UAV Predator FPV - Caiuuuuuuuuuuuu

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
DREYER
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 11:29 am
Localização: Cascavel, Parana

Mensagem por DREYER »

Rafael esse tal de planking é so pra mestre mesmo.

Abraços


Dreyer
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

É nada, afinal eu consigo fazer.

Aliás, ficou um planking de merd... A vantagem é que a lixa, massa e fibra vão dar um acabamento muito bom.

Neste momento, aliás, acabei de lixar pela segunda vez e aplicar uma malha de fibra de 45g/m2.

Amanhã deve estar seca, aí irei lixar novamente, recortar a porta de acesso, e unir a cabine à fuselagem.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

rafael, só uma dúvida...onde vai câmera e equipamento de fpv? se eu fosse vc já pensava em integrar isso na cabine, pra não se matar nessa cabine toda arredondada e depois ter que fazer outra modificada pra encaixar seu equipamento.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

A idéia é que a cabine acomode toda a tralha de FPV, incluindo bateria, transmissor, OSD e câmera. Tanto que já fiz ela um pouco mais larga e mais alta que a escala. A idéia de instalação da câmera seria na parte de baixo, assim como no Predator real, e pelo mesmo motivo: poder olhar pra baixo.

O legal desse modelo é que a fuselagem é meio quadradona e muito espaçosa, e ele terá mais 3 compartimentos além do da cabine. Provavelmente o primeiro atrás da cabine abrigará a bateria principal por questões de CG, enquanto o segundo abrigará os servos.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Chegou hoje meu OSD!!!!! Fogo é o Fatshark que nem saiu de Hong Kong ainda :/
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Evolução do projeto.

num ataque de paciência fiz os flaps, empenagem e ailerons. OS SPOILERS FORAM ABOLIDOS, por mais legal que sejam. O canal vago talvez acione um conjunto de retráteis.

Como dá pra ver nas fotos, já uni a fuselagem à cabine e também já cortei a porta de acesso dela. Ficou bastante ampla e ficará muito prático. Também já entelei boa parte do conjunto com preto fosco, à excessão da tampa da cabine e da empenagem que fiz em preto brilhante. A cabine, aliás, entelei duas vezes pois da primeira vez ficou meio ruim. É praticamente o mesmo que entelar um ovo.

Agora vou fazer uns testes para ver que tipo de detalhes e que cor utilizarei para quebrar esse preto todo.

A asa, como dá pra ver, antes de ser entelada recebeu uma camada de fibra de vidro de 18g/m2, mas a parte de baixo ainda está aberta. Por falta de espaço para os servos tive que recorrer a uma cruzeta de servo, de modo que os servos em sí ficarão dentro da fuselagem.

UMA DUVIDA: sobre a cauda em V. O projeto que estou seguindo prevê apenas profundores na cauda em V, sendo que o leme fica para baixo. Minha dúvida é: para que a cauda em V funcione - daí com a mixagem e sem o leme de baixo - ela deve ter algum ângulo específico ou não precisa? Neste caso, manter o leme inferior fixo poderia prejudicar em algo? Ou seria melhor manter profundores e leme separados, como no original? Já havia levantado a questão, mas ainda tô na dúvida.
Anexos
4.jpg
4.jpg (38.95 KiB) Exibido 9001 vezes
3.jpg
3.jpg (38.88 KiB) Exibido 9001 vezes
2.jpg
2.jpg (36.61 KiB) Exibido 9001 vezes
1.jpg
1.jpg (31.02 KiB) Exibido 9001 vezes
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Abaixo uma fotinho com os detalhes que havia falado para "quebrar o preto". Não irei além disso, uma vez que a idéia é que não tenha cara de aeromodelo, mas de um equipamento puramente funcional. Até mesmo feio.

Sigo ainda em dúvida sobre a empenagem. Apenas cauda em V ou profundores em V com o leme funcional virado para baixo.

Nunca fiz nada com cauda em V, portanto não sei se aquele leme está lá por algum motivo indispensável...
Anexos
5.jpg
5.jpg (37.14 KiB) Exibido 8933 vezes
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Olhando nessa foto da Nitroplanes, parece q eles só usam cauda em V, sem o leme inferior....

[img:1063678f61]http://site.nitroplanes.com/uav/predator13.jpg[/img:1063678f61]
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Rafael,

Eu não entendo muito de construções, mas se a intenção é colocar peso no nariz, esse profundor não está subdimensionado não ?

A distância entre o CA e o nariz é maior que a distância entre o CA e o profundor. Considerando as massas envolvidas, vai existir um momento de inércia grande do nariz em relação ao CA, o que obrigaria a ter um profundor capaz de responder à altura. Será que ele vai dar conta ?
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Oi Antonio, o que seria CA?

Respondendo sua pergunta, a idéia é sim colocar peso no nariz, assim como na cauda também. Independente dos valores envolvidos sempre há que ser respeitar o centro de gravidade.

Quanto ao tamanho das áreas móveis da empenagem, lembremos que aquelas quilhas são grandes, e que suas áreas móveis ocupam toda sua extensão. Mantive as proporções da planta que estou seguindo, e que funcionam bem, mas realmente em projetos assim só dá pra bater o martelo mesmo depois que o avião sai do chão, dá umas voltas e pousa...
Responder