Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagem por Patrickabelo »

dtox escreveu:Olá. Você sabia que não precisa de um motor com torque com o mesmo peso do seu avião né? A menos que seja um voo 3d e você queira fazer torque roll rsrsrs

Sim sim, na escolha do motor, eu não olhei empuxo, e sim a velocidade, esse conjunto pode me dar, segundo a tabela 930g de empuxo com a 8x4 APC, e consumo de 16.4A.
Nos meus testes, com 2S, e mesma hélice 8x4 estilo GWS, me deu consumo de 7A,com 400g de empuxo e velocidade acima de 50km/h.
Apesar do motor ter empuxo aproximado ao peso do aero, esses testes são em motor full,o que significa que vou ter margem de sobra pra situações de emergência, e consumo, provavelmente, na casa de 10A ou menos em um voo de cruzeiro na casa dos 60 km/h, sabendo que a velocidade segura é 44,4 km/h, vou estar com uma margem boa pra voo.
Estou aguardando a bateria 3S 2.2 para testes, e ver de fato, com quanto de acelerador posso ter um voo bom e mais duradouro.
Claro que esses cálculos não levam em conta a situação do voo, vento, humildade, pressão, aerodinâmica...e talvez em voo, a situação seja mais favorável, pois na bancada não se tem a melhor performance por estar parado,mas aredito eu que estes cálculos e testes possam me dar uma noção mais clara ao invés de colocar um motor qualquer com hélice qualquer e ver se voa ou não.
Voando com os pés no chão!
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagem por dtox »

Exatamente Patrick! Estou gostando de ver sua construção e quero ver o voo. Assim que fizer com bateria 3S, poste aqui pra eu ver por favor.
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Patrickabelo »

https://youtu.be/ijlP8e5khfE
Teste com a Bateria 2.2mah
Voando com os pés no chão!
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Patrickabelo »

Levando em conta os testes e cálculos obtidos ate aqui,teoricamente poderei ter um voo a cerca de 40% de motor,voando escala,curvas usando leme ,sem manobras,e sem passadas a baixas altitudes,já que se tem que ganhar altitude novamente consequentemente mais motor será preciso.
Tem basicamente 2 coisas me dando medo nesse projeto.
O primeiro é o trem de pouso.
Foi feito com raiação de bicicleta,e é dos mais finos,aguenta o peso do aero,e acredito que aguentará o taxiamento na pista,o problema vai ser o pouso; acredito que ele vai sofrer em caso de um pouso mais brusco, pois aero pesado + velocidade mais alta pode dar uma pancada.
Vou procurar lugares pra voar,onde posso ter uma rampa de decida bem aberta,sem arvores nem nada,pois venho reduzindo de longe pra chegar baixo na cabeceira,quase tocando o chão,mas ainda em voo,não em planeio,e ai tiro potencia.
Parece básico,e é o procedimento de aviões reais,mas na pratica,manter um voo baixo não é muito fácil.
Segundo ponto é o rádio.
Uns meses atrás,fui voar um ugly stick,assim que tinha acabado de comprar esse rádio 9x,e como foi achado no lixo,logo pensei que jogaram fora por que estava estragado.
Fiz toda a gambiarra pra colocar FR Sky e telemetria,mas ainda não to podendo comprar o modulo.
Pois bem,fui fazer um teste,mas não no modo ''Test Range",deixei o aero ligado perto da minha namorada e fui do outro lado do lugar,uns 250m,com o rádio ,e ela disse que não estava ''mexendo'' nada no aero.
Depois fiz um voo com o aero,mais próximo,mas não mandei ele na mesma distancia que eu tinha ido antes.
Fiquei com medo disso,então amanha vou leva-lo pro meu serviço,o rádio,e testar pelo teste de alcance que o modulo tem,pois lá no trampo tem um espaço que da mais de 30m e aqui em casa é um cubículo.
Passando no teste,domingo vou ver se consigo voar,farei outro teste por lá,já que é bem aberto.
Tudo dando certo,Posto o vídeo aqui.
Voando com os pés no chão!
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagem por dtox »

E aí, testou?
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Patrickabelo »

Então vamos lá.
Fiz o teste de alcance (Range Test) no rádio,e aparentemente estava normal,com o botão apertado no modulo,o receptor recebeu a mais de 40m.
Fui eu,todo empolgado voar no domingo,sozinho.
Cheguei lá,fui fazer o teste novamente,já que lá é bem aberto mesmo,pousa ate um avião de verdade lá se precisar :lol: :lol: .
Ao ir me afastando,com o aero no chão,notei que ele não respondia os comandos com o rádio na altura da minha cintura,a mais ou menos 60m de distancia,ao levantar o rádio,ele funcionava,um pouco mais de 100,150m,ele não respondia.
Fiquei com medo,mas pensei "quando o aero estiver no alto,o sinal vai ser melhor,mas não vou manda-lo muito longe'',e como já estava lá,muito ansioso,resolvi voar.
Mas tava um vento nesse dia,mas uma ventania mesmo,fui imprudente e fui assim mesmo.
Decolei contra o vento,com meio motor,mas pensa um aero que subiu estável,alinhado,como um avião real,eu fiquei louco de ver aquilo,não precisou trimar nada.
Ao decolar contra o vento,ganhei um pouco de altitude ,e curvei pra esquerda,o bichinho disparou a favor do vento,então tirei um pouco de motor.
Quando fui sair do ''a favor do vento'' pra voltar contra o vento novamente,notei um pequeno estol de ponta de asa.
Voltei,fiz a curva pra esquerda novamente (nessas 2 curvas pra esquerda não estolou) e desci novamente a favor do vento.
Na curva do primeiro estol,fui mais baixo um pouco porque iria vir mais baixo,pra já ir familiarizando com velocidade de pouso,e,infelizmente,ao fazer a curva,o aero perdeu velocidade rapidamente,e estolou de ponta de asa novamente,acelerei,mas foi tarde :( :( :( .
Resultado foi uma queda feia,levando hélice,parede de fogo,vidros laterais,servo do leme,mesa de bateria e para-brisas do aero.
Segue o vídeo que deu pra fazer sozinho e as fotos da tragédia.
Anexos
20191215_154346.jpg
20191215_154346.jpg (33.02 KiB) Exibido 13703 vezes
20191215_154336.jpg
20191215_154336.jpg (32.21 KiB) Exibido 13703 vezes
20191215_154333.jpg
20191215_154333.jpg (35.05 KiB) Exibido 13703 vezes
Voando com os pés no chão!
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagem por Patrickabelo »

https://www.youtube.com/watch?v=hSpem17X2rU
Notem as palmeiras e as nuvens no lado direito do vídeo.
Voando com os pés no chão!
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagem por Patrickabelo »

A destruição não foi tão grande,mas optei por destruir a fuselagem,já que onde quebrou,foi numa parte estrutural importante,e encheria de cola,mais o trabalho,remendos, e o suporte da asa arrancou,então,não me importo de refazer a fuselagem.
Retirei todas as peças de madeira,leme e profundor,e resolvi refazer apenas a fuselagem,agora levando em conta o aprendizado.
como estou sem depron 4mm,já recortei as laterais em depron 2mm,e colei 2 pares,já com o plástico das janelas entre elas,amanha postarei a foto.
poderia encerrar o tópico aqui,mas agora utilizarei outra técnica ao invés de chapear,usarei isopor e lixarei,eu ate já havia pensado antes,vou ver se faço dessa forma e posto aqui.
Também ao ficar pronto novamente,não voarei com esse modulo,vou esperar o Fr sky,pra me dar segurança de poder voar mais alto e evitar queda boba dessas.
Voando com os pés no chão!
Avatar do usuário
dtox
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Out 11, 2010 1:56 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagem por dtox »

Patick, tenta usar na sua proxima construção um reforço nessa parte que quebrou feita em madeira compensado 3mm. Ajuda pra caramba!
Quanto ao teste, vamos lá.. dá uma verificada na fiação interna, ver se nada está rompido e nenhum componente queimado, o pessoal aqui entende muito de eletronica.
Outra coisa, o cessna é um avião de voo escala, seria legal vc fazer curvas mais abertas para evitar esse stol aí hehe.
Se precisar, me chama no whatsapp: 19991069666
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..
Avatar do usuário
Patrickabelo
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:43 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Construção Cessna 182 Skylane em depron, planta aqui do evoo by Dave Blum

Mensagem por Patrickabelo »

dtox escreveu:Patick, tenta usar na sua proxima construção um reforço nessa parte que quebrou feita em madeira compensado 3mm. Ajuda pra caramba!
Quanto ao teste, vamos lá.. dá uma verificada na fiação interna, ver se nada está rompido e nenhum componente queimado, o pessoal aqui entende muito de eletronica.
Outra coisa, o cessna é um avião de voo escala, seria legal vc fazer curvas mais abertas para evitar esse stol aí hehe.
Se precisar, me chama no whatsapp: 19991069666

Exatamente o que pretendo fazer,na construção que levei como base do Mec2,aqui no evoo,vi que em uma lenha,o para-brisa estourou,por ser de um plástico,como o que usei nas janelas (os meus também quebraram),como o que usei no para-brisas foi de pet,era mais resistente,e a força do impacto foi pra coluna,que só tinha a vareta de fibra da peça H1.
Agora já pretendo fazer como voce disse,vou cortar uma espécie de lateral em madeira e colar por dentro,além de me dar resistência nas colunas das janelas,vou ter melhor lugar pra colar os suportes de fixação da asa,na própria madeira.
Quanto ao rádio,já chequei tudo,e aparentemente ta normal,eu tive um que não dava sinal muito longe,custei a descobrir que o regulador de tensão dele não mandava 12v,estava funcionando,mas mandando menos,então nesse 9x chequei onde deve sair 5v e 12v no rádio,e tudo ta normal.
Quanto a curva...kkkkk exagerei mesmo,ansiedade e euforia foram grandes na hora,nem pensei direito.
Fui ver estol de aeros e aviões no YouTube,e vi um Aeroboero real,onde um piloto faleceu,e foi do mesmo jeito com meu aero.
Voando com os pés no chão!
Responder