Nova construção: P-47 Thunderbolt - COM VÍDEO
- Antonio Carlos
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Nova construção: P-47 Thunderbolt - COM VÍDEO
Amigos, boa tarde!
Depois de quase um ano e meio sem me dedicar ao aeromodelismo estou voltando.
Para marcar esse retorno, resolvi por em execução meu mais antigo projeto o P-47 Thunderbolt.
O modelo escolhido foi o P-47-D que foi usado pelos nossos aviadores na Itália, mais especificamente o B5 da esquadrilha amarela, preservado no Museu da TAM em S. Carlos.
A intenção era construir um modelo com 130cm de envergadura mas depois do projeto feito resolvi ampliar a asa, mesmo saindo um pouco da escala, assim o modelo ficará com 140cm de envergadura.
Seguem as fotos do avião real preservado no Museu da TAM:
Depois de quase um ano e meio sem me dedicar ao aeromodelismo estou voltando.
Para marcar esse retorno, resolvi por em execução meu mais antigo projeto o P-47 Thunderbolt.
O modelo escolhido foi o P-47-D que foi usado pelos nossos aviadores na Itália, mais especificamente o B5 da esquadrilha amarela, preservado no Museu da TAM em S. Carlos.
A intenção era construir um modelo com 130cm de envergadura mas depois do projeto feito resolvi ampliar a asa, mesmo saindo um pouco da escala, assim o modelo ficará com 140cm de envergadura.
Seguem as fotos do avião real preservado no Museu da TAM:
- Anexos
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- museu-41.jpg (14.38 KiB) Exibido 19560 vezes
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- museu-51.jpg (12.24 KiB) Exibido 19560 vezes
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- museu-61.jpg (18.11 KiB) Exibido 19560 vezes
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- museu-71.jpg (19.49 KiB) Exibido 19560 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
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- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
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O projeto foi feito em cima do desenho em 3 vistas do avião real e na intenção de manter as linhas optei por fazer a fuselagem em várias seções (colw + 8 seções) sendo divididas ao meio para facilitar a montagem interna do modelo.
O perfil escolhido foi o NACA4312.
A fuselagem receberá um reforço de varetas de fibra de vidro em toda a sua extensão (1 de cada lado) e um reforço de compensado de 2mm em quase toda a sua extensão.
Esse compensado servirá também como reforço do apoio da asa e para fixar os elementos de fixação da asa.
Como eu estava sem minha câmera, não foi possível registrar o início da construção, então irei postar as fotos que já tenho e no decorrer da construção postarei as fotos mais detalhadamente.
O perfil escolhido foi o NACA4312.
A fuselagem receberá um reforço de varetas de fibra de vidro em toda a sua extensão (1 de cada lado) e um reforço de compensado de 2mm em quase toda a sua extensão.
Esse compensado servirá também como reforço do apoio da asa e para fixar os elementos de fixação da asa.
Como eu estava sem minha câmera, não foi possível registrar o início da construção, então irei postar as fotos que já tenho e no decorrer da construção postarei as fotos mais detalhadamente.
- Anexos
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- detalhe da ponta da asa
- foto-211.jpg (31.16 KiB) Exibido 19545 vezes
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- vista inferior da asa
- foto-311.jpg (31.42 KiB) Exibido 19545 vezes
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- vista superior da asa
- foto-411.jpg (32.36 KiB) Exibido 19545 vezes
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- asa
- foto-511.jpg (35.38 KiB) Exibido 19545 vezes
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- prefil NACA4312
- foto-611.jpg (33.17 KiB) Exibido 19545 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
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- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
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A estrutura da asa será composta de 3 varetas de fibra de vidro em cima e 3 embaixo até 2/3 de cada metade e no restante da asa usarei 2 varetas em cima e 2 embaixo.
Acho que vai ficar bem reforçado mas tem o incoveniente de restringir o uso de trem de pouso retrátil... :?
Acho que vai ficar bem reforçado mas tem o incoveniente de restringir o uso de trem de pouso retrátil... :?
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- leandro.ifpb
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na minha opnião.... 3 varetas de fibra em cima e 3 em baixo é exagero... ainda mais se o isopor for P3
costumo utilizar apenas 2 varetas em cima e 2 em baixo, e ainda com isopor de papelaria, que é menos denso que o P3.
Já fiz inclusive com 2 varetas em cima e 1 em baixo.... ficou firme e tá voando que é uma beleza.
apenas sugestões
costumo utilizar apenas 2 varetas em cima e 2 em baixo, e ainda com isopor de papelaria, que é menos denso que o P3.
Já fiz inclusive com 2 varetas em cima e 1 em baixo.... ficou firme e tá voando que é uma beleza.
apenas sugestões
Antônio,
Parabéns pela escolha do modelo, que é pouco visto mesmo aqui no e-voo.
Esse foi meu primeiro modelo que construi no padrão dos Jambocks da Segunda Guerra.
Você fez uma boa opção em aumentar a asa, além da escala, porque fiz fiel a escala e faltou planeio no meu modelo.
Na minha asa (98cm) eu usei apenas uma fibra de vidro de 2mm por baixo e 2,5mm por cima da asa. E até hoje aguenta meus mergulhos sem problema e olha que o modelo ficou com 900gr.
Também acho exagerado 3x3 de fibra. Concordo com o Leandro e acho que 2 fixas por cima e 2 por baixo é mais que o suficiente.
Fique de olho no peso do modelo!
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=74729[/url]
Parabéns pela escolha do modelo, que é pouco visto mesmo aqui no e-voo.
Esse foi meu primeiro modelo que construi no padrão dos Jambocks da Segunda Guerra.
Você fez uma boa opção em aumentar a asa, além da escala, porque fiz fiel a escala e faltou planeio no meu modelo.
Na minha asa (98cm) eu usei apenas uma fibra de vidro de 2mm por baixo e 2,5mm por cima da asa. E até hoje aguenta meus mergulhos sem problema e olha que o modelo ficou com 900gr.
Também acho exagerado 3x3 de fibra. Concordo com o Leandro e acho que 2 fixas por cima e 2 por baixo é mais que o suficiente.
Fique de olho no peso do modelo!
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=74729[/url]
- Antonio Carlos
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- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
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Nos meus modelos (envergadura 120cm) eu costumo usar apenas 1 vareta em cima e 1 embaixo.
Como estou estimando o peso final (em ordem de vôo) em 1,8 kg não quis correr risco de a asa "bater palmas" na retomada de um mergulho.
Meu projeto inicial (sofreu tantas mudanças de 2006 para cá...) era com bordo de ataque em balsa chapeado até as longarinas de caixeta e com o bordo de fuga também em balsa chapeado.
Numa asa de isopor com corda tão grande (29cm) precisa-se evitar a torção e compensar a fadiga causada pelos pousos mal feitos (lembrando que o trem de pouso desse modelo é na asa).
Abs,
Como estou estimando o peso final (em ordem de vôo) em 1,8 kg não quis correr risco de a asa "bater palmas" na retomada de um mergulho.
Meu projeto inicial (sofreu tantas mudanças de 2006 para cá...) era com bordo de ataque em balsa chapeado até as longarinas de caixeta e com o bordo de fuga também em balsa chapeado.
Numa asa de isopor com corda tão grande (29cm) precisa-se evitar a torção e compensar a fadiga causada pelos pousos mal feitos (lembrando que o trem de pouso desse modelo é na asa).
Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
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- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
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Amigos, bom dia!
Esse modelo é um protótipo e como tal deverá sofrer algum ajuste antes de entrar em produção.
Conforme sugestão dos colegas Forlan e Leandro deverei alterar o sistema de reforço da asa, de modo a permitir a instalação de trem de pouso retrátil.
Como disse anteriormente, a fuselagem é dividida em várias seções com a finalidade de fidelizar ao máximo as linhas do avião real mas isso não dificulta em nada a montagem.
As partes de cada metade da asa deverão ser montadas sobre uma mesa para manter o alinhamento das peças (pelo menos é assim que imaginei no projeto... :lol: ).
Como é possível ver nas fotos abaixo, foi previsto a instalação de uma vareta de fibra de vidro em cada metade da fuselagem para reforço.
Foi previsto também uma superfície plana em cada metade que vai desde o começo da fuselagem até depois do bordo de fuga da asa para ser colada um reforço de compensado de 2mm que também servirá como "berço" da asa.
Nesse protótipo eu cortei com encaixes entre as metades mas manuseando as peças vi que é desnecessário.
Bem, vamos a mais algumas fotos:
Esse modelo é um protótipo e como tal deverá sofrer algum ajuste antes de entrar em produção.
Conforme sugestão dos colegas Forlan e Leandro deverei alterar o sistema de reforço da asa, de modo a permitir a instalação de trem de pouso retrátil.
Como disse anteriormente, a fuselagem é dividida em várias seções com a finalidade de fidelizar ao máximo as linhas do avião real mas isso não dificulta em nada a montagem.
As partes de cada metade da asa deverão ser montadas sobre uma mesa para manter o alinhamento das peças (pelo menos é assim que imaginei no projeto... :lol: ).
Como é possível ver nas fotos abaixo, foi previsto a instalação de uma vareta de fibra de vidro em cada metade da fuselagem para reforço.
Foi previsto também uma superfície plana em cada metade que vai desde o começo da fuselagem até depois do bordo de fuga da asa para ser colada um reforço de compensado de 2mm que também servirá como "berço" da asa.
Nesse protótipo eu cortei com encaixes entre as metades mas manuseando as peças vi que é desnecessário.
Bem, vamos a mais algumas fotos:
- Anexos
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- Visão geral das partes da fuselagem.
- foto-1411.jpg (38.86 KiB) Exibido 19249 vezes
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- Visão geral das partes da fuselagem.
- foto-1611.jpg (37.12 KiB) Exibido 19249 vezes
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- Visão geral das partes da fuselagem.
- foto-1511.jpg (36.82 KiB) Exibido 19249 vezes
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- Antonio Carlos
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Nessas fotos dá para ver o detalhe do encaixe da vareta de fibra de vidro e a superfície plana que receberá o reforço de compensado:
- Anexos
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- Detalhe de seção da fuselagem.
- foto-2011.jpg (39.4 KiB) Exibido 19244 vezes
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- Detalhe de seção da fuselagem.
- foto-1911.jpg (35.93 KiB) Exibido 19244 vezes
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- Detalhe de seção da fuselagem.
- foto-1811.jpg (39.59 KiB) Exibido 19244 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
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Para ter uma visão geral de como está ficando os cortes da fuselagem eu empilhei as peças e prendi com fita crepe.
Já dá para ter uma idéia de como ficará a "criança"... :D
Já dá para ter uma idéia de como ficará a "criança"... :D
- Anexos
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- Visão geral dos cortes.
- foto-1311.jpg (35.73 KiB) Exibido 19239 vezes
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- Visão geral da fuselagem.
- foto-1111.jpg (36.45 KiB) Exibido 19239 vezes
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- Visão geral da fuselagem.
- foto-811.jpg (28.27 KiB) Exibido 19239 vezes
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- Visão geral da fuselagem.
- foto-711.jpg (28.38 KiB) Exibido 19239 vezes
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