UAV Predator FPV - Caiuuuuuuuuuuuu
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
É nada, afinal eu consigo fazer.
Aliás, ficou um planking de merd... A vantagem é que a lixa, massa e fibra vão dar um acabamento muito bom.
Neste momento, aliás, acabei de lixar pela segunda vez e aplicar uma malha de fibra de 45g/m2.
Amanhã deve estar seca, aí irei lixar novamente, recortar a porta de acesso, e unir a cabine à fuselagem.
Aliás, ficou um planking de merd... A vantagem é que a lixa, massa e fibra vão dar um acabamento muito bom.
Neste momento, aliás, acabei de lixar pela segunda vez e aplicar uma malha de fibra de 45g/m2.
Amanhã deve estar seca, aí irei lixar novamente, recortar a porta de acesso, e unir a cabine à fuselagem.
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
A idéia é que a cabine acomode toda a tralha de FPV, incluindo bateria, transmissor, OSD e câmera. Tanto que já fiz ela um pouco mais larga e mais alta que a escala. A idéia de instalação da câmera seria na parte de baixo, assim como no Predator real, e pelo mesmo motivo: poder olhar pra baixo.
O legal desse modelo é que a fuselagem é meio quadradona e muito espaçosa, e ele terá mais 3 compartimentos além do da cabine. Provavelmente o primeiro atrás da cabine abrigará a bateria principal por questões de CG, enquanto o segundo abrigará os servos.
O legal desse modelo é que a fuselagem é meio quadradona e muito espaçosa, e ele terá mais 3 compartimentos além do da cabine. Provavelmente o primeiro atrás da cabine abrigará a bateria principal por questões de CG, enquanto o segundo abrigará os servos.
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
Evolução do projeto.
num ataque de paciência fiz os flaps, empenagem e ailerons. OS SPOILERS FORAM ABOLIDOS, por mais legal que sejam. O canal vago talvez acione um conjunto de retráteis.
Como dá pra ver nas fotos, já uni a fuselagem à cabine e também já cortei a porta de acesso dela. Ficou bastante ampla e ficará muito prático. Também já entelei boa parte do conjunto com preto fosco, à excessão da tampa da cabine e da empenagem que fiz em preto brilhante. A cabine, aliás, entelei duas vezes pois da primeira vez ficou meio ruim. É praticamente o mesmo que entelar um ovo.
Agora vou fazer uns testes para ver que tipo de detalhes e que cor utilizarei para quebrar esse preto todo.
A asa, como dá pra ver, antes de ser entelada recebeu uma camada de fibra de vidro de 18g/m2, mas a parte de baixo ainda está aberta. Por falta de espaço para os servos tive que recorrer a uma cruzeta de servo, de modo que os servos em sí ficarão dentro da fuselagem.
UMA DUVIDA: sobre a cauda em V. O projeto que estou seguindo prevê apenas profundores na cauda em V, sendo que o leme fica para baixo. Minha dúvida é: para que a cauda em V funcione - daí com a mixagem e sem o leme de baixo - ela deve ter algum ângulo específico ou não precisa? Neste caso, manter o leme inferior fixo poderia prejudicar em algo? Ou seria melhor manter profundores e leme separados, como no original? Já havia levantado a questão, mas ainda tô na dúvida.
num ataque de paciência fiz os flaps, empenagem e ailerons. OS SPOILERS FORAM ABOLIDOS, por mais legal que sejam. O canal vago talvez acione um conjunto de retráteis.
Como dá pra ver nas fotos, já uni a fuselagem à cabine e também já cortei a porta de acesso dela. Ficou bastante ampla e ficará muito prático. Também já entelei boa parte do conjunto com preto fosco, à excessão da tampa da cabine e da empenagem que fiz em preto brilhante. A cabine, aliás, entelei duas vezes pois da primeira vez ficou meio ruim. É praticamente o mesmo que entelar um ovo.
Agora vou fazer uns testes para ver que tipo de detalhes e que cor utilizarei para quebrar esse preto todo.
