Projeto para corte a laser
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Papo de modelista
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
charles_pereira
membro

Registro Nº 2594
Válidas:1336
Temporárias:115

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 12:30 am    Assunto: Projeto para corte a laser Responder com Citação

Pessoal,

sabem me dizer se para cortar um projeto a laser é preciso fazer uma preparação especial no desenho?

Por exemplo, se eu desenhar um círculo de 20mm, ele sairá com exatamente 20mm na madeira? Ou será preciso fazer ajustes?

Pergunto isso pois quando eu fizer um próximo modelo, quero cortar com laser. Fazer tudo no estilete demora muito. Smile

Obrigado!

Alexandre Cruz
membro

Registro Nº 79
Válidas:1036
Temporárias:382
S. Carlos 13564-002

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 12:42 am    Assunto: Responder com Citação

Ele corta o círculo mas o corte come uns 0.1-0.3mm depende da espessura da balsa.

A máquina tem resolução limitada também, círculos com 2mm não serão bem círculos mas com 20mm não deve ter problema.

Coisas maiores que 1/4" não cortam bem, com 3/16 já dá pra ver o cone do laser, 1/8"pra baixo são os melhores cortes. Em 1/16 acho que come 0.1mm, mas também depende da densidade. Para encaixes perfeitos vale a pena descontar mas pra maioria das coisas não precisa, em chapas finas a própria cola ocupa este espaço.

Procure trabalhar o desenho com encaixes e peças que alinhem sozinhas, assim dá pra construir sem régua ou esquadro e em alguns casos nem precisa da mesa...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
charles_pereira
membro

Registro Nº 2594

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 1:09 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas dicas Alexandre.

Gostei da idéia de fazer o desenho de forma que as peças se alinhem.
osvaldoljunior
membro

Registro Nº 4014
Válidas:1755
Temporárias:815
São paulo, SP - 25 anos

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 8:48 am    Assunto: Responder com Citação

outra coisa, na hora do corte vc deve deixar alguns pedaços sem cortar, como se fosem picotes, pois a chapa entrar reta no corte a laser, mas conforme vai sendo cortada a parte cortada enverga um pouco pq cortou as fibras que mantinham elas retas, ou seja, se vc cortar uma peça sem deixar os picotes pra depois descolaas da madeira ela pode envergar e cortar torto e os encaixes não sairem perfeitos, já acompanhei uma vez o corte na flying circus, é muito legal o processo.
Outra coisa, se possivel marque os encaixes das peças, é so usar duas cores, tipo preto pros cortes e verde pra escrita e avisar na hora que manda o arquivo. ajuda muito a vc saber onde vai cada peça!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
harpia
membro

Registro Nº 997
Válidas:970
Temporárias:56
Gravatá-PE

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 10:26 am    Assunto: Responder com Citação

osvaldoljunior escreveu:
outra coisa, na hora do corte vc deve deixar alguns pedaços sem cortar, como se fosem picotes, pois a chapa entrar reta no corte a laser, mas conforme vai sendo cortada a parte cortada enverga um pouco pq cortou as fibras que mantinham elas retas, ou seja, se vc cortar uma peça sem deixar os picotes pra depois descolaas da madeira ela pode envergar e cortar torto e os encaixes não sairem perfeitos, já acompanhei uma vez o corte na flying circus, é muito legal o processo.

Seria dessa maneira.

imagem.JPG
 Description:
 Filesize:  11.16 KB
 Viewed:  8387 Time(s)

imagem.JPG

osvaldoljunior
membro

Registro Nº 4014
São paulo, SP - 25 anos

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 10:29 am    Assunto: Responder com Citação

isso mesmo, depois vc só destaca as peças!
Ricardão
membro

Registro Nº 3507
Válidas:1037
Temporárias:81
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 1:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Se for de balsa, deixar só as pontes paralelas à fibra, para ficar fácil de destacar, não deixar pontes perpendiculares à fibra da madeira. Se for depron, fica bom como está na figura.
osvaldoljunior
membro

Registro Nº 4014
São paulo, SP - 25 anos

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 1:53 pm    Assunto: Responder com Citação

tem razão, esqueci desse detalhe!
charles_pereira
membro

Registro Nº 2594

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 9:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito legal pessoal!

Responderam todas as minhas dúvidas.

Muito obrigado!
Rafael Cotrim
membro

Registro Nº 413
Válidas:981
Temporárias:436

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 10:33 pm    Assunto: Responder com Citação

alguem tem o projeto da maquina??

pensei em fazer uma.....e usar só dois motores de passo...
qual é o laser usado?

osvaldoljunior
membro

Registro Nº 4014
São paulo, SP - 25 anos

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 11:02 pm    Assunto: Responder com Citação

a maquina é bem complicada, deve ter um p de um circuito pra acionar o lazer, fora que tem que ter um sistema de exaustão pra fumaça se não vc morre intoxicado, e alem disso um compresor pra jogar a fumaça do corte pra baixo. não deve ser imposivel de fazer mas deve ser bem caro.
E o laser tem que ser substituido de tempos em tempos pois gasta tambem.
Acho que o custo de uma maquina destas pra vc comprar é de uns 60mil pra cima
charles_pereira
membro

Registro Nº 2594

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 11:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Osvaldo!

Não pretendo fazer uma não.

Não tenho conhecimento nem dinheiro pra isso.

É que quero dar uma escala maior para a construção de novos modelos e vou mandar cortar a laser daí.

Espero poder tornar a construção economicamente viável e se tiver procura, vender os modelos.

Mas são planos de longo prazo.

Abraço!
osvaldoljunior
membro

Registro Nº 4014
São paulo, SP - 25 anos

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 11:12 pm    Assunto: Responder com Citação

eu sei, so respondi pro dark mais ou menos oque eu vi funcionando....
Eu pensava que a maquina era bem mais simples hehheheh ate ver ao vivo!
Rafael Cotrim
membro

Registro Nº 413
Válidas:981
Temporárias:436

MensagemEnviada: Qua Out 01, 2008 11:32 pm    Assunto: Responder com Citação

osvaldoljunior escreveu:
eu sei, so respondi pro dark mais ou menos oque eu vi funcionando....
Eu pensava que a maquina era bem mais simples hehheheh ate ver ao vivo!

oloco 60 mil???
vou fazer como fresa mesmo,,, é soh travar uma "dreamel'' com uma broca de corte....

osvaldoljunior
membro

Registro Nº 4014
São paulo, SP - 25 anos

MensagemEnviada: Qui Out 02, 2008 12:38 am    Assunto: Responder com Citação

60 mil uma pronta já com todo o sistema de exaustão, pra fazer nem faço ideia do custo!
Roberto Jota
membro

Registro Nº 15573
Válidas:1
Temporárias:0
Goiania Goias

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 1:58 pm    Assunto: Maquina de corte a laser Responder com Citação

Desculpem a intromissão, mas vendo a conversa de vcs sobre a contrução de uma maquina de corte a laser, vi na net vi alguns projetos de maquinas de corte a laser feitas a partir de sucatas de cd e dvd. Sou tec em eletronica e info. Estudo ciencias da aeronaltica aki em goiania e sou louco por aviação e pratico paraquedismo tb. Bom, quanto a maquina, estou akia tentando a fazer uma aki. Se der certo passo pra quem quiser, Ok??? Mas pelo que vi da pra fazer uma com $200.
Valeu!!!!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Jose Gomes
membro

Registro Nº 5937
Válidas:2231
Temporárias:238
São Paulo/SP

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 2:32 pm    Assunto: Responder com Citação

osvaldoljunior escreveu:
a maquina é bem complicada, deve ter um p de um circuito pra acionar o lazer, fora que tem que ter um sistema de exaustão pra fumaça se não vc morre intoxicado, e alem disso um compresor pra jogar a fumaça do corte pra baixo. não deve ser imposivel de fazer mas deve ser bem caro.

Não é tão complicado não, a complicação é o valor final, talvez nem compense o trabalho.

Eu achei máquina com area de corte de 900X600 mm, por menos de 4.000,00 USD, é meu projeto de compra para o proximo ano Twisted Evil

Abs!

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Jose Gomes
membro

Registro Nº 5937
São Paulo/SP

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 2:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Alexandre Cruz escreveu:
Ele corta o círculo mas o corte come uns 0.1-0.3mm depende da espessura da balsa.

A máquina tem resolução limitada também, círculos com 2mm não serão bem círculos mas com 20mm não deve ter problema.

Coisas maiores que 1/4" não cortam bem, com 3/16 já dá pra ver o cone do laser, 1/8"pra baixo são os melhores cortes. Em 1/16 acho que come 0.1mm, mas também depende da densidade. Para encaixes perfeitos vale a pena descontar mas pra maioria das coisas não precisa, em chapas finas a própria cola ocupa este espaço.

Procure trabalhar o desenho com encaixes e peças que alinhem sozinhas, assim dá pra construir sem régua ou esquadro e em alguns casos nem precisa da mesa...

