Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por Andre Mauricio »

brunobragantine escreveu:pelo que vi usou Li-Fe para alimentar o RX, elas estavam totalmente carregadas


Utilizei a Li-Fe depois do incidente pra testar o receptor. A eletrônica é normalmente alimentada via BEC do Talon 90, programado (via Castle Link) para enviar 6V ao receptor. O TowerPro fritou em tensão de "manual".

Já vi ESC fritar dessa maneira. Mas servo fritando e derretendo capa plástica, foi a primeira vez.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por Andre Mauricio »

Antes do fatídico incidente pude tirar algumas fotos do .90 ao lado do .25 do Sardinha. Muitas vezes perguntam se é grande a diferença do .25 pro .45, do .25 pro .90. Sim, a diferença é muito grande!

Curiosidade: o .25 do Sardinha é entelado com... VINIL! Vão questionar: "como pode ser vinil, se não está fazendo barriga nas áreas vazadas?". Pois bem, ao invés de entelar diretamente com vinil, o Sardinha entelou inicialmente com papel e dope, o que serviu de base "rígida" para aplicação do vinil sem que este ficasse com as "barrigas" com o passar do tempo. O avião está com OS 30 e não achei o peso muito diferente do meu antigo .25 elétrico (entelado com chinakote, 3s 3300mAh). Só com balança para saber com exatidão, mas não julgo necessário. O avião está voando maravilhosamente bem.





Essa técnica com o vinil pode ser uma boa alternativa aos termoadesivos, em tempos de rolos de Monokote custando de 180 a 220 reais, e o metro do chinakote custando 50 (em média). Além do preço, existe uma maior facilidade de compra, e uma gigantesca gama de cores...

Algo que me impressionou foi o acabamento do J3, também do Sardinha. Tela, dope e tinta PU. É um acabamento que não tem comparação, é incrível! Em algum dos meus próximos projetos em balsa, utilizarei a técnica de tela e dope, com certeza. Meu próximo grande projeto será um Extra 300 30cc para voar a básica do IMAC, não posso inventar muito... Mas tô namorando o Sport Stick 120, quem sabe?




O Saito 300 Twin também é um show à parte. Que som maravilhoso! Esse glow ronca melhor que qualquer DLE, DA ou RCGF equivalente, sem dúvidas!


E o Sardinha é um cara sensacional, gente finíssima! O incidente com o avião poderia ter me desanimado, mas a conversa com o Sardinha e todo conhecimento trocado me animam à voltar no próximo fim de semana. Vamo que vamo. :D
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Sanderval
membro
Mensagens: 457
Registrado em: Qui Jul 13, 2006 12:34 am
Localização: S.B.O.

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por Sanderval »

Boa tarde! linda construção! parabéns!
Você usou apenas uma bateria no voo? como ficou a questão de tempo de voo?
P.A.D. Pista de Aeromodelismo do Danilo
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por Andre Mauricio »

Sanderval escreveu:Você usou apenas uma bateria no voo? como ficou a questão de tempo de voo?



Por enquanto só testei com uma bateria. Voando sem exigir muito do motor, fazendo somente o básico (rolls, loopings, dorso...) consigo voar 7 minutos pousando com 3.9V por célula.

Mas sobra muito motor... Estou pensando em trocar a APC 16x8 por uma 16x6 em madeira, e a 3300mAh por uma 5000mAh. Teoricamente ainda terá uma potência razoável, mas a autonomia aumentará consideravelmente. Quando quiser um voo mais forte, seria só colocar a 16x8 de volta. Mas para isso preciso estender o trilho da bateria para trás, com a 3300mAh recuada o máximo possível o CG ficou um pouco nariz, nada muito relevante, mas a 5000mAh nessa posição vai acentuar essa condição.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por Andre Mauricio »

Gravei um vídeo falando um pouco sobre o problema com os TowerPro, além de um unboxing dos Savox e um trecho do voo. Nesse fim de semana devo gravar um vídeo decente do voo desse avião.

https://www.youtube.com/watch?v=K4yyHYKh_YA&t=19s
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Mensagem por Paulinho »

Pouts! Que m***a Piloto!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Responder