Túnel de Vento Caseiro
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Construções
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
Lampiao_BA
membro

Registro Nº 5420
Válidas:66
Temporárias:58
Salvador BA

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 9:52 pm    Assunto: Túnel de Vento Caseiro Responder com Citação

Olá pessoal assistindo o Myths Busters no Discovery channel eles fizeram um túnel de vento usando um ventilador e canudos. Gostei da idéia e fiz um esquema para mostra para vocês e quem sabe alguém fazer em casa Smile
ABS

Alan Summers
membro

Registro Nº 6799
Válidas:76
Temporárias:8

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou construir um dese depois de falo se funciona.
valeu pela idei.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Matheusarcala
membro

Registro Nº 5876
Válidas:897
Temporárias:233
Jundiaí-SP

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 10:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que para experiencias caseiras esse túnel não vale a pena, a não ser que voce tenha cameras de alta velocidade.
Jogue alguns pózinhos finos (bicarbonato de sódio, talco, maizena, ou até mesmo sal) para visualizar a reação do vento.
Uma dica interessante também é um túnel aquático, pois a visualização é bem melhor se jogar um corante.
Abraços!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andressa Gasparelli
membro

Registro Nº 6924
Válidas:155
Temporárias:30

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 11:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Matheusarcala escreveu:
Acho que para experiencias caseiras esse túnel não vale a pena, a não ser que voce tenha cameras de alta velocidade.
Jogue alguns pózinhos finos (bicarbonato de sódio, talco, maizena, ou até mesmo sal) para visualizar a reação do vento.
Uma dica interessante também é um túnel aquático, pois a visualização é bem melhor se jogar um corante.
Abraços!

Dá pedal...

Só usar uma máquina de fumaça, dessas de boate, o que aliás, se naum me engano é o que se usa nos túneis de vento, só que em outra escala e proporção, 'óbvio'...

Mas é uma sim. Show de bola.

Matheusarcala
membro

Registro Nº 5876
Jundiaí-SP

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 11:30 pm    Assunto: Responder com Citação

O difícil seria visualizar a reação aerodinamica, se com cameras de alta tecnologia já é complicado, imagina com nossa SONY 7.2 "magapixus"....
hehehe
tclima
membro

Registro Nº 6078
Válidas:496
Temporárias:18
Rio de Janeiro , RJ

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 11:33 pm    Assunto: Responder com Citação

legal!
eu vi esse programa!!
mas po se for fazer em casa vai ser pequeno, ae só da pra testar pedaços de asa ou carrinho hotwheels ehehehehe!
mas pelo bem da ciência... to na pilha pra fazer um!! Cool
eheheheh
mesmo que depois de algumas horas fique de saco cheio dele!! Confused
Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Registro Nº 68
Válidas:16084
Temporárias:3717
São Paulo, SP-52

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação

.

Primeiro..
É necessario uma area para que o ar tenha livre ecoamento e não forme turbilhão depois de passar pelos difusores(é o nome dos canudos)

Segundo..
O ventilador não fica na frente e sim atras sugando o ar, do contrariouma grande parte do ar forçado bate no difusor e se perde´

Terceiro...
Muito embora possa ser usado um gerador de fumaça que se encontra na santa efigenia a forma correta é um tubo que dirige uma filete de fumaça(não pode ser talco, não pode ser particulado nessas dimensões) para as areas em que se queira ter o estudo do escoamento.

Abaixo um projeto e eu tenho mais alguns guardados...
É necessario que se tenha um anemometro no minimo do contrario será um experimento sem valor algum.

http://www.lese.upf.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8&Itemid=19

E quarto...

A velocidade de escoamento do ar deve ser igaul a do valor real, ou seu equivalente na escala para que a analize possa ter validade experimental.

Matheusarcala
membro

Registro Nº 5876
Jundiaí-SP

MensagemEnviada: Dom Set 21, 2008 11:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Marco Antonio escreveu:
.

