Montagem do autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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saratiel hirle
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Montagem do autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Mensagem por saratiel hirle »

Olá pessoal!

Estou fazendo este post para difundir informações sobre a montagem, ajustes e vôo deste modelo vendido pela HobbyKing, pois apesar de ser um kit aparentemente simples, exige uma configuração bem específica e diferente da maioria dos autogiros rc e o pior de tudo: o modelo não acompanha manual de montagem e existem poucos reviews deste modelo pela net.

Há muito tempo estava louco por construir um autogiro. Cheguei a me debruçar nos projetos do grande Lázaro, construtor brasileiro de autogiros rc, referência no assunto. Porém, com o tempo escasso para construção, fpv na cabeça o tempo todo e inexperiência total no assunto, achei por bem adquirir um modelo pronto.

Atualmente no mercado não há muitas opções. Existe um site gringo( http://www.laheli.com/web/article.php?aid=47&clanek=Cierva%20C30 ) que vende vários modelos de autogiro, dentre eles o C-30 “original”, que voa muito bem, é quase a metade do peso do vendido na hk e é o protagonista da maioria dos vídeos deste modelo no youtube.
A outra opção, mais barata, é o modelo vendido na HK, que apesar de ser muito bem avaliado com várias estrelinhas, o modelo é uma MER**, o que me fez desconfiar da seriedade das avaliações dos produtos neste site.

Não se iludam, apesar de ser MUITO bonito, bem feito e voar bem no meu vídeo, passei muitas dores de cabeça. Foram horas e horas de pesquisa na net atrás de soluções e tutoriais, mas o que mais vi é um monte de lenhas e péssimos relatos do modelo. Comigo foram várias e várias lenhas, muito delas FEIAS. Foram várias reconstruções e modificações até que enfim consegui deixá-lo como tinha que ser.
Se não me engano no youtube tem apenas uns 3 vídeos do modelo hk voando. O resto... são só lenhas.

Acompanhem agora um simples review do Autogiro C-30 Cierva da HK http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14291

[yt]4a74tFwnTmU[/yt]
Anexos
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DSC06312_640x480.jpg (37.21 KiB) Exibido 19494 vezes
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

A compra foi realizada no dia 9 de novembro e recebida 19 dias depois, taxada pela Receita Federal.
Como podem ver na foto, a caixa é muito pequena. A qualidade da embalagem e proteção das peças deixou muito a desejar. Não foi o caso com o meu kit, mas o do meu amigo veio com algumas nervuras da fuselagem quebrada devido ao transporte.

Tirando isso, até que o kit é bem completinho. Vem todos os parafusos necessários, links, horns, batentes, rodas etc. Mas o mais IMPORTANTE NÃO VEIO – Manual de Instruções. Este é o motivo de tanta caca!
Na falta do manual, o que me ajudou muito a ter um "norte" foi este post no rcgroups http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1319126 e o manual do Cierva da Laheli http://www.laheli.com/files/navody/Cierva_manual_CZEN.pdf

Dados técnicos:
Comprimento: 59cm
Diâmetro do rotor: 94cm
Peso RTF: 820g
Bateria: 3S 2150mAh 20C
ESC: 30A
Motor: E-Max 2215
Hélice: 9x5
Empuxo: 1080g
Autonomia:?
Servos: Corona 939MG Digital Metal Gear x3
Anexos
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DSC06224_640x480.jpg (32.35 KiB) Exibido 19483 vezes
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DSC06223_640x480.jpg (30.84 KiB) Exibido 19483 vezes
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

Inicialmente comprei este motor (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18150)porque achei que pelo estilo de vôo não precisaria de muito empuxo. Como nos dados da HK o peso rtf do Cierva era de 600g, calculei que um motor com empuxo de 500g daria conta do recado.
3 erros graves aqui:
- autogiros rc precisam de um bom empuxo, preferencialmente 1:1.
- o peso rtf do modelo é bem maior que o anunciado
- o motor que comprei só dava 400g de empuxo com hélice 8x4 no limite para não queimar.
Obs.: o motor em si parece ser muito bom. Ótimo acabamento, empuxo condizente com seu tamanho e acompanha vários acessórios e uma caixa “bonitinha”. Infelizmente na hk os dados técnicos não eram suficientes e por um descuido meu acabei comprando-o achando que era similar ao e-max 2822. Falta de atenção...
Anexos
DSC06225_640x480.jpg
DSC06225_640x480.jpg (26.94 KiB) Exibido 19481 vezes
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

Primeiro passo da montagem e primeiro problema(inha).
Quase todas as porcas de fixação do trem tinham seus fios de rosca mal feitos no final, sendo que o parafuso sempre engripava antes que chegasse ao final. Como nem mesmo forçado foi possível, tive que cortar os parafusos, limitando seu comprimento a 1cm.

