Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

charles, ao invés de usar tecido, use somente os fios em um sentido! é só pegar um pedaço do tecido e separar a trama. os fios no sentido da asa são os que dão resistencia, se usar tecido, vai ter o dobro do peso e praticamente a mesma resistencia. neste caso, os fios ficariam mais ou menos no lugar vermelho do seu desenho, faz um pelotinho no meio e eles vão se espalhando naturalmente.

pra otimizar ainda a carga, pode passar alguns até a ponta, mais alguns parando em 75%, outros a 50%, e mais ainda na raiz. quanto mais perto das pontas das asas menor a carga, e pode reduzir a quantidade de carbono!

e sobre a laminação, acredito que não precisa ser em I, pode colocar uns fios por cima e outros por baixo. faz z laminação normalmente, e depois (ou até antes/durante o processo) preenche esse buraco na raiz com uma tira de compensado.

sua asa vai ter alguma coisa no meio ou vai ser vazada? você tinha comentado sobre a espuma expansiva, se for utilizá-la com certeza a asa vai ser bem rígida.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:bf52bbcb21="ze_mayer"]charles, ao invés de usar tecido, use somente os fios em um sentido! é só pegar um pedaço do tecido e separar a trama. os fios no sentido da asa são os que dão resistencia, se usar tecido, vai ter o dobro do peso e praticamente a mesma resistencia. neste caso, os fios ficariam mais ou menos no lugar vermelho do seu desenho, faz um pelotinho no meio e eles vão se espalhando naturalmente.

pra otimizar ainda a carga, pode passar alguns até a ponta, mais alguns parando em 75%, outros a 50%, e mais ainda na raiz. quanto mais perto das pontas das asas menor a carga, e pode reduzir a quantidade de carbono!

e sobre a laminação, acredito que não precisa ser em I, pode colocar uns fios por cima e outros por baixo. faz z laminação normalmente, e depois (ou até antes/durante o processo) preenche esse buraco na raiz com uma tira de compensado.

sua asa vai ter alguma coisa no meio ou vai ser vazada? você tinha comentado sobre a espuma expansiva, se for utilizá-la com certeza a asa vai ser bem rígida.[/quote:bf52bbcb21]

Obrigado Zé Mayer!

Já separei vários fios do tecido pensando nisso.

Entendi a ideia de colocar o compensado só no centro, depois de tudo laminado. Deve ficar bem fácil mesmo.

Obrigado pelas dicas!

Hoje terminei de cortar as flanges de madeira.

Os encaixes é claro não são muito precisos, pois foram cortados com serra tico-tico.

Para preencher os espaços entre o plug e a madeira, sempre usei massa de modelar.

Mas dessa vez, vou usar algo mais elaborado. Vou posicionar as madeiras sobre o gabarito do molde, aplicando epóxi onde ela encostar no plug, que já estará com PVA.

Depois de seco, basta lixar o excesso de epóxi e ficará uma emenda perfeita.

Hoje é meu último dia de férias, mas na folga da próxima semana vou fazer a laminação do molde.

Abraços!
Anexos
P1010039.JPG
P1010039.JPG (32.25 KiB) Exibido 9297 vezes
P1010038.JPG
P1010038.JPG (31.34 KiB) Exibido 9297 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Construção do molde

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Ontem comecei a fazer o molde.

Trabalhei o dia inteiro terminando a plataforma e as flanges para dividir o plug bem no meio.

No início da noite comecei a laminação. Como é um processo que não deve ser interrompido, acabei terminando só depois das duas horas da manhã. Não imaginei que iria demorar tanto.

Acho que usei pouco catalizador. Comecei usando 1%, mas no final estava usando 2%.

Hoje fiz toda a limpeza do molde e laminei a outra metade.

Agora não tem mais volta.

Amanhã vou saber se vai desmoldar tudo ou se perdi um ano de trabalho. :-)

Estou organizando as fotos e vídeos para depois mostrar todos os detalhes que consegui registrar.
Anexos
P1010089.JPG
P1010089.JPG (37.1 KiB) Exibido 9182 vezes
Emerson ramos
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Sex Dez 17, 2010 9:30 pm
Localização: Mariana distrito de Monsenhor Horta MG

Mensagem por Emerson ramos »

Estou torcendo por seu sucesso !!!E acompanhando parabéns por todo
Seu empenho neste seu projeto.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Re: Construção do molde

Mensagem por Yensid »

[quote:97f9e5c82f="charles_pereira"]
...
Amanhã vou saber se vai desmoldar tudo ou se perdi um ano de trabalho. :-)
...[/quote:97f9e5c82f]

Estou torcendo para que tudo corra bem e você obtenha sucesso na obtenção do molde. E também estou esperando os vídeos para aprender com seus erros e acertos!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Desmoldou

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Obrigado pela torcida de vocês!

Hoje acordei cedo e fui trabalhar no molde.

Antes de tentar abrir o molde, usei a lixadeira para tirar todas as rebarbas e chanfrar os cantos vivos.

A primeira etapa foi tirar uma metade do molde.

Usei uma espátula para abrir um pouco a emenda. Daí fui injetando água com ar comprimido. Assim o PVA se desmancha e facilita. Fui forçando vários pontos ao mesmo tempo até que o molde se abriu e o plug intacto.

A metade que soltou foi a que laminei ontem, na segunda etapa.

Mas a parte difícil foi soltar o plug da outra metade. Como não tinha por onde puxar, demorei cerca de meia hora.

O único ponto de apoio era o tubo de alumínio no nariz do avião. Só que ele estava tão preso que não consegui tirar.

Daí fui tentando pelas pontas das asa e consegui levantar até a metade dela, mas a fuselagem estava muito presa.

Tentei injetar água quente, mas nada de conseguir.

Eu estava prestes a desistir e quebrar o plug, quando resolvi tirar o tubo de alumínio do nariz. A madeira já tinha cedido e foi fácil tirar. Então com um martelo, coloquei uma chave de fenda no nariz do plug bem mais fundo que o tubo. Fiz uma alavanca com uma chave de fenda maior e fiz muita força, até que o plug saltou do molde.

Felizmente ele sobreviveu ao processo, sofrendo apenas algumas escoriações. Se eu precisar fazer outro molde, é só fazer uns retoques no plug.

Estou muito contente com o resultado. O molde a meu ver ficou muito bom. Não lascou em nenhum local e a estrutura dele está muito forte. Não pesei ainda, mas deve ter uns 15 ou 20Kg.

Agora a folga está acabando e volto a trabalhar. Assim que eu conseguir, vou fazer um vídeo bem detalhado.

Obrigado por acompanharem até aqui.

Agora ficou bem mais próximo o dia que o Vectus vai voar.
Anexos
P1010091.JPG
P1010091.JPG (36.73 KiB) Exibido 9102 vezes
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

caramba, que aula! muito bom, charles. espero ter paciência para fazer um avião com estas técnicas algum dia!

aproveitando, todas as fibras e resinas você comprou na maxepoxy mesmo? tem algum e-mail que eles respondem, ou só indo lá mesmo? tentei entrar em contato com eles, mas nada.

aliás, se você lembrar, me passa (aqui ou por mp) os preços dos tecidos e resinas que você comprou, por favor! estou fazendo um modelo de testes com isopor p6 e fibra de vidro, e assim que terminá-lo vou fazer um maiorzinho, e queria usar carbono e kevlar.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:d79fe53644="ze_mayer"]caramba, que aula! muito bom, charles. espero ter paciência para fazer um avião com estas técnicas algum dia!

aproveitando, todas as fibras e resinas você comprou na maxepoxy mesmo? tem algum e-mail que eles respondem, ou só indo lá mesmo? tentei entrar em contato com eles, mas nada.

aliás, se você lembrar, me passa (aqui ou por mp) os preços dos tecidos e resinas que você comprou, por favor! estou fazendo um modelo de testes com isopor p6 e fibra de vidro, e assim que terminá-lo vou fazer um maiorzinho, e queria usar carbono e kevlar.[/quote:d79fe53644]

Olá Zé Mayer!

Muito obrigado! Te passo MP!

O vídeo ficou com uns problemas, então fiz alterações.

https://youtu.be/ony86YNQ4fU


Abraço!
Editado pela última vez por charles_pereira em Sex Mai 11, 2018 11:01 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Muito bom! Ótimo trabalho! Parabéns!

Você fará no molde do dorso a marcação do ailerons e profundor para facilitar o corte da peça final?
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:e4cf333210="Cyberware"]Muito bom! Ótimo trabalho! Parabéns!

Você fará no molde do dorso a marcação do ailerons e profundor para facilitar o corte da peça final?[/quote:e4cf333210]

Obrigado Cyber!

Eu fiz uns testes na cauda e foi muito fácil de fazer a dobradiça.

Portanto, não fiz marcações no molde.

Assim vou poder escolher o tamanho do aileron!

Abraço!
Responder