Primeiro..
É necessario uma area para que o ar tenha livre ecoamento e não forme turbilhão depois de passar pelos difusores(é o nome dos canudos)

Segundo..
O ventilador não fica na frente e sim atras sugando o ar, do contrariouma grande parte do ar forçado bate no difusor e se perde´

Terceiro...
Muito embora possa ser usado um gerador de fumaça que se encontra na santa efigenia a forma correta é um tubo que dirige uma filete de fumaça(não pode ser talco, não pode ser particulado nessas dimensões) para as areas em que se queira ter o estudo do escoamento.

Abaixo um projeto e eu tenho mais alguns guardados...
É necessario que se tenha um anemometro no minimo do contrario será um experimento sem valor algum.

http://www.lese.upf.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8&Itemid=19

E quarto...

A velocidade de escoamento do ar deve ser igaul a do valor real, ou seu equivalente na escala para que a analize possa ter validade experimental.

Caramba Marco!
A gente pensando que o projeto é um "experimentozinho" simples...que nada, atrás de tudo tem uma física complexa.
Que bom que temos pessoas como você, que ao invés de fazer "tudo nas coxa", estuda um projeto à fundo e depois poem a mão na massa, bem melhor do que gastar tempo e dinheiro.
Abraços!

Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Registro Nº 68
São Paulo, SP-52

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 12:04 am    Assunto: Responder com Citação

Mateus.. eu iniciei a montagem de um faz tres anos.. acabei por não concluir, então não fiz.
Mas sim um tunel de vento é uma coisa no minimo trabalhosa e deve ser bem feita ou será dinheiro jogado fora, e para ter algum resultado pratico deve dispor de equipamento de medição, uma boa camera para fotos e filmes, ter como quardar os resultador e depois sabendo como fazer analizar e determinar o que e onde mudar.

Matheusarcala
membro

Registro Nº 5876
Jundiaí-SP

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 12:10 am    Assunto: Responder com Citação

Pelo jeito é melhor usar os túneis de vento virtuais....
Já ví um aqui no fórum....
Bem bacana.

Abraço!
Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Registro Nº 68
São Paulo, SP-52

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 12:10 am    Assunto: Responder com Citação

Mas só pra dizer que não to colocando areia na sopa...

Muitos de nossos aeros hoje, em especial asinhas e pylon passa a mais de 100km/h... se vc quiser ter alguma informação que vá valer a pena então a velocidade do ar dentro da câmara do tunel deve ser dessa ordem, como algumas asas passam disso imagina o ventilador utilizado pra obter um escoamento dessa ordem????

Eu gostaria muito de ter o meu montado, mas no final pensei bem e ficou lá a madeira e o vidro.
Daqui alguns anos quem sabe eu pego e faço.

Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Registro Nº 68
São Paulo, SP-52

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 12:13 am    Assunto: Responder com Citação

Matheusarcala escreveu:
Pelo jeito é melhor usar os túneis de vento virtuais....
Já ví um aqui no fórum....
Bem bacana.

Abraço!

eu sou meio contra essa história de experimentos virtuais... peço pra vc fazer o seguinte.
Coloca uma asa virtual lá e depois pede pro computador dar uma bica na quina dela.
Se ele conseguir reproduzir essa bica eu topo.

Tem gente aqui que ama esse papo de matrix, mas só se vc tiver um computador beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem veloz e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom, com variaveis programadas por gente muito experiente...do contrario é mais uma coisa sem valor

Lambreta
membro

Registro Nº 839
Válidas:4093
Temporárias:948
BH/MG

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 12:25 am    Assunto: Responder com Citação

qual programa de simulação vcs indicam?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Alan Summers
membro

Registro Nº 6799
Válidas:76
Temporárias:8

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 8:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Pergunta para Matheusarcala vc pode me passar o link desse tuneu virtual que tem aqui no e-voo?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Construções
Página 1 de 1

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum
DJI Phantom Version 1.2.1 Upgraded Naza M V2 @ RC-Fever.com