Mentor - Montagem e Eletrificação - Voou

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Por isto mesmo lhe sugerí rosquear mais o clévis, não precisa de regulagem tendo o recurso no braço do servo com o licage stopper.

Abraço e continue postando, é um belo modelo, tenho a versão da E-flite elétrica, do mesmo tamanho de seu glow e digo que é um excelente modelo, vôa calmo que nem asa alta ou nervoso que nem asa baixa, é so ajustar o rádio!

Norton
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Mensagem por RodMoro »

Show de bola... Acompanhando...

Parabéns.

Abs.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Muito legal o projeto.
To bastante animado em começar conversões de modelos 40 a 90, os preços estão bastante convidativos!

Quero ver se esse ano consigo colocar um Piper Clipped Wing pra voar eletrificado.

Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:8f6476b317="wildcat"]Muito legal o projeto.
To bastante animado em começar conversões de modelos 40 a 90, os preços estão bastante convidativos!
Quero ver se esse ano consigo colocar um Piper Clipped Wing pra voar eletrificado.
Abraço[/quote:8f6476b317]
wildcat,
Vale a pena! O resultado tem sido muito satisfatório para esta linha de modelos. O uso de baterias LiFe auxilia bastante na quantidade de voos e com isso não sentimos diferença em relação aos modelos a combustão (pelo menos não na quantidade de voos, mas em relação ao barulho e "meleca"...)
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:1288662681="Mac2"][quote:1288662681="wildcat"]Muito legal o projeto.
To bastante animado em começar conversões de modelos 40 a 90, os preços estão bastante convidativos!
Quero ver se esse ano consigo colocar um Piper Clipped Wing pra voar eletrificado.
Abraço[/quote:1288662681]
wildcat,
Vale a pena! O resultado tem sido muito satisfatório para esta linha de modelos. O uso de baterias LiFe auxilia bastante na quantidade de voos e com isso não sentimos diferença em relação aos modelos a combustão (pelo menos não na quantidade de voos, mas em relação ao barulho e "meleca"...)
Abs
Marco Aurelio[/quote:1288662681]

Imagino, Marco.
Já tenho em casa um P47 da Phoenix pra motor 60/90 com toda a eletrônica pra conversão, que pretendo passar pro Clipped.
Meu maior problema continua sendo local de vôo.
É claro que eu gostaria de ver o P47 voando, mas colocar trem retrátil em pista de terra? Meio complicado.
Daí a idéia de comprar o Clipped Wing, que exige muito menos coisa pra operação e vôo.

Sobre as life, ainda não encarei.
"Acho" ( de achismo mesmo ) que as opções de capacidade são limitadas. Só conheço de 1100 e 2300 mah.

Por exemplo o meu P47, indicado pra voar com lipo de 6 a 8s de 5000 mah.
Eu teria de colocar umas 16 a 18 celulas de life com 2300 mah pra chegar perto da capacidade obtida com lipo. Dois packs 8 a 9s ligados paralelamente.
Estou certo? Ou tem algo passando despercebido?

Dessa maneira acho que o peso sobe demais.

Abraço,
Marcelo
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:7204ba1856="wildcat"]Imagino, Marco.
Sobre as life, ainda não encarei.
"Acho" ( de achismo mesmo ) que as opções de capacidade são limitadas. Só conheço de 1100 e 2300 mah.
Por exemplo o meu P47, indicado pra voar com lipo de 6 a 8s de 5000 mah.
Eu teria de colocar umas 16 a 18 celulas de life com 2300 mah pra chegar perto da capacidade obtida com lipo. Dois packs 8 a 9s ligados paralelamente.
Estou certo? Ou tem algo passando despercebido?
Dessa maneira acho que o peso sobe demais.
Abraço,
Marcelo[/quote:7204ba1856]
Marcelo,
As celulas LiFe da A123 só são fornecidas nessas duas capacidades. Existe um modelo novo que tem 4400 mAh, para utilização em veículos que não sei qual o peso nem dimensões ([url]http://www.a123systems.com/products-cell-32113-cylindrical-cell.htm[/url]), mas acredito que seja impraticável para aeromodelos

Quando os fabricantes fazem o dimensionamento de uma bateria, acredito que eles levam em consideração o modelo ter uma boa autonomia por conta do tempo de carga das mesmas. Você pode voar 20 minutos e esperar uma hora para carregar e voar de novo, ou voar 10 minutos e recarregar em 15 minutos e voar novamente.

Tudo vai depender do dimensionamento do motor/hélice/bateria de seu modelo, pesar os prós e os contras de cada tipo de bateria. Dê uma olhada neste post do Caio de como fazer o dimensionamento de um pack LiFe, vale a pena:
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=966190#966190[/url]

Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:d577673da4="Mac2"][quote:d577673da4="wildcat"]Imagino, Marco.
Sobre as life, ainda não encarei.
"Acho" ( de achismo mesmo ) que as opções de capacidade são limitadas. Só conheço de 1100 e 2300 mah.
Por exemplo o meu P47, indicado pra voar com lipo de 6 a 8s de 5000 mah.
Eu teria de colocar umas 16 a 18 celulas de life com 2300 mah pra chegar perto da capacidade obtida com lipo. Dois packs 8 a 9s ligados paralelamente.
Estou certo? Ou tem algo passando despercebido?
Dessa maneira acho que o peso sobe demais.
Abraço,
Marcelo[/quote:d577673da4]
Marcelo,
As celulas LiFe da A123 só são fornecidas nessas duas capacidades. Existe um modelo novo que tem 4400 mAh, para utilização em veículos que não sei qual o peso nem dimensões ([url]http://www.a123systems.com/products-cell-32113-cylindrical-cell.htm[/url]), mas acredito que seja impraticável para aeromodelos

Quando os fabricantes fazem o dimensionamento de uma bateria, acredito que eles levam em consideração o modelo ter uma boa autonomia por conta do tempo de carga das mesmas. Você pode voar 20 minutos e esperar uma hora para carregar e voar de novo, ou voar 10 minutos e recarregar em 15 minutos e voar novamente.

Tudo vai depender do dimensionamento do motor/hélice/bateria de seu modelo, pesar os prós e os contras de cada tipo de bateria. Dê uma olhada neste post do Caio de como fazer o dimensionamento de um pack LiFe, vale a pena:
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=966190#966190[/url]

Abs
Marco Aurelio[/quote:d577673da4]

Muito boa a explicação.
Entendi perfeitamente as diferenças e penso que pelo tipo de modelos que costumo voar, ainda não vale a pena usar a Life. (Planadores/motoplanadores, acrobáticos e helicopteros da classe 450 )
Tenho dois packs aqui pra eletrificar os modelos que penso, e se o projeto do Clipped der certo, espero ter uma autonomia pra lá de boa, na casa de 20 minutos. Neste caso, podendo conciliar uma hora de recarga sem maiores problemas.

De qualquer forma, fico grato pela atenção dispensada e o interesse em ajudar.

Abs,
Marcelo
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
alessandro_rodrigues
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Mai 15, 2010 6:54 pm
Localização: Jundiai, SP

Mensagem por alessandro_rodrigues »

Essa semana começou a chegar as peças encomendadas da HK, só esta faltando o ESC, que deve chegar na segunda-feira.

Segue fotos das peças
Anexos
19.jpg
19.jpg (35.83 KiB) Exibido 5399 vezes
20.jpg
20.jpg (34.76 KiB) Exibido 5399 vezes
Abraço

Alessandro Rodrigues

______________________
Avatar do usuário
alessandro_rodrigues
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Mai 15, 2010 6:54 pm
Localização: Jundiai, SP

Mensagem por alessandro_rodrigues »

Fui iniciar a montagem e não tive uma surpresa muito agradável, a furação do montante do motor que meu aeromodelo não está com a medida correta, ela está mais para um lado do que o outro.

Alguem teve esse tipo de problema?
Anexos
18 - Cópia.jpg
18 - Cópia.jpg (34.83 KiB) Exibido 5395 vezes
Abraço

Alessandro Rodrigues

______________________
Avatar do usuário
alessandro_rodrigues
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Mai 15, 2010 6:54 pm
Localização: Jundiai, SP

Mensagem por alessandro_rodrigues »

Pelo que vi, não vou ter outra alternativa, vou ter que utilizar os furos originais e no montando do motor colocar o motor um pouco mais para um lado do que outro, para centralizar.
Responder