Morane Saulnier H de fibra

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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JeanCS
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Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor JeanCS » 23 Out 2017 17:13

Boa tarde colegas,
Vou compartilhar a construção de um Morane Saunier H, um famoso avião esporte francês da década de 10, que ganhou vários prêmios e impactou o design de novos aviões na época. Abaixo uma foto de uma réplica:
moraneH.jpg
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Este garotão sempre esteve na minha lista de desejos. Pretendo utilizar uma planta pra balsa do Dom Martin (1983), feita para o motor .049 e envergadura de 39". Tenho boas referências desta planta, está relativamente original. Apenas o conjunto de cauda foi levemente aumentado, para garantir um voo adequado para 3 canais, o que vou manter pra não mexer na planta. O avião não possuia ailerons, o trabalho era feito por deflexão da asa, assim como o modelo dos irmãos Wright. Os planos de cauda também se moviam inteiramente. Isso foi um pouco alterado pelo Dom Martin, mas de uma forma leve. Outra modificação diz respeito ao deslocamento da asa para trás de forma a conseguir ajustar o CG devidamente, Pois no original a fuselagem era em tela, e era muito leve. O perfil da asa também foi alterado para o NACA 6409, pois o original era muito fino e frágil.
Pretendo fazer em Fibra (vidro e carbono) e sei que será difícil manter o peso para um avião tão pequeno, assim, reescalei a planta para uma envergadura na faixa de 140 cm. O que ainda é pequeno e não deixa muita margem no peso. Assim partirei pra algumas formas de construção que são novidade pra mim, embora já tenha feito várias construções utilizando moldes convencionais. Outras imagens:
morane2.jpg
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morane1.jpg
morane1.jpg (33.19 KiB) Exibido 466 vezes

Vou usar este modelo belga, pra ser a base do acabamento, que será em pintura. Vendo as maravilhas que o pessoal no RC groups faz usando a técnica do Lost Foam, imaginei um ponto de partida, assim:
processo1.jpg
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1) Fazer o plug em P2 ou P3, Aplicar algum desmoldante que não agrida o Isopor (Cera, PVA,..);
2) Aplicar camadas de fibra de vidro;
3) Derreter o plug usando algum solvente (Acetona, Thinner,...).
Fiz o cowl do outro avião assim, e gostei do resultado. Mas achei que fica meio pesado e que funciona melhor para fuselagens cheias de curvas. Acho que superfícies planas de fibra acabam só tendo efeito estrutural em um eixo, no outro fica mole. A menos que se faça uma placa grossa, mas aí já não é fuselagem, é canhão...Pelo que tenho visto fica bom em superfícies curvas algo do tipo 3-4 camandas de fibra de 100 g/m2, o que é pesado. Em seguida imaginei outra forma de fazer:
processo2.jpg
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1) Sobre o plug, fazer uma trama com rover de carbono e resina, em baixo-relevo, pra são alterar a altura das camadas de fibra;
2) Fazer exatamente igual ao caso anterior.
Assim tenho certeza que conseguirei usar menos camadas de fibra de vidro, pois já fiz vários modelos de barcos assim e fica muito bom, desde que o carbono seja aplicado tensionado, e o peso dele é mínimo e funciona como estruturas internas de sustentação. Outra forma que talvez fique melhor é assim:
processo3.jpg
processo3.jpg (37.48 KiB) Exibido 466 vezes

1) Inicialmente é feita uma laminação de fibra com carbono, de umas 3 camadas de vidro de 100 g/m2 e os reforços de carbono, feito na prensa;
2) Em seguida são usinados os 4 lados da fuselagem, fazendo alívio de peso em cada face;
3) Em seguida é feita uma nova laminação, só que 1 camada apenas de fibra de 48 g/m2, e coloca-se por cima os lados usinados da primeira laminação, e coloca-se na prensa;
4) Por fim teremos os 4 lados da fuselagem, que são posteriormente colados juntos pra formar a fuselagem.
Este me parece o melhor de todos, pois a fuselagem é do tipo caixote, o que facilita isso. Usando a prensa o resultado final é de alto padrão, pois fica só o mínimo de resina e a fibra fica bem "amarrada". Se parece com as peças estruturais de helicópteros e multirotores. Uso assim pra fazer braços para servos de guincho rotativos de vela, de 20 kg. e também mesas de servos ultra leves e fortes. Pode-se assim fazer recortes nas faces da fuselagem, pra aliviar peso.
Outra vantagem do uso da prensa é que os lados ficam perfeitamente lisos, o que não acontece nos outros métodos, que necessitam de correções em massa/primer e lixa pra ficarem no ponto de pintura, e isso agrega muito trabalho e peso. O detalhe está na trama usual de um tecido de fibra qualquer:

Essas diferenças de altura entre a trama e a urdidura do tecido é que deixam a superfície rugosa. Usando prensa ou vácuo, a fibra é comprimida contra uma superfície lisa, o que "enxuga" qualquer excesso de resina e deixa o lado livre de bolhas e lustroso. Tenho um exemplo abaixo de uma peça que fiz assim, só que sem alívio, com carbono, colado em uma peça feita da mesma forma, só que em curva com vácuo, e fica muito firme e leve. Então acho que vai funcionar pra cá também:
Editado pela última vez por JeanCS em 23 Out 2017 17:33, em um total de 2 vezes.

JeanCS
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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor JeanCS » 23 Out 2017 17:18

Estranhamente as duas últimas fotos não aparecem por nada no post original, aqui vão elas e onde seriam:
Outra vantagem do uso da prensa é que os lados ficam perfeitamente lisos, o que não acontece nos outros métodos, que necessitam de correções em massa/primer e lixa pra ficarem no ponto de pintura, e isso agrega muito trabalho e peso. O detalhe está na trama usual de um tecido de fibra qualquer:
tramafibra.jpg
tramafibra.jpg (32.92 KiB) Exibido 464 vezes

Tenho um exemplo abaixo de uma peça feita assim, só que sem alívio, com carbono, colado em uma peça feita da mesma forma, só que em curva com vácuo, e fica muito firme e leve. Então acho que vai funcionar pra cá também:
foto(5).jpg
foto(5).jpg (25.87 KiB) Exibido 464 vezes

Na realidade já preparei o plug e fiz testes em corpos de prova. E tenho muitos dados de trabalhos anotados na minha agenda, em que posso me basear pra ter idéia de resistência x peso. As dimensões do modelo não estão fechadas! Vou esperar a cura destes corpos de prova, pra tirar conclusões, sobre o quê poderei fazer em relação a isso, mas de antemão não acho que dê pra tirar um aero pra este tipo de voo, que é lento, com o tamanho original da planta. Qualquer colega que tenha alguma informação que possa acrescentar, ou crítica/sugestão é só falar. T+.

Wellington dos santos
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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor Wellington dos santos » 23 Out 2017 18:43

Parabéns pela escolha do modelo, estarei acompanhando, esse modelo também esta na fila entre os meus kits de micro aeromodelo.
Boa construção!

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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor JeanCS » 24 Out 2017 14:59

Wellington dos santos escreveu:Parabéns pela escolha do modelo, estarei acompanhando, esse modelo também esta na fila entre os meus kits de micro aeromodelo.
Boa construção!

Obrigado! Estava decidindo entre este, um Nieuport 11 ou um Albatros D.II ou D.III. Sábado vou ter tempo, vou postar os primeiros resultados.

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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor JeanCS » 31 Out 2017 18:05

Continuando...
Verifiquei meus apontamentos e decidí fazer a fuselagem com duas camadas de fibra de vidro de 200 g/m2, o que prefiro ao invés de quatro camadas de 100, pois a de 200 que consigo tem uma trama bem fechadinha, o que normalmente fica melhor.
Tinha me esquecido como é chato tirar peças usando prensa, são dois lados, que precisam ser bem polidos e com 3 camadas de desmoldante com polimento entre as camadas, senão gruda mesmo! Inicialmente cortei o tecido das laterais com a ajuda de um gabarito de papel:
cortfibra.jpg
cortfibra.jpg (37.17 KiB) Exibido 325 vezes

O corte tem que ser um pouco maior, pra que depois que a peça fique curada, ela é retificada pra ficar na medida exata de uma lateral. O problema é que só consigo tirar um lado de cada vez na prensa, assim preciso preparar tudo, esperar a cura, limpar pra caramba, preparar de novo....E são 3 dias pra ficar blza. Tem gente que tira com 24h, mas já empenei peças com esse prazo, então espero o tempo certinho. O resultado final de duas laterais:
face.jpg
face.jpg (37.71 KiB) Exibido 325 vezes

As faces ficam perfeitamente polidas (olha o brilho da lâmpada). Depois de coladas as peças será só meter o primer...Ficaram bem finas, com 55g cada e bem fortes, mas sua resistência a torção é baixa devido a sua pouca espessura. Aí ainda vai entrar o carbono, pra suprir essa deficiência. Na realidade já estão curando...
Breve fecho as dimensões e faço as estimativas de peso e alares. t+

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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor JeanCS » 02 Nov 2017 12:16

Já com os reforços em rover de carbono, que acrescentaram 4g em cada face. Inicialmente achei que só a fibra não ficaria forte o bastante, mas agora depois do carbono gostei muito do resultado e tenho certeza que ficará apropriado. Algumas fotos:
IMG_2903.jpg
IMG_2903.jpg (35.52 KiB) Exibido 275 vezes

IMG_2906.jpg
IMG_2906.jpg (37.7 KiB) Exibido 275 vezes

A idéia é preparar as quatro faces da fuselagem, e juntá-las usando resina epóxi com carbono picado, que quando curado vira "ferro", que nem a mistura de pó de balsa e cianocrilato. Muito melhor que junções com tecido, Toda as que fiz assim nunca se soltaram! e tem umas já bem velinhas. Colocar algumas mãos-francesas em pontos estratégicos. Já dá pra ter uma boa idéia do modelo, e até fazer uma previsão de peso inicial da fuselagem, 180g sem o cowl. Agora vou limpar a caca que ficou na prensa e tirar o resto da fuselagem.

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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor Hidden » 08 Nov 2017 12:33

Muito bacana seu processo construtivo, continue postando por favor.

Abraços!
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

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LaercioLMB
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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor LaercioLMB » 08 Nov 2017 13:00

Se você olhar somente uma lâmina de fibra, ela sempre parecerá muito frágil, mas no momento em que as demais partes forem unidas e a estrutura se formar, terá muita resistência. Por tanto, não pense em reforços antes da estrutura montada que poderá gerar peso desnecessário.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor JeanCS » 08 Nov 2017 13:32

Hidden escreveu:Muito bacana seu processo construtivo, continue postando por favor.Abraços!

Obrigado Hidden. Não posto com mais frequência devido ao tempo de preparação da prensa e cura das faces. Todo início e fim de mês pra mim é corrido, principalmente em fim de ano. Normalmente pego nos modelos cedinho da manhã antes do trabalho, e como não gosto de trabalhar com fibra de noite pois uma lâmpada mesmo forte nunca se compara à luz do dia, assim preciso de 2 dias pra preparar a prensa e 3 dias pra esperar curar uma face, então acaba mesmo levando quase uma semana pra aprontar cada face. Quando está curando aproveito pra aprontar o "picadeiro" (gabarito de fixação pra colagem) pra poder colar as faces nos ângulos certos e com esquadro e alinhamento. Ficará mais dinâmico o post assim que forem usinadas todas as peças.

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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor JeanCS » 08 Nov 2017 13:44

LaercioLMB escreveu:Se você olhar somente uma lâmina de fibra, ela sempre parecerá muito frágil, mas no momento em que as demais partes forem unidas e a estrutura se formar, terá muita resistência. Por tanto, não pense em reforços antes da estrutura montada que poderá gerar peso desnecessário.

Rapaz, a ideia é essa mesma! Tanto que nem mexi nas faces pra aliviar peso, como eu tinha previsto. Quando fecha tudo ficam dois lados paralelos horizontalmente e dois paralelos verticalmente, e isso funciona muito bem. Minha grande dúvida é sobre a resistência à torção mesmo. Vamos ver depois de colado.

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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor LaercioLMB » 08 Nov 2017 23:28

Enquanto não colar não terá nenhuma resistência à torção, mas depois de colado é o mesmo que pegar um tubo quadrado e tentar torcer ele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor JeanCS » 15 Nov 2017 18:43

LaercioLMB escreveu:Enquanto não colar não terá nenhuma resistência à torção, mas depois de colado é o mesmo que pegar um tubo quadrado e tentar torcer ele.

Eu também espero que fique legal, principalmente pelo fato de laminar na prensa, mas confesso que ficou bem fino. Se fosse só vidro laminado comum acho que não ficaria bom. Sei que se fosse laminado de carbono ficaria ótimo, pois já testei em outro projeto. Os reforços de carbono melhoraram muito as placas de vidro, então na teoria, se ficar fraco seria só aumentar a quantidade desse material. O problema é que o carbono possui o inimigo numero 1 da propagação: a condutividade. Daí o sinal além de atenuar, sofre desvanecimento e principalmente despolarização. Definitivamente não é uma boa usar ele indiscriminadamente...

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Re: Morane Saulnier H de fibra

Mensagempor JeanCS » 15 Nov 2017 19:12

Continuando...
Retirei mais duas faces, a de cima e a de baixo. Agora falta limpar qualquer resto de desmoldante e usinar as bordas e contorno e reforçar com o carbono. O peso ficou até maior que o das faces laterais, 57g, a despeito de parecerem menores, mas é pura impressão. Olha só:
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Mudei de idéia em relação ao picadeiro de colagem, que agora será feito com um tubo de carbono bem rígido e Placas de P3. Mais ou menos assim:
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A colagem das faces da fuselagem será feita da forma que aprendi com o amigo Paulo Stier de Curitiba. Eu colava de forma tradicional, usando um molde, e em algumas áreas usando um flange interno. Isso dava muuuuito trabalho. E do jeito dele, você pode fazer a colagem só usando fita crepe!! Bom já que o cara é multi campeão brasileiro, sulamericano e mundial em classes disputadas de veleiros, sem contar os seus lindos aeromodelos giant, com vários motores a jato, o cara sabe mesmo o que fala. Vou documentar em detalhes. Isso pode parecer besteira, mas quem trabalha com composites sabe como é chato alinhar tudo e fazer uma colagem decente.
Só por curiosidade empilhei as faces em torno do "picadeiro" pra ter uma ideia de como vai ficar:
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Caraca que caixotão...depois posto dimensões.


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