ZAGI 1,6m - plataforma FPV (Saiu o vídeo!!!)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

ZAGI 1,6m - plataforma FPV (Saiu o vídeo!!!)

Mensagem por Rafael Ritter »

Após o bem sucedido projeto da primeira asa, dei início recentemente na construção da segunda, com a corda maior e alguns aprimoramentos.

Eu estava registrando a construção na área de FPV, mas para organizar as coisas passarei a postar aqui e quando chegar nas "vias de fato" retomo o tópico anterior.
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Abaixo foto das duas semi-asas cortadas. As medidas dela são as seguintes:

Raiz na corda: 43cm
Raiz na ponta: 27cm
Envergadura: 160cm

Atrás está a primeira asa.

[img:fd9c1a5170]http://www.e-voo.com/forum/files/3_347.jpg[/img:fd9c1a5170]
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Como a primeira asa (a verde do post anterior), que também tem 1,60, mas com corda menor, ficou com características de vôo muito boas, resolvi repetir a dose e manter o mesmo tamanho. O problema todo é na hora de transportar.

Para este projeto resolvi então repartir o conjunto em 3 partes, sendo duas semi-asas e um pod central que irá abrigar a eletrônica.

[img:e7d1e9bb72]http://www.e-voo.com/forum/files/rps20110924_154746_569.jpg[/img:e7d1e9bb72]
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Neste ponto já deu pra decidir uma coisa: ela não será fibrada. Do jeito que está, com toda a eletrônica, ficou em 1.4Kg. Não estou preocupado pelo peso em sí, pois está muito bom, mas sim pela capacidade dos retráteis que é para 2.7Kg e não quero me aproximar disso.

Estimo que entelada ficará com 1.7Kg. Abaixo algumas fotos. No detalhe do trem de pouso da asa, dá para ver a "tática" de fixação. Além da superficie de liteply ser colada na superfície do isopor, foi "chumbada" com 4 palitos nos cantos que praticamente atravessam ela. Se for pra arrancar, vai arrancar metade da asa junto, hehehehe.

Hoje comprei também 2 pares daqueles conectores seriais de PC (tipo de mouse antigo) para fazer as conexões das asas diretamente no encaixe (idéia do Farina) e não precisar ficar plugando e desplugando cabinho na hora de montar/desmontar.

Uma dúvida. Além da baioneta, que vai até aprox. 1/3 da asa, coloquei 2 hastes de fibra de vidro na parte de baixo e mais uma em cima, além da balsa do BA e do chapeamento. Será suficiente para "firmar" o conjunto, visto que ninguém vai fazer 3D com esse mamute?
Anexos
asa3.jpg
asa3.jpg (36.26 KiB) Exibido 12946 vezes
asa2.jpg
asa2.jpg (27.41 KiB) Exibido 12946 vezes
asa1.jpg
asa1.jpg (38.01 KiB) Exibido 12946 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

Rafael!! ficou show, minhas duas metades da zagi nem vou colar mais uma na outra, vou fazer um pod central igual o teu, otima ideia!! to acompanhando!!

abracos..
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

curiosidade...

Mensagem por dbar1970 »

qual perfil você está usando nessa asa?
qual o enflechamento que você está usando nela?

Vou acompanhar, pois me interesso num modelo p/ filmagens aereas...
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Que bom que gostou, William. Apesar do porte, quando desmontada ocupa muito pouco espaço. Ainda estou pensando em uma forma de deixar os winglets mais práticos também, pois já percebi que é fácil danificá-los durante transportes.

dbar1970, estou usando um Zagi12 com washout de 3 graus. O enflechamento, se não me engano, é de 25 graus.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Ai Rafael, ja virei seu fã, cada dia uma construção mais legal. só uma coisinha que observei em minhas zagis, as de maior corda (relacionando corda e enverga) que ficam mais "gordinhas" como essa sua nova, tendem a ficar mais ariscas.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Fala magnoudia, obrigado pela informação. Como é minha primeira asa "gordinha", já vou preparado.

Como ela será usada para FPV (se voar bem) ao invés de utilizar a mixagem do rádio, irei utilizar um V-tail mixer para poder colocar um gyro para o roll. Talvez isso ajude a amenizar esse comportamento.

Hoje instalei os conectores em uma das asas e fiquei muito satisfeito com o resultado. Mais pra frente farei mais testes para validar a confiabilidade, mas em termos de praticidade ficou excelente.
Anexos
2.jpg
2.jpg (22.08 KiB) Exibido 12745 vezes
1.jpg
1.jpg (27.07 KiB) Exibido 12745 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Bruno Kurt
membro
Mensagens: 898
Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Bruno Kurt »

Rafael,

Bela construção.

Estarei acompanhando.

Abs
Responder