Teste Tucano: Blocos + Entelagem com papel sulfite + tinta

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Teste Tucano: Blocos + Entelagem com papel sulfite + tinta

Mensagem por John-Henrique »

Desde que iniciei conheci várias técnicas de construção, mas sem duvida a que mais me agradou foi a construção em blocos, este foi o primeiro modelo que fiz usando esta técnica. O resultado não foi exatamente como esperava, por culpa minha, para tentar aprender mais, peguei 3 fotos do Tucano T-27 (naquela cor laranja/branco) com visões diferentes (3 vistas) e fui desenhando no computador. Nada muito avançado, fiz no CorelDRAW mesmo.

Cortei as chapas com os moldes, visitei 2 lojas de móveis e coletei alguns blocos de isopor de eletrodomésticos (freezer e geladeira), não sei dizer qual tipo de isopor é, mas é bem resistente. Peguei, as partes separei o que dava para aproveitar o que não dava e fui cortando com fio quente, tentando montar blocos.

Dediquei cerca de 1 hora por dia por 5 dias para produzir o modelo a partir desta 'planta' que fiz. Depois de cortado todas as partes, iniciei o processo de lixar e posteriormente entelei usando papel sulfite (comum mesmo pra usar na impressora), porque escolhi este? O modelo tinha como cor predominante o branco, logo, já seria branco :wink:

Nunca havia realizado entelamento com vinil, no máximo passava fita larga (transparente) para dar um reforço e era isso, então, o trabalho não ficou lá estas coisas, mas o objetivo aqui é apenas apresentar o resultado destes testes. Achei aceitável o resultado por ser a primeira vez que fiz... mas provavelmente alguns VÁRIOS de vocês possam fazer muito melhor.

Dados do modelo
Envergadura: 1000 mm
Peso eletrônica: 456 gramas
Peso total: 643 gramas (sem bateria)
Motor: Emax CF 2822
ESC: Hobby Wing 30A
Hélice: EP 8040
Servos: 4 x 9 gramas
Bateria: Rino Power 3300 mAh ou Turnigy 1000 mAh

Entelagem
Utilizei papel sulfite, para fixa-lo dilui cola branca numa proporção 1:1, e apliquei no isopor com pincel, uma camada bem fina, deixei uns minutos secando e fui fixando o sulfite, de inicio ele não cede e fica enrugando, mas alguns segundos depois (quando a água molha ele) começa a ficar meio elástico (bem pouquinho), neste momento você ajeita para remover as ruguinhas, as ruguinhas menorzinhas saem sozinhas quando a cola seca toda. Não usei ferro, nem secador.

Depois de aplicar o sulfite apliquei outra camada de cola diluída, removi as pontas e depois de seco utilizei cola branca não diluída para colar partes e emendas do papel.

Pintura
Tenho disponíveis algumas tintas que sobraram de uma pintura do comodo onde guardo meus modelos por coincidência as cores eram laranja e branco. É tinta de parede e são a base de água, então podia inclusive pintar diretamente no isopor, mas preferi não fazê-lo, primeiro entelei, apliquei uma camada de cola e posteriormente pintei, para ter um resultado melhor visualmente.

A pintura foi simples mesmo, utilizei fita adesiva para delimitar áreas e com rolinho pintei as áreas maiores e depois com pincel retoquei detalhes e cantos.

Fuselagem
Infelizmente a primeira vez novamente não me agradou :| fiz os moldes de 'metade' (lado direito, depois vira pra fazer o esquerdo ai emenda), os encaixes não ficaram legais e a característica do modelo se perdeu. Não imaginei que precisasse alinhar os moldes e foi este meu outro erro.

Asas cortadas
Asas cortadas
DSCN2630.jpg (30.41 KiB) Exibido 3999 vezes

Longarina com pedaço de aluminio
Longarina com pedaço de aluminio
DSCN2642.jpg (18.44 KiB) Exibido 3999 vezes

Estabilizador horizontal com perfil
Estabilizador horizontal com perfil
DSCN2637.jpg (26.58 KiB) Exibido 3999 vezes

Blocos empilhados (lado direito e lado esquerdo)
Blocos empilhados (lado direito e lado esquerdo)
DSCN2648.jpg (30.95 KiB) Exibido 3999 vezes

Fuselagem montada
Fuselagem montada
DSCN2653.jpg (22.1 KiB) Exibido 3999 vezes

Pausa para gordisse...
Pausa para gordisse...
DSCN2660.jpg (39.99 KiB) Exibido 3999 vezes
Editado pela última vez por John-Henrique em Sex Jul 31, 2015 10:37 pm, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Teste Tucano: Blocos + Entelagem com papel sulfite + tinta

Mensagem por John-Henrique »

Fuselagem lixada e marcada para cortar
Fuselagem lixada e marcada para cortar
DSCN2664.jpg (20.5 KiB) Exibido 3994 vezes

Fuselagem cortada (outro erro)
Fuselagem cortada (outro erro)
DSCN2665.jpg (24.47 KiB) Exibido 3994 vezes

Aeromodelo pronto
Aeromodelo pronto
DSCN2666.jpg (39.03 KiB) Exibido 3994 vezes

Vista superior
Vista superior
DSCN2671.jpg (26.66 KiB) Exibido 3994 vezes

Asa entelada e pintada
Asa entelada e pintada
DSCN2669.jpg (26.86 KiB) Exibido 3994 vezes
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Teste Tucano: Blocos + Entelagem com papel sulfite + tinta

Mensagem por John-Henrique »

O que melhorar?
1 - Numa próxima construção vou modificar a planta para blocos inteiros (e não apenas 1 lado) e adicionar a ela uma marcação para orientar a altura da peça na hora de colar.

2 - Trabalhar mais a entelagem, cortar pedaços utilizando a peça ou fuselagem dará melhor resultado.

3 - Lembrar de adicionar trens de pouso =D esqueci completamente e não quis estragar os blocos depois que colei.

4 - Deixar de preguiça e pintar de branco as áreas brancas, neste modelo alguns sulfites apresentam uma cor amarelada (veja fotos da asa)
Avatar do usuário
Fndmota
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Ter Nov 19, 2013 6:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Re: Teste Tucano: Blocos + Entelagem com papel sulfite + tinta

Mensagem por Fndmota »

Boa tarde John, Belo avião.
Cara estou com um projeto de um desses na lista. Baixei um modelo no Solidworks e criei as secções para cortar e depois juntar as partes.
O problema foi pensar em uma maneira de juntar as partes e manter o alinhamento.
Uma ideia é fazer dois ou mais furos coordenados e depois montar com vareta de fibra, uma de cada lado.
Não sei se funciona, mas parece uma boa.
Anexos
17.jpg
17.jpg (21.5 KiB) Exibido 3955 vezes
16.jpg
16.jpg (19.17 KiB) Exibido 3955 vezes
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Teste Tucano: Blocos + Entelagem com papel sulfite + tinta

Mensagem por John-Henrique »

Foi assim que imaginei depois de notar o tamanho do problema, o modelo perdeu todo o perfil original do jeito que eu fiz, não só pelo alinhamento dos blocos mas também do alinhamento dos moldes na hora de cortar. Nesta tua imagem, os bloco estão inteiros, fiz o meu apenas um lado de cada bloco e isso foi outro ponto negativo.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Teste Tucano: Blocos + Entelagem com papel sulfite + tinta

Mensagem por John-Henrique »

Pra variar o espaço interno que sobrou no aeromodelo, não permitia colocar uma bequilha móvel, dai fiz uma bequilha móvel sem o servo do leme (que acabou ficando pra cauda). A bequilha é solta, como nos carrinhos de supermercado, testei no asfalto e consigo taxiar, porém exige uma área de uns 3 metros para fazer o retorno e é necessário estar em movimento.
Base para bequilha dianteira
Base para bequilha dianteira
DSCN2688.jpg (38.57 KiB) Exibido 3763 vezes

Bequilha pronta
Bequilha pronta
DSCN2691.jpg (32.41 KiB) Exibido 3763 vezes

Aeromodelo pronto para voo, com spinner e rodas
Aeromodelo pronto para voo, com spinner e rodas
11695817_10207433514145470_4182495474376546935_n.jpg (19.92 KiB) Exibido 3763 vezes

Aeromodelo pronto para voo, com spinner e rodas
Aeromodelo pronto para voo, com spinner e rodas
11403167_10207433513305449_3600094662175312105_n.jpg (23.35 KiB) Exibido 3763 vezes

Aeromodelo pronto para voo, com spinner e rodas
Aeromodelo pronto para voo, com spinner e rodas
DSCN2694.jpg (38.16 KiB) Exibido 3763 vezes

Aeromodelo pronto para voo, com spinner e rodas
Aeromodelo pronto para voo, com spinner e rodas
DSCN2692.jpg (30.95 KiB) Exibido 3763 vezes
Responder