Vectus Racer - Voou!
charles, tem uma planilha de calculo de volume de cauda em algum lugar desse fórum, acho que pra planadores. eu utilizo ela pra todos os aviões que faço.
em um v-tail que calculei a partir dela cheguei a 110 graus como melhor ângulo, dá uma olhada se não é o caso pra você também. e visualmente acho que dá pra reduzir um pouco a cauda sim, mas confere na planilha. se quiser me mandar seu e-mail eu já encaminho ela pra vc.
em um v-tail que calculei a partir dela cheguei a 110 graus como melhor ângulo, dá uma olhada se não é o caso pra você também. e visualmente acho que dá pra reduzir um pouco a cauda sim, mas confere na planilha. se quiser me mandar seu e-mail eu já encaminho ela pra vc.
- Diego Monteiro
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- charles_pereira
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[quote:e49cfcbc67="ze_mayer"]charles, tem uma planilha de calculo de volume de cauda em algum lugar desse fórum, acho que pra planadores. eu utilizo ela pra todos os aviões que faço.
em um v-tail que calculei a partir dela cheguei a 110 graus como melhor ângulo, dá uma olhada se não é o caso pra você também. e visualmente acho que dá pra reduzir um pouco a cauda sim, mas confere na planilha. se quiser me mandar seu e-mail eu já encaminho ela pra vc.[/quote:e49cfcbc67]
Muito obrigado por enviar a planilha!
Fiz as medições e segundo a planilha, 105 graus deve ser o ângulo de abertura e vou reduzir mais 2cm a envergadura de cada superfície, ficando com 16cm.
Deve dar certo!
[quote:e49cfcbc67="Diego Monteiro"]Fala Charles, caramba vc ta fazendo uma belezinha de avião.
Cara, sobre o angulo da Cauda, vc está no angulo certo. Deixe com 100 graus mesmo. Mas esqueça o comando de leme, será muito pouco efetivo, ainda mais se tratando de angulo positivo neste plane.[/quote:e49cfcbc67]
Obrigado Diego! Não entendi o que você quis dizer com comando de leme pouco efetivo. Queres dizer que num pylon ele não importa tanto? E não entendi também o que você comentou sobre o ângulo positivo. Ângulo de onde? Agradeço se puderes esclarecer.
Muito obrigado!
em um v-tail que calculei a partir dela cheguei a 110 graus como melhor ângulo, dá uma olhada se não é o caso pra você também. e visualmente acho que dá pra reduzir um pouco a cauda sim, mas confere na planilha. se quiser me mandar seu e-mail eu já encaminho ela pra vc.[/quote:e49cfcbc67]
Muito obrigado por enviar a planilha!
Fiz as medições e segundo a planilha, 105 graus deve ser o ângulo de abertura e vou reduzir mais 2cm a envergadura de cada superfície, ficando com 16cm.
Deve dar certo!
[quote:e49cfcbc67="Diego Monteiro"]Fala Charles, caramba vc ta fazendo uma belezinha de avião.
Cara, sobre o angulo da Cauda, vc está no angulo certo. Deixe com 100 graus mesmo. Mas esqueça o comando de leme, será muito pouco efetivo, ainda mais se tratando de angulo positivo neste plane.[/quote:e49cfcbc67]
Obrigado Diego! Não entendi o que você quis dizer com comando de leme pouco efetivo. Queres dizer que num pylon ele não importa tanto? E não entendi também o que você comentou sobre o ângulo positivo. Ângulo de onde? Agradeço se puderes esclarecer.
Muito obrigado!
- Diego Monteiro
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Boa Tarde Charles.
Na teoria de controle do V-tail acontece o seguinte: Quanto maior o angulo da empenagem em relação ao plano Horizontal, mais efetivo será o controle do leme e menos efetivo será o controle do profundor. Ou seja isso vai acontecer quando vc diminuir o angulo entre as empenagens certo? No caso o comando de profundor e de leme são dados pelas mesmas superfícies de controle ok.
No caso vc utilizou o maior angulo possível entre as empenagens segundo um paper que Journal Of Aircraft que tenho comigo a respeito de estabilidade e controle de aeronaves V-tail. Maior que esse (angulo entre empenagens), vc terá problemas de estabilidade direcional.
Ja sobre o angulo ser positivo, quero dizer que no seu caso a empenagem aponta para cima. Diferente do caso do UAV predator que tem a empenagem em V para baixo. A sua aeronave terá maior tendencia de entrar em parafuso do que um V invertido, devido o incremento de instabilidade ou estabilidade. Este parametro é função do angulo da cauda. A sua cauda possui angulo da cauda em relação ao plano horizontal positivo. Ja o da foto a baixo apresenta o angulo em relação ao plano horizontal negativo. Neste caso o avião da foto é mais estável que seu plane quando se encontra em pré-stol.
[img:b8c5243689]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/303258_307726232573139_246669317_n.jpg[/img:b8c5243689]
Na teoria de controle do V-tail acontece o seguinte: Quanto maior o angulo da empenagem em relação ao plano Horizontal, mais efetivo será o controle do leme e menos efetivo será o controle do profundor. Ou seja isso vai acontecer quando vc diminuir o angulo entre as empenagens certo? No caso o comando de profundor e de leme são dados pelas mesmas superfícies de controle ok.
No caso vc utilizou o maior angulo possível entre as empenagens segundo um paper que Journal Of Aircraft que tenho comigo a respeito de estabilidade e controle de aeronaves V-tail. Maior que esse (angulo entre empenagens), vc terá problemas de estabilidade direcional.
Ja sobre o angulo ser positivo, quero dizer que no seu caso a empenagem aponta para cima. Diferente do caso do UAV predator que tem a empenagem em V para baixo. A sua aeronave terá maior tendencia de entrar em parafuso do que um V invertido, devido o incremento de instabilidade ou estabilidade. Este parametro é função do angulo da cauda. A sua cauda possui angulo da cauda em relação ao plano horizontal positivo. Ja o da foto a baixo apresenta o angulo em relação ao plano horizontal negativo. Neste caso o avião da foto é mais estável que seu plane quando se encontra em pré-stol.
[img:b8c5243689]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/303258_307726232573139_246669317_n.jpg[/img:b8c5243689]
- charles_pereira
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- charles_pereira
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Olá pessoal!
Devido ao meu trabalho, fiquei duas semanas sem trabalhar no projeto.
Estava rechecando o simulador de voo.
Ontem tive uma folguinha e consegui trabalhar um pouco no projeto.
Reduzi o tamanho da cauda e cobri com uma camada de fibra de vidro, laminado com resina epóxi no vácuo. Essa resina é muito boa. Ficou muito rígida e com um acabamento vitrificado. Assim cobriu o Kevlar, que ficava desfiando!
Comecei a lixar e acho que até o final desse mês terei a cauda pronta para começar a fazer o molde.
Na próxima semana vou visitar meus pais e lá poderei fazer o acabamento com fundo PU.
Obrigado!
Charles Pereira
www.facebook.com/charles.aeromodelista
Devido ao meu trabalho, fiquei duas semanas sem trabalhar no projeto.
Estava rechecando o simulador de voo.
Ontem tive uma folguinha e consegui trabalhar um pouco no projeto.
Reduzi o tamanho da cauda e cobri com uma camada de fibra de vidro, laminado com resina epóxi no vácuo. Essa resina é muito boa. Ficou muito rígida e com um acabamento vitrificado. Assim cobriu o Kevlar, que ficava desfiando!
Comecei a lixar e acho que até o final desse mês terei a cauda pronta para começar a fazer o molde.
Na próxima semana vou visitar meus pais e lá poderei fazer o acabamento com fundo PU.
Obrigado!
Charles Pereira
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- charles_pereira
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Olá pessoal!
Finalmente pude dedicar um dia de folga ao Vectus!
Fiz o acabamento com fundo PU de toda a fuselagem, asas e também da cauda.
Mas o que me deu muito trabalho, literalmente várias horas, foi fazer um gabarito para deixar tudo alinhado e conseguir colar a cauda.
Como a cauda tem um pequeno enflexamento, ficou muito difícil medir a incidência.
A intenção foi deixar incidência zero.
Estou postando as fotos antes de fazer reforços na fixação para eu poder mudar se for preciso. Tentei fazer fotos que mostrem a cauda de vários ângulos.
Por favor, se alguém vir algo de errado, me avise.
Terminada a fixação, vou cortar a cauda e fazer o molde.
As fotos em alta resolução estão no Facebook!
Muito obrigado!
Charles Pereira
www.facebook.com/charles.aeromodelista
Finalmente pude dedicar um dia de folga ao Vectus!
Fiz o acabamento com fundo PU de toda a fuselagem, asas e também da cauda.
Mas o que me deu muito trabalho, literalmente várias horas, foi fazer um gabarito para deixar tudo alinhado e conseguir colar a cauda.
Como a cauda tem um pequeno enflexamento, ficou muito difícil medir a incidência.
A intenção foi deixar incidência zero.
Estou postando as fotos antes de fazer reforços na fixação para eu poder mudar se for preciso. Tentei fazer fotos que mostrem a cauda de vários ângulos.
Por favor, se alguém vir algo de errado, me avise.
Terminada a fixação, vou cortar a cauda e fazer o molde.
As fotos em alta resolução estão no Facebook!
Muito obrigado!
Charles Pereira
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- charles_pereira
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- charles_pereira
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hehehe
Valeu Norton!
Ontem consegui fazer o acabamento da empenagem e da junção do bordo de fuga da asa com a fuselagem. Hoje espero poder cortar a cauda para começar a fazer o molde.
Estarei o mês de janeiro de férias, então o projeto deve dar uma boa andada!
Abraços!
Valeu Norton!
Ontem consegui fazer o acabamento da empenagem e da junção do bordo de fuga da asa com a fuselagem. Hoje espero poder cortar a cauda para começar a fazer o molde.
Estarei o mês de janeiro de férias, então o projeto deve dar uma boa andada!
Abraços!
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