Para a peça não perder o "tamanho", não depende só da espessura, depende também do ajuste (potência) do Laser, e quantos passos ela vai fazer para cortar.

Abs!

Leonardo A. Cavalcante
membro

Registro Nº 12727
Válidas:25
São Luis - MA

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 2:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde.
Estou começando fazer minha máquina de corte a laser, comparando ela com uma fresadora, as duas principais diferenças são essas já citadas e tambem não tem o eixo Z, tem que ter o tubo de laser CO2, um chiler para refrigerar o laser, fonte para o laser, circuito para acionamento do laser, espelhos para direcionar o laser(dependendo da potencia do laser pode ser fixado no lugar da fresa e usar apenas a lente), lente para focar o laser, tudo bem dimencionado e alinhado. A diferença de preço, no meu caso, vai sair em torno de R$ 6000,00, sendo que não é uma construção proficional, nem direcionada para o modelismo( Rolling Eyes ), mas vai quebrar um galho.

Jose Gomes
membro

Registro Nº 5937
São Paulo/SP

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 2:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Leonardo A. Cavalcante escreveu:
Boa tarde.
Estou começando fazer minha máquina de corte a laser, comparando ela com uma fresadora, as duas principais diferenças são essas já citadas e tambem não tem o eixo Z, tem que ter o tubo de laser CO2, um chiler para refrigerar o laser, fonte para o laser, circuito para acionamento do laser, espelhos para direcionar o laser(dependendo da potencia do laser pode ser fixado no lugar da fresa e usar apenas a lente), lente para focar o laser, tudo bem dimencionado e alinhado. A diferença de preço, no meu caso, vai sair em torno de R$ 6000,00, sendo que não é uma construção proficional, nem direcionada para o modelismo( Rolling Eyes ), mas vai quebrar um galho.

Eu estudei bastante o assunto e, fazer uma com base em uma fresa eu não sei não, a resolução na máquina Laser é muito maior do que a de uma fresa, inclusive to fazendo uma CNC para fresar alumínio, mas a Laser eu acabei desistindo e vou comprar uma máquina pronta.

OBS: Alem de tudo que você citou precisa de uma bomba dágua para levar agua ao chiler e refrigerar o Laser, software, controle PWM do Laser etc...

Abs!

Leonardo A. Cavalcante
membro

Registro Nº 12727
Válidas:25
São Luis - MA

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 3:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Jose Gomes escreveu:
Leonardo A. Cavalcante escreveu:
Boa tarde.

Eu estudei bastante o assunto e, fazer uma com base em uma fresa eu não sei não, a resolução na máquina Laser é muito maior do que a de uma fresa, inclusive to fazendo uma CNC para fresar alumínio, mas a Laser eu acabei desistindo e vou comprar uma máquina pronta.

OBS: Alem de tudo que você citou precisa de uma bomba dágua para levar agua ao chiler e refrigerar o Laser, software, controle PWM do Laser etc...

Abs!

Perfeita a sua colocação, eu incluí a bomba de agua quando disse chiler, e o controle PWM quando falei circuito para acionar o laser, quanto a precisão, incluí no preço os guias com rolamentos lineares e fusos mais precisos. Mas tambem minha aplicação que vai ser o corte de malha, não necessita de tanta precisão assim, aumentei a precisão justamente para outros fins. Smile

João
membro

Registro Nº 2517
Válidas:83
Temporárias:78
Taubaté SP

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 8:38 am    Assunto: Responder com Citação

Jose Gomes escreveu:
osvaldoljunior escreveu:

Não é tão complicado não, a complicação é o valor final, talvez nem compense o trabalho.

Eu achei máquina com area de corte de 900X600 mm, por menos de 4.000,00 USD, é meu projeto de compra para o proximo ano Twisted Evil

Abs!

Olá amigos

Eu tambem estou interessado na compra de uma maquina laser, estou vendo para comprar este modelo aqui http://www.akad.com.br/gcc_mercury2.htm o preço é bem salgado mas ela tem um ótimo custo beneficio em relação as outras.

Jose Gomes seria possivel você me passar onde você encontrou esta laser pelo preço que você mencionou, ela esta no brasil?

Tenho buscado bastante informação sobre o assunto e pretendo comprar a maquina somente para terceirizar o serviço, na região onde moro tem um potencial grande para o serviço, e pretendo tambem fazer cortes para o aeromodelismo.

Abraços

João

Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Papo de modelista
Página 1 de 1

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum