Galileu v2 - Bimotor encaixotável p/ fpv - modelo 3D

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

acabei de comprar o depron, 160g em cada chapa de 4x1000x700mm.

comprei uma de 2mm também, que pesou 100g, mas acho que nesse projeto vai tudo de 4mm mesmo. nesse caso, me importa mais a resistencia do que o peso.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Mayer,

Vai construir em depron então?

Quando falou que iria ser desmontável achei que iria fazer em balsa, no estilo do planador Tyk’eï.

Certa vez vi em algum projeto aqui do e-voo, a utilização de fibra de vidro 30g/m2, com cola PVA diluida com água, aplicando com se fosse epóxi, fibrando todo o modelo, até cheguei a comprar esta fibra, mas ainda não cheguei a utilizar.

Pelo projeto em 3D o bixo tá ficando bom, o perfil já chegou a testar alguns, ou vai de clarck Y mesmo?
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

alexandre, vou de depron+fibra, eu tenho de 18 e 48g/m². tenho uma de uns 300g/m² tb, mas essa eu só uso pra fazer trem de pouso.

tenho a resina epoxy certa também, que não ataca isopor. esse tipo de construção fica muito leve e resistente impactos. eu adoro balsa, mas nos pousos de barriga na grama ia acabar estragando muito rápido.

o perfil vai ser clark-y mesmo, é um pouco mais gordo que os que eu gosto de usar, vai ajudar nas junções e longarinas. o fundo chato também facilita a construção e a fixação na fuselagem, que vai ser inteira plana. a fixação deve ser com elasticos, e talvez uns pinos pra não deixar movimentar em caso de pane assimétrica, no Kepler já aconteceu de perder um motor, e a outra hélice bateu na fuselagem.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Firmeza então ...

Sobre o planador desmontável que te falei, coloquei o link para dar uma olhada e quem sabe aproveitar algumas idéias.

http://www.jivaro-models.org/tykei/page_tykei.htm
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

muito massa esse mini-BoT, já tinha visto o tópico aqui no e-voo que montaram dele. eu realmente gosto muito de trabalhar com balsa, mas meus estoques estão baixos, e com o modelo mais pesado pousando de barriga, com certeza ia acabar quebrando.

fiz uns cálculos, e sendo realista, acredito que dá pra chegar na casa das 400g na asa, e mais umas 350g na fuselagem (incluindo bateria). só com a câmera chego perto de 1kg, se colocar o transmissor também, ultrapasso por pouco. tá no planejado ainda...

joguei os dados no RCCalc agora. a velocidade de stall está em 27km/h com 12 graus de incidencia, planeio 31km/h com 5 graus e velocidade segura em 40km/h com 2 graus. 2 graus era o que eu ia usar, é o clark-y apoiando reto na fuselagem.

pelo resultado talvez eu acabe trocando a hélice, meu pitch speed com a 8x4 deu em 60km/h. para um modelo de 1,2m tá bom, mas talvez com uma 7x5 fique melhor, com pitch speed na casa dos 70km/h, ou uma 6.5x5.5, talvez chegue a 90km/h. mas com certeza vou começar com a 8x4, é o que eu tenho aqui, e o motor vai bem com ela.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

pensei no método construtivo, e vou tentar uma técnica nova. depron fibrado dos dois lados, 38g/m² por fora e 18g/m² por dentro, antes de montar a fuselagem. espero aumentar a resistencia sem agregar muito peso.

na fuselagem tenho 0,2m². considerando que a resina pesa a mesma coisa que o tecido (se eu fibrar com cuidado), daria 112g/m²*0.2 = 22g de reforço na fuselagem.

na asa eu tava pensando em fibrar só o centro, mas acho que vou acabar fibrando as pontas também...melhora bastante a resistencia, e não deixa marcar no transporte.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

má notícia agora...estou sem speeds!

tive problemas com meu tricoptero e speeds SS, acabei perdendo um speed que veio zuado de fábrica, e devido 'a montagem incorreta que eu utilizei por um tempo, estraguei os 3 que tinham lá antes. já estou providenciando a compra de speeds novos, mas no momento este aero tem menos prioridade. bom é que agora eu posso construir com calma, pois não tem como colocar pra voar antes dos speeds novos chegarem.
caiomattos
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 3:20 pm
Localização: são paulo

Mensagem por caiomattos »

E ae cara, terminou o projeto? ha tempos estou pra te perguntar isso!
abraços.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

na verdade, comecei a fazer outras coisas e deixei este de lado. terminei uma reforma de outro aero hoje (eu só ia consertar o nariz, acabei mexendo na cauda e refazendo a asa), e agora vou começar a mexer com os sistemas de piloto automático que chegou durante o carnaval.

pretendo retomar a construção deste aero quando tiver um tempinho, mas agora não tenho previsão da continuidade. acabaram as férias, meu tempo pra construir tá bem limitado!
Responder