A asa, como dá pra ver, antes de ser entelada recebeu uma camada de fibra de vidro de 18g/m2, mas a parte de baixo ainda está aberta. Por falta de espaço para os servos tive que recorrer a uma cruzeta de servo, de modo que os servos em sí ficarão dentro da fuselagem.
UMA DUVIDA: sobre a cauda em V. O projeto que estou seguindo prevê apenas profundores na cauda em V, sendo que o leme fica para baixo. Minha dúvida é: para que a cauda em V funcione - daí com a mixagem e sem o leme de baixo - ela deve ter algum ângulo específico ou não precisa? Neste caso, manter o leme inferior fixo poderia prejudicar em algo? Ou seria melhor manter profundores e leme separados, como no original? Já havia levantado a questão, mas ainda tô na dúvida.
- Anexos
-
- 4.jpg (38.95 KiB) Exibido 9001 vezes
-
- 3.jpg (38.88 KiB) Exibido 9001 vezes
-
- 2.jpg (36.61 KiB) Exibido 9001 vezes
-
- 1.jpg (31.02 KiB) Exibido 9001 vezes
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
Abaixo uma fotinho com os detalhes que havia falado para "quebrar o preto". Não irei além disso, uma vez que a idéia é que não tenha cara de aeromodelo, mas de um equipamento puramente funcional. Até mesmo feio.
Sigo ainda em dúvida sobre a empenagem. Apenas cauda em V ou profundores em V com o leme funcional virado para baixo.
Nunca fiz nada com cauda em V, portanto não sei se aquele leme está lá por algum motivo indispensável...
Sigo ainda em dúvida sobre a empenagem. Apenas cauda em V ou profundores em V com o leme funcional virado para baixo.
Nunca fiz nada com cauda em V, portanto não sei se aquele leme está lá por algum motivo indispensável...
- Anexos
-
- 5.jpg (37.14 KiB) Exibido 8933 vezes
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
- Antonio Garcia
- membro
- Mensagens: 1054
- Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
- Localização: Niterói, RJ
Rafael,
Eu não entendo muito de construções, mas se a intenção é colocar peso no nariz, esse profundor não está subdimensionado não ?
A distância entre o CA e o nariz é maior que a distância entre o CA e o profundor. Considerando as massas envolvidas, vai existir um momento de inércia grande do nariz em relação ao CA, o que obrigaria a ter um profundor capaz de responder à altura. Será que ele vai dar conta ?
Eu não entendo muito de construções, mas se a intenção é colocar peso no nariz, esse profundor não está subdimensionado não ?
A distância entre o CA e o nariz é maior que a distância entre o CA e o profundor. Considerando as massas envolvidas, vai existir um momento de inércia grande do nariz em relação ao CA, o que obrigaria a ter um profundor capaz de responder à altura. Será que ele vai dar conta ?
- Rafael Ritter
- membro
- Mensagens: 3345
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
- Localização: Canoas/RS
- Contato:
Oi Antonio, o que seria CA?
Respondendo sua pergunta, a idéia é sim colocar peso no nariz, assim como na cauda também. Independente dos valores envolvidos sempre há que ser respeitar o centro de gravidade.
Quanto ao tamanho das áreas móveis da empenagem, lembremos que aquelas quilhas são grandes, e que suas áreas móveis ocupam toda sua extensão. Mantive as proporções da planta que estou seguindo, e que funcionam bem, mas realmente em projetos assim só dá pra bater o martelo mesmo depois que o avião sai do chão, dá umas voltas e pousa...
Respondendo sua pergunta, a idéia é sim colocar peso no nariz, assim como na cauda também. Independente dos valores envolvidos sempre há que ser respeitar o centro de gravidade.
Quanto ao tamanho das áreas móveis da empenagem, lembremos que aquelas quilhas são grandes, e que suas áreas móveis ocupam toda sua extensão. Mantive as proporções da planta que estou seguindo, e que funcionam bem, mas realmente em projetos assim só dá pra bater o martelo mesmo depois que o avião sai do chão, dá umas voltas e pousa...