Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 30 Mar 2013 18:07

Valeu pessoal!

Não deu tempo de postar o vídeo antes.

Eu tive que fazer uma edição básica. O dia estava chuvoso e muito nublado e a filmagem não ficou muito legal. Foi feita pela minha esposa com uma câmera simples. Sem contar que ela não parava de falar e tive que fazer vários cortes no vídeo. :-)

Agradeço ao Rangel que me ajudou na estreia lá em Brusque/SC, dando dicas valiosas e arremessando o Vectus.

No final acabei deixando o avião cair, pois perdi a referência na curva, já que o céu estava muito cinza. Mas o avião voltou inteiro para casa. Só trincou a emenda na raíz da asa. Isso eu arrumo logo com epóxi. Ele caiu de nariz e acho que o motor estragou, mas preciso desmontar para ver. Isso mostra como ficou forte a construção dele.

De qualquer forma, o motor que usei foi apenas para testar com menos velocidade e me adaptar ao voo de um pylon. No próximo voo, ele já estará com o motor novo, de 3700Kv.

Vou tentar fazer outros vídeos daí e não derrubá-lo de novo. :-)

[yt]xRPepCohako[/yt]

bugalaws
membro

Mensagempor bugalaws » 30 Mar 2013 22:19

Irmão muito show parabéns!!!

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 01 Abr 2013 18:10

Obrigado pessoal!

Nesse primeiro voo eu usei uma hélice folding de 9 polegadas com um motor de baixo Kv.

Eu nunca tive um avião rápido, esse é o primeiro. Não tenho experiência em motorização, mas pelo que andei pesquisando, um pylon tem motor de alto Kv com hélice pequena.

Mas também existem os hotliners, que usam hélices grandes.

Alguém sabe dizer as vantagens de usar hélices folding maiores e se vale a pena num modelo como o Vectus, que tem 95cm de envergadura?

Obrigado!
Anexos
P1010172.JPG
P1010172.JPG (35.77 KiB) Exibido 7216 vezes

ze_mayer
membro

Mensagempor ze_mayer » 01 Abr 2013 19:12

muito bom, charles!

acho que a idéia da hélice grande é para subir na vertical o mais rápido possível. bom, não conheço muita coisa do assunto, mas os hotliners usam hélice grande porque usam motores absurdos. outro dia tava vendo um de 2m, com motor de 1.700W! acho que usava uma hélice de 12". se for parar pra pensar, eu uso isso em motor de 400W...

sobre hélice também, vi um pylonzinho parecido com o seu com hélice pequena, tinha mais passo que diametro, acho que era uma 4x6, ou algo do tipo. mas não era folding. o dono disse que quebrava direto no pouso, mas a folding não aguentava. infelizmente não vi voando.

Arthur S. de Almeida
membro

Mensagempor Arthur S. de Almeida » 01 Abr 2013 20:49

Não saberia te responder, dei uma procurada e apareceu alguns resultados interessantes, veja se te ajuda:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1511438&page=2

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=50518

Cyberware
membro

Mensagempor Cyberware » 01 Abr 2013 21:03

Charles,

Para começar, use um motor com 3000kv, hélice 4.75x4.75 e 3S. Isso vai te dar uns 400W de potência e próximo de 230km/h.

Você pode partir para um HET 20-25 de 3500KV, com hélice 5x5 e 4S... Ai vai ficar bom; 1000W, e próximo dos 280km/h ou mais... :)

coronel
membro

Mensagempor coronel » 02 Abr 2013 00:21

[quote:8e11867d41="Cyberware"]Charles,

Para começar, use um motor com 3000kv, hélice 4.75x4.75 e 3S. Isso vai te dar uns 400W de potência e próximo de 230km/h.

Você pode partir para um HET 20-25 de 3500KV, com hélice 5x5 e 4S... Ai vai ficar bom; 1000W, e próximo dos 280km/h ou mais... :)[/quote:8e11867d41]

Concordo com o amigo acima e minha opinião é de um tunyng 3500 com hélice de 4,5 x 4.5 ficaria ótimo.
Parabens pelo trabalho.

Ah, uma boa bateria 3 s com boa descarga também é importante.

Farleytufao
membro

Mensagempor Farleytufao » 03 Abr 2013 11:12

Show de bola heim? rolou até o CrashTest! heheh

o bom que agora ja sabe também onde reforçar caso seja o interesse! Parabéns!

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 05 Abr 2013 09:30

Olá pessoal!

Muito obrigado por todas as considerações!

Coloquei um motor de 3700Kv e uma hélice 4,75x4,75.

O barulho é assustador. :-)

Como disse, nunca tive um avião de alta velocidade.

Pena que o spinner que comprei não é muito legal. O parafuso que prende ele não encaixa na rosca, que está espanada. Coloquei um prendedor de hélice simples mesmo.

Ao meio-dia vou com o Fabrício Carniel tentar fazer um voo sem deixá-lo cair. :-)

Já passei cola nas emendas que descolaram no primeiro crash test.

Não tem uma só nuvem no céu aqui em Floripa agora. Se der certo, depois eu posto o vídeo dele.

Já comecei a comprar material para um lote inicial de 5 Vectus que vou construir, atendendo a alguns pedidos.

Não gostei muito do molde da cauda e vou fazer outro. Talvez eu melhore um pouco o canopy também.

De novo, obrigado pelos elogios e todas as dicas!

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 10 Abr 2013 15:11

Olá pessoal!

Ainda não consegui colocar o Vectus para voar com o motor mais rápido!

Hoje que é minha folga acabou chovendo.

Então comecei a trabalhar nos gabaritos para a produção do primeiro lote!

Foram feitos gabaritos para cortar os tecidos, madeira e nylon para a laminação.

Já cortei também as chapas de balsa e desfiei o carbono para fazer os reforços e longarinas.

Ainda falta muita coisa e vou postando aqui o andamento do processo!

Uma coisa que vou testar é usar depron de 2mm dentro das asas. Acho que vai ser mais rápido de fazer do que usar a madeira balsa, além de ser mais barato e muito mais fácil de achar.
Anexos
P1010209.JPG
P1010209.JPG (34.85 KiB) Exibido 6870 vezes

charles_pereira
membro
Contato:

Lenha do protótipo

Mensagempor charles_pereira » 15 Abr 2013 14:26

Olá pessoal!

Hoje fui tentar fazer um voo com o motor novo, de 3700Kv.

Minha mulher filmou e o Fabrício arremessou, além de dar todo o apoio moral, pois eu estava nervoso, hehehe.

Infelizmente, acabei destruindo o protótipo do Vectus.

Ele tinha voado bem com um motor de torque maior.

Não sei se faltou empuxo, ou se foi jogado num ângulo muito alto ou apenas erro de pilotagem mesmo.

O fato é que vou ter que fazer outro agora e vou fazer uma catapulta para arremessá-lo. Também vou usar um motor de torque maior com hélice folding. Foi assim no primeiro voo e deu certo.

Preciso me acostumar aos pouco com um modelo de alta velocidade.

Por favor, comentem o que vocês acham que deu errado.

Particularmente, acho que faltou empuxo e dedo para pilotar o bicho. :-)

Fiquei triste, mas para isso que servem os protótipos né. Que bom que ele voou muito bem com o outro motor. Pelo menos sei que não é um erro de projeto.

Segue o vídeo da lenha: http://youtu.be/0BK4RAJxB9E

Abraços!

bugalaws
membro

Mensagempor bugalaws » 15 Abr 2013 15:05

Força irmão desanima não... logo logo você chega a uma conclusão da melhor eletrônica para ele....

Cyberware
membro

Mensagempor Cyberware » 15 Abr 2013 18:06

Foram os dois fatores e o lancamento ruim os motivos da queda.

Nao sei o peso do seu modelo, mas motor de 3000kv, helice 4.75 x 4.75 e 3s é receita certa de sucesso para começar na velocidade....

Mas agora é o momento de fazer o próximo melhor e mais leve...

ze_mayer
membro

Mensagempor ze_mayer » 15 Abr 2013 19:43

não sei porque, mas as pessoas tem o costume de tentar correr pra lançar, e na hora de lançar sai tudo torto! a catapulta vai evitar isto, mas para facilitar o lançamento, pense em dar apenas um passo e depois arremessar, com mais equilíbrio e mais força no braço os lançamentos são bem melhores. não é um pylon, mas eu peguei a manha de lançar eu mesmo um avião meu de 1,7m e 1kg, e prefiro lançarsozinho e puxar a mão pro controle depois do que arriscar com alguém que não tem a prática.

do resto, siga os conselhos do cyber! estamos esperando os próximos modelos da linha de produção!

Krizar
membro
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagempor Krizar » 15 Abr 2013 20:27

No meu pylon eu costumo jogar segurando pelo canopy e jogo forte e pro alto. Faço isso e pq ele ganha altitude suficiente para poder picar e ganhar velocidade e assim poder voar de boa. Faço isso pois não tenho uma catapulta para lança-lo e funciona bem.

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 15 Abr 2013 22:29

[quote:b4dcb95722="Cyberware"]Foram os dois fatores e o lancamento ruim os motivos da queda.

Nao sei o peso do seu modelo, mas motor de 3000kv, helice 4.75 x 4.75 e 3s é receita certa de sucesso para começar na velocidade....

Mas agora é o momento de fazer o próximo melhor e mais leve...[/quote:b4dcb95722]

Pessoal, obrigado pelos comentários!

Cyber, o peso dele estava em pouco menos de 800g. Se não me engano, 797g.

Acho que está bem leve, mas o próximo deve ficar mais leve ainda, pois esse protótipo foi a primeira laminação e estava com muito material em alguns pontos.

Como ando com pouco tempo livre, vou demorar mais de um mês para poder tentar de novo.

Obrigado!

charles_pereira
membro
Contato:

Laminação

Mensagempor charles_pereira » 12 Mai 2013 10:27

Olá pessoal!

Agora que o protótipo voou, vou mostrar os detalhes do processo de laminação.

Nas últimas semanas não postei nada aqui pois eu estava comprando material e fazendo melhorias no molde para facilitar a produção do primeiro lote.

A descrição do processo está nas fotos!

Obrigado!
Anexos
P1010256.JPG
Sobre uma tábua, desenho com um gabarito o formato das asas.

Então, estico um plástico para isolar a madeira. Por cima coloco o tecido de fibra de vidro e de carbono nas pontas.
P1010256.JPG (38.02 KiB) Exibido 6364 vezes
P1010257.JPG
Daí coloco a madeira balsa já cortada e a posiciono. Na raiz da asa, mais carbono para reforço.
P1010257.JPG (37.89 KiB) Exibido 6364 vezes
P1010261.JPG
Cubro tudo com um plástico e usando um gabarito, corto com um bisturi todo o laminado.
P1010261.JPG (35.34 KiB) Exibido 6364 vezes
P1010262.JPG
Tiro o excesso de fibra e fica o laminado no formato exato da asa.
P1010262.JPG (35.43 KiB) Exibido 6364 vezes
P1010269.JPG
Viro o laminado e tiro a primeira camada de plástico. Encaixo no molde e removo a última camada de plástico.
P1010269.JPG (35.49 KiB) Exibido 6364 vezes

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 12 Mai 2013 10:43

Continuando...
Anexos
P1010291.JPG
Mostrando como fica fácil transportar para o molde o laminado.
(32.78 KiB) Baixado 4979 vezes
P1010277.JPG
Uso um tecido de nylon para cobrir o laminado. Isso faz com que o excesso de resina atravesse o nylon e desmolda facilmente.
P1010277.JPG (34.78 KiB) Exibido 6351 vezes
P1010281.JPG
Uso uma pistola com massa de vedação para isolar o molde para gerar o vácuo.
P1010281.JPG (35.1 KiB) Exibido 6351 vezes
P1010286.JPG
Essa foto mostra como ficou o laminado sob o vácuo. Depois foi para a estufa.
P1010286.JPG (35.22 KiB) Exibido 6351 vezes

sancler
membro
Contato:

Mensagempor sancler » 12 Mai 2013 18:17

A culpa foi do Fabricio :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 13 Mai 2013 22:39

Olá pessoal!

Hoje fiz a emenda das duas metades.

As melhorias que fiz no molde valeram a pena. Coloquei muitos parafusos para apertar bem as dua metades.

A longarina fiz de carbono, compensado na parte central e depron.

Para medir a espessura interna da asa, usei bolinhas de massa de calefação que foram apertadas quando fechei o molde.

A laminação ficou boa e muito forte. É impressionante! Dessa vez usei mais carbono e dá para segurar o modelo pela ponta da asa e ela não se dobra nem um pouco.

A asa ficou muito rígida. Pesou 370g. No próximo vou reduzir o peso, pois acho que exagerei no material. Não precisa ser tão forte como ficou.

O único problema que tive no resultado final foi no extradorso. A parte mais curva não encostou bem no molde. Acho que o vácuo não foi o suficiente. Como eu tinha pintado o molde, nesse ponto a tinta ficou solta.

Vou resolver isso fazendo um contramolde de silicone. Nunca usei essa técnica, mas deve funcionar bem.

Final de semana vou ter outra folga e vou laminar mais um, só que agora sem pintar o molde antes e vou comparar os resultados.

Abraço!
Anexos
P1010292.JPG
Como a espessura interna foi medida :-)
P1010292.JPG (37.46 KiB) Exibido 6238 vezes

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 19 Mai 2013 20:59

Olá pessoal!

Continuando com a laminação, hoje resolvi fazer algumas alterações no modo de laminar para deixar o processo mais limpo, fácil e rápido.

Eu havia cortado pedaços de tecido e ia encaixando no molde, mas o tecido muda o seu formato muito facilmente e sempre fica desfiando.

Para resolver isso, cortei gabaritos de todas as partes do modelo, não só as asas.

Consegui dois pedaços grandes de vidro para servir de base para a laminação.

O vidro, por ser muito liso, facilita muito o corte com o bisturi.

Então, a laminação será feita esticando-se o tecido sobre o vidro. Os gabaritos serão posicionados de forma a evitar ao máximo a perda de tecido. Os reforços de KEvlar ficarão entre duas camadas de tecido de fibra de vidro, pois o Kevlar exposto é muito complicado de ser cortado ou lixado.

Não tive tempo ainda de fazer a laminação, mas agora com todo o material pronto, poderei fazer mais um Vectus na próxima folga. Daí postarei aqui todos os detalhes.
Anexos
P1010319.JPG
P1010319.JPG (29.11 KiB) Exibido 6096 vezes

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 30 Mai 2013 03:52

Olá pessoal!

Como me deu insônia hoje, resolvi tirar do molde agora o terceiro Vectus!

Com certeza, essa foi a melhor laminação.

As fotos mostram ele como saiu, sem tirar as rebarbas.

Está pesando por enquanto 312g. Gostei bastante do peso, mas ainda dá para melhorar. Estou identificando uns pontos onde posso reduzir o material.

Esse foi o primeiro que laminei sem usar balsa no extradorso. A balsa estava incomodando pois eu não estava conseguindo empurrá-la com o saco de vácuo e estava ficando sem encostar no molde em alguns pontos. Então usei mais carbono na parte mais curva do extradorso e achei que ficou bom. A asa está muito rígida ainda e dá para reduzir o carbono.

Vejam que estou segurando o modelo bem na ponta da asa e ela não entorta nada.

Ainda não resolvi os problemas de vazamento com o saco de vácuo e ficaram umas pequenas bolhas de ar, que serão corrigidas na preparação para a pintura.

Semana que vem devo fazer outro e acredito que ele ficará mais leve.

O objetivo é deixar o modelo pronto para colocar a eletrônica com menos de 400g.

Gostei bastante do resultado do Kevlar no nariz. Deixou muito forte.

A longarina de carbono, compensado e depron ficou muito boa também. No próximo devo até reduzir um pouco a largura dela, pois não precisa de tanta resistência assim.

A cada laminação, estou cometendo novos erros e evitando repetir outros. Faz parte do processo de aprendizado. Logo terei a receita de um bom equilíbrio entre peso, resistência e facilidade de construção.

Enquanto isso, vou postando aqui os erros e acertos.

Agora vou tentar dormir um pouco. :-)
Anexos
P1010320.JPG
P1010320.JPG (31.19 KiB) Exibido 5800 vezes
P1010321.JPG
P1010321.JPG (31.75 KiB) Exibido 5800 vezes
P1010322.JPG
P1010322.JPG (37.73 KiB) Exibido 5800 vezes

bugalaws
membro

Mensagempor bugalaws » 30 Mai 2013 08:27

:shock: :shock: :shock: :shock:

Parabéns Irmão ta ficando muito bom einn?!?!?!?!

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 02 Jun 2013 06:51

Malditas bolhas....é a maldição de quem trabalha com laminados, rsrs
Sempre procurando vencê-las...
Mas o resultado tá ficando cada vez melhor... e a cada construção menos erros são cometidos.
Tá usando o rolinho tira bolhas? Já experimentou usar um contramolde de silicone?
Para um molde como esse do Vectus não custa (muito?) tentar.
Abs

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 02 Jun 2013 07:04

[quote:3c148bb79c="DEVAL"]Malditas bolhas....é a maldição de quem trabalha com laminados, rsrs
Sempre procurando vencê-las...
Mas o resultado tá ficando cada vez melhor... e a cada construção menos erros são cometidos.
Tá usando o rolinho tira bolhas? Já experimentou usar um contramolde de silicone?
Para um molde como esse do Vectus não custa (muito?) tentar.
Abs[/quote:3c148bb79c]

Olá Deval!

Como estou no Rio, não pude ir na estreia do seu avião ontem.

Sobre as bolhas, acho que o principal problema é o vácuo fraco.

Veja que no nariz ficou perfeito e é nesse ponto que sugo o ar.

Acho que o segredo é laminar bem sobre o vidro, apertando bem o tecido antes de colocar no molde.

Essa semana terei uma folga longa e vou fazer mais um e testar um jeito diferente de isolar o vácuo.

Eu quero poder laminar as duas metades ao mesmo tempo. Como você sugere usar o contra-molde de silicone?

E onde posso comprar em Florianópolis?

Abraço

Voltar para “Construções”