Taylorcraft AB
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Vôo Livre
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
Paulo Mormello
membro

Válidas:141
Temporárias:50
Curitiba Pr 82820-120

MensagemEnviada: Dom Fev 07, 2010 1:26 pm    Assunto: Taylorcraft AB Responder com Citação

Salve Galera Smile
Preciso de ajuda!!
Construi um Taylor da AeroBras a partir de uma planta que achei perdida numa revista bem antiga. Ai, vendo uns videos no youtube de modelos parecidos em tamanho, percebi que eles tem um voo lento, longo e que sobem suavemente ate um leve stoll e continuam a subida. O meu ja sai desembestado, muito rapido, voa uns 15 metros e acaba o motor. esta trimado. sera que o problema é a helice e o elastico q tambem sao AB?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Alvaro Sala
membro

Válidas:2338
Temporárias:798

MensagemEnviada: Dom Fev 07, 2010 6:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Paulo,
Pela sua descrição parece ser mecha curta com muito torque.
Conte mais detalhes como tamanho, peso, comprimento da mecha, distância de gancho a gancho, etc.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
fhkawasaki
membro

Válidas:770
Temporárias:33
São Paulo

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 9:39 am    Assunto: Responder com Citação

Qual hélice você está usando?!

Segundo o Kit que fiz da aerobrás ele indicava uma hélica de 4" (a vermelinha).

O que torna a descarga do motor muito rápida.

Como o Álvaro disse, também tem a ver com o comprimento da mecha, se ela for exatamente do tamanho do modelo, o torque vai ser alto demais.

Poste algumas fotos da construção ou do modelo para podermos ajudar mais!

abs!
Alexandre Cruz
membro

Válidas:808
Temporárias:377
S. Carlos 13564-002

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 10:39 am    Assunto: Responder com Citação

Pelo que entendo o torque não depende do comprimento da borracha e sim do número de mechas e da área da seção. Em motores totalmente carregados o comprimento influi no número de voltas necessárias para atingir um determinado torque mas os máximos são os mesmos.

Descarga muito rápida é sinal que o torque requerido pela hélice é baixo (pouco diâmetro e/ou pouco passo) ou dimensionamento incorreto do número de mechas e/ou seção da borracha ou escolha do material da borracha.

O elástico da AB é muito duro e se deforma pouco (pensa no extremo para facilitar, como um arame torcido) desta forma, oferece torque alto com poucas voltas. Por se deformar pouco a energia armazenada é baixa (lembre que a energia numa mola depende linearmente da “dureza” e da deformação ao quadrado) e por isso apanha feio da borracha importada.

No seu modelo o jeito é aumentar a hélice e se possível mudar de borracha, se estiver usando mais de duas mechas tente reduzir para duas e manter o peso (dobrar o comprimento), o torque será metade do original porém com o dobro do número de voltas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Paulo Mormello
membro

Curitiba Pr 82820-120

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 9:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Alvaro Sala escreveu:
Olá Paulo,
Pela sua descrição parece ser mecha curta com muito torque.
Conte mais detalhes como tamanho, peso, comprimento da mecha, distância de gancho a gancho, etc.

Ola Alvaro
O aviao tem 44cm de comprimento, de gancho a gancho tem 32cm. o peso eu nao sei por que nao tenho a balança, mas creio que esta dentro do padrao pois fiz todo ele de varetas de balsa das mais leves. o elastico eu fiz segundo a planta, 3mts de comprimento enlaçado a cada 50 cm, o que deu um total de 6 tiras. o elastico é AB de 1x5mm.
Abs
Paulo Mormello
membro

Curitiba Pr 82820-120

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 9:53 pm    Assunto: Responder com Citação

fhkawasaki escreveu:
Qual hélice você está usando?!

Segundo o Kit que fiz da aerobrás ele indicava uma hélica de 4" (a vermelinha).

O que torna a descarga do motor muito rápida.

Como o Álvaro disse, também tem a ver com o comprimento da mecha, se ela for exatamente do tamanho do modelo, o torque vai ser alto demais.

Poste algumas fotos da construção ou do modelo para podermos ajudar mais!

abs!

Grande fhkawasaki

Sempre vejo suas contruçoes e fico admirado com a qualidade do seu trabalho.
Eu usei a helice de 15 cm da AB, uma que é preta e arredondada. voce acha que pode ser esse o problema?
Quanto a postar as fotos, assim que der um tempo eu posto algumas, tenho que aprender a fazer isso ainda Embarassed Embarassed
Paulo Mormello
membro

Curitiba Pr 82820-120

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 9:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Alexandre Cruz escreveu:
Pelo que entendo o torque não depende do comprimento da borracha e sim do número de mechas e da área da seção. Em motores totalmente carregados o comprimento influi no número de voltas necessárias para atingir um determinado torque mas os máximos são os mesmos.

Descarga muito rápida é sinal que o torque requerido pela hélice é baixo (pouco diâmetro e/ou pouco passo) ou dimensionamento incorreto do número de mechas e/ou seção da borracha ou escolha do material da borracha.

O elástico da AB é muito duro e se deforma pouco (pensa no extremo para facilitar, como um arame torcido) desta forma, oferece torque alto com poucas voltas. Por se deformar pouco a energia armazenada é baixa (lembre que a energia numa mola depende linearmente da “dureza” e da deformação ao quadrado) e por isso apanha feio da borracha importada.

No seu modelo o jeito é aumentar a hélice e se possível mudar de borracha, se estiver usando mais de duas mechas tente reduzir para duas e manter o peso (dobrar o comprimento), o torque será metade do original porém com o dobro do número de voltas.

Ola Alexandre Cruz
Que tamanho e que passo de helice voce me sugere? E quanto ao elástico, esse da AB nao é bom mesmo ne?

Abs
Alvaro Sala
membro

Válidas:2338
Temporárias:798

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 10:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulo,
Preste bem atenção no que o Alexandre Cruz escreveu. O que eu escrevi é apenas uma simplificação.
Baseado nas informações aqui postadas, no seu lugar eu tentaria voar o modelo com tudo igual, apenas trocando a mecha de 6 tiras de 50 Cm por 4 tiras de 75 Cm.
Tem que puxar a hélice pra fora do avião pra dar carga no elástico. Veja o exemplo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=GM8HxTsh-ns&feature=player_embedded

betocastrucci
membro

Válidas:1821
Temporárias:711
Vinhedo SP

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 10:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Para o tamanho do seu modelo use a hélice de 8" (20 cm) da Aerobrás, como vem nos kits, e não a de 6" (15 cm).
Paulo Mormello
membro

Curitiba Pr 82820-120

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 8:58 pm    Assunto: Responder com Citação

É Alvaro, o video mostra bem como um modelo desse deve voar. Espero que um dia eu consiga um resultado proximo disso rsrs. Valeu Alvaro, beto, alexandre e fhkawasaki,pelas dicas. vou mudar o elastico e a helice e assim que eu testar, posto o resultado.
Muito Obrigado
Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Vôo Livre
Página 1 de 1

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum
Horiginal