Treinador Asa Alta - Calmarco - Video - "R.I.P."
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Mac2
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MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 9:21 pm    Assunto: Treinador Asa Alta - Calmarco - Video - "R.I.P." Responder com Citação

Pessoal,
Já vi que os modelos que construi até o momento (Cessna e Spitfire) não me serão úteis para as aulas de voo e que para adquirir um modelo treinador (Calmato Sport) asa baixa, corro o risco de uma lenha e aí já era minha iniciação. Então resolvi criar um passo intermediário e construir um treinador asa alta, baseado no modelo Calmato Trainer. Como não tenho a planta e as medidas originais, estou projetando um modelo com base nas proporções e perfil do Calmato.
Para começar, as medidas básicas:
- Envergadura: 1400 mm
- Comprimento: 960 mm
- Corda: 235 mm
- Área Alar: 33 dm²
- Peso Estimado: 900 g
- Carga Alar: 27 g/dm²
- Perfil Semi-simétrico NACA2411
- Largura Fuselagem: 80 a 100 mm
- Altura Fuselagem: 133 mm (ponto mais alto)

Material:
Será construído todo em Isopor P2/P3 - Densidade média de 21 kg/m³ e Depron 8mm (sanduíche de depron 4mm) para Empenagem.

Eletrônica:
- Motor: A definir, provavelmente um hexTronik DT750 Brushless (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6247) com hélice 11x5
- Esc 40A
- 03 servos Standard (aileron será feito com apenas 1 servo)

Acabamento:
- Trem de pouso principal de alumínio ;
- Entelagem de fita transparente ou pintura a esmalte acrílico;
- linkagem em vareta de fibra de vidro;
- Bequilha dianteira móvel de arame de aço mola

Abaixo segue os esboços e o corte da empenagem (ainda falta dar o acabamento com lixa).
Aceito sugestões, como sempre...

Abs
Mac2



SNC00083.jpg
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SNC00081.jpg
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sd7090.JPG
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Perfil Sd7090
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Profundor.jpg
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estabilizador horizontal + profundor
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Estabilizador Vertical + Leme
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Mestre dos magos
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MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 10:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Acompanhando, cuidado com trem de pouso em alumínio.
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MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Mestre dos magos escreveu:
Acompanhando, cuidado com trem de pouso em alumínio.

Mestre dos magos,
Para este caso, alguma dica especial? Qual a precaução que devo tomar com este tipo de material?
Abs
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MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Caros,
Uma dúvida com relação a incidência da asa:
Se mantenho o ângulo de 2 graus positivos, a incidência do motor deverá ficar em zero. Correto?
Este seria o melhor ângulo para este perfil de asa (semi-simétrico) ou deveria deixá-lo alinhado com a linha da fuselagem (zero grau)?
Abs
Mac2



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MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 11:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Corte do gabarito das asas - Folha de alumínio de offset.
Abs
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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 12:15 am    Assunto: Responder com Citação

Mac vc gosta de complicar as coisas!!Rsrs!! Faz um treinador básico, que em 3 horas fique pronto. Esse seu projeto parece bom, só acho que o perfil não seja o melhor...mas manda vê!!
Acompanhando.
Abs
Warne

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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 12:23 am    Assunto: Responder com Citação

warne escreveu:
Mac vc gosta de complicar as coisas!!Rsrs!! Faz um treinador básico, que em 3 horas fique pronto. Esse seu projeto parece bom, só acho que o perfil não seja o melhor...mas manda vê!!
Acompanhando.
Abs
Warne

Warne,
Acertou na mosca! As coisas fáceis não me atraem. Tenho que testar meus conhecimentos e capacidade a todo momento. Quanto ao perfil, pode ser alterado, pois ainda não cortei as asas. O perfil original é um pouco mais simétrico que este que escolhi. Mas se tiver alguma sugestão, estou aceitando conselhos.
Com relação ao treinador básico, tenho dois aqui em casa feitos pelo meu filho, mas não gosto do voo deles. Parece que você está empinando uma pipa por RC...
Abs
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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 12:36 am    Assunto: Responder com Citação

Rapaz quem deu a dica do perfil foi o Gilberto:
Abs
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GA30U-613.jpg
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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 12:45 am    Assunto: Responder com Citação

Legal este perfil. Este eu não tinha no meu banco de perfis. Deve gerar mais sustentação que o perfil que escolhi...
Abs
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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 12:47 am    Assunto: Responder com Citação

Posso aproveitar o tópico pra esclarecer uma dúvida sobre a incidência da asa?

Quando o perfil é plano-convexo, a parte plana é a linha que define o angulo de ataque? (neste caso, o bordo de ataque ficaria a x graus acima da linha de voo, inclinado no bordo de fuga)

A medida para este GA30U-613.5 é feita até a linha verde?
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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 1:03 am    Assunto: Responder com Citação

Rafael,
Eu também tenho uma série de dúvidas sobre este assunto, porem o que estou entendendo até o momento (me corrijam os mais experientes se eu estiver falando besteira) é que o ângulo de incidência é calculado com base na linha traçada entre os dois pontos mais extremos do perfil. Por exemplo, o perfil clark-y é um dos mais conhecidos e utilizados em construções básicas e ele possui uma base plana, porém ela não está "alinhada"com o eixo do perfil. O grau de incidência é dado pelo eixo do perfil e não pela base do mesmo.
Acho que é isto, mas vamos esperar a manifestação do pessoal mais experiente.
Em tempo, você pode dar uma olhada neste tópico: http://www.e-voo.com/artigos/asas/ que fala justamente de asas.
Abs
Mac2



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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 1:24 am    Assunto: Responder com Citação

Mac2 escreveu:
Rafael,
Eu também tenho uma série de dúvidas sobre este assunto, porem o que estou entendendo até o momento (me corrijam os mais experientes se eu estiver falando besteira) é que o ângulo de incidência é calculado com base na linha traçada entre os dois pontos mais extremos do perfil. Por exemplo, o perfil clark-y é um dos mais conhecidos e utilizados em construções básicas e ele possui uma base plana, porém ela não está "alinhada"com o eixo do perfil. O grau de incidência é dado pelo eixo do perfil e não pela base do mesmo.
Acho que é isto, mas vamos esperar a manifestação do pessoal mais experiente.
Abs
Mac2


Você está certo com a sua teoria Mac2, é exatamente assim que se calcula a incidência de uma asa, pelo eixo do perfil.
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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 1:28 am    Assunto: Responder com Citação

Eu também deixo pra quem sabe explicar melhor .
Link do Gilberto onde ele fala do perfil.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1186709

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=70738&postdays=&postorder=asc&start=0

Abs
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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 1:29 am    Assunto: Responder com Citação

Quanto a sua versão do Calmato que deseja construir, não seria essa da foto abaixo?
O Calmato tem nas duas versões, asa alta e asa baixa.



calmatoasaalta.jpg
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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 1:32 am    Assunto: Responder com Citação

LaercioLMB escreveu:
Quanto a sua versão do Calmato que deseja construir, não seria essa da foto abaixo?
O Calmato tem nas duas versões, asa alta e asa baixa.

Exatamente, o asa alta. Mas pelos desenhos que tenho, não consegui descobrir o perfil da asa. Na descrição do fabricante diz que o treinador é semi-simétrico e o asa baixa é simétrico.
Este da foto tem 1600 mm de envergadura, e como estou fazendo em isopor P3, reduzi um pouco a escala para 1400 mm.
veja abaixo as especificações do site:
Technical Data
Length 1,300mm
Width 1,600mm
Weight 2,400 - 2,500g (approx.)
Wing Area 43dm2
Wing Load 58g/dm2 (approx.)
Wing Type Original Semi-Symmetrical


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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 1:40 am    Assunto: Responder com Citação

Mac2 escreveu:
LaercioLMB escreveu:
Quanto a sua versão do Calmato que deseja construir, não seria essa da foto abaixo?
O Calmato tem nas duas versões, asa alta e asa baixa.

Exatamente, o asa alta. Mas pelos desenhos que tenho, não consegui descobrir o perfil da asa. Na descrição do fabricante diz que o treinador é semi-simétrico e o asa baixa é simétrico.
Este da foto tem 1600 mm de envergadura, e como estou fazendo em isopor P3, reduzi um pouco a escala para 1400 mm.
Abs
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Para ficar um voo lento, pode fazer com perfil Clark Y mesmo, sem nenhum problema ou pode usar um perfil NACA2412 com 2° de incidência positiva que também será ótimo.
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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 1:54 am    Assunto: Responder com Citação

Entendido. Os dois perfis possuem boa sustentação e o NACA2412 parece ser um pouco mais rápido. Tem também o NACA2411 que é muito parecido com o NACA2412 e este eu tenho em DWG. Você vê alguma diferença entre estes dois modelos NACA?
Abs
Macs



naca2411.JPG
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naca2411.JPG



naca2412 x Clarky.jpg
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naca2412 x Clarky.jpg



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MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 3:01 am    Assunto: Responder com Citação

Bom.. testando o que entendi sobre angulo de incidência. A diferêcia entre a NACA2411 para a NACA 2412 é que a segunda tem um angulo de incidência maior. Gostaria de saber qual a diferenca exata! seria um aumento da pressão aerodinamica no bordo de ataque inferior deixando ele mais lento mas gerindo mais sustentação ? ou estou falando besteira ?

Desde já agradeço !
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MensagemEnviada: Dom Jul 11, 2010 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal,
Neste final de semana não consegui avançar muito, pois estava viajando.
Desde a última sexta-feira, recortei as asas com perfil Naca 2411, Lixei a empenagem e as duas semi-asas e recortei o perfil da fuselagem. Para a fuselagem, serão duas metades de 4 cm de largura cada, unidas longitudinalmente. Irei aliviar a fuselagem através da escavação de cavernas antes da junção das duas metades. Durante esta escavação, irei deixar os espaços e suportes para a eletrônica e lincagem. Os ailerons irei fazer de balsa, pois com esta envergadura o isopor não aguentará e irá ceder no primeiro comando.
Abaixo fotos desta etapa.
Abs
Mac2



SNC00085.jpg
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Empenagem em Sanduiche de Depron 4mm
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SNC00085.jpg



SNC00087.jpg
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Corte das semi-asas
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SNC00087.jpg



SNC00086.jpg
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Perfil da Fuselagem
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SNC00086.jpg



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MensagemEnviada: Seg Jul 12, 2010 5:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito bom, acompanhando... Smile
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MensagemEnviada: Ter Jul 13, 2010 9:55 am    Assunto: Responder com Citação

ola paderia disponibilizar a planta para nos ?

muito bom esse modelo vai ser eletrico ou glow ?

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MensagemEnviada: Ter Jul 13, 2010 10:26 am    Assunto: Responder com Citação

isaias2412 escreveu:
ola paderia disponibilizar a planta para nos ?
uito bom esse modelo vai ser eletrico ou glow ?

Isaias2412,
Não tenho a planta deste modelo. Somente os esboços e as medidas que foram publicados no começo do post. Eu redimensionei a impressão para que estivesse dentro das medidas desejadas.
Abs
Mac2

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MensagemEnviada: Ter Jul 13, 2010 11:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Preparando para fazer as cavernas. Hoje estive pensando em como fazer a estrutura interna do modelo. Como irei escavar o isopor para aliviar peso, pensei em já deixar os espaços certos para a eletrônica. A ideia é deixar o suporte dos servos, bateria e esc moldados no isopor e, se necessário, um chapeamento interno com palitos de sorvete ou compensado naval para as fixações dos servos.
A parede de fogo pretendo fazer com sanduiche de compensado de 2mm. Alguma sugestão diferente?
Abs
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Fuselagem_ACD_0 - Cópia.jpg
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Rafael Assis
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MensagemEnviada: Ter Jul 13, 2010 11:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Mac2 escreveu:
Alguma sugestão diferente?


esc na parte de cima?! Rolling Eyes
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MensagemEnviada: Ter Jul 13, 2010 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Rafael Assis escreveu:
Mac2 escreveu:
Alguma sugestão diferente?

esc na parte de cima?! Rolling Eyes

Normalmente é colocado na parte de cima, porem pretendo fazer uma abertura na fuselagem para a entrada de ar e resfriamento do ESC.
Também poderia ser feito por cima, mas acredito que teria que fazer uma entrada de ar mais "aparente" que na parte inferior. Era isso?
Abs
Mac2

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