Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Agora que o fundo está bem seco, pude pegar na asa e fazer essas fotos contra a luz para tentar mostrar a superfície dela.

Acho que ficaram poucas ondas para tirar. Lixando o fundo já deve deixar nivelado.
Anexos
P1000372.JPG
P1000372.JPG (36.21 KiB) Exibido 9506 vezes
P1000373.JPG
P1000373.JPG (34.78 KiB) Exibido 6851 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Muito obrigado Marcelo! Está devagar mas está indo!

Pessoal, agora que a asa está quase pronta, tenho que pensar nos detalhes da fuselagem.

Gostaria de trocar ideias de como fazer as entradas de ar para refrigeração do motor.

Eu pensei inicialmente em ter uma entrada apenas na parte de baixo, para não estragar a estética. Mas talvez seja necessário fazer nas laterais também.

Outro ponto que deve ser importante é a saída de ar. Imagino que a área de saída deve ser pelo menos igual à área de entrada. Isso está correto?

Onde seria um bom lugar para a saída do ar?

E qual é o melhor formato para a admissão do ar?

Não tenho experiência com motores de alta performance e quero deixar o modelo de um jeito que se possa usar um motor bem forte sem o risco de queimá-lo.

Agradeço de antemão as dicas.
Avatar do usuário
EroSenninSPP
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Dom Mar 25, 2012 11:02 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por EroSenninSPP »

Opa dotor ta fica muito loco o brinquedo.
Bom quanto a entrada de ar. hoje acabei de pegar um pylon da eletrifly o rifle.
Gostei de como é as entradas e a saida de ar tirei umas fotos pra você ter uma ideia
Anexos
Saida de ar
Saida de ar
P8150004_500x375.JPG (19.24 KiB) Exibido 9351 vezes
Vista lateral, igual dos dois lados
Vista lateral, igual dos dois lados
P8150003_500x375.JPG (18.13 KiB) Exibido 9351 vezes
Vista superior, mas é igual a inferior, tem as mesmas entradas
Vista superior, mas é igual a inferior, tem as mesmas entradas
P8150002_500x375.JPG (16.75 KiB) Exibido 9351 vezes
A carinha do brinquedo
A carinha do brinquedo
P8150001_500x375.JPG (26.99 KiB) Exibido 9351 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Opa, muito obrigado EroSenninSPP pelas suas fotos.

Muito legal esse modelo. Deve ser um foguetinho.

Eu achao que farei sim as entradas laterais, nos moldes que os jatos comerciais usam entradas de ar, como mostra a foto.

A saída penso que vai ficar legal na parte de baixo da fuselagem, um pouco antes do bordo de fuga, daí ela não vai ficar muito visível.
Anexos
A400+Air+Inlet.jpg
A400+Air+Inlet.jpg (22.04 KiB) Exibido 9261 vezes
Avatar do usuário
EroSenninSPP
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Dom Mar 25, 2012 11:02 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por EroSenninSPP »

Quanto a saída de ar na parte de baixo. Já não sei não pq como os pylon elétrico não tem trem de pouso e pousam de barriga pode correr o risco entrar algo ou ficar preso e danificar algo sei lá. Mas eu não colocaria
JeffersonCrazypilot
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 6:50 pm
Localização: Jaboticabal, SP

Mensagem por JeffersonCrazypilot »

[quote:0fdaff5f7f="EroSenninSPP"]Quanto a saída de ar na parte de baixo. Já não sei não pq como os pylon elétrico não tem trem de pouso e pousam de barriga pode correr o risco entrar algo ou ficar preso e danificar algo sei lá. Mas eu não colocaria[/quote:0fdaff5f7f]

bem lembrado a questão do pouso, a entrada de "FOD" por baixo pode ocorrer facilmente.
eu iria nas laterais mesmo, vi um que tem na hobbyking, mas não to achando o link pra postar, era nas laterais.
Em constante aprendizado
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Obrigado pelas respostas.

A saída de ar ficaria na parte de trás da barriga da fuselagem, que encosta no chão. Então acho que não teria o risco de entrar sujeira.

Vou esperar colar a asa e ver como fica.

Obrigado!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Eu faria a entrada nas laterais, mais próximo da ventre da fuse possível e a saída na parte de cima da traseira da fuse, pois o ar quente sobe , não desce...

Desta forma, evita qualuer possibilidade de entrar sujeira, vai que tu leva ele junto num vôo para o Nordeste e quer dar uma laço em uma praia deserta...ferrou quando pousar!

Abs

Norton
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Grande Norton!

Que bom que você está acompanhando essa lenta contrução. :-)

Não sei se a questão do ar quente subir se aplica nesse caso, devido à velocidade que o fluxo vai acontecer. Não tenho certeza. O que sei é que o ar vai procurar o caminho de menor resistência.

Fiz um esboço com lápis de como imagino a entrada.

Veja que estou trabalhando também no canopy. Logo ele vai ficar pronto e daí farei o molde e usarei o canopy para os testes de laminação.

Essa semana não poderei mais trabalhar no projeto, posi estarei viajando, mas semana que vem espero terminar as entradas de ar e o canopy.

Quanto a levar o modelo nos meus voos, infelizmente não vai dar. :-)

Abraços!
Anexos
P1000377.JPG
P1000377.JPG (28.72 KiB) Exibido 14270 vezes
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

charles, se quiser garantir uma ventilação um pouco melhor pra poder forçar mais o motor, o que funciona melhor é uma entrada do ar tipo uma cunha, que pega o ar de frente e enfia pra dentro. Gera um pouco mais de arrasto, e é um pouco mais difícil de construir, mas vai te garantir um fluxo mais forte. Eu já utilizei esse método em meus modelos, e volta tudo gelado. aliás, um avião meu eu tinha feito só a entrada na lateral, a bateria voltava fervendo. com a mesma abertura, fiz uma cunha para admissão. aí ficou show!

minha sugestão é: faz o modelo com essa entrada (acho que tem um padrão pra ela, se não me engano é alguma coisa naca), eu faria até um pouco mais pra frente. Se não der conta, abre um pouco mais e coloca uma cunha na frente! pode ser um pedaço de tubo de vara de pesca de carbono cortado em ângulo, fica até bonito, não precisa nem pintar.
Responder