Supermarine Spitfire MK I
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Mac2
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MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 1:14 am    Assunto: Supermarine Spitfire MK I Responder com Citação

Olá pessoal,
Estou construindo um Spitfire em Isopor P2 e Depron e vou colocar as fotos para do progresso da construção. Compartilhar os acertos e "muitos" erros deste meu primeiro modelo eletrico.
a planta obtive no site:
http://www.flyelectric.ukgateway.net/spitfire.htm
Com pequenas adaptações para ficar mais próxima ao modelo original.

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MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 1:16 am    Assunto: Responder com Citação

Bom, estou apanhando para anexar as imagens. Assim que conseguir colocar a primeira darei seguimento à esta odisséia...
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MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 1:31 am    Assunto: Responder com Citação

tentando a primeira foto. Tomara que o construtor seja muito melhor que o fotógrafo rsrsrs


SNC00064.jpg
 Description:
Detalhe da caverna no bico
 Filesize:  22.74 KB
 Viewed:  12447 Time(s)

SNC00064.jpg



SNC00062.jpg
 Description:
Bico e encaixe da asa
 Filesize:  23.44 KB
 Viewed:  12447 Time(s)

SNC00062.jpg



SNC00061.jpg
 Description:
Todas as partes recortadas
 Filesize:  13.37 KB
 Viewed:  12447 Time(s)

SNC00061.jpg



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MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 1:43 am    Assunto: Responder com Citação

Mais fotos, a camera nao ajuda e o fotografo tambem não é aquelas coisas....


SNC00068.jpg
 Description:
Primeiro preview com as peças fixadas com alfinetes. A entelagem da asa, leme e profundor foi feita com fita colorida, mas não gostei do resultado. Acabamento não é bom e ficou pesado...
 Filesize:  32.62 KB
 Viewed:  12433 Time(s)

SNC00068.jpg



SNC00066.jpg
 Description:
Detalhe das asa (isopor) e do leme e profundor em depron
 Filesize:  28.78 KB
 Viewed:  12433 Time(s)

SNC00066.jpg



SNC00065.jpg
 Description:
Caverna vista pela frente agora
 Filesize:  34.67 KB
 Viewed:  12433 Time(s)

SNC00065.jpg



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MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 1:47 am    Assunto: Responder com Citação

Mais fotos


SNC00070.jpg
 Description:
Detalhes do acabamento ruim da entelagem com fita adesiva colorida. tentei passar duas camadas, uma trasnversal e outra longitudinal para ver se amenizava o efeito de sobreposição. Resultado: Só aumentou o peso...
 Filesize:  36.09 KB
 Viewed:  12431 Time(s)

SNC00070.jpg



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MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 10:18 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Mac2,

Muito legal os cortes! Como conseguiu cortar aquela asa elíptica? Ou foi acertado o contorno na lixa? Ficou muito perfeita!
Quanto ao acabamento, sugiro que você pinte o aero na cor desejada e depois entele com fita de embalagem transparente, o acabamento fica bem melhor e seu aero merece!

Abraços.

Fabrício
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MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 11:31 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Fabrício,
Para cortar a asa em forma elíptica eu utilizei a técnica de triangulos semelhantes.
Amarrei a ponta do fio de níquel cromo em um canto da mesa, simulando o vertice do triangulo formado pelas laterais da asa. Calculei a posição ideal para corte, fixei o isopor e cortei com o fio.
Inicialmente a asa havia ficado com forma trapezoidal, em seguida marquei o perfil eliptico e cortei com o cortador de isopor vertical. Somente precisei acertar os bordos de fuga e ataque na ponta da asa pois ficaram grossos, mas não foi trabalhosos não.
Com relação à pintura, já encomendei a tinta para isso. Existe um esmalte acrílico da Colorgin que é a base de água. Como estou aplicando a Super Massa Tapa Tudo da Renner, acredito que não será necessária a utilização da fita. Mas valeu pela dica.
Abs
Marco

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MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 2:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Mac2,

Se fizer os devidos reforços em ambos os lados da asa, profundor, leme e também na fuselagem com varetas de fibra de vidro, depois passar a massa, nivelar e pintar a fita é dispensável.
Sugiro que compre o verniz fosco da mesma marca, que também é a base de água que o acabamento fica excelente.

