SEA BB - Depron - um verdadeiro Treinadorzão

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
DaltonRocha
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 6:03 pm
Localização: Montes Claros, MG
Contato:

Mensagem por DaltonRocha »

Caros Aeromodelistas.

Segue o link do video do primeiro voo de minha construção do Sea BB.

http://www.youtube.com/watch?v=u-x0afwBVm4
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:ebdd7e4e50="DaltonRocha"]Caros Aeromodelistas.

Segue o link do video do primeiro voo de minha construção do Sea BB.

http://www.youtube.com/watch?v=u-x0afwBVm4
[yt]u-x0afwBVm4[/yt][/quote:ebdd7e4e50]

Beleza!
Como esse modelo sofre muito com ventos fortes, e parecia ter um ventinho mais o menos no dia do voo, não dá para saber se há algo errado na positividade do motor, mas tem algo estranho tem.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Mensagem por jpaniceto »

[quote:5bad2d9d19="DaltonRocha"]Caros Aeromodelistas.

Segue o link do video do primeiro voo de minha construção do Sea BB.

http://www.youtube.com/watch?v=u-x0afwBVm4[/quote:5bad2d9d19]

muito bom e que lugar bacana pra voar em.
E como foi o restante do voo? caiu? como foi o pouso? :!:

quanto a questão de acelerar e o aero tender a cabrar (subir) o dandam resolveu de uma forma bem simples: ele colocou ruelas nos parafusos de cima pra apontar o motor um pouco pra baixo. :wink:

Eu vou deixar do jeito que está no projeto por enquanto pra poder fazer o teste de decolar da água :D
"Vida longa e próspera aos moderadores."
DaltonRocha
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 6:03 pm
Localização: Montes Claros, MG
Contato:

Mensagem por DaltonRocha »

Este local é nossa pista de aeromodelismo, tem cerca de 100 m x 20m com uma área total de 10.000 m2. é uma antiga pista para ultraleve.

Ainda falta uma estrutura, mas para voar é muito legal.

O pouso foi tranquilo e após o ajuste do motor no pilão o voo ficou melhor ainda.
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Mensagem por hermesed »

Qual o grau de incidência ou Ângulo do motor em relação ao profundor?
Acho que o meu ficou um pouco virado pra cima.
DaltonRocha
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 6:03 pm
Localização: Montes Claros, MG
Contato:

Mensagem por DaltonRocha »

Minha construção também ficou um pouco para cima demais, puxando o aeromodelo para cima, obrigando um ajuste na base do motor.
Meu erro foi distanciar a haste da frente do pilão do bordo de ataque o que somente percebi após o primeiro voo.
Assim, a dica é montar o pilao com sua haste da frente rente ao bordo de ataque da asa, pois assim o ângulo fica correto.
O grau ou ângulo não sei exatamente, mas nas fotos do tópico dá para ver como deve ficar o motor.
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Mensagem por hermesed »

[quote:ace146faaa="DaltonRocha"]Minha construção também ficou um pouco para cima demais, puxando o aeromodelo para cima, obrigando um ajuste na base do motor.
Meu erro foi distanciar a haste da frente do pilão do bordo de ataque o que somente percebi após o primeiro voo.
Assim, a dica é montar o pilao com sua haste da frente rente ao bordo de ataque da asa, pois assim o ângulo fica correto.
O grau ou ângulo não sei exatamente, mas nas fotos do tópico dá para ver como deve ficar o motor.[/quote:ace146faaa]

Quando estamos construindo o pilão, temos o "instinto" de deixar as varetas um pouco mais compridas para atravessar a asa(dá impressão que vai ficar mais firme, mais bem colado) e como já tem uma vareta de fibra no bordo de ataque, é natural que acabe ficando um pouco recuado em relação ao BA.
Na planta não existe nenhuma informação referente a incidência do motor em relação a linha do profundor, asa ou fuselagem.
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Mensagem por jpaniceto »

[quote:6f8477ee93="hermesed"][quote:6f8477ee93="DaltonRocha"]Minha construção também ficou um pouco para cima demais, puxando o aeromodelo para cima, obrigando um ajuste na base do motor.
Meu erro foi distanciar a haste da frente do pilão do bordo de ataque o que somente percebi após o primeiro voo.
Assim, a dica é montar o pilao com sua haste da frente rente ao bordo de ataque da asa, pois assim o ângulo fica correto.
O grau ou ângulo não sei exatamente, mas nas fotos do tópico dá para ver como deve ficar o motor.[/quote:6f8477ee93]

Quando estamos construindo o pilão, temos o "instinto" de deixar as varetas um pouco mais compridas para atravessar a asa(dá impressão que vai ficar mais firme, mais bem colado) e como já tem uma vareta de fibra no bordo de ataque, é natural que acabe ficando um pouco recuado em relação ao BA.
Na planta não existe nenhuma informação referente a incidência do motor em relação a linha do profundor, asa ou fuselagem.[/quote:6f8477ee93]


Olá pessoal, estou um pouco afastado da construção porque nasceu meu primogênito então não tenho podido continuar a construção da asa reta do SEA. No entanto, enquanto o bixinho dorme eu vou acompanhando as dúvidas aqui e consegui dar uma fugidinha ontem pra fazer uma filmagem do sea decolando da água, vou editar e mais tarde coloco aqui.

Não respondi sobre o ângulo de incidência do motor porque realmente esta não é minha área.
Posso dizer que segundo o projeto, depois das asas coladas é feito dois furos conforme a imagem abaixo e depois é que são coladas as logarinas.

[img:6f8477ee93]http://i1092.photobucket.com/albums/i410/jpaniceto/localdopilao.jpg[/img:6f8477ee93]
Está aí outra diferença entre o que eu faço e o que o projeto prevê pois ele indica colocar uma vareta no bordo de fuga mas cá entre nós, eu nunca bati um aero no bordo de fuga :D e olha que eu já tive vários acidentes com ele.

[b:6f8477ee93]hermesed[/b:6f8477ee93], atravessar a vareta é realmente o normal e conforme disse o DaltonRocha a vareta fica rente ao bordo de ataque. A incidência pode ser corrigida colocando ruelas nos parafusos de cima do motor como faz o [b:6f8477ee93]dandam[/b:6f8477ee93].
"Vida longa e próspera aos moderadores."
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

O meu fiz de 26"!

:D
Anexos
DSC06122.JPG
DSC06122.JPG (21.24 KiB) Exibido 12043 vezes
Modelo cortado e eletronica, 218 gramas
Modelo cortado e eletronica, 218 gramas
DSC06114.JPG (31.6 KiB) Exibido 12043 vezes
Servos veim!
Servos veim!
DSC06119.JPG (25.71 KiB) Exibido 12043 vezes
DSC06126.JPG
DSC06126.JPG (32.91 KiB) Exibido 12044 vezes
Amo muito tudo isso! Procurando uma namorada na hobbyking!
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Mensagem por jpaniceto »

Isso aí Bruno, até que enfirm alguem fazendo o de 26" :D

Parece estar faltando alguns passos pra terminar ainda né. Vou te pedir um favor então: quando já estiver pronto pra voar coloque no post o peso dele completo bem como a eletronica utilizada, ok. Vai ajudar quem estiver com dúvidas a escolher o tamanho do SEA a construir.

Só uma dúvida: a frente dele está oca, é isso mesmo?

Abraços,
Responder