O alojamento da fixação do trem de pouso possui uma carenagem removível fixada por imãs. Francamente não vi necessidade deste tipo de construção, pois não há a necessidade de sempre estar abrindo esta carenagem. Logo seus imãs e reforços são só peso morto e poderiam facilmente ser substituídos por outro dispositivo. Sem contar que esta carenagem é de madeira balsa maciça, que também contribui para o aumento de peso.
Anexos
DSC06240_640x480.jpg
DSC06240_640x480.jpg (28.82 KiB) Exibido 19474 vezes
DSC06238_640x480.jpg
DSC06238_640x480.jpg (34.96 KiB) Exibido 19474 vezes
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DSC06232_640x480.jpg (22.11 KiB) Exibido 19474 vezes
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DSC06236_640x480.jpg (23.44 KiB) Exibido 19474 vezes
DSC06237_640x480.jpg
DSC06237_640x480.jpg (21.78 KiB) Exibido 19474 vezes
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DSC06227_640x480.jpg (23.38 KiB) Exibido 19474 vezes
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Mensagem por saratiel hirle »

Para instalação da bequilha também tive algumas dúvidas.

As peças que vem não permitem uma montagem muito trivial, até mesmo porque um dos principais elementos estava escondido atrás da entelagem: o alojamento do batente do eixo da bequilha, que acabei descobrindo por acaso.

A instalação da quilha foi muito simples e colei com cola branca.
Anexos
DSC06251_640x480.jpg
DSC06251_640x480.jpg (32.02 KiB) Exibido 19471 vezes
DSC06250_640x480.jpg
DSC06250_640x480.jpg (24.48 KiB) Exibido 19471 vezes
DSC06246_640x480.jpg
DSC06246_640x480.jpg (22.48 KiB) Exibido 19471 vezes
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DSC06245_640x480.jpg (23.84 KiB) Exibido 19471 vezes
DSC06244_640x480.jpg
DSC06244_640x480.jpg (21.82 KiB) Exibido 19471 vezes
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DSC06241_640x480.jpg (23.64 KiB) Exibido 19471 vezes
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Mensagem por saratiel hirle »

Outra falha de projeto pode ser vista na instalação do estabilizador horizontal. A fenda na fuselagem para seu encaixe é um pouco menor do que a espessura desta peça.
Eu tinha três opções:
- poderia lixar a fenda até obter a espessura desejada ou;
- lixar parte do estabilizador horizontal até obter a espessura desejada ou;
- colocar a força mesmo...
Como a madeira do alojamento era liteply a lixa não foi muito efetiva e como fiquei com medo de fazer caca lixando o estabilizador horizontal, tive que optar pela 3ª opção.
O resultado disso foi uma deformação e um enrugamento da entelagem nesta área. Nada que um ferrinho não desse jeito.
O estabilizador vertical foi colado com cola branca.
Anexos
DSC06259_640x480.jpg
DSC06259_640x480.jpg (29.18 KiB) Exibido 19464 vezes
DSC06258_640x480.jpg
DSC06258_640x480.jpg (31.35 KiB) Exibido 19464 vezes
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DSC06256_640x480.jpg (30.44 KiB) Exibido 19464 vezes
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DSC06252_640x480.jpg (25.1 KiB) Exibido 19464 vezes
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DSC06253_640x480.jpg (28.02 KiB) Exibido 19464 vezes
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Mensagem por saratiel hirle »

Para a instalação da haste de comando do leme e bequilha, tive que fazer 2 malabarismos:
- deformação da haste em “Z” próximo ao servo;
- deformação da haste em “Z” próximo ao horn da bequilha.
Observem que após esta modificação a haste não pode ser mais removida, sem contar que não é um procedimento fácil, pois a haste é bem rígida, o que exige força e um bom alicate.
Sem este ajuste a haste ficava flexionada, causando um esforço excessivo ao servo.

Obs.: o horn (azul) de comando da bequilha é “travado” ao eixo simplesmente por aperto de seu parafuso. Este aperto, por maior que seja não é o suficiente. Foi necessária a aplicação de cianoacrilato no contato eixo-horn para melhorar sua fixação.
Anexos
DSC06267_640x480.jpg
DSC06267_640x480.jpg (31.49 KiB) Exibido 19454 vezes
DSC06266_640x480.jpg
DSC06266_640x480.jpg (31.21 KiB) Exibido 19454 vezes
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DSC06264_640x480.jpg (37.89 KiB) Exibido 19454 vezes
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DSC06261_640x480.jpg (21.41 KiB) Exibido 19454 vezes
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Mensagem por saratiel hirle »

Aqui a fixação do motor (que não é o mesmo instalado hoje) e aplicação do adesivo.
Não há muito que dizer aqui. Maiores detalhes direi mais a frente na parte de ajuste, onde alteramos do downthrust do motor.
Depois da 1ª lenha o “motor radial” quebrou e acabei removendo-o (sua fixação é por meio de cianoacrilato ou parafuso, que não vem no kit). Não aconselho sua instalação, mesmo ferindo a escala, porque além de ser muito frágil tira a eficiência da hélice e aumenta o arrasto.
Anexos
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DSC06274_640x480.jpg (30.87 KiB) Exibido 19450 vezes
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DSC06270_640x480.jpg (31.43 KiB) Exibido 19450 vezes
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DSC06269_640x480.jpg (26.85 KiB) Exibido 19450 vezes
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DSC06268_640x480.jpg (39.86 KiB) Exibido 19450 vezes
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DSC06273_640x480.jpg (33.66 KiB) Exibido 19450 vezes
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DSC06272_640x480.jpg (24.67 KiB) Exibido 19450 vezes
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Mensagem por zacarias »

fala saratiel você ja chegou a voar com ele?
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Mensagem por saratiel hirle »

Agora, partindo para montagem e instalação do rotor.
A primeira foto mostra a peça que é o mastro do rotor e o suporte de seus servos.
Feito de madeira balsa, o mastro não aguentou a primeira lenha e quebro próximo à base. Eu colei com cianoacrilato, que tranquilamente deu conta do recado. Porém a cada nova lenha esta peça rompia em local diferente.
Depois de 3 acidentes e restauração, substituí o mastro de balsa por um tubo de carbono. Daí não tive mais problemas.

Observem que o parafuso de fixação do mastro fica numa posição que impede a instalação do servo para dentro da peça. Então tive que instalar da forma que está na foto, porém, por motivos de regulagem do rotor, tive que alterar a posição deste parafuso, deixando-o mais acima, permitindo assim a instalação do servo na posição correta (não há foto desta modificação).
O interessante é que um outro cierva que montei não tinha este problema, bem como nos outros que vi no rcgroups. Parece que não há um padrão rígido na construção das peças.

Os terminais dos links de comando do rotor que vieram no kit são de dois tipos: um par de “Rod-ends” e um par de “pressão”. Este último tinha aparência bem frágil e achei melhor substitui-lo por terminais Rod-ends da align que tinha aqui em casa.
Na última foto, a posição atual do servo não é esta, mas sim oposto, fazendo com que os links saiam pela parte traseira do cockpit frontal
Anexos
DSC06284_640x480.jpg
DSC06284_640x480.jpg (37.92 KiB) Exibido 19436 vezes
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DSC06283_640x480.jpg (38.57 KiB) Exibido 19436 vezes
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DSC06277_640x480.jpg (32.63 KiB) Exibido 19436 vezes
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DSC06279_640x480.jpg (21.65 KiB) Exibido 19436 vezes
DSC06276_640x480.jpg
DSC06276_640x480.jpg (31.47 KiB) Exibido 19436 vezes
DSC06275_640x480.jpg
DSC06275_640x480.jpg (23.91 KiB) Exibido 19436 vezes
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