Prova de planadores a motor
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Planadores e afins
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
betocastrucci
membro

Válidas:1814
Temporárias:711
Vinhedo SP

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 9:03 pm    Assunto: Prova de planadores a motor Responder com Citação

aproveitando o sucesso das provas dos térmicos 1.5m, eu gostaria de saber se o pessoal tem interesse em fazer algo parecido mas com planadores a motor elétrico, com regulamento simples e modelos baratos.
eu penso numa prova com rounds de 5 minutos, onde todos teriam que decolar ao mesmo tempo (revoada, muito legal para quem assiste) e teria um tempo limite de funcionamento do motor (20 segundos, 30...) onde todos teriam que desligá-lo e vence o round quem pousar por ultimo, com limite de 5 minutos. valeria o final do voo ou por pouso do modelo ou por novo acionamento do motor (para salvar o modelo por exemplo). o juiz apitaria a ordem de decolar e a ordem de desligar motor. teria um cronometrista para cada piloto, contando o tempo a partir da parada do motor.
teriamos que definir o tamanho (1.5m, 1.8m, 2.0m, 2.5m,...), se teria algum tipo de restrição ao tamanho e tipo do motor, hélice e/ou baterias. poderiamos também aproveitar as mesmas datas e locais da prova dos térmicos 1.5m.
alguém se habilita?

Eduardo Yamin
membro

Válidas:5423
Temporárias:2510

MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2005 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Pô ! ninguem respondeu Beto?
Acho que há "mercado" pra esse tipo de competição e gostei da idéia de ter a revoada com todos lançando simultaneamente, mas temos atualmente duas "turmas" que voam planadores:

os que não sabem o que é motor, ou iniciantes nos elétricos

e

os que não querem mais saber....

fora os problemas de se limitar "algo" sem deixar a brincadeira sem graça. Ainda acho que 2M é um exagero em qualquer circunstancia, tanto pra planadores quanto para motorizados.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Cmte. Salgado
membro

Válidas:777
Temporárias:501
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2005 7:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Edu , ate ja to procurando um modelo de motoplanador para montar, esta ideia do Beto so ta no incio vai pegar sim é so questão de tempo. Wink

E acho que 2 m é bastante complicado em se falando de Sampa, quanto a revoada é simplismente o maximo!! Shocked Shocked Shocked
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
barranco
membro

Válidas:648
Temporárias:434
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 7:31 pm    Assunto: Responder com Citação

acarlosarq escreveu:
Eu topo, estou montando um F5J, mas entrarei com o Brooklyn Dodger.

Tem mais , conheço uma porrada de gente que topará!

Cebola

Acabei de motorizar um planadorzinho que tava encostado.
Vai servir pros dois eventos pois ficou com peso de calda e o motor ficou como ajuste de CG.
To dentro Beto.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger
Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 7:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Oia!
Foi só cutucar que os caras apareceram... vamos ver se vem mesmo !
Já temos 5, proponho fazermos uma ou duas "revoadas" de teste após terminado o evento dos minitérmicos. Se for no final do dia melhor ainda.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
betocastrucci
membro

Vinhedo SP

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 8:05 pm    Assunto: Responder com Citação

acho que seria um bom começo, se o Gustavo "permitir" Very Happy Very Happy poderáimos na próxima prova de térmicos 1.5 fazer uma prova "teste", tipo vale o que voce tem em casa, limitando a 2m (ou menos) por motivo de espaço e segurança, mas liberando motor, hélice e bateria. podemos aqui fazer uma lista de pilotos e modelos possíveis para termos uma idéia do que tem por aí.

piloto...modelo.....asa...motor....bateria
Beto....Fantasma 1.65 Axi 2s 1050mah
Beto....Bomber 1.63 Shing 2s 1300mah

Paulo Leitner
membro

Válidas:1105
Temporárias:459

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 8:07 pm    Assunto: Responder com Citação

ufa ufa ufa....

o minipégasus com asa de termica só falta o acabamento!

TÔ dentro!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Eduardo Yamin
membro

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação

vou com meu Slow Stick ( intra-sub-categoria) e qualquer outro SS já está desafiado!
betocastrucci
membro

Vinhedo SP

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 11:48 pm    Assunto: Responder com Citação

conversando com o João, ele deu uma idéia interessante: se o tempo de motor for longo, uns 2 minutos, não adianta ao piloto que tiver muito motor sumir com o modelo de vista Very Happy vale mesmo é o planeio e o farejamento das térmicas, diminuindo com isso a diferença entre orçamentos. pode ser...
a minha idéia inicial, para ser melhorada e contestada:
- modelo livre, único limite envergadura da asa de 2 metros, sem limite para motor e bateria;
- decolagem em revoada, o que vale é o show. juiz apita a ordem p/ decolar e apita a ordem para desligar motores, todos ao mesmo tempo;
- começa a contagem do tempo do voo após esse sinal;
- termina a contagem quando ou do pouso do modelo ou do religamento do motor (para casos de dificuldade no pouso pode religar o motor, mas acabou o voo);
- 3 rounds de voo, com limite de tempo de voo para cada round;
- ganha quem tiver maior tempo na soma dos 3 voos;
- um cronometrista para cada piloto ou poderíamos ter um relogio central, o piloto avisa à mesa quando pousou ou teve que religar o motor;

Cmte. Salgado
membro

Válidas:777
Temporárias:501
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 8:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Caramba.... vou ter que correr se não... Crying or Very sad
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
gustabmo
membro

Válidas:4336
Temporárias:2152
Sao Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 10:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Beto,

Eu acho que misturar dois eventos tao parecidos no mesmo dia perde o foco.

Sinceramente tambem nao entendo direito o objetivo desta prova de motoplanadores... se a ideia e' todos decolarem juntos e comecar a contar o tempo com todo mundo la no alto, sera que hi-start nao e' uma opcao melhor? Eles sao mais simples, mais baratos, mais silenciosos, mais iguais pois deixam todos na mesma altura, e todo mundo do Termica 1.5m ja' tem um modelo pronto pra eles.

Prova de duracao com 20s de motor vira prova de motor mais potente. Se for com 2min de motor dai' vira prova de olho mais potente.

Mas, bom, se for rolar eu to nessa.

A proxima de Termica 1.5m vai ser no dia 3/12, se quiser fazer a de motoplanadores no mesmo dia logo a seguir, ok, eu topo. Mas pro futuro acho melhor fazermos em dias diferentes.

Decidam a regra rapido pra dar tempo de preparar os modelos.

betocastrucci
membro

Vinhedo SP

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação

gustabmo escreveu:

Eu acho que misturar dois eventos tão parecidos no mesmo dia perde o foco.

por isso gostaria da sua "permissão" Very Happy para fazermos uma prova teste após a prova dos térmicos aproveitando o pessoal reunido e também porque neste final de ano não teremos mais datas disponíveis.

gustabmo escreveu:

Sinceramente tambem não entendo direito o objetivo desta prova de motoplanadores...

objetivos:
usar toda a parafernália e conhecimento adquiridos nos últimos tempos entre motores, hélices, baterias e carregadores para algo com objetivo definido;
ter outra categoria de provas para planadores, onde a técnica é bem diversa da térmicos 1.5, ficariamos com uma abrangencia ainda maior, já temos hi-start, hlg e agora seria a vez dos motores;
existem vários motoplanadores voando por aí e que poderiam ter um uso mais interessante, mais desafiador, existem vários kits arf deles. eu acho que é mais fácil começar no planadorismo usando motores, opinião pessoal minha.

gustabmo escreveu:

se a ideia e' todos decolarem juntos e comecar a contar o tempo com todo mundo la no alto, sera que hi-start não e' uma opcao melhor? Eles são mais simples, mais baratos, mais silenciosos, mais iguais pois deixam todos na mesma altura, e todo mundo do Termica 1.5m já' tem um modelo pronto pra eles.

e já tem uma prova consolidada para eles também funcionando muito bem. a revoada seria uma forma de diferenciar as modalidades, é algo menos técnico, não se escolhe a melhor hora para decolar, mas tem apelo visual/emocional.

gustabmo escreveu:

Prova de duracao com 20s de motor vira prova de motor mais potente. Se for com 2min de motor dai' vira prova de olho mais potente.

isso é o ponto mais importante de toda a regra, se teremos algum limite para o motor e/ou bateria para evitarmos o "quem gastar mais, ganha". acredito que neste primeiro teste poderíamos liberar geral até mesmo para observarmos melhor.

gustabmo escreveu:

Mas, bom, se for rolar eu to nessa.
A proxima de Termica 1.5m vai ser no dia 3/12, se quiser fazer a de motoplanadores no mesmo dia logo a seguir, ok, eu topo. Mas pro futuro acho melhor fazermos em dias diferentes.

agradeço, no ano próximo teremos datas diferentes, com as regras consolidadas.

gustabmo escreveu:

Decidam a regra rapido pra dar tempo de preparar os modelos.

temos pouco tempo, nessa primeira prova acho que vai com o que se tem em casa. apesar que não duvido que voce consiga preparar um modelo inteiramente novo em um par de noites. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

gostaria de frisar bem que a prova de motoplanadores não é uma dissidência da prova de térmicos 1.5, mas uma adição ao nosso prazer de voar. Cool

Edgard
Equipe E-voo.com

Válidas:4479
Temporárias:3622
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 9:45 am    Assunto: Responder com Citação

Gostei das idéias.

Fazer uma prova teste no dia 3 após a Térmica 1,5m
Não limitar motor ou hélices
Limitar o modelo a 2m de envergadura
Pegar datas só pra esta prova a partir de janeiro
Largar todos juntos
Limitar o motor a 20s (que é muito, mas tá bom)

Só não tem que cronometrar, pois o último que chegar no chão ganha e podemos fazer pontuação igual as das regatas, o 1º ganha um ponto, o 2º 2 e assim por diante, fazemos umas 3 baterias (com todos pois não tem que ter cronometrista) e somamos os pontos, quem tiver menos ganhou.

Boa, to nessa e na primeira vou de SS aliviado, com bateria 2S de 250.

gustabmo
membro

Sao Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 10:48 am    Assunto: Responder com Citação

Edgard escreveu:
Limitar o motor a 20s (que é muito, mas tá bom)

O tempo de motor é a regra mais importante que tem que ser decidida o quanto antes pro pessoal poder preparar os modelos.

Beto, decida aí alguma coisa e bata o martelo logo! Uma má decisao é melhor do que nenhuma decisao.

Citação:
Só não tem que cronometrar, pois o último que chegar no chão ganha e podemos fazer pontuação igual as das regatas, o 1º ganha um ponto, o 2º 2 e assim por diante, fazemos umas 3 baterias (com todos pois não tem que ter cronometrista) e somamos os pontos, quem tiver menos ganhou.

Edgard, em regata tem uma linha de chegada onde um cara sozinho consegue ficar vendo cada barco chegando e pondo a ordem de chegada.

Num campo grande como o campao nao tem como o juiz ficar acompanhando cada planador e vendo a ordem de pouso!

ricardo.felipelli
membro

Válidas:904
Temporárias:518
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 11:47 am    Assunto: Responder com Citação

Gostei da idéia sugerida pelo Beto, pois já ouvi algumas pessoas dizendo que não vôo na 'nossa' prova de térmica por causa da inexistência do motor.... sei lá um ressentimento... não confiança no h.s...

Quanto as regras... acho que poderão ser aprimoradas ao decorrer desta primeira fase, pois concordo quando fala-se que com um motorzao o planador sobe muito mais alto em 20seg que um com motor normal... porem tudo tem um custo.... para alimentar esse motorzao, precisa-se de um pack mais parrudo, isso implica em peso... será que vale a pena subir muito e ter que descer rápido pois o peso é maior... não sei.... só a pratica dirá !!

Estou inscrito também nessa prova, e só for necessário uma ajuda na organização, pode contar comigo, acho que nos já "abusamos" demais da boa vontade do Gustavo em organizar o Termica II, só falta agora ele oferecer um lanchinho apos a prova.

também acho que será um ótimo campo de provas para novas idéias e teorias... pois com o Edgard já disse vai alimentar seu S.S. com um pack de 250mA.... cada um vai ter um modelo diferente... uma motor / bateria diferentes... vais ser bem legal. podemos desenvolver mais nossa aptidão elétrica nesse hobby, basta ver o Vale Tudo, antes da participação da "turma" do e-voo, os tempos conseguidos antes e os de agora da dupla André/Gustavo são ótimos....

Ricardo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
jonyweb
membro

Válidas:175
Temporárias:134

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 1:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Sugestão !!

Acho que a idéia é usar o planador como planador , por isto acho que os 2 min ( ou seja quanto for ) deve ser um tempo razoável para que todos possam subir ( o Maximo ) e ainda dar uma sapeada em busca de térmicas .

acho que em 20s nem todos terão subido suficiente e isto fará com que os equipamento$$$ façam muita diferença. A diferença desta prova para a prova do histart será justamente partir da melhor posição ou seja bem do alto !!

Acho também que iniciada a janela ( de por ex. 2min ) cada um poderia decolar quando quisesse neste período , sendo quem decolasse depois perderia tempo de motor ligado.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sergio Massara
membro

Válidas:417
Temporárias:86
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 1:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Gostei da idéia do João de ter uma janela de motor ligado. Facilita a cronometragem.

Depois fazemos a pontuação como o Edgard sugeriu.

Talvez só precise mudar os 2 minutos (acho muito). Mas isso é fácil determinar vendo a subida de um modelo "adequado", tipo o do Fantasma do Beto.
betocastrucci
membro

Vinhedo SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação

não seria obrigatorio decolar todos ao mesmo tempo, mas a ordem de parada de motores teria que ser respeitada por todos e o que vale é a ordem do pouso ou religamento do motor, portanto vale o que o João falou, apesar que o efeito da revoada é muito atraente para quem está assistindo.
a idéia de valer a ordem de pouso vem do fato de que podemos "economizar" cronometristas, basta alguém ajudando a ver quem pousou ou religou o motor e anotar num papel a ordem.
para medir tempo com motor e tempo sem motor precisaria de 2 cronometros para cada piloto, o que inviabilizaria o voo conjunto de todos os participantes, a idéia é simplificar ao máximo a estrutura necessária e as regras, lembre-se é uma prova para iniciantes. quem sabe com o tempo poderiamos ir sofisticando as regras.

gustabmo
membro

Sao Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 5:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Entao a coisa fica assim:
- começa com todo mundo com o modelo na mao
- é iniciada a janela de decolagem e "motoragem" que tem 2 minutos de duraçao
- cada um lança quando quiser
- contagem regressiva pro fim da janela, quando terminar todo mundo tem que estar voando já de motor desligado
- vamos anotando a ordem do momento do pouso ou momento em que o cara liga o motor por qualquer motivo (por exemplo pra se safar de uma situacao dificil)
- quando der 5 minutos apos o final da janela de decolagem/motoragem, todos que ainda estiverem no ar ficam empatados em primeiro lugar.

O ultimo a pousar perde 1 ponto, o penultimo perde 2 pontos, e assim sucessivamente. Ao final de algumas etapas ganha quem tiver perdido o menor numero de pontos.

Em caso de empate (pouso simultaneo ou o caso em que mais de um ainda esta voando ao final dos 5 minutos) estes perdem todos o mesmo numero de pontos mas o seguinte acumula os pontos perdidos.

Exemplo:
A pousa primeiro
B e C pousam simultaneamemte
D pousa em seguida
E e F terminam os 5 minutos ainda no ar.

Pontos:
A : perde 6 pontos
B : perde 4
C : perde 4
D : perde 3
E : perde 1
F : perde 1

gustabmo
membro

Sao Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 5:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu acho que nao vai ser mole anotar essa ordem de pousos...

Na competicao de DLG em Itu fizemos algumas etapas nesse esquema all-up-last-down. A solucao que eu inventei foi que cada um tinha um cronometrista (lá tinhamos essa disponibilidade) e cada cronometrista anotava o tempo de voo do cronometrado ignorando os outros competidores, depois o computador calculava a ordem dos pousos.

Nas vezes que eu fui cronometrista nos all-up-last-down, eu nao fazia a menor ideia de quantos modelos tinham pousado antes do modelo que eu estava cronometrando.

Ou seja: se eu fosse o unico juiz pra dar a ordem de pouso de todos, ia dar uma salada completa!!!

betocastrucci
membro

Vinhedo SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 5:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo,

perfeito. acho que só ficou faltando dizer que o modelo tem limite de 2 metros de envergadura da asa.

alexcmag
Equipe E-voo.com

Válidas:9868
Temporárias:2974
Sao Paulo SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 5:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Humm...

2 minutos não é muito tempo com motor??? Andei fazendo umas contas...

Meu motorzinho do Piper é leve, não gasta muito, mas é bem fortinho, dá 750g de empuxo com pitch-speed de 50Km/h gastando 12A.

Se acrescentar um pack LiPo 1250mAh 3S (que pesa uns 70g) consigo um conjunto que pesa cerca de 120g (ou seja, pode-se facilmente fazer um modelo completo com 300g com ele) e que pode subir no mínimo uns 5m/s, o suficiente para sumir de vista em 2 minutos.

betocastrucci
membro

Vinhedo SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação

acho que essa é a idéia, sumir de vista Shocked . mais do que a vista alcança (e o rx funciona) não vale a pena levar o modelo. isto tende a diminuir a desigualdade entre orçamentos. dá tempo também de procurar uma melhor posição e procurar algumas térmicas.
jonyweb
membro

Válidas:175
Temporárias:134

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 6:12 pm    Assunto: Responder com Citação

A idéia é : mesmo que vc tenha o bomber do beto com motor 280 reduzido , até ele vai estar no alto depois de dois minutos Smile))

a Asinha do felipelli com 1200W RMS dolby surround também vai estar lá no alto !!

ou seja todo mundo começa por cima Wink

acabou o tempo de motor cada um se vira !!

após 5min , mandamos o Gustavo , Handa e André pousarem ficando estes com o primeiro lugar !

ai começa uma nova bateria .....

alexcmag
Equipe E-voo.com

Válidas:9868
Temporárias:2974
Sao Paulo SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 6:16 pm    Assunto: Responder com Citação

betocastrucci escreveu:
acho que essa é a idéia, sumir de vista Shocked . mais do que a vista alcança (e o rx funciona) não vale a pena levar o modelo. isto tende a diminuir a desigualdade entre orçamentos. dá tempo também de procurar uma melhor posição e procurar algumas térmicas.

Bom... Neste caso acho que vou usar a asa do Cessninha em planadorzinho novo, com certeza consigo vê-la a uns 400m de distância.

Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Planadores e afins Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum
http://www.radicalhobby.com.br/