Calmarco Sports EP V1 1000 mm - vídeo corte a laser

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Fabiano-Bono
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 8:14 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por Fabiano-Bono »

Bom demais!
Belo trabalho e belo vôo. Parabéns!

Só pra constar, qual a marca e modelo do servo?

Abs
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:03341a5d6f="bono3d"]Bom demais!
Belo trabalho e belo vôo. Parabéns!

Só pra constar, qual a marca e modelo do servo?

Abs[/quote:03341a5d6f]
Obrigado Bono3d

Era um HXT900, mas já estava bem usadinho. Era do meu Ugly Stick que foi muito judiado. Eu deveria ter colocado servos novos. Troquei por um HobbyKing Metal Gear. Vamos ver se agora não me prega nenhum susto...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Fabiano-Bono
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 8:14 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por Fabiano-Bono »

Para um aero dessa envegadura acho um mini ou park servo mais adeuqado mesmo. Qual foi o critério de escolha para usar o micro servo?

Abs
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:7d0dd7a82b="bono3d"]Para um aero dessa envegadura acho um mini ou park servo mais adeuqado mesmo. Qual foi o critério de escolha para usar o micro servo?

Abs[/quote:7d0dd7a82b]
Aeros até 1kg sempre usei micros...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Também concordo que esses servos de 9g não são ideais para esse tipo de aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:eaa1b77d69="LaercioLMB"]Também concordo que esses servos de 9g não são ideais para esse tipo de aeromodelo.[/quote:eaa1b77d69]
Bem, já utilizei em aeros maiores, mas estou deixando essa linha de servos de lado.

Estou trocando todos os meus servos por engrenagem de metal de 14 e 16 gramas.

Esses servos não tem precisão, a centralização deles é uma porcaria e qualquer batidinha nos comandos eles quebram as engrenagens.

Como eram somente estes que tinha em casa, foi com esses mesmos que testei o aero e acredito que não tenha relação com o esforço do aero. Era um servo bem judiado já, que eu deveria ter jogado fora há muito tempo. Como nos testes estáticos eles funcionaram bem, achei que não daria problemas.

Estou projetando uma versão com 1200 mm de envergadura e para esse modelo, serão os 4 servos de 16g MG

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:111ba14434="Mac2"][quote:111ba14434="LaercioLMB"]Também concordo que esses servos de 9g não são ideais para esse tipo de aeromodelo.[/quote:111ba14434]
Bem, já utilizei em aeros maiores, mas estou deixando essa linha de servos de lado.

Estou trocando todos os meus servos por engrenagem de metal de 14 e 16 gramas.

Esses servos não tem precisão, a centralização deles é uma porcaria e qualquer batidinha nos comandos eles quebram as engrenagens.

Como eram somente estes que tinha em casa, foi com esses mesmos que testei o aero e acredito que não tenha relação com o esforço do aero. Era um servo bem judiado já, que eu deveria ter jogado fora há muito tempo. Como nos testes estáticos eles funcionaram bem, achei que não daria problemas.

Estou projetando uma versão com 1200 mm de envergadura e para esse modelo, serão os 4 servos de 16g MG

Abs

Marco Aurelio[/quote:111ba14434]

Nunca esqueça que teste estático, não existe pressão do ar sobre a superfície de comando e nesse caso, até um servo de 600g de torque funciona perfeitamente. O problema é justamente lá em cima, a velocidade do ar passando pelos comandos e a força que é exercida em cima da superfície de comando em uma manobra.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:85ad424b0f="LaercioLMB"]
Nunca esqueça que teste estático, não existe pressão do ar sobre a superfície de comando e nesse caso, até um servo de 600g de torque funciona perfeitamente. O problema é justamente lá em cima, a velocidade do ar passando pelos comandos e a força que é exercida em cima da superfície de comando em uma manobra.[/quote:85ad424b0f]
Sim Laercio, levei isso em consideração.

O servo estava atuando normalmente sob esforço. Sem mais nem menos ele virava tudo para um dos lados. Acredito que foi problema no controlador eletronico dele.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:9a5f07e80d="Mac2"][quote:9a5f07e80d="LaercioLMB"]
Nunca esqueça que teste estático, não existe pressão do ar sobre a superfície de comando e nesse caso, até um servo de 600g de torque funciona perfeitamente. O problema é justamente lá em cima, a velocidade do ar passando pelos comandos e a força que é exercida em cima da superfície de comando em uma manobra.[/quote:9a5f07e80d]
Sim Laercio, levei isso em consideração.

O servo estava atuando normalmente sob esforço. Sem mais nem menos ele virava tudo para um dos lados. Acredito que foi problema no controlador eletronico dele.

Abs

Marco Aurelio[/quote:9a5f07e80d]

Estranho, mas não impossível.
Mas mesmo assim, ainda não acho recomendado servos de 9g para um aeromodelo desses.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:1d07a7e9be="LaercioLMB"][quote:1d07a7e9be="Mac2"][quote:1d07a7e9be="LaercioLMB"]
Nunca esqueça que teste estático, não existe pressão do ar sobre a superfície de comando e nesse caso, até um servo de 600g de torque funciona perfeitamente. O problema é justamente lá em cima, a velocidade do ar passando pelos comandos e a força que é exercida em cima da superfície de comando em uma manobra.[/quote:1d07a7e9be]
Sim Laercio, levei isso em consideração.

O servo estava atuando normalmente sob esforço. Sem mais nem menos ele virava tudo para um dos lados. Acredito que foi problema no controlador eletronico dele.

Abs

Marco Aurelio[/quote:1d07a7e9be]

Estranho, mas não impossível.
Mas mesmo assim, ainda não acho recomendado servos de 9g para um aeromodelo desses.[/quote:1d07a7e9be]
Laercio,

Em envergadura e peso, ficou bem próximo a um destes Uglys que vemos nos kits montados pelo forum. O meu, que era um kit do Mauri, ficou pesando 750g, com a mesma eletrônica deste em balsa que está pesando 880g com 1 metro de envergadura. O fato de ele ser em balsa não altera as forças aerodinâmicas que atuam sobre ele.

Se for pelo lado da precisão e segurança, concordo plenamente com você, mas em matéria de comportamento, este modelo se comporta da mesma forma que um modelo em depron e/ou isopor

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder