MONTEI UM AMPLIFICADOR LINEAR,FUNCIONOU! (com Layout da PCI)
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Micro/Mini Avião
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
david loos
membro

Registro Nº 1008
Válidas:1117
Temporárias:242
Brusque SC

MensagemEnviada: Sáb Fev 18, 2006 6:49 pm    Assunto: MONTEI UM AMPLIFICADOR LINEAR,FUNCIONOU! (com Layout da PCI) Responder com Citação

e ai pessoal, tudo certo com voces??

bom, eu sou meio metido com aparelhos de radio-amador, transmissores caseiros,etc...

e eu estava pensando... quando eu quero aumentar a potencia de meus transmissores, eu coloco um amplificador linear na saida, entao me veio a ideia... porque nao montar um pequeno amplificador para colocar em BITs E FERRARIs???

bom, eu procurei pela internet varios projetos, muitos nao funcionaram, e foi em um site que eu achei este... e ele me surpreendeu!, eu cheguei a 70mts de alcance com um pedaco de fio de 40 cm como antena!!! Shocked
( e nao estava na medida certa! Shocked Shocked )

mas tudo que e bom dura pouco, o meu RX deu um curto e parou de funcionar no meio dos testes... ele estava quase nos 100mts de alcance...

este amplificador, tem autonomia de 500 mts de alcance... ( eu particularmente nao duvido! Shocked ) mas para se ter maior aproveito, deve-se usar pilhas em serie ao inves de baterias de 9v (que se compra por ai...) como fonte de alimentacao...

segue abaixo o esquema...

amplificador linear.jpg
 Description:
 Filesize:  31.32 KB
 Viewed:  7358 Time(s)

amplificador linear.jpg

Editado pela última vez por david loos em Seg Fev 27, 2006 2:20 pm, num total de 2 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
david loos
membro

Registro Nº 1008
Brusque SC

MensagemEnviada: Sáb Fev 18, 2006 6:57 pm    Assunto: Responder com Citação

a antena telescopica e na medida da frequencia, o CV descrito no esquema e um capacitor variavel do tipo trimmer ( eu usei um trimmer retirado de um radio a valvula...)

a alimentacao do circuito, pode ser uma bateria de aero ( este circuito aguenta ate 12vcc) ou pode ser usada como fonte alimentacao 8 pilhas do tipo AA recarregaveis ou nao.

a entrada ( onde esta escrito soldar na antena do TX) voce solda dentro do TX (no lugar de onde sai a antena.

e a saida ( onde esta escrita antena telescopica) voce solda na antena com a medida certa da frequencia a ser usada!)

e depois e so levar o RX cada vez mais longe e ajustar o CV para ter um melhor alcance!

OBS. o transistor BD 135 ou BD 139 deve ter um pequeno dissipador de calor.

comigo funcionou bem este projeto. e ele funciona para 27 ou 49 mHz...

logo mais postarei a antena amplificada para dar mais alcance...

valeu! qualquer coisa e so perguntar!
sthefancws
membro

Registro Nº 1393
Válidas:245
Temporárias:10
São vicente

MensagemEnviada: Sáb Fev 18, 2006 7:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito interessante isso aí.Queria saber um pouquinho mais de eletrônica em uma hora como essa.Hehehe

Abraços.
david loos
membro

Registro Nº 1008
Brusque SC

MensagemEnviada: Sáb Fev 18, 2006 7:11 pm    Assunto: Responder com Citação

isso e muito facil de se montar, ou voce compra as pecinhas em uma loja de eletronica em sua cidade e pede pra alguem motar pra voce... e muito legal o alcance!
Stuka
membro

Registro Nº 492
Válidas:647
Temporárias:374
Brasília-DF

MensagemEnviada: Seg Fev 20, 2006 9:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu jovem.....gostaria que vc. me falasse sobre a bobina....(4 voltas - de enrolamento)....nas voltas do fio dessa bobina...são mais juntas ou mais separadas??....tem alguma medida específica pra distancia dos (anéis - das voltas da bobina)?????....creio que se não tiver uma distância correta isso pode dar problemas vc. não acha?.....em outros circuitos amplificados a regulagem da frequência está justamente na distância das espiras...Seria possível vc. explicar melhor?...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ferrarinha
membro

Registro Nº 1351
Válidas:483
Temporárias:20
Minas Gerais

MensagemEnviada: Ter Fev 21, 2006 12:14 am    Assunto: Responder com Citação

sou o athlon lá no outro........
neste sistema , o ajuste de frequencia de ressonancia LC , é feito pelo capacitor variável . a bobina pode permanecer de qualquer jeito que voce fez , ela nao precisa de ajustes.
eu acho que 4 voltas é meio pouco para 29 mhz ! para ficar legal com só 4 voltas , os fios devem ser bastante próximos e o capacitor variável tem que ter capacitância alta , acima dos 100pF .
STUKA , caso voce nao entenda direito o capacitor que voce está usando , use um trimmer , daqueles amarelinhos ... e se nao achar para comprar , use um capacitor fixo de 47pF e aumente as espiras para 10 voltas , e nesse modo o ajuste é feito com a bobina.
david loos
membro

Registro Nº 1008
Brusque SC

MensagemEnviada: Ter Fev 21, 2006 2:11 pm    Assunto: Responder com Citação

ou tire o CV e faca uma bobina com 5 voltas e va comprimindo e esticando ate acertar a frequencia!

comigo funcionou so com a bobina descrita e o trimmer de radio antigo!
Stuka
membro

Registro Nº 492
Brasília-DF

MensagemEnviada: Ter Fev 21, 2006 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação

eiiiii.....senhores.....decidam .....5 ou 10 voltas na bobina?...
david loos
membro

Registro Nº 1008
Brusque SC

MensagemEnviada: Ter Fev 21, 2006 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação

eu fiz 3 voltas e usei um trimmer, mas va fazendo testes... o que vale e o alcance!!!
Stuka
membro

Registro Nº 492
Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2006 3:15 am    Assunto: Responder com Citação

ah!!!!!!!!!!!!!.....não.....cês tão de brincadeira Crying or Very sad Crying or Very sad Sad .....testes....num guento mais.....já estou a dias sem durmir.....tô parecendo um zumbi.....

será que dava pra alguem decidir quantas voltas?.....vai me poupar um mucadim de tempo.....não vou usar trimmer.....não vou encontrar o de duas saídas......so encontro os de três......
david loos
membro

Registro Nº 1008
Brusque SC

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2006 1:54 pm    Assunto: Responder com Citação

usa os trimmers de 3 saidas mas so usa 2!

ou faz algumas voltas ( de 5 a 10) e va apertando a bobina ate conseguir acertar a frequencia!
jociel luciano
membro

Registro Nº 595
Válidas:2266
Temporárias:482
Brasilia DF

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2006 2:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Stuka, o bom seria usar um trimmer ou até mesmo um capacitor variável, mas se você quiser usar um capacitor cerâmico fixo, vou te passar o numero de voltas para x capacitância.

68pF=7 á 8 voltas
82pF= 6 á 7 voltas
150pF= 4 á 5 voltas
comece pelo menor número de voltas, ou seja com 4, 6 ou 7 voltas dependendo do capacitor.

isso é só para frequênica de 27Mhz.

Se possível faça o indutor com 1cm de diâmetro e 1cm de comprimento.

O fio pode ser ultilizado qualquer um que sustence a si mesmo sem a necessidade de um ferrite, podendo ser um 17,18 ou 19 AWG, ou algum outro que vc tiver ai.

valeu
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Stuka
membro

Registro Nº 492
Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2006 8:41 pm    Assunto: Responder com Citação

eeeeeeeebbbbbbbaaaaaaaaaa.....achei um capacitor variável.....num micro-sistem que desmanchei aqui em casa....ahahahahahaha......

Jociel....lembra daquele TX com CI de bolha?....pois então....já enfiei 12 volts na cara do sacripanta.....testei e ficou joia....é o quinto pino ....mais tarde eu vou testar o alcance....
jociel luciano
membro

Registro Nº 595
Brasilia DF

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2006 8:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Stuka escreveu:
eeeeeeeebbbbbbbaaaaaaaaaa.....achei um capacitor variável.....num micro-sistem que desmanchei aqui em casa....ahahahahahaha......

Jociel....lembra daquele TX com CI de bolha?....pois então....já enfiei 12 volts na cara do sacripanta.....testei e ficou joia....é o quinto pino ....mais tarde eu vou testar o alcance....

beleza Stuka, mais cuidado pra não torrar ele..

valeu

Stuka
membro

Registro Nº 492
Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2006 9:00 pm    Assunto: Responder com Citação

torrar quem?....o TX ou o capacitor?....hehehhe....se for o TX num torra não.....já deixei ele ligado de ontem pra hoje pra ver se guenta o tranco e num é que guentou o tranco!...estou terminando a antena....pra testar o alcance....se tudo der certo...o N20 já tá prontinho...o biplaninho quase pronto tambem.....e teremos mais um micro.....

OBS....o N20 que preparei com redução é capetinha.....não medí....mas creio que o impulso estático dele ultrapassa 30 gramas com hélice 6x5 GWS.....ficou muito bommmmmmmmmm.....já tenho o 4013 (SMD) e o 2205....(pra fazer o 3º canal se eu quiser.....mas por enquanto estou aguardando o Oscar testar um ESC-BIT que devolvi pra ele. ( Eu estava com medo de ligá-lo, então devolvi pra ele testar....
Stuka
membro

Registro Nº 492
Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2006 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação

observando as figuras dos timmer`s acima...o que está nas placas velhas que tenho em casa ( é igual ao BRANCO)....vou caprichar no amplificador.....vou começar a desenhar a plaquinha dele hoje.....nunca mexi com isso ....será a primeira vez que vou queimar uma plaquinha de circuito impresso....heheheheh....mas num tem mistério não....quero fazer no capricho....
jociel luciano
membro

Registro Nº 595
Brasilia DF

MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2006 10:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Stuka escreveu:
torrar quem?....o TX ou o capacitor?....hehehhe....se for o TX num torra não.....já deixei ele ligado de ontem pra hoje pra ver se guenta o tranco e num é que guentou o tranco!...estou terminando a antena....pra testar o alcance....se tudo der certo...o N20 já tá prontinho...o biplaninho quase pronto tambem.....e teremos mais um micro.....

OBS....o N20 que preparei com redução é capetinha.....não medí....mas creio que o impulso estático dele ultrapassa 30 gramas com hélice 6x5 GWS.....ficou muito bommmmmmmmmm.....já tenho o 4013 (SMD) e o 2205....(pra fazer o 3º canal se eu quiser.....mas por enquanto estou aguardando o Oscar testar um ESC-BIT que devolvi pra ele. ( Eu estava com medo de ligá-lo, então devolvi pra ele testar....
Tive problemas usando 12,6v em um TX 35Mhz, acredito eu que foi o cristal que nao aguentou oscilar constantimente com essa tensão e danificou, cuidado com isso também.
Embora o rádio tenha passado a noite ligado não significa muita coisa, porque o mesmo não estava operando, seria diferente se deixa-lo a noite ligado com algum botão precionado, ai sim teria a prova real.

valeu

BigEspectro
membro

Registro Nº 798
Válidas:4431
Temporárias:624
...volta obrigatória e necessária...

MensagemEnviada: Qui Fev 23, 2006 2:08 am    Assunto: Responder com Citação

Esse esqueminha apresentado com os famozos BDs, exatamente esse, usei por muito tempo numa rádio pirata.
Se no lugar de ligar a atena do tx, vc colocar a saída de um radinho ou qualquer outra coisa maior, vc estará retransmitindo aquele rádinho na sua piratinha.
O transistor deverá estar com 5 cm de caninho de alumínio enfiado na parte metálica dele para dissipar o calor.
O ajuste da frequencia, se obtem regulando o capacitor em conjunto com a bobina.
O MELHOR MATERIAL PARA ESSA BOBINA, É FIO DE TELEFONE, DAQUELES DUPLOS E PRETOS........VC DESCASCA O DANADO E NUMA CANETA BIC, ENROLA DE 4 A 5 ESPIRAS, NÃO MAIS.
Em especial para ESTE caso, aumentando a voltagem aumenta o alcance, e esse tipo de oscilador aguemta até 48 volts se bem refrigerado. Cansei de usar duas baretias de carro num total de 24 volts sem desligar por mais de 6 meses com medo de perder a frequencia, sem problemas até na hora de carregar as baterias, eu não desligava o danado.
Para o aeroplano, pode até funcionar, mas ha que se tomar o cuidado já que , como esse esquema não tem tanque de saída, expúrios, harmonicas voam pelo espaço e podem interferir em outros equipamentos.
Façam um teste: coloque o transmissor em cima de uma árvore com uma bateria de 9 v e uma anteninha dipolo de 075 cm x 075cm, sintonise a portadora no rádio FM do carro, e saia com ele pra ver onde chega.......
Garanto que até 2 kilometros com certeza vc vai ouvi-lo..............
Stuka
membro

Registro Nº 492
Brasília-DF

MensagemEnviada: Qui Fev 23, 2006 2:34 am    Assunto: Responder com Citação

heheheh...interessante Big......

Jociel.....passou a noite pressionado......só que com o Rx desligado.....Cheguei muito tarde e não testei o alcance ainda....mas até o feriado tá testado o alcance. Por precaução, vou baixar a tensão pra 9,6v usando 8 células de 600mah de celular de Nimh.
david loos
membro

Registro Nº 1008
Brusque SC

MensagemEnviada: Qui Fev 23, 2006 1:55 pm    Assunto: Responder com Citação

eu queria saber qual e a antena ideal para este amplificador linear, pois cada antena tem uma forma de liberar seu expurios,etc... eu queria saber que antena eu teria mais ganho!

a plano terra e boa? ou eu uso so a antena normal com a medida certa?
( fiz o meu teste com um pedaco de fio de telefone! com 90 cm de comprimento!)

estou comecando a fazer uma plaquinha no paint, ai voces podem fazer o amplificador em circuito impresso!
Stuka
membro

Registro Nº 492
Brasília-DF

MensagemEnviada: Qui Fev 23, 2006 7:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Estamos aguardando o desenho David....
Ferrarinha
membro

Registro Nº 1351
Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2006 12:28 am    Assunto: Responder com Citação

EU ( athlon) usava esses amplificadores em minhas FM piratinhas , eu botava 3 transistores desse em paralelo ....... o sinal ia longe co minha antena dipolo que tinha 15M de altura , levada por cabo coaxial....... o alcance era de 8KM!!!!

mas esses BD135 sao meio vagabundos para RF , porque nao foram projetados para isso........ ( alguns lotes desse transistor nao oscilam em RF... )
se usar um 2N2218 no lugar , o resultado é bem melhor.
No outro fórum , eu postei meus resultados com este tipo de amplificador no TX no outro fórum........ o alcance com antena telescópica ( no tamanho certo)
nao foi muito grande ...( uns 5 metros á mais)
e simulando no PC , eu fui descobrir a causa....... com o capacitor de entrada valendo 47pF , o transistor nao transmitia mais que 50mW !!!
aí eu troquei o capacitor de entrada para um valor de 1nF (1000pF) e o transistor começou á mandar mais de 300mW em uma carga de 50 ohms (antena).
Ferrarinha
membro

Registro Nº 1351
Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2006 12:33 am    Assunto: amp tx Responder com Citação

Aqui vai uma foto dos trimers que eu usava ( de dois pinos)

TrimersM.jpg
 Description:
 Filesize:  5.88 KB
 Viewed:  7624 Time(s)

TrimersM.jpg

"O próximo grande passo da humanidade será a descoberta de que compartilhar é mais eficiente que competir"
BigEspectro
membro

Registro Nº 798
Válidas:4431
Temporárias:624
...volta obrigatória e necessária...

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2006 8:58 am    Assunto: Responder com Citação

Existem "ns" formas de se fazer, tenho uma pirata com transitores dos rádios velhos da polícia que chegam a 14 kilometros, mas para amplificar o sinal do tx, a coisa é bem complicada já q vc vai ter que fazer ele oscilar na frequencia do rx he he he, ai o bixo pega........
é bom lembrar que esse reverberador, trabalha em FM unicamente.
david loos
membro

Registro Nº 1008
Brusque SC

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2006 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação

e bom saber que tem gente interessada nesta area da eletronica...

bom, pesquisando mais coisas, achei um reforcador de sinais (na revista saber eletronica de 1988) o artigo diz que este dispositivo reforca os sinais de RF que entra em um receptor, entao, se tem mais forca,tem mais alcance...

imagina se fizer este amplificador linear no TX e colocar o reforcador de sinais no RX... sera que o ferrari chega a 1Km????
Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Micro/Mini Avião Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum
Loja do Aero