14-bis Em deprom!! Novos Videos na Ultima Página!!
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
14-bis Em deprom!! Novos Videos na Ultima Página!!
Estou postando as fotos do 14-Bis que estou construindo!
Modelo com 1m de envergadura!Esse é o primeiro 14- bis que monto, entao pode ter alguns defeitos!
Aceito sugestoes!
Aperte nas imagens para velas maiores!
[b:cc6c47df17]Fotos do Charuto[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020001.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020001.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020002.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020002.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020003.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020003.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Fotos do Cubo frontal[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020004.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020004.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020005.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020005.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020006.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020006.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Fotos do Charuto com o Cubo já linkado[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6030008.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6030008.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6030010.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6030010.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6030011.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6030011.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Fotos do 14-bis quase pronto[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070077.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070077.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070081.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070081.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070083.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070083.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Detalhes da linkagem Pull-Pull[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070072.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070072.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070084.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070084.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070085.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070085.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070086.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070086.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Detalhes da linkagem do aileron![/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6140071.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6140071.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Modelo pronto para o primeiro teste de voo![/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6140070.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6140070.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Planta em escala de 1m de envergadura[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/14-BisPlanta1m.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_14-BisPlanta1m.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Video Dos Comandos[/b:cc6c47df17] O Video ficou meio escuro, mais da pra vcs entederem!
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/?action=view¤t=P6140072mpg.flv][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6140072mpg.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
Falow
Modelo com 1m de envergadura!Esse é o primeiro 14- bis que monto, entao pode ter alguns defeitos!
Aceito sugestoes!
Aperte nas imagens para velas maiores!
[b:cc6c47df17]Fotos do Charuto[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020001.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020001.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020002.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020002.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020003.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020003.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Fotos do Cubo frontal[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020004.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020004.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020005.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020005.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6020006.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6020006.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Fotos do Charuto com o Cubo já linkado[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6030008.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6030008.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6030010.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6030010.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6030011.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6030011.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Fotos do 14-bis quase pronto[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070077.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070077.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070081.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070081.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070083.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070083.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Detalhes da linkagem Pull-Pull[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070072.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070072.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070084.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070084.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070085.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070085.jpg[/img:cc6c47df17][/URL][URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6070086.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6070086.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Detalhes da linkagem do aileron![/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6140071.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6140071.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Modelo pronto para o primeiro teste de voo![/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/P6140070.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6140070.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Planta em escala de 1m de envergadura[/b:cc6c47df17]
[URL=http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/14-BisPlanta1m.jpg][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_14-BisPlanta1m.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
[b:cc6c47df17]Video Dos Comandos[/b:cc6c47df17] O Video ficou meio escuro, mais da pra vcs entederem!
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/?action=view¤t=P6140072mpg.flv][img:cc6c47df17]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_P6140072mpg.jpg[/img:cc6c47df17][/URL]
Falow
-
- membro
- Mensagens: 645
- Registrado em: 09 Mar 2006 18:29
- Davi_Grillo
- membro
- Mensagens: 139
- Registrado em: 01 Jun 2006 18:42
- Localização: Campo Mourao - PR
- Contato:
- Davi_Grillo
- membro
- Mensagens: 139
- Registrado em: 01 Jun 2006 18:42
- Localização: Campo Mourao - PR
- Contato:
[quote:2096abd40d="shift_light"]Cara eu não entendo muito de 14-bis mas ele não tem leme para fazer as curvas?[/quote:2096abd40d]
Ai esta o segredo da linkagem!
O cubo q fica na frente ele move pra cima , para baixo e para os lados!
Ele é Leme e profundor ao mesmo tempo!
Davi,
Esse é o prototipo!
Quando for fazer o proximo eu faco com chapa inteira! o duro é o preco, 15 pila aki!
falow
Ai esta o segredo da linkagem!
O cubo q fica na frente ele move pra cima , para baixo e para os lados!
Ele é Leme e profundor ao mesmo tempo!
Davi,
Esse é o prototipo!
Quando for fazer o proximo eu faco com chapa inteira! o duro é o preco, 15 pila aki!
falow
- gustabmo
- membro
- Mensagens: 4337
- Registrado em: 03 Mai 2004 21:58
- Localização: Sao Paulo - SP
- Contato:
Re: 14-bis Em deprom de 1m de envergadura!
Parabens pela iniciativa!
[quote:3c7f1325f3="scooth"]Falta por o aileron[/quote:3c7f1325f3]
Aileron num 14-bis ?!?!?!?! :shock:
[quote:3c7f1325f3="scooth"]Falta por o aileron[/quote:3c7f1325f3]
Aileron num 14-bis ?!?!?!?! :shock:
Gustavo - São Paulo/SP
14 bis
Gustavo,
O 14 bis possui ailerons sim, e eram acionados de uma maneira - digamos - nem um pouco convencional, mas parece que na planta este detalhe não é visivel.
Este trecho é de uma página sobre o voo do 14 bis postada aqui um tempo atrás.
"Uma vez em vôo, era preciso controlar o avião para que não saísse para a esquerda ou para a direita. Dumont girava uma rodinha tirada de uma máquina de costura (com eixo de bicicleta), instalada junto da cestinha. Assim comandava cabos de aço para obrigar o caixão vazado a mover-se - agora para um lado ou para o outro. Com isso, mantinha o avião em linha reta.
[b:47dce49e3f]Mas o avião em vôo poderia baixar uma asa, ou outra. Santos Dumont criou um comando para controlar esses movimentos, mas tinha um problema. Faltavam-lhe mãos. A mão direita controlava o manche e premia o acelerador a ela acoplado. A esquerda manejava a rodinha de máquina de costura.
O inventor criou então uma cruzeta, que ia costurada ao paletó. A cruzeta tinha elásticos ligados a cabos de aço. Estes faziam abrir ou fechar um painel (no padrão bambu e seda), instalado no fim das asas. O vento recebido no painel aberto corrigia a posição da asa.
E como Dumont acionava os elásticos presos às suas costas? Movendo o corpo. Inclinava o corpo à direita ou à esquerda, o elástico esticava, acionava o cabo de aço e fazia o painel abrir ou fechar na asa da esquerda ou da direita. [/b:47dce49e3f]"
Santos Dummont era realmente um gênio.
Abraços
O 14 bis possui ailerons sim, e eram acionados de uma maneira - digamos - nem um pouco convencional, mas parece que na planta este detalhe não é visivel.
Este trecho é de uma página sobre o voo do 14 bis postada aqui um tempo atrás.
"Uma vez em vôo, era preciso controlar o avião para que não saísse para a esquerda ou para a direita. Dumont girava uma rodinha tirada de uma máquina de costura (com eixo de bicicleta), instalada junto da cestinha. Assim comandava cabos de aço para obrigar o caixão vazado a mover-se - agora para um lado ou para o outro. Com isso, mantinha o avião em linha reta.
[b:47dce49e3f]Mas o avião em vôo poderia baixar uma asa, ou outra. Santos Dumont criou um comando para controlar esses movimentos, mas tinha um problema. Faltavam-lhe mãos. A mão direita controlava o manche e premia o acelerador a ela acoplado. A esquerda manejava a rodinha de máquina de costura.
O inventor criou então uma cruzeta, que ia costurada ao paletó. A cruzeta tinha elásticos ligados a cabos de aço. Estes faziam abrir ou fechar um painel (no padrão bambu e seda), instalado no fim das asas. O vento recebido no painel aberto corrigia a posição da asa.
E como Dumont acionava os elásticos presos às suas costas? Movendo o corpo. Inclinava o corpo à direita ou à esquerda, o elástico esticava, acionava o cabo de aço e fazia o painel abrir ou fechar na asa da esquerda ou da direita. [/b:47dce49e3f]"
Santos Dummont era realmente um gênio.
Abraços
- Davi_Grillo
- membro
- Mensagens: 139
- Registrado em: 01 Jun 2006 18:42
- Localização: Campo Mourao - PR
- Contato:
[quote:133f306cbe="scooth"][quote:133f306cbe="shift_light"]Cara eu não entendo muito de 14-bis mas ele não tem leme para fazer as curvas?[/quote:133f306cbe]
Ai esta o segredo da linkagem!
O cubo q fica na frente ele move pra cima , para baixo e para os lados!
Ele é Leme e profundor ao mesmo tempo!
Davi,
Esse é o prototipo!
Quando for fazer o proximo eu faco com chapa inteira! o duro é o preco, 15 pila aki!
falow[/quote:133f306cbe]
nossa
se vai fase de chapa??
onde tu vai compra?
eh ai im mga msm?
flw
Ai esta o segredo da linkagem!
O cubo q fica na frente ele move pra cima , para baixo e para os lados!
Ele é Leme e profundor ao mesmo tempo!
Davi,
Esse é o prototipo!
Quando for fazer o proximo eu faco com chapa inteira! o duro é o preco, 15 pila aki!
falow[/quote:133f306cbe]
nossa
se vai fase de chapa??
onde tu vai compra?
eh ai im mga msm?
flw
-
- membro
- Mensagens: 645
- Registrado em: 09 Mar 2006 18:29
- gustabmo
- membro
- Mensagens: 4337
- Registrado em: 03 Mai 2004 21:58
- Localização: Sao Paulo - SP
- Contato:
Re: 14 bis
[quote:109d7b46cb="tatoo"]Gustavo,
O 14 bis possui ailerons sim, e eram acionados de uma maneira - digamos - nem um pouco convencional[/quote:109d7b46cb]
Interessante, nao sabia dessa informacao! Obrigado!
O 14 bis possui ailerons sim, e eram acionados de uma maneira - digamos - nem um pouco convencional[/quote:109d7b46cb]
Interessante, nao sabia dessa informacao! Obrigado!
Gustavo - São Paulo/SP
- -=|Novelli|=-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 2044
- Registrado em: 10 Nov 2003 15:06
- Localização: São Paulo SP
Davi! desculpe cara, mas gostaria de te pedir pra ler a regra 23 neste link aqui:
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10250[/url]
fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".
abração!
[quote:ebd532595a="Davi_Grillo"]i aew rodrigo
blz??
nossa vei muito fileh teu 14 bis
achu q meu irmao falo q vc tava fasendu um
muuito massa
mais cara se tem q arranjah umas bandeja maior
pq essa dae marca muito o aviao
flw[/quote:ebd532595a]
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10250[/url]
fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".
abração!
[quote:ebd532595a="Davi_Grillo"]i aew rodrigo
blz??
nossa vei muito fileh teu 14 bis
achu q meu irmao falo q vc tava fasendu um
muuito massa
mais cara se tem q arranjah umas bandeja maior
pq essa dae marca muito o aviao
flw[/quote:ebd532595a]
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
[quote:a832bca040="-=|Novelli|=-"]
fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".[/quote:a832bca040]
E acho que deve ser até difícil escrever "interneês". Português é mais fácil! :wink:
Sei que a réplica do 14 Bis feita em Goiânia, tem ailerons adaptado. Fica entre a asa de baixo e a asa de cima. Corrijam-me se eu estiver errado...
Abraços
fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".[/quote:a832bca040]
E acho que deve ser até difícil escrever "interneês". Português é mais fácil! :wink:
Sei que a réplica do 14 Bis feita em Goiânia, tem ailerons adaptado. Fica entre a asa de baixo e a asa de cima. Corrijam-me se eu estiver errado...
Abraços
Júlio Cesar de Almeida Jr.
- Davi_Grillo
- membro
- Mensagens: 139
- Registrado em: 01 Jun 2006 18:42
- Localização: Campo Mourao - PR
- Contato:
É um pouco off topic, mas já que estamos falando do famoso 14 bis...
Estive em Caldas Novas alguns dias atrás, e tive a oportunidade de ver de perto uma réplica do 14 bis. Mesmos materiais, e mesmo motor.
Conversei com o dono e construtor do avião, e ele disse que montou o motor peça por peça como o original, e tem 30 hp.
Ele disse que o avião é muito estável, apesar de ser canard, e que voou inclusive com vento .
O avião será levado para a França, e fará um vôo, relembrando o primeiro No centenário..
Estive em Caldas Novas alguns dias atrás, e tive a oportunidade de ver de perto uma réplica do 14 bis. Mesmos materiais, e mesmo motor.
Conversei com o dono e construtor do avião, e ele disse que montou o motor peça por peça como o original, e tem 30 hp.
Ele disse que o avião é muito estável, apesar de ser canard, e que voou inclusive com vento .
O avião será levado para a França, e fará um vôo, relembrando o primeiro No centenário..
Desenterrei mais um tópico...
Antes que venha um puxão do orelha dos moderadores lembrem-se que este é o ano do centenário do primeiro voo (23 de Out de 2006) de um avião (claro.. entendemos por avião como sendo uma máquina capaz de decolar e pousar por meios próprios!).
Desenterrei também porque fiquei uma semana longe da internet e não vi esse tópico passar... e como bom brasileiro, apaixonado por aviação não poderia deixar passar em branco!
Aqui na Universidade Estadual de Maringá no dia do centenário pretendemos fazer um voo de um aeromodelo 14-bis (Esse mesmo que o Scooth está batalhando pra construir!). Vai ter apoio televisivo, e certamente passará na TV do Estado do PR !
Alguém mais pretende fazer algo desse tipo no dia do centenário? Pessoal.. não podemos deixar passar essa data em branco! Temos que mostrar ao mundo (entenda-se USA) quem foi o verdadeiro pai da aviação! :D
Scooth: Como vai os ailerons ?
Estava pensando em montar um réplica do avião dos Irmãos Wright para mostrar que não voa! Eheheheh. Claro.. o avião deles seria feio com CONCRETO e motor 400BR com bateria de NiCd ou Li-Ion ehehhe!
Em contrapartida o 14 bis é só material de primeira, com brushless e o mais leve deprom possível eheh! Podemos inovar e por até aqueles motores com passo reverso para o avião voar de ré eehhe!
Brincadeiras a parte...
Abraços..
Andre Ponzoni
Antes que venha um puxão do orelha dos moderadores lembrem-se que este é o ano do centenário do primeiro voo (23 de Out de 2006) de um avião (claro.. entendemos por avião como sendo uma máquina capaz de decolar e pousar por meios próprios!).
Desenterrei também porque fiquei uma semana longe da internet e não vi esse tópico passar... e como bom brasileiro, apaixonado por aviação não poderia deixar passar em branco!
Aqui na Universidade Estadual de Maringá no dia do centenário pretendemos fazer um voo de um aeromodelo 14-bis (Esse mesmo que o Scooth está batalhando pra construir!). Vai ter apoio televisivo, e certamente passará na TV do Estado do PR !
Alguém mais pretende fazer algo desse tipo no dia do centenário? Pessoal.. não podemos deixar passar essa data em branco! Temos que mostrar ao mundo (entenda-se USA) quem foi o verdadeiro pai da aviação! :D
Scooth: Como vai os ailerons ?
Estava pensando em montar um réplica do avião dos Irmãos Wright para mostrar que não voa! Eheheheh. Claro.. o avião deles seria feio com CONCRETO e motor 400BR com bateria de NiCd ou Li-Ion ehehhe!
Em contrapartida o 14 bis é só material de primeira, com brushless e o mais leve deprom possível eheh! Podemos inovar e por até aqueles motores com passo reverso para o avião voar de ré eehhe!
Brincadeiras a parte...
Abraços..
Andre Ponzoni
[quote:21b4b9f2c9="alexcmag"]Aliás, ele inventou e deu nome aos ailerons da forma que são hoje.
Seus contemporâneos usavam dispositivos para empenar a asa toda.[/quote:21b4b9f2c9]
Há muito tempo atrás vi em um artigo da Scientific American, sobre o Flyer descrevendo justamente como era esta empenagem ... quem tiver acesso a uma biblioteca com Scientific American desde os anos 70 acho que vai encontrar este artigo. A única biblioteca que conheço que tem é a do Instituto de Física da USP. Infelizmente, eu tinha este artigo, mas acabei perdendo.
E, realmente tem um aileron, tanto que postei uma mensagem mostrando isto, tanto num artigo do Estado de São Paulo, como numa foto que fiz lá da Embraer onde tinha um modelo estático (?) com este aileron fielmente reproduzido. Como havia citado em um outro tópico, a maioria das réplicas, inexplicavelmente, esquecia deste detalhe, tal como esta planta.
Estava realmente pensando em fazer em depron também a minha réplica, com mais alguém fazendo deu mais ânimo para fazê-la. Parabéns está indo muito bem !
Seus contemporâneos usavam dispositivos para empenar a asa toda.[/quote:21b4b9f2c9]
Há muito tempo atrás vi em um artigo da Scientific American, sobre o Flyer descrevendo justamente como era esta empenagem ... quem tiver acesso a uma biblioteca com Scientific American desde os anos 70 acho que vai encontrar este artigo. A única biblioteca que conheço que tem é a do Instituto de Física da USP. Infelizmente, eu tinha este artigo, mas acabei perdendo.
E, realmente tem um aileron, tanto que postei uma mensagem mostrando isto, tanto num artigo do Estado de São Paulo, como numa foto que fiz lá da Embraer onde tinha um modelo estático (?) com este aileron fielmente reproduzido. Como havia citado em um outro tópico, a maioria das réplicas, inexplicavelmente, esquecia deste detalhe, tal como esta planta.
Estava realmente pensando em fazer em depron também a minha réplica, com mais alguém fazendo deu mais ânimo para fazê-la. Parabéns está indo muito bem !
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes