Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado
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MensagemEnviada: Ter Set 14, 2010 11:25 am    Assunto: Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado Responder com Citação

Bom dia pessoal do E-Voo, quero converter meu Osmose 70. Atualmente uso um motor YS 63S com pipa Hatori, e o peso do modelo abastecido é de 3,10 kg e "vazio" é de 2,81 kg. O peso do motor, pipa, tanque, mangueiras, servo e linkagem do acelerador é de 665g. O desempenho desse YS no modelo é ótimo, mas tenho outros planos para ele (outro modelo), ele gira uma hélice APC 13x6 Sport a 10.000 RPM. Pesquisei bastante, mas são tantos setup´s diferentes que fiquei um tanto confuso. Gostaria de ter pelo menos a mesma performance do YS (13x6 a 10.000 RPM) e se possível com bateria 4S pois meu carregador só suporta até 4S, e vou comprar tudo na Hobby City.

Conto com a ajuda de vocês...

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Fernando Fávero
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."


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MensagemEnviada: Ter Set 14, 2010 9:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Para ter giro e torque como um YS 63S, vai precisar de um motor no mínimo com estator 40x20 e ~500kv para ser utilizado com LiPO 6s... e que suporte alta potência (>1kW).

LiPo 4s é muito pouco para um modelo desse porte e dificilmente chegaria a mesma potência de um YS 63S! No mínimo LiPO 5s!

Uma sugestão seria o TR SK 5055 580kv que ainda fica bom com LiPO 5s.

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=71
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Gustavo Murad
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MensagemEnviada: Ter Set 14, 2010 11:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Esse motor + bateria 5S 3000mAh 30C + ESC 60A fica pesando 884g .....
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MensagemEnviada: Ter Set 14, 2010 11:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo Murad escreveu:
Esse motor + bateria 5S 3000mAh 30C + ESC 60A fica pesando 884g .....

60A é pouco hein!
Eu colocaria no mínimo um de 80A e "dus bão" ainda. O motor tem pico de 70A ...
Abs
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MensagemEnviada: Ter Set 14, 2010 11:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é, eu joguei isso pra tentar minimizar, mas de todo jeito que faz fica mais pesado.

Mas ele falou que o peso do conjunto é 665g, mas tanque cheio ou vazio?

Seria legal saber , para ter uma noção melhor...
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MensagemEnviada: Ter Set 14, 2010 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo Murad escreveu:
Pois é, eu joguei isso pra tentar minimizar, mas de todo jeito que faz fica mais pesado.

Mas ele falou que o peso do conjunto é 665g, mas tanque cheio ou vazio?

Seria legal saber , para ter uma noção melhor...

Pelo que está escrito, entendi que os 665 são com tanque vazio, aí teria que acrescentar os 290g do combustível (acho que é esta a conta)
Abs
Marco Aurelio (Mac2)

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MensagemEnviada: Qua Set 15, 2010 1:06 am    Assunto: Responder com Citação

Mac2 escreveu:
Gustavo Murad escreveu:
Esse motor + bateria 5S 3000mAh 30C + ESC 60A fica pesando 884g .....

60A é pouco hein!
Eu colocaria no mínimo um de 80A e "dus bão" ainda. O motor tem pico de 70A ...
Abs
Marco Aurelio (Mac2)


Meu 5055 está rodando com uma hélice Master Airscrew K-series 12x6 para glow, com 6S, estou usando um Esc Turnigy de 80A e a toda potência com o Timming no médio está dando 65A.

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MensagemEnviada: Qua Set 15, 2010 9:15 am    Assunto: Responder com Citação

Gustavo Murad escreveu:
Pois é, eu joguei isso pra tentar minimizar, mas de todo jeito que faz fica mais pesado.

Mas ele falou que o peso do conjunto é 665g, mas tanque cheio ou vazio?

Seria legal saber , para ter uma noção melhor...


O peso sem motor, tanque, servo do acelerador, é aproximadamente 2,1 kg

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MensagemEnviada: Qua Set 15, 2010 9:27 am    Assunto: Responder com Citação

Bom, tenho um setup para vocês:

Motor - http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8490&Product_Name=Turnigy_4258_Brushless_Motor_800kv
Speed - http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10331&Product_Name=Turnigy__Brushless_ESC_85A_w/_5A_SBEC
Bateria - http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9506&Product_Name=Turnigy_3600mAh_4S_30C_Lipo_Pack

Motor: 265g
Speed:60g
Bateria: 395g
Total: 720g
Peso total do modelo: 2865g

O que o pessoal acha ?
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MensagemEnviada: Sex Set 17, 2010 5:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Olhei esse setup hoje de manhã e achei ele interessante... o que o pessoal tem a dizer ?

Motor - Turnigy AerodriveXp 42 SK Series 42-50 650Kv / 1150w
Bateria - Turnigy 3300mAh 5S 30C Lipo Pack
Speed - Turnigy Brushless ESC 85A w/ 5A SBEC

Este setup pesa 750g. Calculei o desempenho no DriveCalc e gostei do resultado. Acho que ficaria muito bom com o peso final do modelo em 2.895g.

APC 13x6,5E - 8762 RPM - 40,6A - 17,18V - 697,8W - 3.208g - 87km/h

APC 14x7E - 8405 RPM - 48,1A - 16,94V - 814,5W - 3.614g - 90km/h

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MensagemEnviada: Sex Set 17, 2010 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação

De acordo com a Bungymanina esse motor consome mais do que isso com essa bateria e hélice, olha só:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=72

Com hélice 12x8 consome 44A, com hélice 13x6.5 deve passar disso.....

Daria cerca uns 5min de vôo dependendo da aceleração....

Mas fica um setup bem forte sim.
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MensagemEnviada: Sex Set 17, 2010 6:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo Murad escreveu:
De acordo com a Bungymanina esse motor consome mais do que isso com essa bateria e hélice, olha só:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=72

Com hélice 12x8 consome 44A, com hélice 13x6.5 deve passar disso.....

Daria cerca uns 5min de vôo dependendo da aceleração....

Mas fica um setup bem forte sim.


não são motores diferentes??? ou so muda a carcaça???
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MensagemEnviada: Sex Set 17, 2010 6:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo Murad escreveu:
De acordo com a Bungymanina esse motor consome mais do que isso com essa bateria e hélice, olha só:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=72

Com hélice 12x8 consome 44A, com hélice 13x6.5 deve passar disso.....

Daria cerca uns 5min de vôo dependendo da aceleração....

Mas fica um setup bem forte sim.


Gustavo, a 12x8 e a 13x6 são praticamente "quase" igual em se tratando de consumo. Tenho experiencia nos glows, se uma 13x6 dá 10krpm a 12x8 dá 9krpm... Talvez o consumo fique legal...

Veja nesse mesmo site que indicaste que a 13x8 consome 54A então a 13x6 deve ficar em torno de 50A

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MensagemEnviada: Sex Set 17, 2010 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo, você saberia me dizer quanto esse motor SK4250-650kv consome a meio motor ? Aproximadamente ?
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MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2010 12:22 am    Assunto: Responder com Citação

Padero,

Acho que pra definir um motor melhor pra você, precisamos saber de algumas coisas:

1- Você quer um motor com desempenho próximo do YS 63S (13x6 a 11100RPM) , ou apenas um motor que voe o aeromodelo ?

2- Com o YS 63S era necessário voar a "full" em algum momento ?


Porque todos motores com baterias citados até agora ficam um pouco a baixo do que o YS 63S faz.

E também porque se for pra voar a "meio motor" dá pra pegar uma configuração elétrica que traga mais benefícios!

Respondendo sua pergunta: É quase impossível saber se o consumo a meio "acelerador" sem fazer o teste com essa aceleração, pode ele pode ser menos ou mais da metade do consumo a "full".

Mas posso lhe garanti que com metade da rotação máxima, o consumo é MENOR QUE a metada do consumo com essa rotação máxima.

Como exemplo, o SK4250-650 consome 54A com bateria 5S e rodando uma hélice 13x8 a 9810RPM. Se você reduzir o acelerador para 4905RPM o consumo deve ficar abaixo de 27A !!


Outra coisa que vale lembrar!!!!

Esse motor tem corrente contínua de 40A !!!!
A máxima é de 50A, que deve ser durante alguns segundos (não achei especificação sobre isso) !!!!!

Então se tá rodando a 50A já está ERRADO, o ideal é o motor rodar a 40A sempre, para que a folga seja para imprevistos (sujeira, curto, balanceamento hélice, etc).
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MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2010 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

olá..apenas p contribuir com vc, comprei dois esc's deste q vc colocou o link...bom, um estou usando com um hacker A40, em 4S, girando uma 13x6,5 APC E ;este aí até agora está agüentando o tranco;O outro coloquei em teste com um Rimfire 50-55-500kw, girando uma 15x8 APC E em 6S...o consumo bateu em 72A e o esc morreu após o primeiro teste de 8 min em solo.Então, se vc pretende usar ele na faixa de 40 a 50A, e até uns 5S, pode até agüentar...mas acima disto, eu não recomendaria...50% de aproveitamento não é muito animador...até pq, tbm não é tão barato assim q valha correr o risco.Sei q o rimfire q estou usando não se compara em preço com o setup q vc pretede utilizar, porém, estou com dois destes, um em um extra 60 da WM, pesando 3,9kg, e em 6S, girando uma 15x8 APC, voa com meio stick.O outro esta em um pulse 125 XT da H9,tbm em 6S, este está pesado, 4,9kg, mas como o perfil de asa é diferente, tbm voa com meio stick...demora um pouco mais p decolar (ou seria descolar !!!), mas é um motor inacreditável !!! só p informar, o esc do extra é um Castle 85HV e o esc do Pulse é um Turnigy Sentilon HV 100A.Os dois ficam frios o tempo todo !!!!

Marocco.
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MensagemEnviada: Ter Set 21, 2010 6:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, vou fazer alguns testes com o YS 63S medir a RPM com a 13x6 e com a 12x6 para termos uma boa base de dados e escolher melhor. Vou abusar dele e ver quantas vezes eu utilizo todo o motor.
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MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom dia pessoal,

Bom depenei o Osmose para saber o peso dele "vazio", tirei tudo (motor, servo do acelerador, bateria do receptor, tanque, etc) deixei apenas o montante pois acredito que o peso do mesmo para o motor elétrico seja bem parecido. Pesei o spinner e a hélice APC 13x6 sport que eu tenho junto...

Ficou assim: 666g da asa + 1310g da fuselagem(com spinner, hélice e montante glow) = 1976g

Agora podemos escolher melhor.

Aproveitanto o post:

Motor - Turnigy 42-60C 500kv ou HXT 42-60 600kv - 280g
Speed - Turnigy Super Brain 80A - 52g
Bateria - Zippy 5S 4000mAh 20C - 499g (boa autonomia)

Segundo o site www.bungymania.com este motor HXT gira hélice 13x8 APC E a 8900RPM consumindo 45A com empuxo de 3930g e 87 km/h

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MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 5:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Esse motor acredito que seja mais acertado em potência para substituir YS 63S, deve dar mais de 9000RPM com hélice 13x6 ficando próximo do glow.

Como o caioect disse com 6S e um motor de 500kv ficaria mais exato (11000RPM), mas para 5S vai ficar algo abaixo do 10000RPM mesmo.

O peso também ficou próximo ao peso com tanque vazio, então deve voar muito bem principalmente no começo do vôo, a medida que tensão for caindo vai caindo a potência (principalmente nas Lipos) mas acho que mesmo assim vai ser um vôo legal.

Voando "no talo" autonomia de 4~6min, para esse setup não é ruim não
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MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 5:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho que pedir desculpas para o pessoal pois eu troquei as informações sobre o YS-63S. Na verdade ele gira a hélice APC 12x6 @ 11.100 RPM e a APC 13x6 @ 10.000 RPM cravados.

Gustavo, com 6S o consumo não iria aumentar muito?

OBS.: de tanto analisar os testes do site bungymania.com vi alguns dados que me parecem "errados". Exemplo: a hélice 14x7 deveria consumir menos que a 13x8 mas nos testes tem um consumo de 7A a mais, visto que o aumento de 1 polegada no passo "mata" mais o motor que 1 polegada a mais no diâmetro... o mesmo pensamento vale para o empuxo, a 14x7 não deveria fornecer mais empuxo que a 13x8 ?

Outra constatação: no teste do motor SK 42-50 - 650kv diz:
APC E 13x8 - 9120 RPM - 3497g
APC E 14x7 - 8640 RPM - 3900g

No teste do motor TR 42-60 - 600kv diz:
APC E 13x8 - 8940 RPM - 3930g
APC E 14x7 - 8580 RPM - 3628g

Fica aí a minha dúvida... Qual será que foi o procedimento desses testes ??????
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MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Padero,

Pessoalmente não gosto dos testes do Bungymania.

Mas que existe "explicação" pra isso existe....

1-Porque uma hélice com com diferença de 1 polegada no diâmetro e -1 no passo pode consumir mais ?

Porque o motor tem uma faixa de hélices na qual a eficiência é maior, ultrapassar esse "limite" faz com que a eficiência caia muito e o consumo aumente de forma abrupta.
No caso específico do motor 4260 e dos testes da Bungymania perceba o seguinte:

"13x8 TUN WOOD E"
Hélice de madeira própria para elétricos, possivelmente bem balanceada.

"14x7 APC E"
Hélice APC para motores direct drive, boa porém costuma vir mal balanceada.

2- Hélice de maior diâmetro fornecendo menos empuxo ?

Hélices deitas de materiais diferentes (madeira, plástico) ou com formato levemente diferentes tem empuxos diferente para mesma rotação!!
Outro fator que pode ter acontecido para dar esse resutado da 14x7 é o que eu respondi no na pergunta número 1, o motor tem baixa eficiência com essa hélice fazendo com que a rotação reduza de uma forma não proporcional a 13x8!!

3-E no caso de hélices iguais rodando na mesma velocidade ?

Simples, os testes podem ter sido feitos em altitudes diferentes, e isso influi bastante no empuxo!




Agora sobre o YS-63S girar umas 12x6 a 11000RPM e a 13x6 a 10000RPM então realmente não vai precisar de usar um motor com 6S.

No caso de 6S, seria a sugestão do caioect: motor 500kv com 6S, dai o consumo fica é MENOR e não maior como você pensou.

Exemplo de motor da bungy é o HXT50-55B, que consumindo apenas 44A roda uma 14x7 a 11800RPM!! (ficaria um acima do seu glow no caso)


Se você quer testes para conversão bem feitos e que fazem sentido esqueça a Bungymania, temos coisa muito melhor aqui no fórum:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736
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MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 8:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo Murad escreveu:


Exemplo de motor da bungy é o HXT50-55B, que consumindo apenas 44A roda uma 14x7 a 11800RPM!! (ficaria um acima do seu glow no caso)

Se você quer testes para conversão bem feitos e que fazem sentido esqueça a Bungymania, temos coisa muito melhor aqui no fórum:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736


Gustavo, uma hélice 14x7 APC E, segundo o Drive Calc, girando a 11800 RPM consome 1976,8 W !!!!!!! Acho que você esta equivocado... ainda mais a 44A...
Shocked
Vou continuar pesquisando testes mais confiáveis... Confused

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MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Se existe um équivoco não é meu com certeza, eu não inventei isso ai eu copiei da Bungymania.

Para ser mais exato eu copiei essa informação daqui:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=33


Outra coisa que você não deve NUNCA CONFIAR é o Drivecalc .....

Muitos motores ali são adicionadas por comparação com parâmetros de outros motores e não simulam em nada a realidade....



Sobre aumentar o tamanho do motor, aumentar a tensão a corrente tende a diminuir sim mesmo com hélice maior girando numa velocidade maior!
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MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 9:42 am    Assunto: Responder com Citação

Gustavo, no link que você passou diz o seguinte: Lipo 6S - APC 14x7 E - 44,1A - 935W - 8580RPM - 3846g

E não os 11.800 RPM que você disse...

Bom "equivocos" à parte... Very Happy Very Happy Very Happy

Bom, de qualquer forma acho que vou apostar no Turnigy 46 60, e acho que vou no de 600 Kv pois minha intenção é usar 5S mesmo e deixar o equipamento leve...

Tenho um colega que tem bateria 5S e 6S ambas de 3000mAh, vou fazer uns testes com as baterias dele antes de comprar a bateria...

Como o speed control tem telemetria, vou postar os resultados aqui e vou procurar ser o mais coerente possível.

Por enquanto obrigado a todos pelas sugestões!

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Fernando Fávero
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MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 4:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom pessoal, escolhi o motor com a ajuda das MP´s do amigo Caioect:

Motor Turnigy 50-55A 400kv - 300g
Speed Control Turnigy SuperBrain 80A - 52g
Bateria Zippy 6S 4000mAh 20/30C - 590g

Peso do aero = 1.976g
Peso do setup = 942g
Peso total = 2.918g

Fiz um teste rápido com este motor onde apenas medi a rotação com 6S e hélice APC 14x7E, speed Turnigy plush 80A e bateria Turnigy 6S 3000mAh 20/30C, atingiu 8500 RPM (DriveCalc acertou na mosca!). Com outra bateria, agora uma Zippy 5S 5000mAh 20/30C, com a mesma hélice e speed, ele atingiu 7500 RPM (DriveCalc acertou novamente).

Usando o DriveCalc, a hélice APC 14x7 E com 6S deve consumir 43A o que seria um consumo muito bom, uma projeção com a APC 15x8E e 6S deve consumir 54A porém com rotação de 7500 RPM e 4,3 kg de empuxo. Esta é a hélice que pretendo utilizar.
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