Como funciona speed control do brushless?
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Sistemas de Propulsão - Elétricos
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
Eduardo Nishi
membro

Registro Nº 1116
Registrado em: Domingo, 14 de Agosto de 2005
Mensagens: 46
Válidas:43
Temporárias:3
Campo Grande, Mato Grosso do Sul


MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2005 8:55 pm    Assunto: Como funciona speed control do brushless? Responder com Citação

Funcionamento, esquemas e sites?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
neto_guima
membro

Registro Nº 734
Registrado em: Domingo, 27 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 1746
Válidas:1170
Temporárias:538
São Paulo - sp


MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2005 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação

basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....

uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.

_________________
Pilotar é igual andar de bicicleta, voce nunca esquece.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Eduardo Nishi
membro

Registro Nº 1116
Registrado em: Domingo, 14 de Agosto de 2005
Mensagens: 46
Válidas:43
Temporárias:3
Campo Grande, Mato Grosso do Sul


MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2005 9:45 pm    Assunto: Responder com Citação

neto_guima escreveu:
basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....

uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.
´gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
jdomes
membro

Registro Nº 847
Registrado em: Terça-Feira, 3 de Mai de 2005
Mensagens: 1715
Válidas:483
Temporárias:404
Fortaleza - CE


MensagemEnviada: Dom Mar 18, 2007 12:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Nishi escreveu:
neto_guima escreveu:
basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....

uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.
´gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.



Na verdade fisicamente um motor brushless é semelhante a um ventilador de teto, ou seja, o bobinado é fixo e o rotor com ímas é móvel ao contrário de motores comuns inclusive de eletrodomésticos, portanto não há escovas e a fiação é diretamente ligado ao bobinado, mas ele possue três terminais para ligação, semelhante a um motor de rede elétrica (bomba de poço, máquinas, etc.) é ligado a uma fonte de tensão alternada ou pulsante, ou seja, fica sempre trocando de polaridade, um fio é positivo e outro é negativo e vice-versa de modo a produzir um campo magnético girante internamente no motor e consequentemente o rotor (eixo) gira. E para fornecer esta tensão alternada a partir de baterias onde fornece tensão contínua, daí entra um speed control específico que além de fazer a função de speed convencional que é de controlar a velocidade faz também a conversão de tensão contínua para alternada, portanto funciona em par casado com o motor. Neste link mostra uma animação de como funciona: http://www.servomag.com/flash/4-pole/smi-motor007.htm

Não conheco a construção e funcionamento detalhado do circuito em sí, citando seus componentes, mas existem diversos posts e circuitos alternativos mostrando o funcionamento
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexcmag
Equipe E-voo.com

Registro Nº 146
Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2004
Mensagens: 18732
Válidas:12863
Temporárias:3027
Sao Paulo SP


MensagemEnviada: Dom Mar 18, 2007 1:20 pm    Assunto: Responder com Citação

A função do ESC brushless é gerar corrente trifásica para o motor a partir da corrente contínua da bateria.

Na indústria isto é chamado de inversor trifásico.

Nos modelos é chamado de ESC brushless.

Os sensores hall são usados para saber a posição do motor e trocar de fase no momento certo, obtendo assim o máximo de performance. Em coolers de PC, drives de CD e outras aplicações é fácil colocar 3 sensores hall junto ao motor, e portanto estes controladores são com sensores.

Em aeromodelos, carros e motos elétricas geralmente fica complicado mecanicamente colocar sensores junto ao motor, para resolver o problema usa-se a tensão gerada pelo movimento do ímã na(s) bobina(s) que não estão sendo alimentadas pode ser medida com a mesma finalidade. Neste caso os ESCs são chamados sensorless (sem sensores).

Tem mais detalhes neste tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=77591
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Julio Cesar
membro

Registro Nº 76
Registrado em: Sábado, 3 de Janeiro de 2004
Mensagens: 2323
Válidas:1467
Temporárias:828
São Paulo - SP


MensagemEnviada: Dom Mar 18, 2007 1:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Eduardo Nishi escreveu:
...gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.


Nosso escs são sensorless, portanto não usam sensores de efeito Hall. Nos CDroms estes sensores servem para indicar ao controlador qual a posição do rotor (Bell). Nos escs, ele recebe esta informação induzida pelo pólo que não está alimentado naquele momento.

_________________
Júlio César
Manutenção de Eletrônicos. Esc, Rx, Tx, 4in1, carreg. etc.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Julio Cesar
membro

Registro Nº 76
Registrado em: Sábado, 3 de Janeiro de 2004
Mensagens: 2323
Válidas:1467
Temporárias:828
São Paulo - SP


MensagemEnviada: Dom Mar 18, 2007 1:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Alex, não vi sua resposta e acabei duplicando a informação.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Sistemas de Propulsão - Elétricos
Página 1 de 1
 

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum
HK500CMT-TT


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB
0.02 secs