Abraços.

Fabrício
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MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Fabricio,
Gostei da ideia do verniz. Os reforços já foram colocados a 1/3 da corda da asa, nas partes superiores e inferiores, mas como não achei a fibra de vidro, coloquei varetas de bambu e ficaram bem rígidas.
Anexei um esquema do corte da asa para facilitar o entendimento.

Abs

Marco



Corte da Asa.JPG
 Description:
Esquema corte asa eliptica
 Filesize:  13.48 KB
 Viewed:  12203 Time(s)

Corte da Asa.JPG



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Editado pela última vez por Mac2 em Qui Fev 25, 2010 6:47 pm, num total de 3 vezes
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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 12:36 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal,
Depois de ter passado a multi-massa tapa tudo e lixado a fuselagem, coloco mais algumas fotos com detalhes da construção.
Desisti de usar a fita verde no grupo de cauda. Como havia feito em depron de bandeijinha, tomei vergonha e comprei uma placa de depron 4mm e refiz a empenagem (grupo de cauda). A diferença é gritante na qualidade final.



SNC00077.jpg
 Description:
Visão superior do leme e profundor já fixos na cauda do aero.
 Filesize:  26.1 KB
 Viewed:  12169 Time(s)

SNC00077.jpg



SNC00078.jpg
 Description:
Visão inferior do profundor com os arames da linkagem
 Filesize:  28.21 KB
 Viewed:  12169 Time(s)

SNC00078.jpg



SNC00080.jpg
 Description:
Linkagem do leme e profundor
 Filesize:  25.43 KB
 Viewed:  12169 Time(s)

SNC00080.jpg



SNC00081.jpg
 Description:
Compartimento para acomodar a eletrônica. Ainda estou pensando em como fechar este capô para que não se solte em pleno voo.
 Filesize:  31.04 KB
 Viewed:  12169 Time(s)

SNC00081.jpg



SNC00082.jpg
 Description:
Acabamento com massa. As imperfeições do isopor ficam bem reduzidas e a fuselagem ganhou em rigidez.
 Filesize:  27.58 KB
 Viewed:  12169 Time(s)

SNC00082.jpg



SNC00083.jpg
 Description:
Detalhe do acabamento nos estabilizadores horizontes e verticais: Embutidos na fuselagem ficaram bem rígidos com depron 4 mm. Dobradiças de disketes, coladas com cola de isopor.
 Filesize:  27.42 KB
 Viewed:  12169 Time(s)

SNC00083.jpg



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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 2:47 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Mac2,

O capô você pode fechar com ímas de neodímio (aqueles ímas mais fortes).
Você pode encontrá-los facilmente em lojas que vendem produtos para fabricação de bijouterias ou na cabeça de leitura de drives de cd-rom (consegue de graça em assistências técnicas de PC´s).

Abraços.

Fabrício
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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 10:00 am    Assunto: Responder com Citação

Mac2, Parabéns pela iniciativa.
Gosto muito desse avião, mas é sempre um desafio construí-lo.
Um grande problema desse aero é o nariz curto, que em aeromodelos dificulta muito
para acertar o CG. Uma das soluções é aumentar um pouco o nariz sem perder muito a
estética do avião (ou aproveitar para utilizar motores e baterias mais pesados - com
mais capacidade, para não ter que encher o nariz com peso inutil (chumbo).
Acompanhando.

Abs
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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 11:37 am    Assunto: Responder com Citação

DEVAL,
Estou acompanhando de perto a construção deste Spitfire, e o Mac2 pretende mesmo utilizar um motor de mais capacidade do que o necessário, algo com relação empuxo/peso por volta de 1,5, o que também vai demandar uma bateria de capacidade superdimensionada.
Acho que isto será suficiente para equilibrar o CG.

