Fala galera, blz?
Trago hoje um projeto que tenho dedicado meu tempo.
PA 18 que farei na pintura do PP GJH do aeroclube de Blumenau.
Eu já havia entelado a fuselagem com Chinakote, mas o acabamento ficou muito ruim. Desde o principio meu desejo era fazer em Dope e Tela, seguindo a dica do pessoal do fórum, resolvi tentar. Não tem material melhor!!
O acabamento da tela com dope é excelente, o prazer em entelar também é algo fora do normal, parece que a gente se conecta com cada peça que esta sendo entelada, muito prazeroso.
Claro que por ser meu primeiro modelo construido tem varias falhas, mas já fica de experiência para o próximo.
A dias que quero postar a construção mas apenas hoje consegui, logo posto mai conforme for evoluindo.
Se os amigos mais experientes tiverem alguma dica, ou observação, por favor fiquem a vontade!
Abraços!
Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
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Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
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- LaercioLMB
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
Tá lindo, só faltou um diedro nas asas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
LaercioLMB escreveu:Tá lindo, só faltou um diedro nas asas.
Obrigado!
O diedro vai ter depois com os estais, a baioneta também ainda não está ajustada para o diedro. Terá também o washout ajustado ainda.
- charles_pereira
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
Que show! Já voei muito nesse PA18. Fiz boa parte da minha instrução nele e levei minha primeira passageira.
- brunobragantine
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
Ficou excelente o acabamento, está de parabéns. E realmente é um processo muito prazeroso entelar com dope e tela. Acompanhando
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
Muito bom! Mas com nosso amigo Laercio frisou, eu tbm não entendo pq insistem em deixar esse tipo de aero sem diedro (até nos kits comercializados por aí).
Vou tentar esse tipo de entelagem depois, fiquei curioso.
Vou tentar esse tipo de entelagem depois, fiquei curioso.
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
eliezer escreveu:Muito bom! Mas com nosso amigo Laercio frisou, eu tbm não entendo pq insistem em deixar esse tipo de aero sem diedro (até nos kits comercializados por aí).
Vou tentar esse tipo de entelagem depois, fiquei curioso.
Na verdade ele tem diedro, na foto está sem por conta dos stais, que dão o apoio a asa.
Depois postarei uma atualização do avião. tivemos algumas mudanças, refiz toda a entelagem do modelo, estava com alguns erros e precisei ajustar.
O PA-18 do Aeroclube está agora em amarelo, similar ao J3, então nao mais farei em branco, e sim em amarelo.
Estou com algumas dificuldades, primeiramente o tempo, anda curto, e o trem de pouso também está sendo um desafio. Logo coloco fotos!
- LaercioLMB
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
Não são os stays que fazem o diedro de uma asa. Se for dessa maneira, a asa estará curvada e não em ângulo. O diedro é formado na raiz da asa e se não vem dali, a asa não tem diedro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
LaercioLMB escreveu:Não são os stays que fazem o diedro de uma asa. Se for dessa maneira, a asa estará curvada e não em ângulo. O diedro é formado na raiz da asa e se não vem dali, a asa não tem diedro.
Entendo a colocação. Mas nao é o caso do meu.
- LaercioLMB
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
Se a asa tem diedro, não precisa colocar os stays para ele ser notado. Se necessita dos stays para aparecer o diedro, então é o seu caso.
É a sua construção e você faz o que desejar, não posso denegrir o seu trabalho por detalhes só que na engenharia, as coisas são ou não são, não existe meio termo.
É a sua construção e você faz o que desejar, não posso denegrir o seu trabalho por detalhes só que na engenharia, as coisas são ou não são, não existe meio termo.
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- brunobragantine
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
LaercioLMB escreveu:Se a asa tem diedro, não precisa colocar os stays para ele ser notado. Se necessita dos stays para aparecer o diedro, então é o seu caso.
É a sua construção e você faz o que desejar, não posso denegrir o seu trabalho por detalhes só que na engenharia, as coisas são ou não são, não existe meio termo.
Concordo com você Laercio, na engenharia não existe meio termo mas existem diversas formas de se fazer a mesma coisa.
As Semi asas do Piper J3 real são fixadas por meio de dois parafusos, a longarina principal é fixada quase ao centro da fuselagem enquanto a secundária é fixada na junção asa/fuselagem e isso permite rotação em torno desse eixo. Para o Piper PA-18 que é modelo reproduzido pelo Guilherme a lógica é a mesma só muda a posição dos pontos de união na fuselagem.
logo Para o Piper J3 sem os estais, devido ao peso, as asas abaixariam até a longarina tocar na estrutura tubular e possivelmente amassa-la. Para o Piper PA-18 que tem as fixações na parte superior e exatamente na junção da asa/fuselagem o peso aliado com a espessura do perfil agiria como alavanca e deformaria os membros da cabine e se esse resistir, possivelmente deformaria as nervuras da asa que tocariam diretamente na fuselagem sem um ponto especifico para transferência de carga para longarina.
O próprio manual de serviço do Piper j3 instrui como ajustar o diedro através da alteração do tamanho dos estais (struts).
Em aviões como o Ipanema 202 a longarina principal é presa por 2 parafusos, na parte inferior e superior da mesma, esse tipo de fixação promove o diedro sem necessidade de estais ao contrario do modo como é feito no Piper J3 e PA-18.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
- LaercioLMB
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Re: Construção PA- 18 Aeroclube de Blumenau
Mas isso no original. Sabemos bem que nos aeromodelos a estrutura é bem diferente assim como o peso das asas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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