bota o motor pra rodar e veja se roda como deve (rotação e tempo de duração) e sem esquentar a bateria _________________ Beto |
||||||||
|
betocastrucci
SEMPRE LIGUE OS TERMINAIS +/-, o balanceador é opcional. _________________ Beto |
||||||||
|
caioect
Se conectar somente o cabo de balanceamento não vai funcionar mesmo! Vc precisa conectar o cabo com o terminal +/- para qualquer modo de carga/descarga. O cabo de balanceamento pode ser usado como complemento apenas para monitorar a tensão em cada célula, mas deve ser usado juntamente com o cabo do terminal +/-. |
||||||||
|
Alex Câmara
na pratica, como testar essas baterias? |
||||||||
|
Todos os horários são |
|||||||||
|
Página 1 de 2 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. You cannot attach files in this forum You can download files in this forum |