Mac2,
Faltou uma foto da mesa de servos e do encaixe da parede de fogo hein. Mas apesar do trabalho que este avião está dando aqui, está ficando bem legal mesmo.

abraços
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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 12:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Deval,
O motor que pretendo utilizar tem quase 80g. É este do link abaixo:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6247
Ainda não me decidi pela bateria, mas acredito que deva ser algo a partir de 1500 mAh 25C 3S...
Abs
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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 1:29 pm    Assunto: Responder com Citação

O motor é bom sim, porém não sei muito sobre o seu aeromodelo para afirmar se é ou não bom.
O que temos sempre que fazer, é terminar a construção do aeromodelo para depois de tudo pronto e linkado podermos saber qual o peso final e só então escolher motor e bateria, acrecentando ao peso final o pedo do motor e da bateria escolhida.
Muita gente faz aeromodelos com 600g e um motor com empuxo de 300g, voar voa, mas não terá aquele voo tão desejado e prazeroso, será sempre um voo no limite do motor e qualquer emerg~encia não terá motor para retomar aceleração e evitar uma queda.
Um motor tem obrigação de ter potência suficiente para o caso de stall de ponta de asa por exemplo, você dar motor e o aeromodelo subir rápido evitando assim a queda, se o motor estiver no limite ele não consegue retomar a velocidade a tempo vindo o aeromodelo a cair de qualquer maneira.
A princípio o seu aeromodelo não deverá chegar a 1Kg e esse motor tem esse empuxo de 1Kg mas o hélice que ele utiliza para isso é de 11", que seria muito grande para o seu aeromodelo e se usar um hélice menor, o expuxo do motor também irá cair vindo a não ser o ideal.
Escolha um motor depois do aeromodelo pronto que tenha o empuxo necessário ao peso do seu aeromodelo e com hélices em torno de 9" a 10", não maiores que isso se não terá problemas em pouso devido ser um hélice muito grande e tocar fácil o solo mesmo com os trens de pouso.

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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 1:46 pm    Assunto: Responder com Citação

LaercioLMB,
Muito obrigado mesmo pelas dicas. Como disse no inicio deste post, é o meu primeiro aero em isopor e toda dica é muito bem vinda ainda mais de construtores experientes como você. Admiro muito o trabalho que você fez no P51 de Depron.
A hélice que pretendo utilizar é a 10x4,7 (recomendada pelo site onde comprei o motor). E pelas estimativas que andei calculando, o peso final deverá ficar em torno de 650 gramas, ai dependendo somente da Lipo. Peguei por padrão o peso de uma Lipo Rhino de 1250 mAh.
Inicialmente não estava pensando em colocar o trem de pouso, mas caso isso ocorra, talvez colocque um kit retrátil com 15 cm de haste.
Abs
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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 1:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Não use hastes muito longas pois além de ficar desproporcional, poderá não encaixar na asa quando o trem for recolhido.
Required Voltage: 11.1v
Suggested Battery Capacity: 1300mAh +
Suggested Prop: 11x3.8 or 11x4.7
Max current draw: 18A (with 11x4.7 prop)
Max thrust: 1000g+
No Load Current: 1.4A
Shaft: 4M (perfectly suited to Towerpor/GWS SF Slow Fly props)
Weight: 78g
Diameter: 41mm
Overall length: 77mm
Kv: 750rpm/v
Essas são as especificações que eu tenho desse motor, e pede uma 11X3.8 ou 4.7 e não 10X4.7.

Ainda acho esse hélice um pouco grande para os eu aeromodelo e hélices quando começam a ficar grandes, o efeito de torque do motor começa a ser transferido ao aeromodelo com mais facilidade, fazendo-o girar mais facilmente em retomadas de velocidade.

Qual a envergadura do seu aeromodelo? Pela envergadura poderemos ter idéia de hélice adeqauada a ele.

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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 2:33 pm    Assunto: Responder com Citação

LaercioLMB,
A envergadura é de 95 cm, e eu realmente me equivoquei ao colocar a medida de 10x4.7.
Se eu colocar uma hélice de 3 pás poderia melhorar este problema de tamanho?
Abs
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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito bacana sua construção amigo. Acompanhando.
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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 3:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Mac2 escreveu:
LaercioLMB,
A envergadura é de 95 cm, e eu realmente me equivoquei ao colocar a medida de 10x4.7.
Se eu colocar uma hélice de 3 pás poderia melhorar este problema de tamanho?
Abs
Marco


Melhora bastante sim, só cuide o passo dela para não ser muito grande, vai ficar mais escala ainda.
Para essa envergadura, hélices de 8", no máximo 9" são ideais.

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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 3:30 pm    Assunto: Responder com Citação

LaercioLMB escreveu:
Melhora bastante sim, só cuide o passo dela para não ser muito grande, vai ficar mais escala ainda.
Para essa envergadura, hélices de 8", no máximo 9" são ideais.

Nesse caso, qual seria aproximadamente o passo necessário para uma tripá de 8" ou 9" ficar equivalente às recomendadas bipás de 11x3.8 ou 11x4.7?

Seria legal mesmo uma tripá pra deixar o visual mais escala, mas o mais importante é o voo dele...De preferência mais lento do que um Spitfire escala desta envergadura, pra amenizar alguns problemas de pilotagem Laughing

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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, o passo exato eu ainda não sei como te ajudar, mas sei que terá muitos que saberão te dar essa resposta bem exata.
Quanto ao voo ser lento ou rápido, não é o hélice o maior responsável nisso e sim o perfil da asa que foi escolhido.
No caso em que desejamos um voo mais lento, eu recomendo o Clark Y que é um dos mais lentos, gera um puco mais de arrasto que é um dos fatores que deixam ele mais lento, pois arrasto é como um freio, quanto maior, mais lento o aeromodelo até ficar sem condições de voar ou voar bem.
O tipo de perfil em uma asa é que definirá se o aeromodelo será rápido ou lento pois cada tipo de perfil tem uma necessidade de maior ou menor velocidade para ter sustentação não sendo somente isso a carga alar.
Um exemplo disso é que não adianta usarmos um perfil simétrico com uma grande área de asa e ter com isso uma carga alar bem baixa para podermos voar mais devagar que a única coisa que conseguimos com isso é facilitar o stall de ponta de asa pois o perfil exige mais velocidade para um bom desempenho embora com a carga alar sendo baixa ele decole mais facilmente o que não muda o fator velocidade para aquele tipo de perfil pois ele só terá o seu bom desempenho atuando dentro das velocidades a ele destinadas.
O mesmo acontece com perfis lentos, nãoa dianta colocar eles em um aeromodelo acrobático na esperança de ter um aeromodelo lento se na hora de fazermos um looping ou tentar fazer um torque com ele o perfil não ajudar em nada, se bem que um perfil clark Y se consegue fazer ótimos loopings mas já um voo de faca fica muito complicado.
Se o perfil que você usou é simétrico, não tente fazer ele ficar muito lento pois terá sérios problemas em baixas velocidades.
A única coisa que poderá te ajudar a deixar ele um pouco mais lento com perfil simétrico é colocar um ângulo incidente na asa para que ela te ajude a subir com um pouco menos de velocidade mas ainda terá o fator de desempenho dela em baixas velocidades que não será dos melhores.

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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 4:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Caros,
Estou pensando então em testar com uma hélice tripá de 8" com passo 4 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5247&Product_Name=GWS_HD8040_3_Blade_Prop_(2pc_pack)#)
Como temos diversas hélices em casa, poderemos testar o compartamento e avaliar de forma empírica qual a melhor escolha.
O perfil da asa não é simetrico, mas não é totalmente chato na parte inferior. Utilizei o mesmo perfil da planta disponibilizada no site http://www.flyelectric.ukgateway.net/spitfire.htm

PS: O Felipe_emc é meu piloto e também herdeiro de minhas contas, portanto ele está me ajudando muito nesta empreitada.

Att

Marco

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MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 4:56 pm    Assunto: Responder com Citação

É, tem jeito de ser boa essa para o seu aeromodelo pois pelo que está lá, com uma 3S ela dei mais de 800g de empuxo que será ótimo para os eu aeromodelo.
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MensagemEnviada: Sáb Fev 27, 2010 12:04 am    Assunto: Responder com Citação

Mais algumas fotos dos detalhes da construção


SNC00084.jpg
 Description:
Vista superior da mesa de servos (ainda não está colada)
 Filesize:  30.12 KB
 Viewed:  11829 Time(s)

SNC00084.jpg



SNC00085.jpg
 Description:
Vista inferior da mesa de servos
 Filesize:  26.95 KB
 Viewed:  11829 Time(s)

SNC00085.jpg



SNC00087.jpg
 Description:
Detalhe do Canopy, do Spinner e da Parede de Fogo (essa coisa esquisita que parece um sandwich de Depron com duratex)
 Filesize:  32.12 KB
 Viewed:  11829 Time(s)

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