CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Artigos
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
Cap. Boeing
membro

Registro Nº 918
Válidas:101
Temporárias:12
Brasília - DF

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2005 3:30 pm    Assunto: Responder com Citação

uere2002,

Obrigado pelas informações. Parece que o pessoal irá montar um tópico para montagem passo a passo de um sitema CNC, como você deve ter visto. Não deixe de participar e dar usa contribuição.

Um grande abraço
(Feliz ano novo!)

Dark,
Vamos lá: Como você viu o meu cortador não é pendurado, ele possui apenas uma rodinha no centro e é tracionado (puxado) por dois cordões que percorrem polias e são presos no braço articulado que leva o peso (eu uso 500 gramas +/-) na ponta opostas do eixo dele (veja que o eixo eu prendi na própria bancada). Eu não coloquei um peso maior pois já achei o braço articulado pesado e também fiquei receioso de colocar peso demais e forçar o fio de níquel-cromo. Penso eu que estes valores não são exatos. eles depende as vezes do tipo de material que se está usando e etc. É lógoco que quando você monta o cortador apanha bastante! comigo foi assim! Será muito difícil acertar na primeira vez. Agente faz muitos testes, perde placas de isopor até ficar tudo ajustado. Mas um conselho eu dou a você e a quêm for: FAÇA UM GABARITO DE PAPEL CARTÃO (OU SIMILAR) NO MESMO FORMATO DA ASA. USE ELE PARA OBSERVAR SE O FIO COMEÇA E TERMINA JUNTO O DESENHO ANTES DE IR DIRETO PARA O ISOPOR OU STIROPLAC. ASSIM VOCê ECONOMISA TEMPO $$$$$$$;

As polias são aparafusadas diretamente no bloquinho de madeira que aparece nas fotos. Eu prendo o bloquinho de madeira (que leva a polia) com morsas em um pedaço maior de madeira para ficar bem preso e não se mexer quando furo. Eu uso uma furadeira de bancada para o furo. Mas eu te aconselho a ir em um torneiro mecânico mais próximo e fazer um orçamento das 4 polias e dos quatro bloquinhos. Eles podem ser feitos de nylon ou de alumínio (polias e bloquinho). É só levar a planta impressa (o formato das plantas é A4) e entregar para o torneiro e pedir que já venha tudo pronto, com parafusos e tudo mais. Não deve ficar caro! (e paguei R$ 30,00 pelas polias aqui em Brasília, mas sem parafusos).

Quanto a fórmula, eu já a descrevi antes. Mas veja:
a= distância do eixo (do braço articulado) até a primeira polia vertical;
A= distância do eixo até a segunda polia vertical (em 'A' você define o valor, eu coloquei uns 125 cm);
c= monor corda da asa;
C= maior corda da asa;

Na relação que você escreveu: a/A=c/C acontece que 'A' esta dividindo e passa para o segundo menbro da equação multiplicando (matemática de segundo grau), ficando a=(c/C)xA; é fácil observar que 'a' e o valor mais importante a ser encontrado pois ele define a posição da primeira polia (apartir do eixo do braço) de acordo com as características das cordas informadas.
Estude a planta com cuidado e se ficar muito defícil peça ajuda a alguêm mais experiente ou leve diretamente a um torneiro mecânico. O mais complicado é fazer as polias de acordo com o projeto, o resto é moleza.

Lembrem-se que depois de tudo pronto será necessário acrescentar peso a peça de isopor a ser cortada. Eu coloco um pedaço de compensado por cima e um pote de uns 4 ou 5 quilos por cima. Isso ajuda a manter tudo firme e evitar que o corte saia desnivelado ou o fio faça andar a peça de isopor, condenando tudo.
(Feliz ano novo!)

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Rafael Cotrim
membro

Registro Nº 413
Válidas:981
Temporárias:436

MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2005 3:15 pm    Assunto: Responder com Citação

....socorro...
passei meia hora lendo o link do 1º site e não entendi nada!!!
alguem por favor poderia desenha o esquema para mim??
e ja tenho a mesa e as polias!!

e preciso saber as medidas!

meu arco tem 60cm
eu quero saber aonde fixa a "regua" a da ponta da regua tem quantos centimertos até a 1ª polia....e a 2ª e a 3ª e a 4ª....
até agora não entendi... Shocked Evil or Very Mad Crying or Very sad Crying or Very sad

eu tenho uma mesa já..so falta saber as medidas!!!
ou uma planta em jpeg!

eashiuchi
membro

Registro Nº 324
Válidas:1419
Temporárias:371
Sobradinho-DF

MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2005 6:02 pm    Assunto: Responder com Citação

dark escreveu:

eu quero saber aonde fixa a "regua"

Isso não é importante, pode ser qualquer lugar a esquerda do arco, o importante são as proporções entre as distâncias das polias que serão também as medidas onde serão presas as cordas na régua móvel.
As posições das polias são as distâncias das mesmas ao parafuso de articulação da régua.

dark escreveu:
a da ponta da regua tem quantos centimertos até a 1ª polia....

Isso é arbitrário, você pode escolher um lugar, mas a partir dessa posição é que você vai calcular a posição da outra polia, claro que se a posição da segunda ficar fora da régua você vai ter que recuar a primeira.

dark escreveu:
e a 2ª e a 3ª e a 4ª....
até agora não entendi... Shocked Evil or Very Mad Crying or Very sad Crying or Very sad

As polias que ficam na frente do arco serão distântes entre si da largura do arco, ou seja, no seu caso 60cm. A posição destas também não importa muito, basta ter corda suficiente para montar onde você quiser.

dark escreveu:
eu tenho uma mesa já..so falta saber as medidas!!!
ou uma planta em jpeg!

Espero ter sido suficientemente claro, sei que é difícil entender só pela descrição, é que o projeto proporciona muita liberdade devido a sua simplicidade, é possível fazer uma infinidade de plantas para ele para várias asas diferentes.
A posição de fixação das cordas e das polias móveis depende da asa que estiver cortando, é possivel fazer uns cálculos fictícios como exemplo se você precisar.
Este projeto corta asas trapezoidais e retangulares também, para estas últimas você vai passar as duas cordas na mesma polia e prender no mesmo ponto da régua, ah sim, em qualquer lugar.
Depois de montado é mais fácil entender...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rafael Cotrim
membro

Registro Nº 413

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2005 2:08 pm    Assunto: Responder com Citação

pessoal...me desculpem pela igonarancia...
eu vou enviar um desenho da onde eu preciso a medida...é a ultima coisa q preciso!
depois desse post não vou mas enxer o saco Embarassed Razz Laughing

machinetrapeze.JPG
 Description:
postem as medias aonde ta " ?"
ok.?
 Filesize:  32.19 KB
 Viewed:  21222 Time(s)

machinetrapeze.JPG

Cap. Boeing
membro

Registro Nº 918
Brasília - DF

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2005 8:27 pm    Assunto: Responder com Citação

dark escreveu:
pessoal...me desculpem pela igonarancia...
eu vou enviar um desenho da onde eu preciso a medida...é a ultima coisa q preciso!
depois desse post não vou mas enxer o saco Embarassed Razz Laughing

Dark,

A minha preocupação não é "encheção" como dizem, mas sim que você e outros compreendam o funcionamento do sistema. Só espero que você leia tudo com cuidado com a preocupação de quem procura detalhes do mapa da mina.

Vai ficar fácil para você depois que eu te explicar como funciona o programa FoamCalc do Neil Gillies. Vai ser o programa quem vai dizer a você todas as distâncias que está precisando. Veja na imagem da tela principal do programa os seguintes dados:

Chord = São as cordas da asa (veja que ela é trapezoidal); neste exemplo, a primeira tem 114 mm e outra corda (raiz) tem 270 mm. Esses valores você informa ao programa de acordo com as características de sua asa;

Core Span = comprimento do painel de asa (de uma corda a outra) que neste caso ficou 600 mm (60 cm);

Attach points = Aqui está parte do segredo. Esse valor indica a distância entre as polias horizontais (que levam os dois barbantes até o fio quente. Este valor deve ser sempre maior que o "Core span" por que o arco faz uma curva quando cortando devido a diferença de velociadade entre os barbantes.

Fiz também, um desenho esquemático como se você estivesse vendo a sua mesa por cima dela; nele coloquei todas as informações que aparecem no FoamCalc e outras necessária para a compreensão do sistema. Espero que isso lhe ajude.

Note que depois que a gente clica no botão "Calculate" ele informa que a primeira polia vertical (a que desce o primeiro barbante da esquerda p/ direita para o braço articulado, que no desenho chamarei de polia "x") deverá ter 29,7% da distância da segunda polia vertical (que chamarei de polia "y") que é de 1250 mm (125 cm). Fazendo um pequena regra de 3, temos que 29,7% de 125cm é 37,1 cm. Este é o valor de "a" que procurávamos. Seria só ajustar as polias com estes valores e pronto! Capite?

Vou tentar colocar tudo zipado num pacote só, plantas, programa e desenhos.

Boa sorte.

Vista de cima.JPG
 Description:
 Filesize:  26.14 KB
 Viewed:  21226 Time(s)

Vista de cima.JPG

imagem.JPG
 Description:
 Filesize:  28.97 KB
 Viewed:  21223 Time(s)

imagem.JPG

Cap. Boeing
membro

Registro Nº 918
Brasília - DF

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2005 8:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Desculpe-me mas não cabe tudo no arquivo zipado, ficou muito grande.
Dark, você conseguiu baixar as plantas?

Rafael Cotrim
membro

Registro Nº 413

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2006 2:12 pm    Assunto: Responder com Citação

salvei o esquema q vc fez...vou fazer minha mesa naquele esquema...o programa eu ja tenho...e sei aonde fazer o dowload do mesmo...
o seguinte...numa asa retangular eu uso o porgrama para saber aonde vai o peso?

Cap. Boeing
membro

Registro Nº 918
Brasília - DF

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2006 9:22 pm    Assunto: Responder com Citação

dark escreveu:
o seguinte...numa asa retangular eu uso o porgrama para saber aonde vai o peso?

Você até pode usar o programa para ajustar a máquina para cortar uma asa retangular, basta para isso informar o valor igual para as duas cordas. A questão é que não é o peso que muda de lugar. Ele é fixo. São as polias que mudam de lugar (só as que precisam mudar). Lembre-se que elas possuem um parafuso tipo Allen embaixo da sua base justamente para isso. Você afrouxa este parafuso e desliza ala sobre o prefilado de alumínio até a posição apropriada.

Cap. Boeing
membro

Registro Nº 918
Brasília - DF

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2006 9:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou colocar os desenhos mais importantes

FC5.jpg
 Description:
 Filesize:  37.85 KB
 Viewed:  21250 Time(s)

FC5.jpg

FC7.jpg
 Description:
 Filesize:  37.13 KB

FC7.jpg

FC8.jpg
 Description:
 Filesize:  37.42 KB

FC8.jpg

Cap. Boeing
membro

Registro Nº 918
Brasília - DF

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2006 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação

E mais...

FC2.jpg
 Description:
 Filesize:  37.98 KB

FC2.jpg

FC3.jpg
 Description:
 Filesize:  36.71 KB

FC3.jpg

FC5.jpg
 Description:
 Filesize:  37.85 KB

FC5.jpg

Cap. Boeing
membro

Registro Nº 918
Brasília - DF

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2006 9:38 pm    Assunto: Responder com Citação

E mais uma...

FC1.jpg
 Description:
 Filesize:  36.74 KB
 Viewed:  21251 Time(s)

FC1.jpg

motta
membro

Registro Nº 1004
Válidas:1235
Temporárias:252
Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

MensagemEnviada: Dom Jan 08, 2006 12:38 am    Assunto: Responder com Citação

estou voltando aos poucos e vendo que as coisas estão melhorando, este projeto usei a muito tempo, chamavamos de máquina pantográfica 1:1 com o tempo aperfeiçoamos e já por último estava motorizado para que o corte tivese menos velocidade e nao pruduzise barriga no fio o que causa sem que percebamos uma perde grande no rendimento do perfil, depois passamos a cortadora cenece.. que o Nobrega já comentou que no começo foi custoso... eu levei mais de 3 anos para ter uma pronta a eletronica em menos de uma semana estava pronta levei uns dois anos debulhando o programa e outros programas para que pudesse tirar sangue da máquina e mais um ano para montar a mecânica hoje se monta uma no máximo uma semana se formos partir do zero e o custo esta 10% do que custava no começo...eu investi mais de 6.000 reais na primeira só na parte mecânica hoje se monta por menos de 600 reais mecânica e a eletronica as placas o conjunto chegou a custar 980 reais hoje o custo esta dependendo de onde se adquire os componentes de 200 300 reais...mais a ct1 uns 100 a 150 no máximo... um gabinete os fios e conectores mais uns 150 a200 depenendo do gabinete que o que uso custou 96 reais mais 60 reais de fiação mas com 1.500 se monta uma e sobra... o que sempre comento se for so para asas nao vale a pena o investimento esta que chamamos de pantografica quebra bem o galho se bem usada... vou ver se tenho um desenho da que usamos com motor e disponibilizo esta foi a que melhor cortou evitando o afundamento do corte por embarrigamento do fio... 1.20 de fio 18 de niquel cromo com 1,2 amp e 16 volts cortava bem em baixavelocidade...

abraços motta
felipe_curvello
membro

Registro Nº 141
Válidas:495
Temporárias:257
Rio de Janeiro, RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2006 2:04 pm    Assunto: Responder com Citação

a ezonemag acaba de colocar no ar um artigo detalhado sobre a construção deste cortador. Tem até um videozinho com um corte:

http://www.rcgroups.com/links/index.php?id=4903
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Yahoo Messenger MSN Messenger
Cap. Boeing
membro

Registro Nº 918
Brasília - DF

MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2006 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação

felipe,

Excelente! Shocked Muito bom o vídeo. Muito embora a disposição das polias mude um pouco do projeto do N. Gilles, no fundo o propósito é o mesmo: velocidades diferentes para cada corda de asa. Muito boa a parte de como fazer os perfis aerodinâmicos "templates" de fórmica. Eu recomendo assistir para uma melhor e maior compreensão do meu fraco tutorial... Laughing

OBs: Só não recomendo colocar a mão no cortador durante a operação de corte como ele fez. O resultado pode ser desastroso!!! Wink (experiência própria!)

Motta,

Suas informações de custos já me ajudam a planejar bem o próximo projeto CNC. Da minha parte, fico muito grato. Volte ao fórum aos poucos mas volte com firmeza! e como diz o nosso grande amigo SRPAB (Sergio): O fórum somos nós que fazemos! Correto Sergio?

Grande abraço a todos.

Cap. Boeing
membro

Registro Nº 918
Brasília - DF

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 2:22 am    Assunto: Responder com Citação

Na tentativa de inflamar outra vez o assunto CNC, vejam este caça Sukhoi 54 totalmente feito em CNC... show de bola!

http://www.teaser.fr/~abrea/cncnet/bibli/projets/sukhoi54/sukhoi54.phtml

Shocked Rolling Eyes
motta
membro

Registro Nº 1004

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2006 5:29 am    Assunto: Responder com Citação

Cap. Boeing escreveu:
Na tentativa de inflamar outra vez o assunto CNC, vejam este caça Sukhoi 54 totalmente feito em CNC... show de bola!

http://www.teaser.fr/~abrea/cncnet/bibli/projets/sukhoi54/sukhoi54.phtml

Shocked Rolling Eyes

Buenas, o que posso recomendar para quem tem intensão de algum dia montar uma cnc é que primeiro se prepare para isto, ou será o mesmo que comprar um carro sem saber dirigir.

Baixem o ou os programas que estão ai a disposição, estes programas são tolmente funcionais pelo período de testes depois só não mandam as informações de corte, mas permanecem funcionais no que nos interessa que é a visualização dos arquivos que montamos.

Os programas de apoio, um pequeno conhecimento em autocad, corel e programas de vectorização ajudam bastante.. é por este motivo que mais de 90% das máquinas montadas, estão paradas não tiraram a carta de motorista de cnc.

Procurem no google ou outro site de buscas por, cenece, gmfc, foamwork e jedicut este último é free, achando já é o primeiro exercício da caminhada, poderia postar os links mas se forem buscar já é sinal que tem algum interesse.

abraços motta
apatitucci
membro

Registro Nº 1225
Válidas:237
Temporárias:6
Manaus

MensagemEnviada: Qua Mar 08, 2006 9:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu acho esse tópico sobre o cortador automático de isopor excelente!! Smile

Por mim deveria ser fixo ou virar um tutorial!

Parabéns Cap. Boeing.

PS: vou fazer um.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Cap. Boeing
membro

Registro Nº 918
Brasília - DF

MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 11:52 pm    Assunto: Responder com Citação

apatitucci escreveu:
Eu acho esse tópico sobre o cortador automático de isopor excelente!! Smile

Por mim deveria ser fixo ou virar um tutorial!

Parabéns Cap. Boeing.

PS: vou fazer um.

apatitucci,

Algumas pessoas me cobraram isso por e-mail e no próprio tópico. Mas ele não é meu, é do DARIO. Eu acabei pegando carona e tumultuando o tópico do amigo. Prometi para alguns fazer um tutorial de contrução do cortador de asa de isopor por gravidade em PDF ou criar um tópico só para ele. O problema é que eu ainda não tive tempo de fazer nem uma coisa e nem outra. Rolling Eyes

Grande abraço.
Matte

motta
membro

Registro Nº 1004

MensagemEnviada: Seg Mar 27, 2006 10:22 am    Assunto: Responder com Citação

Não sei já foi comentado, um outro método que podemos usar para cortar asas trapezoidais sem arco só com o fio puxado a mão, o processo é simples, é fixar o fio na mesa através de um parafuso ou prego, e ver onde fica a posição da asa, vou fazer um desenho para facilitar melhor, o fio claro que não vamos segurar diretamente, amarrem em um T de madeira pode ser feito de compensado, é um ótimo quebra galho para cortar asas deste tipo, e vejam que com este método só podemos cortar asas trapezoidais, o que parecia difícil se torna mais fácil do que cortar asas retangulares. Quem souber e quiser colocar uns desenhos do processo coloquem porque estes dois dias que se aproximam parecem que se forem de 48 horas vai faltar tempo, e se pudéssemos guardar tempo para usar quando necessitarmos seria uma maravilha.

abraços motta
Julio Cesar
membro

Registro Nº 76
Válidas:1467
Temporárias:828
São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Mar 28, 2006 5:06 am    Assunto: Responder com Citação

Motta, acho que você está se referindo a este processo:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=191128

Já usei e funciona.

Só que precisa de uma bancada longa, pois o ponto de fixação do nicromo no sargento, deve ficar no ponto da intersecção do prolongamento do bordo de ataque e fuga.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
motta
membro

Registro Nº 1004

MensagemEnviada: Ter Mar 28, 2006 8:55 am    Assunto: Responder com Citação

Perfeito é isto mesmo Júlio, eu usei este processo há muito tempo lá por 1.995, na época se usava prender o arco, numa destas falei se não me engano para o Elvis ou o Nelsinho, acho que fica melhor pegando com a mão o fio o problema é não levar um choque ou queimar o dedo aí não me lembro quem foi que me deu a solução corte um T deste compensado e pronto .. heheheheh sempre falo que duas cabeças pensam melhor juntas do que separado. O pior não foi ai e sim quando decidimos montar uma cortadora automática, heheheh teve lances cômicos com as soluções dos problemas, fio preso com dobradiça, fazíamos o isopor andar e não o fio, passamos um bom tempo mas valeu a pena, inclusive usei motor para movimentar e dar um melhor acabamento no corte já que sempre falava que para um corte perfeito o fio não podia encostar no isopor, tinha que cortar por radiação de calor e não por pressão do fio quente no isopor, por isto o motor para manter uma velocidade compatível com a temperatura para que o fio não encostasse no isopor dai para a cnc foi um pulo, já na automática que nada mais é do que a pantográfica já queríamos colocar os templates fora do bloco fazer o arco deslizar sobre um teplate fora do bloco, naquele momento sem sabermos, estávamos prevendo a cnc, que veio uns dois anos após, é a atração que sentimos pelo hobby, a cada dia um novo desafio, algo novo a aprender, é dinâmico se fosse estático teríamos perdido o interesse a tempos.

--------------------------------------------------------------------------------
pt001
membro

Registro Nº 1237
Válidas:335
Temporárias:160
s.vito

MensagemEnviada: Sáb Jun 17, 2006 8:49 pm    Assunto: Responder com Citação

companheiros,

acho que esse vídeo pode auxiliar quem está começando:

http://video.google.com/videoplay?docid=6693469408979374071&q=hot+wire

Editado pela última vez por pt001 em Dom Jun 18, 2006 4:07 pm, num total de 1 vez
Dario
membro

Registro Nº 1159
Válidas:614
Temporárias:335

MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2006 2:54 am    Assunto: Responder com Citação

Muito legal o video...
rushspbr
membro

Registro Nº 95
Válidas:186
Temporárias:185
São Paulo,SP

MensagemEnviada: Ter Jul 11, 2006 12:42 pm    Assunto: Responder com Citação

como minha vida seria mais bonita se eu pudesse cortar minhas proprias asas em isopor... pena q eu esteja viajando, apesar de ter visto alguns milhares de sites dos postados aqui.
Fico pesnando em como fazer a parte reta da asa ou a curva sem imperfeições...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
DJ Voador
membro

Registro Nº 1879
Válidas:120
Temporárias:60

MensagemEnviada: Sex Jul 14, 2006 2:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, quanto a vc deixar a asa lizinha :

1º - Moldes e guia devem estar bém uniformes e lisos, pois só assim seu cortador irá correr livre sem deixar marcas na asa..

2º - A incidência de calor é muito importante.... muito quente vc corta rápido mas tb deixa a asa "horrivel" / Muito Frio, força o fio e se não tiver peso sufucuente sobre o bloco de isopor vc só irá fazer força....

Ontem cortei as minhas asas !!! pelos meus cálculos o Cortador correu 1,2s / cm livre... sem forçar muito o bloco.....

Veja como ficou :
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=12881
Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Artigos Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10, 11, 12  Próximo
Página 3 de 12

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum