Configuração ESC + Motor + Bateria - Começando
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diegomesmo
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MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 1:25 am    Assunto: Configuração ESC + Motor + Bateria - Começando Responder com Citação

Olá!
Estou começando no aeromodelismo elétrico. Durante algum tempo quando era adolescente voei com um shark acrobático (motor)sassi 15 Glow a cabo. Estou construindo um avião treinador, relativamente grande(1,4m de envergadura) com aproximadamente 1,7 kg. Ando lendo muito sobre baterias(mAh, C, Esc, Kv), mas sinceramente sou leigo no assunto. Estou encomendando um motor, um Esc e uma bateria para meu novo avião e gostaria de saber se é uma boa configuração.
Segue a configuração:
TURNIGY AerodriveXp

Motor
Model: TR35-42-D
Input Voltage : 7.4V~14.8V (2~4S Li-po)
Kv : 1000 rpm/V within 10%
Max. efficiency current : 22~35A
Current capacity : 45A/30s
Dimentions : 35mm X 42mm / 1.38in X 1.65in
Shaft diameter : 4mm / 0.16in
Weight : 132g
Number of poles/magnets : 14

Esc
TURNIGY Plush 30amp Speed Controller
Cont Current: 30A
Burst Current: 40A
BEC Mode: Linear
BEC : 5v / 2A
Lipo Cells: 2-4
NiMH : 5-12
Weight: 25g
Size: 45x24x11mm

Bateria
Turnigy 5000mAh 4S 20C Lipo Pack
Spec.
Minimum Capacity: 5000mAh
Configuration: 4S1P / 14.8v / 4Cell
Constant Discharge: 20C
Peak Discharge (10sec): 30C
Pack Weight: 536g
Pack Size: 148 x 49 x 33mm
Charge Plug: JST-XH
Discharge plug: 4mm Bullet-connector

Parece uma boa configuração, praticamente para um 3D. Gostaria de saber de a bateria o esc e o motor darão uma boa eficiência.

Grato,
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Elder
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MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 3:26 am    Assunto: Responder com Citação

Fala Diego,

Tenho esse mesmo motor, o 3542-D da Turnigy.

Se eu fosse você a primeira coisa seria trocar o ESC, ao invés de 30A pegar um de 40A para deixar uma boa margem de segurança e nao queimar o ESC, até pq esses turnigys sao mais caros, principalmente se vc realmente for usar 4S, pq o motor vai puxar ainda mais.

Também trocaria a bateria, afinal um modelo de 1,4m nao é tao grande assim ainda mais que é treinador. Eu pegaria baterias entre 2000 e 2500 mAh e 3S, nao 4S.

Fica ai minha opiniao.

Abs.
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diegomesmo
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MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 7:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Blz Elder!

Valeu a dica! Como eu havia falado, é o primeiro elétrico que faço e não sei muito sobre o o assunto. Acho que vai uma bateria 2500mAh 3S. Quanto ao eu não sabia que poderia queimar, sendo assim vou optar por um de 40A.

Quanto ao C que vem nas baterias, pelo que entendi se eu multiplicar o (C x mAh) me dará a amperagem máxima de descarga, tipo (3000mAh x 20C = 60A). É isso?
No meu caso seria melhor uma amperagens maior ou um C maior?

Obrigado!

Abs,
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MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 7:18 pm    Assunto: Responder com Citação

3S 2000 a 3000mah é o ideal para esse motor, com 20~30C

O esc no miiinimo 40A
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diegomesmo
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MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Este será que é bom, ou um de 50 ou 60 seria melhor?

TURNIGY Sentry 40amp Speed Controller
Cont Current: 40A
Burst Current: 43A
BEC Mode: Switchmode
BEC : 5v / 3A
Voltage: 5.6v ~ 22v
Weight: 40g
Size: 55x28x15mm

Abs,
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MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 7:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Diego,

Exato. Com uma bateria de 3000 mAh e 20C vc tem uma descarga maximas de 60A, mais do que suficiente pra vc. Como vc vai usar um ESC de 40A o ideal é manter com pelo menos 5A de margem de segurança, ou seja, que a bateria tenha uma descarga maxima de 45A, mas quanto maior essa margem de segurança melhor, desde que nao chegue a ser um problema no peso. 3000 mAh está exelente, mas eu ainda pegaria 2200 por ser mais leve, e como um modelo treinador, mais leve menor a carga alar e um voo mais dócil.

Abs.
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MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação

diegomesmo escreveu:
Este será que é bom, ou um de 50 ou 60 seria melhor?

TURNIGY Sentry 40amp Speed Controller
Cont Current: 40A
Burst Current: 43A
BEC Mode: Switchmode
BEC : 5v / 3A
Voltage: 5.6v ~ 22v
Weight: 40g
Size: 55x28x15mm

Abs,


Pode pegar o 50A, ele já dá conta tranquilamente!

_________________
RC
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MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 9:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Postei junto contigo e nem vi.

Eu uso o de 40A com helice 12 x 6. Mas é importante ressaltar que estou em La Paz, a 3600 metros de altura a nivel do mar, o consumo, assim como o empuxo, sao reduzidos.

Acontece que nao tem Turnigy Plush de 50A na HC. E nao se esqueça, o ESC tem que ter BEC, se nao tiver BEC vc deve comprar um BEC externo para alimentar o receptor. É o caso do HK SS de 50A ( ESC "SuperSimple" da própia Hobbyking )

Se vc nao sabe o que é, o BEC transforma os 11.1v da LiPo em 4.8 ou 6v para alimentar o receptor. A maioria dos ESC's de baixa amperagem já tem BEC integrado, ou seja, basta vc conectar a bateria no ESC que o própio ESC alimentará o receptor e quando o ESC nao tem BEC ele nao alimenta o receptor, só o que ele faz é controlar o canal do acelerador.
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MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 9:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Se vc estiver na dúvida como funciona veja o tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=30351

Explica como fazer as ligaçoes com BEC, sem BEC, etc...

Existe o caso também de que o BEC do ESC nao seja suficiente para dar conta de todos os servos ligados ao receptor ( O BEC é medido por amperagem e voltagem, BEC de 5v 2A, de 6v 3A etc... ). Se o ESC oferece digamos um BEC de 2A mas vc precise de 4A para dar conta de todos os servos, luzes de navegaçao, etc... vc precisa de um BEC, mas nao basta colocar o BEC, tem que anular o positivo do ESC, se nao o receptor vai ser alimentado pelo BEC externo e pelo ESC ao mesmo tempo. Esse nao é seu caso, só pra vc entender.

Abs.
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diegomesmo
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MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 12:01 am    Assunto: Responder com Citação

Outras duas opções que achei dentro do orçamento são as abaixo:

TURNIGY Plush 40amp Speed Controller
Cont Current: 40A
Burst Current: 55A
BEC Mode: Linear
BEC : 5v / 3A
Lipo Cells: 2-6
NiMH : 5-18
Weight: 33g
Size: 55x28x13mm

ou

TURNIGY Sentry 40amp Speed Controller
Cont Current: 40A
Burst Current: 43A
BEC Mode: Switchmode
BEC : 5v / 3A
Voltage: 5.6v ~ 22v
Weight: 40g
Size: 55x28x15mm

ou ainda uma terceira de 60A

TURNIGY Plush 60amp Speed Controller
Cont Current: 60A
Burst Current: 80A
BEC Mode: Switching
BEC : 5v / 3A
Input: 5.6v-22v
Weight: 60g
Size: 80x31x14mm
Supported motor speed for all TURNIGY ESCs is;
(Maximum): 210000 RPM (2 poles), 70000 RPM (6 poles), 35000 RPM (12 poles).


Pelo que entendi é legal eu ter um ESC com uma amperagem máxima maior que a capacidade de descarga da minha bateria, é isso????

Então se quero a bateria de 3000mAh 20C 3S o ideal seria o ESC de 60A. Da mesma forma se eu optasse por um abateria como a que o Elder sugeriu 2000mAh 20C um ESC de 40 A suportaria?

Fiquei confuso pois entendi que poderia colocar o ESC de 40 a e a Bateria de 3000 mAh 20C 3S, porém eu teria uma descarga maior que a capacidade do ESC.


Desde ja agradeço a todos.

Abs,
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MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 12:19 am    Assunto: Responder com Citação

Diego,

Nao exatamente, hehe.

A ordem é a siguinte: Motor -> ESC -> Bateria. Te explico:

O conjunto motor + hélice vai te dar uma intensidade de corrente (consumo) em amperes. Digamos 40A. O ESC vai ter que aguentar os 40A que exige o motor, mas por uma questao de segurança e da falta de confiança em produtos chineses, é bom ter uma margem de segurança, ou seja, um ESC de 45A seria suficiente, mas como nao tem essa opçao, é o de 50. Agora, a bateria ficou por ultimo, isso quer dizer que a bateria só terá que prover a descarga exigida pelo ESC, que é de 50A ( isso incluindo a margem de segurança, uma bateria que desse uma descarga maxima de 40A também serviria sem problemas ).

Do jeito que vc estava fazendo estava ao contrario, nao é pq a bateria tem uma descarga maxima de 60A que seu ESC precisa ser de 60A, 60A é o que a bateria aguenta, e se ela aguenta 60 ela tambem aguenta 10, 20, 30 , 40, 50...

Acho que agora ficou bem claro. Vale lembrar que o consumo do motor + helice normalmente é dado com ele a pleno (100%).

Abs.
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MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 1:09 am    Assunto: Responder com Citação

Elder.

Que paciencia você tem...hehhe...muito obrigado.
Agora ficou claro. Na relaidade eu estava fazendo a relação ao contrário.

Abs,
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MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 1:22 am    Assunto: Responder com Citação

é que ja passei por isso, hehehe. Fiquei com o carrinho montado na HC por mais de mes até entender e ter certeza do que eu comprei iria funcionar.

Mas é basicamente isso, vc deve começar sempre pelo conjunto motor + helice e o consumo. Normalmente os usuario da HC postam nos comentarios do produto quanto aquele motor faz com aquela hélice com 3S com 4S etc... Apartir desses dados e os dados do fabricante vc pode chegar a uma conclusao e decidir qual será o ESC ( somando normalmente de 5 a 10 amperes apartir do consumo maximo do motor ). Se nos testes consumiu 25, compre um de 30. E por ultimo acrecente a bateria que tenha descarga maxima entre 25 e 30 e deu. Sempre lembrando de ver se o ESC que vc vai comprar tem ou nao BEC, isso é importantissimo. Ja vi varios casos de pessoas que compraram ESC's sem BEC e quando chegou em casa, ligou o ESC no receptor, ligou a bateria no ESC e nada do receptor da sinal de vida. Ja sairam xingando deus e o mundo e falando que nao presta.
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MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 2:14 am    Assunto: Responder com Citação

Outra coisa importantissima que eu ja ia esquecendo de mencionar: Nao esqueça de comprar os plugs. Normalmente o ESC vem SEM plugs para conectar na bateria. Veja qual o "Discharge plug" da sua bateria e compre mais alguns pares ( todos eles sao vendidos no site, alguns em pacotes com 10 pares [macho e femea]). Compre também "shrink tubes" que sao isolantes. Sao tubos de borracha que vc bota em volta do conector para isolá-lo e impedir que ele entre em curto com o do lado, vc coloca o tubo depois esquenta que ele encolhe e encaixa direitinho no fio, vou te mandar uma foto.
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MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 2:58 am    Assunto: Responder com Citação

PolyMax 3.5mm Gold Connectors 10 P (Ja veio com motor os 3 pares para ESC e motor mais é sempre bom ter mais) -> http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=68

Turnigy 4mm Heat Shrink Tube -> http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3832


Aqueles conectores vermelhos da bateria (Deans) parece que nao estao vindo mais nas baterias, nem encontrei pra vender mais. O importante é saber com qual Discharge plug vem a bateria que vc escolheu e comprar alguns pares dele para botar no ESC. Veja as fotos:



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O objetivo do shrink tube é esse, para quando conectar macho e femea ( Motor e ESC) nao fique de fora nenhuma parte metalica que possa se encostar uma na outra:


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Pra vc ter noçao do tamanho, essa é uma 3S1P 2200 mAh:


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E esse o 35-42:


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Plugue tipo Deans, que era o que vinha com a bateria (femea). Comprei 10 pares e o macho eu soldei no ESC pq vem sem nada. Sao dois ESC's. Da pra ver que os shrink tubes também vao ai, tem que coloca-los no fio antes de soldar, nao faça como eu rsrsrs.


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Deans femea (bateria) e macho (ESC)


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Editado pela última vez por Elder em Qui Mai 27, 2010 3:00 am, num total de 1 vez
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MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 2:58 am    Assunto: Responder com Citação

To te enviando tudo isso pq eu tive que fazer pelo menos 3 pedidos na HK até conseguir tudo, sabendo vc já compra tudo de vez.

Abs.
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MensagemEnviada: Sex Mai 28, 2010 1:46 am    Assunto: Responder com Citação

Elder,

Muito Obrigado.
Eu relamente iria acabar fazendo a mesma coisa, tendo que fazer varias remessas.

Abs,
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MensagemEnviada: Sex Mai 28, 2010 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação

aproveitando o forum do amigo gostaria de saber se esta combinaçao esta boa?.

motor Turnigy 2830-1100
esc 25A
bateria 3S 2200
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MensagemEnviada: Sex Mai 28, 2010 9:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulo,

O 2830-1100 eu nao achei, o que eu encontrei foi o 2830-1000, deve ser esse né?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8495

Falta a hélice que vc vai usar amigo, é o principal, é o que diz qto o motor vai consumir. Em geral a configuraçao esta boa sim, use uma helice 9x6 ou 10x4.7. De acordo com o site com a 10x4.7 vc consegue 900g de empuxo, podendo fazer um treinador na faixa de 1kg. Nao conheço o motor, as vezes as informaçoes do site nao sao reais.

Abs.
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MensagemEnviada: Sáb Mai 29, 2010 12:59 am    Assunto: Responder com Citação

Elder obrigado pela força.
o motor é este aqui.
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2111&Product_Name=TURNIGY_28-30-azj_14A_1100Kv_Brushless_Outrunner
comprei 2 hélices uma 10x4.7 e uma 10x6
o treinador tem 1 metro de fuselagem 1,40 de asa, 25cm de corda e esta pesando 800 gramas.

eu estou querendo fazer uma coisa que ainda não vi, comprei uma fumaça desas de torcida, e vou colocar em baixo do modelo por isso estou querendo deixar ele forte.

O que vc acha? Sera que vai da certo, kkkkkkkkk
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MensagemEnviada: Sáb Mai 29, 2010 3:34 am    Assunto: Responder com Citação

Paulo,

Ta meio pesado já, nao colocaria mais coisas nele, a nao ser que vc ja saiba pilotar.
Se vc vai aprender a pilotar nesse te sugiro que diminua o peso, vc esta com uma carga alar de 32g/dm2, nao está altissima, mas esta alta. Quanto maior a carga alar maior será a velocidade minima que seu modelo poderá voar sem estolar, ou seja, vc vai ter que voar relativamente rápido.

Acho que a fumaça vai dar M, rsrsrsrs.

Abs.
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MensagemEnviada: Sáb Mai 29, 2010 4:53 am    Assunto: Responder com Citação

kkkkkkkkkkk
este é meu terceiro modelo em 1 mes, ja piloto um pouco, mais mesmo correndo risco vou tentar colocar a fumaça, depois coloco as fotos pra vc ver.
se der m...faço outro.
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