Mikoyan MiG-3 Soviet Fighter em Depron
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- Registrado em: Ter Ago 23, 2011 6:06 pm
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Gostaria de sugerir alívio GERAL de peso.
Projeto ha algum tempo e sei q o equilíbrio entre acabamento (q é sempre tentador) e performance exige escolhas difíceis.
Esta a razão pela qual concluí q as construções do Mike (neffwaffe.com) são as ideais para depron: são escala, diferenciadas, partem de cardmodels (o q traz a estrutura definida), são leves , resistentes e tem apenas o acabamento suficiente p a representação gráfica básica do modelo, sem focar em acabamento estático (de perto), mas objetivando a visualização do aeromodelo ha 5 metros ou mais, em vôo.
Logo, são sempre de :
-Baixa carga alar
-Totalmente depron, a exceção de longarina c reforço de balsa, qdo necessário.
-Apenas pintura em 1 camada, nada de filme
-Pouca massa
Seria MUITO interessante vc submeter seu aero a uma passagem de cálculos, p checar se voará bem ou não.
Para isso , use o Motocalc, apresentando a medidas, bateria, hélice, peso sem componentes e total.
Vc terá uma avaliação bastante próxima da realidade.
Qto a alívio geral, aí existe uma decisão q somente vc poerá tomar, pois implicará em tirar material, criar áreas vazadas, reentelar as partes vazadas, tirar trem, possivelmente, reduzir detalhes...
Sei q não é fácil, mas não acho q força bruta (leia-se mais potencia) seja a solução, pois implica em mais peso...
Acompanho sempre admirado c sua qualidade de trabalho! Muito bom!
Projeto ha algum tempo e sei q o equilíbrio entre acabamento (q é sempre tentador) e performance exige escolhas difíceis.
Esta a razão pela qual concluí q as construções do Mike (neffwaffe.com) são as ideais para depron: são escala, diferenciadas, partem de cardmodels (o q traz a estrutura definida), são leves , resistentes e tem apenas o acabamento suficiente p a representação gráfica básica do modelo, sem focar em acabamento estático (de perto), mas objetivando a visualização do aeromodelo ha 5 metros ou mais, em vôo.
Logo, são sempre de :
-Baixa carga alar
-Totalmente depron, a exceção de longarina c reforço de balsa, qdo necessário.
-Apenas pintura em 1 camada, nada de filme
-Pouca massa
Seria MUITO interessante vc submeter seu aero a uma passagem de cálculos, p checar se voará bem ou não.
Para isso , use o Motocalc, apresentando a medidas, bateria, hélice, peso sem componentes e total.
Vc terá uma avaliação bastante próxima da realidade.
Qto a alívio geral, aí existe uma decisão q somente vc poerá tomar, pois implicará em tirar material, criar áreas vazadas, reentelar as partes vazadas, tirar trem, possivelmente, reduzir detalhes...
Sei q não é fácil, mas não acho q força bruta (leia-se mais potencia) seja a solução, pois implica em mais peso...
Acompanho sempre admirado c sua qualidade de trabalho! Muito bom!
Fanático por multimotores!
talvez trocando a hélice por uma tripá te ajude a acertar o cg.... fora que vai ficar mais escala.. aumenta algumas gramas e não vira peso morto..
faz um teste.. coloca os chumbos no montante.. só pra ter uma idéia de quanto peso precisa aliviar para acertar o cg..
se a diferença de chumbo for grande, pense em uma bateria maior... compensa mais do que sai alterando todo o projeto
se possível adiante um pouco mais os servos.. e pro falar nisso.. servos de 9g não é pouco pra esse aero ?
faz um teste.. coloca os chumbos no montante.. só pra ter uma idéia de quanto peso precisa aliviar para acertar o cg..
se a diferença de chumbo for grande, pense em uma bateria maior... compensa mais do que sai alterando todo o projeto
se possível adiante um pouco mais os servos.. e pro falar nisso.. servos de 9g não é pouco pra esse aero ?
- nelinhoborges
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- Celso Santos
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cesarskydiver, muito obrigado por todas as suas dicas e as referências.
A qualidade de trabalho do Mike é incrível, ótimos modelos.
Fiquei um pouco parado no mês de dezembro, mas sempre pensando em soluções para tentar
reverter as coisas erradas que fiz. Realmente é uma briga feia tentar dar um bom acabamento
com detalhes e não ultrapassar os limites de peso, ainda mais sem experiência (que é meu caso).
Vou tentar aliviar o máximo, retirando material e outros detalhes como você sugeriu, muito obrigado.
Caso tenha algum problema, não me importo de reconstruir a fuselagem, imaginando que ela é o GRANDE
problema de peso.
O que menos quero é adicionar peso para acertar o CG, sabendo que até poderá voar, mas, desastrosamente.
Muito obrigado por acompanhar e opinar nessa construção. Grande abraço.
FMoraes, obrigado pelas dicas. Vou tentar aliviar em algumas partes, principalmente no conjunto de cauda.
Em último caso vou adicionar peso, pois acho que mesmo equilibrando o CG, a estrutura do modelo não vai
aguentar tanto peso na frente. Obrigado.
nelinhoborges, marcelo marques, obrigado pela visita e apoio. Abs
Grande abraço a todos e um Ótimo Ano Novo!
A qualidade de trabalho do Mike é incrível, ótimos modelos.
Fiquei um pouco parado no mês de dezembro, mas sempre pensando em soluções para tentar
reverter as coisas erradas que fiz. Realmente é uma briga feia tentar dar um bom acabamento
com detalhes e não ultrapassar os limites de peso, ainda mais sem experiência (que é meu caso).
Vou tentar aliviar o máximo, retirando material e outros detalhes como você sugeriu, muito obrigado.
Caso tenha algum problema, não me importo de reconstruir a fuselagem, imaginando que ela é o GRANDE
problema de peso.
O que menos quero é adicionar peso para acertar o CG, sabendo que até poderá voar, mas, desastrosamente.
Muito obrigado por acompanhar e opinar nessa construção. Grande abraço.
FMoraes, obrigado pelas dicas. Vou tentar aliviar em algumas partes, principalmente no conjunto de cauda.
Em último caso vou adicionar peso, pois acho que mesmo equilibrando o CG, a estrutura do modelo não vai
aguentar tanto peso na frente. Obrigado.
nelinhoborges, marcelo marques, obrigado pela visita e apoio. Abs
Grande abraço a todos e um Ótimo Ano Novo!
Editado pela última vez por Celso Santos em Seg Ago 24, 2015 9:42 am, em um total de 1 vez.
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Curioso
Alguém tem notícia dessa obra de arte?
Tucano 120 - Mustang .46 - Avistar Elite - HPI Savage XL 5.9 - Spitfire DIY - Cessna 1,10m elétrico - V911 - 912 - 913 - V922
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- Celso Santos
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Boa tarde pessoal, tudo bem!? Faz tempo mesmo hein hahahahah.
Tentei voar com ele mas não consegui, infelizmente. O modelo ficou pesado e na tentativa de voo ele chegou a subir mas inclinou para o lado esquerdo e caiu. Com a queda acabou quebrando o suporte da asa com a fuselagem. Depois de um bom tempo parado na oficina, remendei com cola quente, retirei toda a eletrônica e dei de presente para um cunhado pendurar no quarto do filho como decoração.
Tenho que atualizar a planta, pois durante os cálculos e testes o CG ficou um pouco para trás, como segue abaixo na linha vermelha.
Novo CG
Dimensões
Tenho planos de fazer outro exatamente igual a esse, mas sem usar balsa na cauda que foi o grande problema do peso e com certeza vou abrir um novo tópico com a construção.
Muito obrigado a todos pelos comentário e apoio. Espero que em breve comece a nova construção.
Abs
Celso Santos
Tentei voar com ele mas não consegui, infelizmente. O modelo ficou pesado e na tentativa de voo ele chegou a subir mas inclinou para o lado esquerdo e caiu. Com a queda acabou quebrando o suporte da asa com a fuselagem. Depois de um bom tempo parado na oficina, remendei com cola quente, retirei toda a eletrônica e dei de presente para um cunhado pendurar no quarto do filho como decoração.
Tenho que atualizar a planta, pois durante os cálculos e testes o CG ficou um pouco para trás, como segue abaixo na linha vermelha.
Novo CG
Dimensões
Tenho planos de fazer outro exatamente igual a esse, mas sem usar balsa na cauda que foi o grande problema do peso e com certeza vou abrir um novo tópico com a construção.
Muito obrigado a todos pelos comentário e apoio. Espero que em breve comece a nova construção.
Abs
Celso Santos
Editado pela última vez por Celso Santos em Seg Ago 24, 2015 9:43 am, em um total de 1 vez.
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- Celso Santos
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