Minha iniciação no mundo das Zagis

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Minha iniciação no mundo das Zagis

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,

Resolvi me aventurar no mundo das Zagis. Hoje recebi uma asa de 120 cm de envergadura com enflechamento e perfil NACA 10. É essa da foto abaixo.

[img:4e578e257e]http://www.adlermodelismo.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/d/s/dsc03050.jpg[/img:4e578e257e]

Minhas dúvidas: Dá para usar um 2215/20 (1260 kv) com bateria LiFe 4S 1100 e dois servos HXT900?

Vou ter problemas com CG ou com os servos?

Pretendia colocar uma hélice de 7" ou 8" no máximo. Acredito que ficará bem calminha, pelo menos enquanto aprendo a domar estes bichinhos...

Já li bastante as montagens com este motor e bateria, e parece que ficará bom em uma zagi.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Perfil NACA 10? Tem washout?
Fora o perfil escolhido, só tenho dúvida se vai conseguir acertar o CG com essa bateria, sem fazer o corte para colocar o motor...já que tem um buraco feito bem ali no centro da asa,
O corte para o motor seria esse da foto.
[img:3dc04b10b2]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAABNfjcdRSEwLaMHH0NU0Iu-vCApfK-bKnKPG7M4LOWBXTtNqsZGBm_dGFNIh0IWz8gWLG4iwxFX5J_kHa-O3WlAAm1T1UKgVFMmY_BfIzs16viwQHUXTBz2W.jpg[/img:3dc04b10b2]

Dá pra usar sem problema o servos de 9g.

Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Gabriel-Andrade
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 12:04 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ
Contato:

Mensagem por Gabriel-Andrade »

Só faltou o papai noel em cima da asa para voar no Natal. =D
Ficou muito legal! Parabéns"
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:3835b2e858="warne"]Perfil NACA 10? Tem washout?
Fora o perfil escolhido, só tenho dúvida se vai conseguir acertar o CG com essa bateria, sem fazer o corte para colocar o motor...já que tem um buraco feito bem ali no centro da asa,
O corte para o motor seria esse da foto.
[img:3835b2e858]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAABNfjcdRSEwLaMHH0NU0Iu-vCApfK-bKnKPG7M4LOWBXTtNqsZGBm_dGFNIh0IWz8gWLG4iwxFX5J_kHa-O3WlAAm1T1UKgVFMmY_BfIzs16viwQHUXTBz2W.jpg[/img:3835b2e858]

Dá pra usar sem problema o servos de 9g.

Abs
Warne[/quote:3835b2e858]
Boa pergunta. Não sei te dizer se tem washout. Só sei que tem winglets

Nas recomendações do fabricante diz que aceita baterias até 2200 mAh. Uma LiFe 4S 1100 acho que pesa menos que uma LiPo 3S 2200 não?

Acho que o corte no meio é para o RX. Na asa existe um corte que sai deste espaço e vai até os encaixes dos servos.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Re: Dúvidas, muitas dúvidas em Asa Zagi

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

[quote:406b1fab23="Mac2"]Pessoal,

Resolvi me aventurar no mundo das Zagis. Hoje recebi uma asa de 120 cm de envergadura com enflechamento e perfil NACA 10. É essa da foto abaixo.

[img:406b1fab23]http://www.adlermodelismo.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/d/s/dsc03050.jpg[/img:406b1fab23]

Minhas dúvidas: Dá para usar um 2215/20 (1260 kv) com bateria LiFe 4S 1100 e dois servos HXT900?

Vou ter problemas com CG ou com os servos?

Pretendia colocar uma hélice de 7" ou 8" no máximo. Acredito que ficará bem calminha, pelo menos enquanto aprendo a domar estes bichinhos...

Já li bastante as montagens com este motor e bateria, e parece que ficará bom em uma zagi.

Abs

Marco Aurelio[/quote:406b1fab23]

Na minha Zagi 1,2m com MH45 e com bateria 1800mAh, ela ficava com CG atrasado, e como as LiFe sçao um pouco mais pesadas, ficará bom sim.

Os servos, por experiência própria, troque eles, eu usava os 9g e queimou o esquerdo e caí com uma câmera..., troquei por 2 de 2,2kg de torque, dai ficou bom.

Uma pergunta, esse perfil NACA é só nas pontas ou a asa inteira é neste perfil? Eu ja vi algumas zagis com perfil Semi Simetrico no meio e Simétrico na ponta, substituindo o washout.

Abs
Sbach 342 30% - Twist 36 - FUTABA T8FG Super and DLE 55
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Marco, o perfil NACA 10 não tem reflex, correto!? O motivo de usar os perfiz do tipo MH45, MH60, Zagi10, Zagi12 é que eles são reflex.
Eu discordo do Douglas na questão do CG, quando colocar o motor, vai vê o quanto vai precisar de peso no nariz, por isso que quanto mais na frete o motor estiver melhor para o ajuste do CG.
O jeito é montar o kit e vê o que vai dá. Não imagino como será o voo com esse perfil.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,
Após ter terminado o Escapade, para ocupar a cabeça resolvi montar a Zagi.

Já colei as duas partes e as tampas dos buracos dos servos. Agora estou precisando comprar o motor e hélice.

Servos vou usar dois Futaba S3004 comprados do colega HeliSpot10, Esc tenho 3 aqui sobrando:
HK SS 30A
HobbyWing Pentium 60A
HobbyWing Pentium 80A

Bateria estava pensando em um pack LiFe 4S 1100, mas não sei se será suficiente.

Motores, tenho 3 emax 2215/20 (esses acho pouco) e um Turnigy TR 4260 - 600 KV (e esse acho que é demais)

Estava pensando em um Turnigy 2836 de 3200 KV
[url]http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=96[/url]

e uma hélice 4.5x4.5

O que me dizem?

Abs

Marco Aurelio
Anexos
SNC01159.jpg
SNC01159.jpg (27.6 KiB) Exibido 10028 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Olá mac, a respeito da zagui o mais importante é o cg correto, na asa padrão o cg da asa de 120cm fica a 18 cm do bico, mas independente do corte toda asa tem o cg correto em 1/5 da corda média.

quanto ao motor vai muito do gosto, comece com algum que voce ja tenha e se achar necessário vai aumentando o kv, mas muito kv pode ser critico, pois exesso de velocidade e zagi de isopor da fluter com certa facilidade, se quer mesmo velocidade reforce a asa com fibra, e fixe muito bem os ailerons.

Mas na primeira é bom você usar uma configuração mais leve no maximo 2000kv, pois a asa apesar de ter um voo muito tranquilo com pouco motor ou sem motor, pois plana muito bem, ela é chata de visualizar no começo, precisa acostumar primeiro, então vá com calma e aumente a velocidade gradualmente.


Mais uma observação, cuidado com o peso, pois se ficar com mais de 700g a asa de 120cm vai ter dificuldade no lançamento com a mão, a não ser que tenha trem de pouso ou lance por cata-puta, se for lançar com a mão mantenha o mais leve possivel.

Enfim, asa zagi é apaixonante, é um modelo pra sempre ter na pista, principalmente em dias de vento, com zagi não tem tempo ruim, com vento é bom, sem vento é bom também, consegue voar lento quando quer e voar rápido quando exige, a zagi é muito versátil, considero o aeromodelo perfeito, tenho varias e sempre levo uma pra pista, e voo muito com elas, bom voos, e não esquece do vídeo heim.
Avatar do usuário
Forlan
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 10:01 pm
Contato:

Mensagem por Forlan »

MAC, a configuração que você pretende usar é bem parecida com a que uso na minha. Assim como você eu não queria uma asa muito veloz para começar a aprender a voa-las.
Você vai descobrir o que é se divertir, pois mesmo não muito rápida ainda é muito manobrável e o melhor, é muito resistente às quedas mais incríveis (resultante de peripécias igualmente inacreditáveis.
Eu me divirto muito com ele e tenho certeza que você também.

Ah, esses servos que pretende usar são 9gr? Eu comprei com servos standards, e tenho muita confiança neles e não sei se os 9gr são recomendados, mas já vi gente voando com eles.

Bons vôos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:0144bce178="Sevla"]Olá mac, a respeito da zagui o mais importante é o cg correto, na asa padrão o cg da asa de 120cm fica a 18 cm do bico, mas independente do corte toda asa tem o cg correto em 1/5 da corda média.

quanto ao motor vai muito do gosto, comece com algum que voce ja tenha e se achar necessário vai aumentando o kv, mas muito kv pode ser critico, pois exesso de velocidade e zagi de isopor da fluter com certa facilidade, se quer mesmo velocidade reforce a asa com fibra, e fixe muito bem os ailerons.

Mas na primeira é bom você usar uma configuração mais leve no maximo 2000kv, pois a asa apesar de ter um voo muito tranquilo com pouco motor ou sem motor, pois plana muito bem, ela é chata de visualizar no começo, precisa acostumar primeiro, então vá com calma e aumente a velocidade gradualmente.


Mais uma observação, cuidado com o peso, pois se ficar com mais de 700g a asa de 120cm vai ter dificuldade no lançamento com a mão, a não ser que tenha trem de pouso ou lance por cata-p**a, se for lançar com a mão mantenha o mais leve possivel.

Enfim, asa zagi é apaixonante, é um modelo pra sempre ter na pista, principalmente em dias de vento, com zagi não tem tempo ruim, com vento é bom, sem vento é bom também, consegue voar lento quando quer e voar rápido quando exige, a zagi é muito versátil, considero o aeromodelo perfeito, tenho varias e sempre levo uma pra pista, e voo muito com elas, bom voos, e não esquece do vídeo heim.[/quote:0144bce178]
Olá Sevla,

Obrigado pelas dicas. Estou muito preocupado sim com o peso, afinal de contas tenho fama de mão pesada para aeros e como não pretendo colocar trem de pouso nesta daqui, o peso tem que ser bem controlado.

Nos meus aeros eu já procuro sempre colocar um setup um pouco mais rápido, pois notei que não gosto de voos lentos e talvez seja essa minha dificuldade em pousos...

Se o motor de 3200 KV puder me dar os dois tipos de voo, posso manerar no dedo no começo e quando me sentir seguro, começar a aumentar o stick. Só acho que o 2215/20 vai ficar muito limitado, pois só tem 1260 KV

[quote:0144bce178="Forlan"]MAC, a configuração que você pretende usar é bem parecida com a que uso na minha. Assim como você eu não queria uma asa muito veloz para começar a aprender a voa-las.
Você vai descobrir o que é se divertir, pois mesmo não muito rápida ainda é muito manobrável e o melhor, é muito resistente às quedas mais incríveis (resultante de peripécias igualmente inacreditáveis.
Eu me divirto muito com ele e tenho certeza que você também.

Ah, esses servos que pretende usar são 9gr? Eu comprei com servos standards, e tenho muita confiança neles e não sei se os 9gr são recomendados, mas já vi gente voando com eles.

Bons vôos.[/quote:0144bce178]
Forlan, qual configuração? Com o 2215/20 ou com o 2836 de 3200 KV?

Não pretendo usar servos de 9gr na asa não. Os Futaba S3004 que vou colocar são servos Standard com cerca de 3,2 KG de torque em 4,8V.

vamos ver como eu me adapto a este tipo de modelo

Abs e obrigado pelas dicas

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder