| Spacewalker "Rho-E-voo" - Tópico encerrado |
|
|
|
http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Construção de Aviões | Ir à página 1, 2, 3, 4 Próximo |
| Autor | Mensagem | ||||
|---|---|---|---|---|---|
|
Rho
membro Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Março de 2009 Mensagens: 579 Válidas:565 Temporárias:10 Monte Alto , São Paulo |
Estou empenhado em construir um Spacewalker em balsa. Existe um modelo de Kyosho que me agradou muito nas dimensãoes: Comprimento - 1103mm Envergadura - 1584mm Área Alar - 43dm² Aerofólio - NACA2415 Pneus - 65mm http://www.hobbyone.com.br/SpaceWalker50.asp Eu descobri este modelo no Aerofly e estou simplesmente apaixonado por ele:
Por se tratar de um modelo escala gostaria da ajuda e do palpite dos experts para este projeto. POR FAVOR MANDEM FOTOS, PLANTAS, SUGESTÕES E DICAS!!! _________________ "Voar é coisa para poucos: para os pássaros, poetas e loucos." Um forte abraço, Rho. Editado pela última vez por Rho em Dom Nov 22, 2009 3:01 am, num total de 17 vezes |
||||
|
Buts
membro Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 2523 Válidas:1736 Temporárias:613 Vila Velha - ES - 29100-290 |
De uma olhada nesta páginas do FLY BABY http://www.bowersflybaby.com/ |
||||
|
Rho
membro Registrado em: Quarta-Feira, 18 de Março de 2009 Mensagens: 579 Válidas:565 Temporárias:10 Monte Alto , São Paulo |
Caro buts é o mesmo avião? Certamente se parecem muito. Obrigado. Rho |
||||
|
Rho
Alguém já teve a mesma idéia que eu, segue o link do forum: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20981&highlight=spacewalker Pena que não mostra o final do mesmo.... Pessoal, colaborem, estou precisando de toda a ajuda possível. _________________ "Voar é coisa para poucos: para os pássaros, poetas e loucos." Um forte abraço, Rho. |
||||
|
Rho
Estamos progredindo: Já fiz algumas projeções de medidas, baseando-me nas medidas extrapoladas do AeroFly e de um documento pdf do avião real (http://www.me.mtu.edu/~jaricher/flying/warner_airplane_info.pdf). Fuselagem: comprimento: 92 cm (sem incluir motor - até a parede de fogo) espessura na asa: 11.7 cm espessura parede de fogo: 9.3 cm Asa: corda: 25.3 cm envergadura: 150 cm meio painel: 70 cm + acabamento 5 cm diedro: 3º nervuras: 13 em cada painel. aileron: estrutural e metade de cada painel aprox. área alar: 34.2 dm²
Meus desenhos em CAD:
![]() |
||||
|
Sapão
membro Registrado em: Quarta-Feira, 27 de Agosto de 2008 Mensagens: 317 Válidas:56 Temporárias:48 Petrópolis - RJ |
Tô acompanhando, meu amigo. Abraço. |
||||
|
Ericfly
membro Registrado em: Sábado, 20 de Setembro de 2003 Mensagens: 1845 Válidas:1273 Temporárias:499 |
Eu fiz um (indoor), e estou terminando o segundo (outdoor). Vou aproveitar os screenshots que voce mandou para fazer decoraçao com mais facilidade! Valeu! Veja o meu: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=63956&highlight= Abs Eric |
||||
|
Rho
Grande Ericfly, Gostei muito do seu tópica, já havia acompanhado na época, mas ainda não estava "antenado" para o modelo. Agora estou doido para ter um!!!!! Legal que as imagens tenham ajudado com a decoração dos seus. Por favor acompanhe e sinta-se a vonatade para me criticar e opinar. _________________ "Voar é coisa para poucos: para os pássaros, poetas e loucos." Um forte abraço, Rho. |
||||
|
Rho
Pois eu ainda continuo trabalhando neste projeto. Com meu colega de férias, estou atolado de serviço lá no trabalho e tenho tido pouco tempo para me dedicar, mas não estou parado. Hoje desenhei a vista lateral do modelo. O resulatdo parece ter me agradado muito.
A princípio estarei utilizando um TR 35-36 de 1100 Kv, mas pode ser que parta para o TR 35-42 de 1000 Kv. Vai depender do peso da construção. Por favor comentem. ![]() _________________ "Voar é coisa para poucos: para os pássaros, poetas e loucos." Um forte abraço, Rho. |
||||
|
Ericfly
membro Registrado em: Sábado, 20 de Setembro de 2003 Mensagens: 1845 Válidas:1273 Temporárias:499 |
Para caso lhe seja útil a informação, eu tenho um TR 35-36 de 1100 kv. Uso ele no meu aerofotógrafo, de 1,6m de envergadura, e 1,3kg com a câmera. Voa muito bem, tem boa potência (mas para voar lento. Duvido que passe de 50km/h), sobe rápido, mas não na vertical. Eu não estou usando o máximo deste motor, aliás não gosto de forçar o equipto. Ele no máximo fica morno, está com uma APC-E 11x6, alimentado por uma bateria velha de guerra, mas muito boa, Polyquest 3S 2200 mah 10C. Acho que deve estar dando uns 700-800g de empuxo, mas nunca medi. Acho que o limite deste motor deve ser 1,3kg de empuxo, mas isto é apenas achismo. A impressão que tenho é que este motor tem a força equivalente a um motor .20-25 glow. Se você construir o seu leve (até 1,3kg), e não fizer questão de potência para conseguir um vôo veloz, ou seja, quiser um vôo bem escala, com manobras suaves, pode ir com este motor mesmo! Att. Eric _________________ Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens |
||||
|
Rho
Grande Ericfly Muito útil sua informação. Obrigado por compartilhar. Minha idéia é um voo manso e escala, mesmo porque ainda sou aprendiz! Quanto ao peso acho que se eu não abusar na bateria e com o TR 35-36 o modelo vai ficar em torno dos 1300 g mesmo. Eu testei o motor com uma hélice APC 11 x 5,5 e o empuxo na balança foi de 1380 g!!! Acho que vai dar certo. _________________ "Voar é coisa para poucos: para os pássaros, poetas e loucos." Um forte abraço, Rho. |
||||
|
Ericfly
Engraçado, fui ver agora, e a hélice é exatamente uma 11x5,5, da APC. Que estranho... deveria puxar mais, né? Ele puxa bem, mas deveria puxar na vertical, nesse caso. Tenho a impressão que antigamente ele era mais potente, mas é veradade que ele usava uma hélice diferente, que quebrou numa lenha por interferencia, voando em sao paulo. Mas parecia que não havia estragado nada no motor. Acho que pode ser uma de três coisas: 1 - o motor perdeu o rendimento com o tempo, seja por má qualidade de rolamento ou de ímãs. 2 - alguma deterioração/má programação do ESC 3 - bateria dando pouca descarga. Para testar isto, é fácil: tenho duas baterias dessas, é só colocar as duas em paralelo (o que daria o dobro de capacidade de descarga) e ver se a diferença é gritante. Perguntinha básica: o teu teste foi com 3S ou 4S? Abs Eric _________________ Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens |
||||
|
Rho
TR 3536 - 1100Kv Fiz o teste com uma LIPO 3S 1300 mA com 20C, bateria Flightmax nova. Este teste tirei da internet: fiz um suporte para o motor que se encaixa no gargalo de uma garrafa pet de 2 litros. Com uma balança digital medi o empuxo estático pela diferença do peso , pois o motor alivia o peso tentanto puxar a garrafa para cima! Amanhã posto fotos. Segue um link de teste deste motor: http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=79 No referido teste ele puxa 1660 g com esta hélice e fica no limite de consumo com 35 A! _________________ "Voar é coisa para poucos: para os pássaros, poetas e loucos." Um forte abraço, Rho. |
||||
|
Ericfly
Humm, pelo que ví entao o problema deve ser minha bateria. Pelo jeito essa é uma hélice pesada pra ele, com 3S, mas a questao é que a bateria nao está saindo quente do modelo. É verdade que eu uso potencia total poucas vezes, e por pouco tempo, no voo. Assim que puder, vou testar pelo menos com tacometro qual a rotaçao que ele está alcançando, e posto aqui. |
||||
|
Rho
Nervuras cortadas e lixadas igualmente. Prefil NACA 2415. ![]() _________________ "Voar é coisa para poucos: para os pássaros, poetas e loucos." Um forte abraço, Rho. |
||||
|
Rho
Meio painel de asa já armado. Cada painel terá 75 cm depois de acabado. Ainda faltando todo o bordo de fuga. ![]() |
||||
|
Rho
Agora com o bordo de fuga montado e pronto para ser unido ao painel. Reparem que o aileron será construído estruturalmete, junto com o bordo de fuga. Somente mais tarde que destacarei o aileron.
![]() |
||||
|
Rho
Chapenado o bordo de fuga.
Aileron estrutural. ![]() |
||||
|
felipe westin
membro Registrado em: Domingo, 9 de Setembro de 2007 Mensagens: 321 Válidas:247 Temporárias:65 São Paulo - SP |
Rho, que balsa você está usando para chapear a asa? 1mm? |
||||
|
Rho
Caro felipe westin e demais acompanhantes, Estou usando chapa de 1 mm para chapear os bordos de fuga e de ataque. As nervuras foram feitas com 1,5 mm. Apenas nas pontas e nas que vão coincidir com a fuselagem utilizei 3 mm. A asa está ficando pesada, mas como o modelo pretende ser escala, me obrigou a utilizar este número elevado de nevuras. Acho que o resultado estético será bem interessante. Não devo utilizar capstrips muito largos, para que parte estrutural fique bem acentuada depois de entelada. |
||||
|
caioect
membro Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Agosto de 2004 Mensagens: 1675 Válidas:1451 Temporárias:219 São Carlos - SP CEP 13560-049 |
Muito boa escolha... o Space Walker é um belo modelo escala! Estarei acompanhando a construção. Segue o link do teste do Motor TR 3536 1000kv: http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=79 Com LiPO 3s 2250mAh e hélice APC 11 x 5,5E o motor chegou nos 1660g de empuxo. Esse teste foi a 30m de altitude onde a massa específica do Ar é mais elevada... Monte alto está a 735m de altitude, logo o empuxo deve cair para ~1500g! Abraços, Caio |
||||
|
Rho
Estou tentando levar os dois paineis das asa prontos juntos. Pena que não deu tempo de terminar!!! Pelo menos podemos ter uma idéia de tamanho.
![]() _________________ "Voar é coisa para poucos: para os pássaros, poetas e loucos." Um forte abraço, Rho. |
||||
|
Rho
Pude trabalhar um pouco este final de semana no modelo: Construindo o bordo de fuga do segundo painel
Projeção da asa, com os dois bordos de fuga já colados. O primeiro painel já está com o aileron estrutural destacado
Parece bastante repetitivo, mas são dois paineis e só contruí em balsa até o momento... Por isso que se parece com "mais do mesmo"... _________________ "Voar é coisa para poucos: para os pássaros, poetas e loucos." Um forte abraço, Rho. |
||||
|
Bh!
membro Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Março de 2009 Mensagens: 329 Válidas:107 Temporárias:57 Belo Horizonte, MG |
Mais um acompanhando. BH! |
||||
|
Rho
Obrigado BH, e desculpe-me por ter ficado tanto tempo sem postar... Continuando a construção, resolvi deixar o trem de pouso na fuselagem, por isso a asa terá uma indentação naquele local. Desta forma o trem de pouso ficará logo abaixo da projeção do bordo de ataque, porém fixo na fuselagem, evitando-se desta forma a transmição de impactos diretamente na estrutura da asa. Nas fotos pode-se ver melhor o que estou dizendo. As fotos também mostram o detalhe da junção das meia-asas e o diedro (3º).
![]() _________________ "Voar é coisa para poucos: para os pássaros, poetas e loucos." Um forte abraço, Rho. Editado pela última vez por Rho em Sex Ago 28, 2009 1:40 am, num total de 1 vez |
||||
|
Todos os horários são |
|||||
|
Página 1 de 4 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. You cannot attach files in this forum You can download files in this forum |