Upgrade Pitts S-2A para Pitts Challenger

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Upgrade Pitts S-2A para Pitts Challenger

Mensagem por Rafael Ritter »

Alguns já conhecem, outros não. Este é meu projeto nr.6, de abril de 2009. Ainda voa, mas andava meio delicado. Já está parado na parede ha vários meses e a idéia agora é colocá-lo na ativa de novo.

Aos que não conhecem, aqui está a construção dele, e um vídeo de um dos vôos

http://aerorafa.blogspot.com/2009/05/pr ... -s-2a.html

[b:5e49cf712a]Especificações[/b:5e49cf712a]

Modelo: Pitts S-2A
Material: Balsa
Envergadura: 1,2m
Peso total: 1,3Kg
ESC: Turnigy Plush 40A
Motor: Turnigy C3542-1100
Receptor: AR-6200
Hélice: Turnigy Wood 13x6
Bateria: 3S 2200 / 4S 5000
Servos: 2x HXT900 para ilerons + 2x Turnigy 16g para grupo de cauda

Esse aero tem coisas curiosas como por exemplo o fato de ter 1,2m de asa e pesar apenas 1,3Kg, ou então o fato de mesmo com esse porte utilizar um servo HXT de 9g para cada dois ailerons. Aliás, nunca trocados. Sem falar que voa tranquilamente com 3S.

Ele já havia sido inspirado no Pitts S-2B do Sean Tucker, e agora talvez eu refaça o grupo de cauda e as pontas das asas para deixá-lo mais escala. Ou simplesmente deixe como está. Não decidi ainda.

A idéia é, assim como fiz recentemente com o Nemesis NXT, pegar um projeto que fiz qdo estava começando e tentar resolver os problemas que por falta de experiência não fui capaz de resolver.

Ele irá finalmente receber trens de pouso decentes em substituição dos arames que sempre seguraram a bronca, polaenas, spinner e talvez uma tripá.

Abaixo uma foto dele atualmente e de como deverá ficar.
Anexos
3.jpg
3.jpg (38.55 KiB) Exibido 12865 vezes
1.jpg
1.jpg (38.26 KiB) Exibido 12865 vezes
5.jpg
5.jpg (38.51 KiB) Exibido 12865 vezes
4.jpg
4.jpg (38.39 KiB) Exibido 12865 vezes
Editado pela última vez por Rafael Ritter em Ter Jun 05, 2018 10:38 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Neste momento estou delicadamente removendo o oracover (que coisa que não desgruda). Ele será todo re-entelado, então não há porque manter nenhuma parte entelada.
Penso que após a reforma o peso subirá um pouco, lá pros 1,5Kg, por conta dos novos adornos que irá receber, o que ainda é muito bom.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:cde02a729c="Rafael Ritter"]Neste momento estou delicadamente removendo o oracover (que coisa que não desgruda). Ele será todo re-entelado, então não há porque manter nenhuma parte entelada.
Penso que após a reforma o peso subirá um pouco, lá pros 1,5Kg, por conta dos novos adornos que irá receber, o que ainda é muito bom.[/quote:cde02a729c]
Rafael,

Você está dizendo que vai melhorar esse modelo? Lá vem coisa boa por aí...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

Olá Rafael!
Tô viajando ou vc acabou misturando o Pitts com o Eagle no seu modelo?
Digo isso pq principalmente o conjunto de estabilizadores e ponta de asa parecem muito com o meu que terminei recentemente:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=105942&postdays=&postorder=asc&start=75
Mas tenho acompanhado seus trabalhos e são espetaculares, até fiquei com vontade de me aventurar com um Nemesis NXT tbm.
Abraço
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Oi Marco, melhorar espero que sim, ao menos em termos de acabamento e resistência. Acredita que um aero desse tamanho não tem o grupo de cauda chapeado? É apenas varetinha entelada... e faz torque roll...

Provavelmente o vôo vai acabar ficando mais rápido, mas ainda ficará mais leve que o meu Ultimate, que para fins de comparação tem 1,3m de asa e 2,7Kg.

Eliezer, o Pitts e o Eagle tem algumas coisas muito parecidas. Na verdade me baseei no S-2A para fazer esse, e ele realmente tem as pontas de asa e estabilizadores trazeiros arredondados. Veja.

[img:c36598a71a]http://farm4.static.flickr.com/3597/3302469556_60a331b13b.jpg[/img:c36598a71a]

Sobre o Nemesis. Se tudo der certo em breve estarei iniciando a construção de não 1, mas 2, com algo em torno de 1,6m de asa. :twisted: :twisted: :twisted:
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

Realmente... esse inclusive tem um trem de pouso generoso ein...hehe
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

É. Interessante que os trens são curtinhos. Gostaria de deixá-los escala também mas para isso teria que partir para alguma solução com aço, que agregaria muito peso. Talvez use um conjunto em carbono para a estrutura principal e faça o resto do acabamento em madeira, mas tá longe ainda pra definir isso.
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

tenho um deses com motor glow 45 é diverção garantida o meu é da kihosho, muito lindo em vôo
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

Rafael, estou esperando chegar material na Tevel pra poder fazer a fuselagem de um p-51 aqui , bem, uma vez comprei um monokote ruim pra burro duro e dificel de aderir joguei fora a porcaria do material, como você vai entelar novamente o seu me diz qual marca e onde você vai pegar pra mim ter uma ideia , obrigado
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

kiko, nãou sou garoto propaganda, mas sempre dou preferência ao Oracover. Quem acompanhou alguns dos meus tópicos deve me achar repetitivo, mas como perguntaste...

Em comparação ao Monokote o Oracover adere melhor e contrai mais. Na hora do desespero, quando tu vê que vai enrugar, é só dar mais calor e ele corrige. Já o Monokote certamente faria um buraco...

Esses tempos usei um outro chamado Toughlon. Muito mais fino e leve, não adere tanto quanto o Oracover mas gostei muito de trabalhar com ele pela facilidade. Já a resistência não é das maiores.

Não quero dizer, porém, que o Monokote é ruim. Pelo contrário, é uma marca reconhecida e sempre que não encontro Oracover de uma determinada cor, recorro ao Monokote. Porém, se for pra entelar polaenas, cowls ou ovos de galinha, não tem igual o oracover.
Responder