Mikoyan MiG-3 Soviet Fighter em Depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
cesarskydiver
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Ago 23, 2011 6:06 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por cesarskydiver »

Gostaria de sugerir alívio GERAL de peso.

Projeto ha algum tempo e sei q o equilíbrio entre acabamento (q é sempre tentador) e performance exige escolhas difíceis.

Esta a razão pela qual concluí q as construções do Mike (neffwaffe.com) são as ideais para depron: são escala, diferenciadas, partem de cardmodels (o q traz a estrutura definida), são leves , resistentes e tem apenas o acabamento suficiente p a representação gráfica básica do modelo, sem focar em acabamento estático (de perto), mas objetivando a visualização do aeromodelo ha 5 metros ou mais, em vôo.

Logo, são sempre de :

-Baixa carga alar
-Totalmente depron, a exceção de longarina c reforço de balsa, qdo necessário.
-Apenas pintura em 1 camada, nada de filme
-Pouca massa

Seria MUITO interessante vc submeter seu aero a uma passagem de cálculos, p checar se voará bem ou não.
Para isso , use o Motocalc, apresentando a medidas, bateria, hélice, peso sem componentes e total.

Vc terá uma avaliação bastante próxima da realidade.

Qto a alívio geral, aí existe uma decisão q somente vc poerá tomar, pois implicará em tirar material, criar áreas vazadas, reentelar as partes vazadas, tirar trem, possivelmente, reduzir detalhes...

Sei q não é fácil, mas não acho q força bruta (leia-se mais potencia) seja a solução, pois implica em mais peso...

Acompanho sempre admirado c sua qualidade de trabalho! Muito bom!
Fanático por multimotores!
FM
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Nov 01, 2011 7:44 pm
Localização: São Paulo,SP

Mensagem por FM »

talvez trocando a hélice por uma tripá te ajude a acertar o cg.... fora que vai ficar mais escala.. aumenta algumas gramas e não vira peso morto..

faz um teste.. coloca os chumbos no montante.. só pra ter uma idéia de quanto peso precisa aliviar para acertar o cg..

se a diferença de chumbo for grande, pense em uma bateria maior... compensa mais do que sai alterando todo o projeto

se possível adiante um pouco mais os servos.. e pro falar nisso.. servos de 9g não é pouco pra esse aero ?
Avatar do usuário
nelinhoborges
membro
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Dez 02, 2010 11:48 pm
Localização: BH - MG ( nelinhoborges@yahoo.com.br)
Contato:

Mensagem por nelinhoborges »

Celso maravilha de construção cara, muito bom mesmo!
Nelinhoborges -'' A arte maior é o feito de cada um''
Avatar do usuário
Celso Santos
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jun 22, 2009 6:19 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Celso Santos »

cesarskydiver, muito obrigado por todas as suas dicas e as referências.
A qualidade de trabalho do Mike é incrível, ótimos modelos.

Fiquei um pouco parado no mês de dezembro, mas sempre pensando em soluções para tentar
reverter as coisas erradas que fiz. Realmente é uma briga feia tentar dar um bom acabamento
com detalhes e não ultrapassar os limites de peso, ainda mais sem experiência (que é meu caso).

Vou tentar aliviar o máximo, retirando material e outros detalhes como você sugeriu, muito obrigado.
Caso tenha algum problema, não me importo de reconstruir a fuselagem, imaginando que ela é o GRANDE
problema de peso.
O que menos quero é adicionar peso para acertar o CG, sabendo que até poderá voar, mas, desastrosamente.

Muito obrigado por acompanhar e opinar nessa construção. Grande abraço.


FMoraes, obrigado pelas dicas. Vou tentar aliviar em algumas partes, principalmente no conjunto de cauda.
Em último caso vou adicionar peso, pois acho que mesmo equilibrando o CG, a estrutura do modelo não vai
aguentar tanto peso na frente. Obrigado.

nelinhoborges, marcelo marques, obrigado pela visita e apoio. Abs


Grande abraço a todos e um Ótimo Ano Novo!
Editado pela última vez por Celso Santos em Seg Ago 24, 2015 9:42 am, em um total de 1 vez.
LuccasGarcia
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qua Jul 31, 2013 3:01 pm
Localização: Uberaba Minas Gerais

Curioso

Mensagem por LuccasGarcia »

Alguém tem notícia dessa obra de arte?
Tucano 120 - Mustang .46 - Avistar Elite - HPI Savage XL 5.9 - Spitfire DIY - Cessna 1,10m elétrico - V911 - 912 - 913 - V922
leonardo rc br
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Jun 22, 2014 5:27 pm
Localização: belo horizonte mg

Mensagem por leonardo rc br »

celso conseguiu voar com ele?
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Mensagem por RodMoro »

Então, Celso... Faz tempo já que a gente não sabe notícias dessa pérola que você construiu, cara... Voou? Fala aí!!!

Abs.
Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!
Avatar do usuário
Celso Santos
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jun 22, 2009 6:19 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Celso Santos »

Boa tarde pessoal, tudo bem!? Faz tempo mesmo hein hahahahah.

Tentei voar com ele mas não consegui, infelizmente. O modelo ficou pesado e na tentativa de voo ele chegou a subir mas inclinou para o lado esquerdo e caiu. Com a queda acabou quebrando o suporte da asa com a fuselagem. Depois de um bom tempo parado na oficina, remendei com cola quente, retirei toda a eletrônica e dei de presente para um cunhado pendurar no quarto do filho como decoração.

Tenho que atualizar a planta, pois durante os cálculos e testes o CG ficou um pouco para trás, como segue abaixo na linha vermelha.

Novo CG


Dimensões


Tenho planos de fazer outro exatamente igual a esse, mas sem usar balsa na cauda que foi o grande problema do peso e com certeza vou abrir um novo tópico com a construção.

Muito obrigado a todos pelos comentário e apoio. Espero que em breve comece a nova construção.

Abs

Celso Santos
Editado pela última vez por Celso Santos em Seg Ago 24, 2015 9:43 am, em um total de 1 vez.
LuccasGarcia
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qua Jul 31, 2013 3:01 pm
Localização: Uberaba Minas Gerais

Mensagem por LuccasGarcia »

Legal Celso, desde que fez esse, no meio tempo, houve alguma outra construção?
Avatar do usuário
Celso Santos
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jun 22, 2009 6:19 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Celso Santos »

Boa tarde Luccas, nesse meio tempo, me mudei de AP e até organizar tudo é uma confusão, e agora estou fazendo faculdade e todo tempo é curto rsrsrs. Por isso estou parado já faz um bom tempo, mas espero voltar logo para as construções.

Abs
Responder