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Modelos vcc da Casa Aerobrás - conversão - Dúvidas!

Enviado: Qui Mai 18, 2006 1:24 pm
por rasec_jj
Pessoal, tava vendo esses aviões da Aerobrás de vôo circular, mais especificamente esses das fotos, e achei lindos demais!!! Eles tem entre 83 à 95 cm de envergadura. Será que a carga alar deles é alta demais para converter em r/c eletrico com motor brushless classe 400? Alguém sabe o peso deles e conheçe?

Abraços

Enviado: Qui Mai 18, 2006 1:39 pm
por FSGALVAO
Rasec, a algum tempo atras acho que o MArco Antonio fez um desses ai e o converteu para eletricos, mas ele usou materias e equipamentos bem leves

Enviado: Qui Mai 18, 2006 1:42 pm
por -=|Novelli|=-
esse ssão VCC e parecem ser legais para montar, mas acho que nao precisa reforçar tanto, e etalvez escolher umas madeiras mais leves pra algumas coisas, e entelar com papel ou oralight! deve ser legal!

Enviado: Qui Mai 18, 2006 1:44 pm
por alexcmag
O que o Marco Antonio converteu foi um modelo a elástico da Aerobrás, não VCC. Os modelinhos a elástico semi-escala normalmente pesam em torno de 40g entelados e sem elástico, com um equipamento leve consegue-se deixá-los em condições de vôo com 100g.

Mas os VCC são muito mais pesados, devido aos reforços necessários para aguentar o motor glow. Como não são tão grandes assim acaba ficando um tijolo com asas.

Uma opção seria usar a planta do modelo VCC, mas neste caso recomendo redimensionar os materiais e mudar o perfil da asa para algo em torno de 10% já que normalmente são muito grossas.

Enviado: Qui Mai 18, 2006 1:56 pm
por Vitor Mano
Os aeromodelos da aerobras são super dimensionados e extremamente pesados, se você pretende fazer um modelo utilizando a planta mas com materiais mais leves e alterando algumas peças será possivel, outra coisa que precisara ser alterada é a asa, mude para um perfil mais fino e talvez seja necessário aumentar um pouco a envergadura.

Bom divertimento!!!

Enviado: Qui Mai 18, 2006 6:39 pm
por Marco Antonio
[quote:f354309476="Vitor Mano"]Os aeromodelos da aerobras são super dimensionados e extremamente pesados, se você pretende fazer um modelo utilizando a planta mas com materiais mais leves e alterando algumas peças será possivel, outra coisa que precisara ser alterada é a asa, mude para um perfil mais fino e talvez seja necessário aumentar um pouco a envergadura.

Bom divertimento!!![/quote:f354309476]


Não vamos começar a falar asneira não é!!!!!

Não são super pesados coisa nenhuma, comprei dois modelos da Guillows que quando abri vi que precisava trocar a madeira por outra mais leve, o que não aconteceu com os da aerobras!
Os modelos VCC são em sua maioria mais parrudos, independente de quem fabrica!
Não são superdimencionados coisa nenhuma, quem os projetou sabia mais de aeromodelismo que todos voces juntos, pra seu consolo!
[b:f354309476]MANIA DE AUMENTAR A ENVERGADURA... O TURMINHA QUE SEMPRE FALA ASNEIRA NÃO!!!!!![/b:f354309476]

Provei que isso é desnecessario.. eu disse[size=18:f354309476][b:f354309476] PROVEI[/b:f354309476][/size:f354309476] eu não disse eu acho.. eu dissse: Fui e fiz direto da caixa usando a cabeça e sabendo o que fazer. enfatizo porque as vezes, ou sempre é necessario se fazer entender de forma nbem forte!!! mas se quiser eu repito ou faço um desenho :P

Os modelos VCC em sua maioria não se prestam a conversão , mas tem muito modelo lá que funciona, inclusive pegar os planadores e motoriza-los


[size=18:f354309476][b:f354309476]E NÃO AUMENTEM A ENVERGADURA[/b:f354309476][/size:f354309476] Aumentem seu conhecimento e aprendam como fazer as coisas sem estragar o que está perfeito!

Enviado: Qui Mai 18, 2006 7:11 pm
por alexcmag
Marco, leia a regra sobre negritos e fontes: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10250

Quanto aos modelos VCC, funciona se usar somente a planta do modelo, mas alterando o perfil da asa, normalmente muito espesso. Mas tudo com material bem leve.

Este Cessna 180 já teve alguém que fez a partir da planta mas exagerou na madeira, ficou pesado.

Apesar da maioria dos nossos modelos ter a asa maior que o avião real, aumentar somente a asa de qualquer modelo sem muito critério realmente não é uma idéia muito boa, a empenagem pode se tornar insuficiente e torná-lo instável.

Neste caso acho mais prático reescalonar a planta toda até chegar a um tamanho mais fácil de construir. Foi assim que cheguei a um Cessna 172 de 1,4m com motor 400 reduzido, só que mais leve do que um VCC de 90cm...

Enviado: Qui Mai 18, 2006 7:51 pm
por rasec_jj
vixi, começou... :) Realmente aumentar envergadura é algo que não acrescenta em nada... Vejam só: Aviões como piper e at-6 são aviões extremamente "asudos", e nem por isso, planam mais, etc... São aviões por incrivel que pareça, meio críticos. Às vezes para melhorar, tiramos até as ponteiras das asas :) Avião pra voar tem que ser leve mesmo. Um boeing 737, às vezes não consegue desviar de um obstáculo, por causa de 100 kg à mais que o avião deve decolar!
Bem eu nunca vi pessoalmte esses aviões vcc da aerobrás e não consta no site o peso. Pelo visto são bonitos, mas n vale à pena comprar o kit e converter em eletrico.

Abs

Enviado: Qui Mai 18, 2006 7:54 pm
por leosusse
Eu fiz um da seguinte maneira, ( modelo Tamanco II se nao me engano da casa aerobras mesmo)
Nao mexi na estrutura da asa, apenas lixei as varetas nas partes onde nao seria usadas. entelei com monokote.
A fuzelajem que seria uma chapa de balsa com um reforso parrudo no montante eu subistitu por uma chapa de 4mm , aumentei a superficie de comando e coloquei aeleiron ( feitos com depron).

Peso final 320G equipamento: Motor GWS brushless ( +- 400g com lipo 2s) 3 servos Tower Pro 9G bat lipo 2s 1300mA.
nao tive a oportunidade de testar em voo ams acho que vai voar bem.
flws

Enviado: Qui Mai 18, 2006 8:31 pm
por Felipão
Pois é galera, um amigo quase me bateu quando disse q ia fazer uma conversão dessa!
Mas agora irei usar o motor 15 de verdade, será com propursãio normal!
como manda na planta!
u q vc's acham?
paulistinha!