Mustang P51 - Convertendo Kit Guillow para Elétrico

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Fabiano-Bono
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Mustang P51 - Convertendo Kit Guillow para Elétrico

Mensagem por Fabiano-Bono »

Caros amigos,
Andei assuntando pelo fórum e aprendendo bastante com vocês no últimos dias. Então, resolvi encarar a montagem e conversão para elétrico do Mustang P51 do kit 402 da Guillow com envergadura de 70cm.
[url=http://www.flickr.com/photos/7387713@N08/5624900722/][img:d65206d443]http://farm6.static.flickr.com/5184/5624900722_ae557e3395_t.jpg[/img:d65206d443][/url]


Comecei montando o próprio kit...
[url=http://www.flickr.com/photos/7387713@N08/5624309523/][img:d65206d443]http://farm6.static.flickr.com/5190/5624309523_8e7512f09c_t.jpg[/img:d65206d443][/url]

...mas fui aconselhado a não usar a madeira da Guillow que é muito dura e pesada. Aí, comprei material novo para recomeçar...
[url=http://www.flickr.com/photos/7387713@N08/5624313471/][img:d65206d443]http://farm6.static.flickr.com/5226/5624313471_a573cd6d4c_t.jpg[/img:d65206d443][/url]

optei por escanear a planta original e reimprimí-la em folhas de alta gramatura de A3 onde recortei as peças, ficando com moldes negativos das mesmas...
[url=http://www.flickr.com/photos/7387713@N08/5624904566/][img:d65206d443]http://farm6.static.flickr.com/5270/5624904566_b0e645c350_t.jpg[/img:d65206d443][/url]

...por fim tracei as peças na balsa e iniciarei seus cortes, onde pretendo fazer um pouco de alívio no peso de cada peça.
[url=http://www.flickr.com/photos/7387713@N08/5627685380/][img:d65206d443]http://farm6.static.flickr.com/5063/5627685380_2318fc5ca0_t.jpg[/img:d65206d443][/url]

Ainda não defini nada da eletrônica e estou estudando e tentando aprender melhor o assunto. Logo, todos os conselhos e orientações serão bemvindos.

Pretendo deixá-lo, no máximo com 450g. Seguem alguns dados e estimativas:
Envergadura 70,49
Área Alar 8,64dm2
Corda 16,5/8 = 12,3cm = 17,4%
Espessura 1,9/0,9 = 1,4cm = 11,4%

Peso ESTIMADO 450g
Carga Alar ESTIMADA 52,1g/dm2


Valeu!
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Gvieira
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Mensagem por Gvieira »

Com essa carga vai ficar arisco.
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Fabiano-Bono
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Mensagem por Fabiano-Bono »

Bom, das pessoas que fizeram a mesma conversão o melhor resultado foi 11oz (+-312g), farei o possível para atingir o mesmo valor...
Nesse caso ficaria com Carga Alar 36,1g/dm2 (30% menos).

Qual parâmetro você usar para definir entre vôo arisco e dóceil?

Valeu!
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Gvieira
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Mensagem por Gvieira »

Nesses kits da Guillow por serem pequenos tem que se usar eletronica mini. Peso de até 250g, ou no maximo do máximo 300g. Carga alar acima de 40g/dm2 ja se torna um aero vamos dizer com voo mais ligeiro, mas aí vai depender tb do modelo, tipo de asa, perfil etc... Aeros bem dóceis tem carga alar abaixo de 20g/dm2.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:d0baa9858d="bono3d"]Bom, das pessoas que fizeram a mesma conversão o melhor resultado foi 11oz (+-312g), farei o possível para atingir o mesmo valor...
Nesse caso ficaria com Carga Alar 36,1g/dm2 (30% menos).

Qual parâmetro você usar para definir entre vôo arisco e dóceil?

Valeu![/quote:d0baa9858d]

... Ele usa parâmetros existentes que são bem conhecidos por quem monta aeromodelos.

É só pesquisar.

E se acha que 30% é pouco... um aeromodelo que muita gente quer fazer voar e não consegue porque ainda não atingiu a qualidade técnica pra isso o limite entre voar e ficar um peso de papel é 30g

Se ficar com 80g voa, se passar de 100g melhor deixar na estante, se ficar com 110 é melhor ter outro avião.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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Fabiano-Bono
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Mensagem por Fabiano-Bono »

[quote:d05608cea1="Marco Antonio"]
Se ficar com 80g voa, se passar de 100g melhor deixar na estante, se ficar com 110 é melhor ter outro avião.[/quote:d05608cea1]

Marco,
Partindo de qual fórmula ou parâmetro você chegou a essa conclusão?
De fato, me enquadro nos que tem pouca ou quase nenhuma qualidade técnica por estar iniciando. As fontes de referência são muitas e , às vêzes, confusas. Devo levar tempo até absorver tantas informações. Porém, não disse ou acho que 30% seja pouco em nenhum cálculo, sendo que representa quase 1/3 do peso. :wink:

Com a ajuda que o pessoal tem gentilmente dado, talvez consiga fazer o modelo voar.

Se alguém tiver sugestões de eletrônica mini para, digamos, carga de 36g/dm2, envergadura de 70cm e perfil plano/convexo, fico grato...

Valeu!
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Fabiano-Bono
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Mensagem por Fabiano-Bono »

Peças devidamente cortadas...Ufa!

[url=http://www.flickr.com/photos/7387713@N08/5632895039/][img:c46b440c4e]http://farm6.static.flickr.com/5224/5632895039_f2da78e00d_t.jpg[/img:c46b440c4e][/url]


Estou achando que devo comprar ao menos os servos antes de construir, para planejar tudo... O que acham?
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Paulo Mormello
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Mensagem por Paulo Mormello »

Um conselho...
De uma olhada no forum de Micros/Mini voo, la voce vai achar muita informaçao que vai te ajudar a achar os "parametros" e vai ver que um aero desse tamanho, para ter alguma qualidade de voo, nao deve passar dos 100g RTF

Abç
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

Bono,

aqui dois kits da Guillows que montei/estou montando.

1. Piper Super Cub. 60cm de envergadura. Fechou em 90g.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88217

2. DC-3. 90cm de envergadura. Vai fechar com menos de 300g.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=107058

O Piper foi um sucesso e voou durante muito tempo. O DC-3 está em fase de conclusão.

Fizeste muito bem em substituir a balsa, mas lembre-se que em algumas partes,como longarinas, é preferível aliviar a madeira do kit do que fazer uma nova com madeira mais macia.

Mas enfim, nesses dois tópicos aí poderás pegar idéias sobre a eletrônica a usar.
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Fabiano-Bono
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Mensagem por Fabiano-Bono »

Paulo,
obrigado pelo conselho. Estou lendo aos poucos.

Rafael,
obrigado pela dica dos tópicos. Li os dois tópicos de cabo a rabo e aprendi muito! Fiquei impressionado com a qualidade da sua construção e com a habilidade de aliviar o kit. Vou seguir suas orientações para aliviar o modelo. Tem hora que da vontade de entelar tudo com Monokote tb, mas o peso...
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