14-bis Em deprom!! Novos Videos na Ultima Página!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

sandro2
membro

Mensagempor sandro2 » 12 Jun 2006 17:26

Controvérsias sempre existirão. Engraçado nem citarem nosso inventor nesse endereço né? Por acaso alguém tem uma foto de um aileron mais antigo que o que Santos Dumont tinha no 14 bis?

É igual discutir quem inventou a asa! Ela já existia a um tempão. nas máquinas xoxas que tentaram voar e não conseguiram....

Ela só merece esse nome no momento em que funcionar como tal. Assim como o velho e atual aileron.

Não adianta. Infelizmente até sobre a descoberta do avião tem muita gente ainda acha o assunto polêmico . Imagina então sobre assuntos menores ...

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 12 Jun 2006 17:56

[quote:e4be27599f="sandro2"]Controvérsias sempre existirão. Engraçado nem citarem nosso inventor nesse endereço né? Por acaso alguém tem uma foto de um aileron mais antigo que o que Santos Dumont tinha no 14 bis?

É igual discutir quem inventou a asa! Ela já existia a um tempão. nas máquinas xoxas que tentaram voar e não conseguiram....

Ela só merece esse nome no momento em que funcionar como tal. Assim como o velho e atual aileron.

Não adianta. Infelizmente até sobre a descoberta do avião tem muita gente ainda acha o assunto polêmico . Imagina então sobre assuntos menores ...[/quote:e4be27599f]

Como o site da wikipedia é aberta pode ser editada por você, portanto, não é monopólio americano neste aspecto, é ver se tem alguém com coragem para colocar lá, inclusive o site correspondente em português que contém praticamente nada. O que pode ser feito é deixar evidências à mostra, e à medida que se descobre mais coisas vai se fechando o tema. Claro, isto tem que ser feito com critério e ser coerente no que fala, algo que alguns não conseguem ser ( Nacionalite ) de ambos os lados dos hemisférios sul e norte. Talvez algum dia mexa naquele vespeiro. :-).
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "

sandro2
membro

Mensagempor sandro2 » 12 Jun 2006 21:58

Não sabia que os acessos eram abertos. O que piora bastante as discussões sobre quem inventou o quê.
Realmente é como você falou: é vespeiro mesmo! :lol:

Fernando Angelieri
membro
Contato:

Mensagempor Fernando Angelieri » 13 Jun 2006 00:59

Bem, mexi no vespeiro de novo. Tá alterado o site. Mas acho que não vai levar mais que uma ou duas semanas para voltarem novamente.

Acho que criaram algum tipo de programa que reedita as páginas para manter o formato que o autor quer, automaticamente coloca a edição "original".

Eu modifiquei a frase.

Although the device first appeared on a monoplane, built by New Zealand inventor Richard Pearse in 1902, the first airplane that flew using a aileron was 14 Bis by Santos Dumont.

Brucutu
membro

Mensagempor Brucutu » 13 Jun 2006 01:57

BOA !!!!!

SH4RK0
membro

Mensagempor SH4RK0 » 13 Jun 2006 05:48

Quero ver o final desse modelo ai cara! Ta ficando muito massa mesmo! Deu ate vontade de construir um com essa planta, agora sendo estatico para ficar na estante! hehehehe

Brucutu
membro

Mensagempor Brucutu » 13 Jun 2006 09:17

[quote:d22fb52493="SH4RK0"]Quero ver o final desse modelo ai cara! Ta ficando muito massa mesmo! Deu ate vontade de construir um com essa planta, agora sendo estatico para ficar na estante! hehehehe[/quote:d22fb52493]

Então compre um kit de madeira da casas aerobrás que fica mais bonitinho!!!

Mas pelo que ouvi falar do atendimento dessa loja sei não... hehehe!
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 13 Jun 2006 09:46

[quote:136c0e45b0="Fernando Angelieri"]Bem, mexi no vespeiro de novo. Tá alterado o site. Mas acho que não vai levar mais que uma ou duas semanas para voltarem novamente.

Acho que criaram algum tipo de programa que reedita as páginas para manter o formato que o autor quer, automaticamente coloca a edição "original".

Eu modifiquei a frase.

Although the device first appeared on a monoplane, built by New Zealand inventor Richard Pearse in 1902, the first airplane that flew using a aileron was 14 Bis by Santos Dumont.[/quote:136c0e45b0]

Eu ia escrever justamente isto ... hehehe
É importante ocupar os espaços disponíveis senão eles dominam com a versão deles ...
Bom vou acompanhar de tempos em tempos ...
8)
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.

Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !

"... looping the loop and defying the ground ... "

scooth
membro

Mensagempor scooth » 14 Jun 2006 03:59

Ola!
Sao 4 da matina, acabei de linkar o aileron! Nao ficou com bastante comando, tentei o possivel mais nao consegui deixar melhor resultado, imagino que pra ficar melhor so usando 1 servo para cada aileron! So que ai iria precisar de extencoes um pouco avantajadas, no qual nao possuo!ehhehe
Pesei o modelo e fico nos exatos 500g pronto pra voo, sem o trem de pouso que nao deve dar nem 20g!
Amanha vou tirar umas fotos antes do primeiro voo teste!
Devo fazer um filme demonstrativo dos movimentos para que todos tirem suas dúvidas!
Fiquem no aguardo!
Amanha será o dia!
So espero que o vento ajude a nao lenhar! :lol: :lol: :lol:

Falow

SH4RK0
membro

Mensagempor SH4RK0 » 14 Jun 2006 06:05

[quote:f852986547="Brucutu"][quote:f852986547="SH4RK0"]Quero ver o final desse modelo ai cara! Ta ficando muito massa mesmo! Deu ate vontade de construir um com essa planta, agora sendo estatico para ficar na estante! hehehehe[/quote:f852986547]

Então compre um kit de madeira da casas aerobrás que fica mais bonitinho!!!

Mas pelo que ouvi falar do atendimento dessa loja sei não... hehehe![/quote:f852986547]

E você acha que eu não fiquei sabendo da "FAMA" dessa loja Brucutu? HA HA HA Imagina ai você, a pessoa que fez o BO aqui no forum, estava lá dentro da loja, e disse que foi pessimamente atendido!! Será que meu atendimento vai ser VIP, igual ao dele e das pessoas que estavam dando seus depoimentos lá em baixo? HAHA! Meio dificl de advinhar isso, logo eu que estou a mais de 2.000km desa loja, melhor nem tentar né? Prefiro depron mesmo, gostei do modelo do nosso amigo!!!! :p

Mais uma vez meus Parachoques pelo modelo! esta ficando bonito! :d
Thiago Aragão

scooth
membro

Mensagempor scooth » 14 Jun 2006 17:28

Postei mais 2 fotos!!
Atuzliado com Video agora!!
Rodrigo Damasceno
Maringá/Paraná

E-mail: rokdama@gmail.com

Vitor Mano
membro
Contato:

Mensagempor Vitor Mano » 15 Jun 2006 19:58

Parabéns Scooth, ficou muito legal!!!
dica: se vc estiver pensando em pinta-lo posteriormente acho que vc pode conseguir um bom resultado com tintas acrilicas de silk screen para roupa (base de água), dá até para usar pincel se vc diluir a tinta, umas duas demãos devem ser o suficiente e não muda quase nada no peso!

Vitinho

scooth
membro

Mensagempor scooth » 16 Jun 2006 01:19

Bom,
Hj foi o dia do teste d voo!
Primeira dificuldade foi achar o CG!
Depois descobrimos q tava com fluter enorme na caixa!
Ai acabo caindo d bico q kebro a linkagem da caixa!
Estarei pensando em outro metodo de linkagem!
Depois q eu pegar os videos eu posto!

falow

Davi_Grillo
membro
Contato:

Mensagempor Davi_Grillo » 16 Jun 2006 01:59

uhauahuhauhauhaa
imagino a cena
...

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 16 Jun 2006 08:36

Deve ter sido muito interessante o vôo, longe de ser engraçado, pois com isto a gente aprende a fazer um 14bis melhor, porque a planta da qual tirou deve ser em escala, voar em escala geralmente é difícil, talvez com algumas modificações, como aumento da corda ou outra modificação para tornar mais dócil o seu vôo, ou mais resistente, quem sabe que com isto vire uma planta muito usada pelos aeromodelistas ... muito bem, scooth !

scooth
membro

Mensagempor scooth » 16 Jun 2006 17:13

[quote:d6fabd80e8="Akamatsu"]Deve ter sido muito interessante o vôo, longe de ser engraçado, pois com isto a gente aprende a fazer um 14bis melhor, porque a planta da qual tirou deve ser em escala, voar em escala geralmente é difícil, talvez com algumas modificações, como aumento da corda ou outra modificação para tornar mais dócil o seu vôo, ou mais resistente, quem sabe que com isto vire uma planta muito usada pelos aeromodelistas ... muito bem, scooth ![/quote:d6fabd80e8]

Acho que o maior problema foi o fluter no cubo! Nao tinha como eu dar menos comando, ou era tudo ou nada!
Ja estou providenciando um outro esquema de linkagem!
Imagino um eixo com uma bola na frente! Ai um capa onde a bola se prenderia onde deixaria todos movimentos livres, como os utilizado para prende as carretas de barcos em carros, o rabixo pra ser mais exato!
Rodrigo Damasceno

Maringá/Paraná

E-mail: rokdama@gmail.com

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 16 Jun 2006 17:21

Hum ... interessante ... meus receios eram justamente quanto à velocidade, mas vi que a construção do mecanismo do canard/leme é crítico. É algo a ser investigado .. vou também pensar num esquema ...
Por enquanto admirem as 3 vistas do 14bis.
[img:c016df3e26]http://akamatsu.sites.uol.com.br/3_Vistas_14bis.jpg[/img:c016df3e26]

E da réplica
[img:c016df3e26]http://akamatsu.sites.uol.com.br/Replica14bis.jpg[/img:c016df3e26]

BigEspectro
membro

Mensagempor BigEspectro » 16 Jun 2006 18:22

[quote:b27dff11c1="-=|Novelli|=-"]Davi! desculpe cara, mas gostaria de te pedir pra ler a regra 23 neste link aqui:
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10250[/url]

fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".

abração!
[quote:b27dff11c1="Davi_Grillo"]i aew rodrigo
blz??
nossa vei muito fileh teu 14 bis
achu q meu irmao falo q vc tava fasendu um
muuito massa
mais cara se tem q arranjah umas bandeja maior
pq essa dae marca muito o aviao
flw[/quote:b27dff11c1][/quote:b27dff11c1]

Desculpe , mas sou obrigado a concordar.....demorou muito!!!
Rodrigo meu velho, parabens pelo belo trabalho.
Abarços.
...de volta ao passado...

Brucutu
membro

Mensagempor Brucutu » 16 Jun 2006 18:37

Pessoal... quem tiver dicas de como fazer essa lincagem do cubo dianteiro que postem pra nós !!! :D

O flooter era MUIIIIITO grande e acabamos, digamos assim... machucando o bichinho!!!

Outro detalhe é o CG... aonde vcs acham que deve ser?

Abraços

Andre

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 16 Jun 2006 20:46

Acho que deve ser o mesmo que o normal, ainda que tenha um pouco de peso de "bico", dá para controlar melhor que a configuração tradicional. É o que dá para entender por estes links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Canard
http://en.wikipedia.org/wiki/Elevator_(aircraft)
http://plans.rcmodell.hu/formula.html
Como o carnard do 14bis não tem perfil, tem somente a função de profundor, o CG deve ser mais perto do bordo de ataque da asa principal, se for demais daria para usar o canard para fazer com que o nariz suba, aí se corrige mais facilmente que o do tradicional.

Um dos aviões que um dia gostaria de fazer é este:
http://en.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_Starship
Mas primeiro vamos funcionar o 14bis ... :-)

P.S.: Andei olhando a planta o CG já está marcado. E notei também que o canard também tem perfil ou seja, ele também dá a sustentação ! Por isto que o CG está fora da asa principal ! Curioso, este perfil do "Canard" não se dá para notar nas fotos antigas com o Santos Dumont ...

Gilmar Jr
membro

Mensagempor Gilmar Jr » 16 Jun 2006 21:03

Cade o video dele voando????
C-17 em construção::✈

shift_light
membro

Mensagempor shift_light » 16 Jun 2006 21:13

Cara você usou uma espécie de cruzeta segurando "o leme, e profundor"?

Tks

scooth
membro

Mensagempor scooth » 17 Jun 2006 01:02

Akamatsu, O meu 14-bis tem perfil tanto nas duas asas como no profundor!
Mais imagino que ele nao voou por causa do flutter!
Quanto ao video, tenho que pegar com meu amigo que filmo, ai eu posto!

JUNIORSOCO
membro

Mensagempor JUNIORSOCO » 17 Jun 2006 20:02

me manda aplanta do 14-bis com medidas sem estar no downlord

JUNIORSOCO
membro

Mensagempor JUNIORSOCO » 17 Jun 2006 20:12

pufavo quero imagens de linkgens de modelos

Voltar para “Construções”