Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Dedé
membro
Mensagens: 90
Registrado em: 18 Out 2007 09:30
Localização: BH, MG

Mensagempor Dedé » 08 Ago 2013 22:07

Olá,

Existe um vídeo deste modelo voando?

Obrigado!

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 08 Ago 2013 22:14

[quote:bcd833192f="Dedé"]Olá,

Existe um vídeo deste modelo voando?

Obrigado![/quote:bcd833192f]

Tem um vídeo, o da estreia!

http://www.youtube.com/watch?v=xRPepCohako

Assim que der eu faço um melhor! :-)

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 29 Ago 2013 23:43

Olá pessoal!

Depois de mais de um mês sem poder trabalhar no projeto devido a uma cirurgia e a mudança de casa, essa semana pude avançar um pouco.

Agora tenho um espaço pequeno, mas dedicado à construção.

Fiz um gabarito para fazer as dobradiças e comecei a pintura dos modelos do primeiro lote que estou fazendo para uns amigos.

Como agora tenho a minha oficina organizada, a produção deve seguir em frente nas próximas semana.

Abraços
Anexos
20130829_231221.jpg
20130829_231221.jpg (32.85 KiB) Exibido 6119 vezes

Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: 26 Dez 2007 23:45
Localização: valinhos-sp

Mensagempor ze_mayer » 30 Ago 2013 14:03

muito bom Charles, parabéns novamente!

só uma curiosidade. agora, com o molde pronto e um pouco de prática, quanto tempo de trabalho você leva para tirar um avião? se puder estimar todo o tempo, desde cortar as fibras, limpar e preparar o molde, laminar, desmoldar, e todas as etapas que eu to esquecendo, agradeço.

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 30 Ago 2013 15:26

[quote:9d75c4b834="ze_mayer"]muito bom Charles, parabéns novamente!

só uma curiosidade. agora, com o molde pronto e um pouco de prática, quanto tempo de trabalho você leva para tirar um avião? se puder estimar todo o tempo, desde cortar as fibras, limpar e preparar o molde, laminar, desmoldar, e todas as etapas que eu to esquecendo, agradeço.[/quote:9d75c4b834]

Muito obrigado!

Eu até agora não fiz um completo seguindo tudo numa sequência lógica, pois estava até agora testando vários jeitos de fazer e com configurações diferente de materiais.

Dá um baita trabalho de construir.

Algumas etapas que me lembro:

- Encerar os moldes
- Passar PVA nos moldes
- Pintar os moldes
- Cortar a madeira balsa das asas
- Cortar os tecidos de fibra e de nylon
- Cortar o plástico para o vácuo
- Fazer a laminação das camadas de tecido na mesa de vidro
- Cortar cada peça com um bisturi e ajuda de um gabarito
- Transferir para os moldes as peças cortadas
- Preparar o saco de vácuo e colocar na estufa
- Depois de um dia de cura, tirar o saco de vácuo e limpar as beiradas do molde
- Fazer a longarina e colar na asa
- Fazer as emendas com resina e aerosil e fechar o molde
- Depois de um dia de cura, retirar o modelo do molde
- Lixar as emendas
- Cortar as dobradiças dos ailerons
- Cortar as entradas e saídas de ar
- Fazer o mesmo processo para a cauda em V
- Laminar o canopy
- Fixar o canopy com imãs
- Usar um gabarito para colar a cauda na decalagem correta
- Fazer a pintura final

A grosso modo é isso. Posso ter esquecido algum passo.

Acho que estando com todo o material e ferramentas organizados, deve-se gastar de mão-de-obra pelo menos umas 25 ou 30 horas. Ou cerca de três dias inteiros de trabalho. Talvez com a prática dê para fazer em dois dias.

Abraço!

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 30 Ago 2013 20:34

Olá pessoal!

Hoje é o último dia de férias e trabalhei na pintura do Vectus!

Depois de muita tentativa e erro, terminei a pintura e já coloquei o canopy de carbono. Está faltando a cauda, motorização e os links.

Os servos já estão instalados.

Nas próximas folgas vou fazer a laminação da cauda.

Deve voar em setembro.
Anexos
20130830_200119.jpg
20130830_200119.jpg (20.91 KiB) Exibido 5991 vezes
20130830_195912.jpg
20130830_195912.jpg (23.59 KiB) Exibido 5991 vezes

Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: 09 Ago 2007 11:56
Localização: Florianópolis - SC

Mensagempor DEVAL » 30 Ago 2013 21:38

Ótima pintura Charles... o grafismo ficou super lindo!!!
Quando vai levar no GAZ?

Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 03 Nov 2009 16:22
Localização: Pombal, PB

Mensagempor Yensid » 31 Ago 2013 14:50

Este ficou muito bonito mesmo Charles. Estou esperando o meu. Pode ser com este grafismo... se fosse verde, um verde bem vivo, ficaria show!!!
Disney

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 01 Set 2013 13:41

Obrigado pessoal!

Disney, assim que eu terminar esse modelo azul, que é meu, eu já volto a trabalhar no seu.

Eu fiz um gabarito para prender o Vectus e facilitar algumas operações.

No gabarito, ele fica alinhado nos eixos e permite manter a decalagem zero para colar a cauda.

Com uma régua de alumínio, prendo a asa por cima bem na posição dos ailerons. Com essa régua, daí faço o corte dos ailerons.

Como o modelo fica alinhado no eixo longitudinal, posso usar um esquadro para fazer o faciamento do nariz.

Acho que as fotos mostram bem a ideia!
Anexos
20130901_111027.jpg
20130901_111027.jpg (19.75 KiB) Exibido 5883 vezes
20130901_110642.jpg
20130901_110642.jpg (21.53 KiB) Exibido 5883 vezes

jaburu
membro
Mensagens: 57
Registrado em: 21 Abr 2013 12:10
Localização: Araçatuba

Mensagempor jaburu » 01 Set 2013 15:09

Muito show... parabéns!

Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: 24 Ago 2013 22:48
Localização: Recife-PE.

Mensagempor Alex- Recife » 01 Set 2013 15:49

Oi Charles tudo tudo bem? Estou abandonando os aeromodelos de isopor e depron, e estou me preparando em conhecimento e em materiais para breve iniciar minha primeira construção em fibra de vidro. Temos que sempre procurar nos aperfeiçoarmos naquilo que gostamos de fazer. Eu tenho uma pergunta para te fazer, eu vejo vídeos e tutoriais sobre construções de aeromodelo em fibra, e uns aeromodelistas desmoldam a fuselagem fechada, e outros desmoldam em duas metades para depois fecha-la, qual o modo certo, é desmoldar fechada, ou aberta ou vai do gosto de cada construtor?

com certeza acompanhado!

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 01 Set 2013 20:06

[quote:8fc9a921fb="Alex- Recife"]Oi Charles tudo tudo bem? Estou abandonando os aeromodelos de isopor e depron, e estou me preparando em conhecimento e em materiais para breve iniciar minha primeira construção em fibra de vidro. Temos que sempre procurar nos aperfeiçoarmos naquilo que gostamos de fazer. Eu tenho uma pergunta para te fazer, eu vejo vídeos e tutoriais sobre construções de aeromodelo em fibra, e uns aeromodelistas desmoldam a fuselagem fechada, e outros desmoldam em duas metades para depois fecha-la, qual o modo certo, é desmoldar fechada, ou aberta ou vai do gosto de cada construtor?

com certeza acompanhado![/quote:8fc9a921fb]

Olá Alex!

Que bom que queres começar a trabalhar com materiais compostos. Se prepare, pois é um longo caminho :-)

Quanto à sua pergunta, acho que depende do formato da peça.

Mas baseado no que já vi e nos meus próprios projetos, é muito melhor fazer a junção das duas metades dentro dos moldes. Só assim você vai conseguir o alinhamento correto.

Hoje à tarde eu coloquei o motor e os links.

Também fiz as entradas de ar para refrigeração do motor. Nesse ponto cometi um erro. Como o nariz é feito de Kevlar, deu muito trabalho furar. Na próxima laminação, tenho que deixar esse espaço sem Kevlar.

Agora só está faltando a cauda. Mas preciso laminar ainda.

No momento, com toda a eletrônica e bateria, está pesando 730g.

Deve ficar com menos de 800g pronto para o voo. Esse era o peso do protótipo.

Coloquei um motor de 1200Kv e hélice folding 9x6, com um spinner de alumínio.

Já tenho outro motor de 2300Kv e hélices pequenas para depois de ter me acostumado com o voo dele, partir para uma velocidade maior.
Anexos
IMG_20130901_191859.jpg
IMG_20130901_191859.jpg (32.23 KiB) Exibido 5821 vezes
IMG_20130901_191704.jpg
IMG_20130901_191704.jpg (28.83 KiB) Exibido 5821 vezes

Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: 24 Ago 2013 22:48
Localização: Recife-PE.

Mensagempor Alex- Recife » 01 Set 2013 21:15

Show de bola seu projeto, nem parece ser feito artesanal...parece ser feito industrialmente em série. Charles, já que você desmolda a fuselagem já fechada, não fica ruim de você colocar as lincagens, a mesa de servos e alguns reforços não? E por que você não fez a deriva já no plug, tem alguma significância ou foi um descuido seu?

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 02 Set 2013 09:56

[quote:7d7a091300="Alex- Recife"]Show de bola seu projeto, nem parece ser feito artesanal...parece ser feito industrialmente em série. Charles, já que você desmolda a fuselagem já fechada, não fica ruim de você colocar as lincagens, a mesa de servos e alguns reforços não? E por que você não fez a deriva já no plug, tem alguma significância ou foi um descuido seu?[/quote:7d7a091300]

Obrigado Alex!

Na verdade, se tratando de construção com fibras, mesmo na indústria o processo é de certa forma artesanal.

A longarina eu instalo antes de fechar as duas metades. Seria ideal fazer o mesmo com os servos, mas como estou construindo uns para alguns amigos, eles escolherão os servos. Estou pensando em deixar uns prontos já com os servos instalados e todos os links.

Eu segui uns conselhos para fazer um molde separado para a cauda. O problema de fazer separado é que depois tem que usar uma gabarito para colar no corpo.

O molde principal está pesando 11Kg. É bem pesado e acho que se fizesse a cauda junto, correria o risco de quebrar. Mas hoje, se eu fosse fazer outro molde, com certeza faria umas melhorias e com a cauda junto. Iria poupar trabalho.

Se tiveres interesse, tenho um vídeo bem detalhado de como fiz o molde:

[yt]1wGJ12beOco[/yt]

Obrigado!

Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: 24 Ago 2013 22:48
Localização: Recife-PE.

Mensagempor Alex- Recife » 02 Set 2013 14:11

Você está de brincadeira? Claro que vou fazer downloads e vou salvar em meus videos!

Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: 25 Dez 2004 18:24
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Cyberware » 02 Set 2013 18:31

Fantástico! Parabéns!

Sei que esta se acostumando com o modelo, mas pense em um futuro próximo colocar motor de 3500kv, 4s e hélice 4.1x4.1.

O meu Elétron estava com essa configuração e chegava próximo dos 300km/h...

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 03 Set 2013 19:52

[quote:7d01389540="Cyberware"]Fantástico! Parabéns!

Sei que esta se acostumando com o modelo, mas pense em um futuro próximo colocar motor de 3500kv, 4s e hélice 4.1x4.1.

O meu Elétron estava com essa configuração e chegava próximo dos 300km/h...[/quote:7d01389540]


Valeu Cyber!

Espero poder chegar um dia a 250km/h. Mais que isso acho que não vou conseguir pilotar :-)

Pelo voo que fiz com o protótipo, deu para ver que ele se comportou bem também em velocidade baixa. Por isso estou usando uma hélice folding e motor de baixo kv para ter bastante torque.

Aos poucos vou aumentando a rotação e reduzindo a hélice. Na verdade quero ter uns dois ou três modelos com configurações diferentes.

Abraços

Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: 24 Ago 2013 22:48
Localização: Recife-PE.

Mensagempor Alex- Recife » 03 Set 2013 20:12

Charles, gostaria que você me tirasse algumas dúvidas.
- O correto é usar a cera + gelcoat (o leitoso) ou usar cera + PVA para desmoldar as peças, qual o melhor?
- O gel desmoldante, a cor influi? (vermelho, verde, laranja ou preto).
- Para aeromodelo asa de 1 metro de fuselagem, qual grama do tecido de fibra de vidro que devo usa, tanto para o molde como para a fuselagem sacada? Obrigado pela atenção e a paciência.

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 06 Set 2013 18:08

[quote:6b15e46083="Alex- Recife"]Charles, gostaria que você me tirasse algumas dúvidas.
- O correto é usar a cera + gelcoat (o leitoso) ou usar cera + PVA para desmoldar as peças, qual o melhor?
- O gel desmoldante, a cor influi? (vermelho, verde, laranja ou preto).
- Para aeromodelo asa de 1 metro de fuselagem, qual grama do tecido de fibra de vidro que devo usa, tanto para o molde como para a fuselagem sacada? Obrigado pela atenção e a paciência.[/quote:6b15e46083]

Desculpe pela demora na resposta. Eu estava trabalhando e longe do computador.

O Vectus tem 95cm de envergadura. Então acho que podes usar o mesmo esquema que usei:

Asas e cauda:
PVA
Tinta PU branca
Duas camadas de tecido de fibra de vidro de 85g/m²
Balsa de 1,5mm
Fios de carbono para a longarina
Kevlar para as dobradiças
Reforços de carbono na raiz e bordos de ataque e fuga

Fuselagem:
PVA
Tinta PU branca
Tecido de fibra de vidro de 85g/m²
Kevlar de 205g/m²


Quanto à cor do gel, acho que é só um pigmento e não deve influir. Mas melhor ver isso com o fornecedor.

Eu nunca tive coragem de usar só a cera sem o PVA. Prefiro não arriscar.

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 12 Set 2013 11:47

Olá pessoal!

Como quebrei o molde da cauda por acidente, tenho que fazer outro.

Aproveitei para fazer umas melhorias no plug. Deixei a cauda um pouco mais fina e corrigi algumas imperfeições.

Melhorei um pouco o encaixe dela na fuselagem também.

Já comecei a fazer uma plataforma para prender o plug e fazer o molde. Na próxima folga eu vou fazer isso.

Segue a foto de como ficou o plug!
Anexos
20130912_114036.jpg
20130912_114036.jpg (22.42 KiB) Exibido 5260 vezes

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 29 Set 2013 14:22

Olá pessoal!

Hoje terminei de fazer o molde da cauda.

Está curando e amanhã vou saber se deu certo.

Dessa vez, usei um método diferente.

Ao invés de dividir o plug bem ao meio, o que é bem trabalhoso, eu tentei algo diferente.

Simplesmente apoiei o plug sobre uma chapa de MDF e isolei os cantos com massa. Depois fiz a laminação. Espero que funcione.

As duas metades do molde vão ficar bem diferentes, mas as duas vão mostrar bem o formato da cauda e quando as duas metades foram unidas, não vai fazer diferença alguma.

Depois eu posto aqui o resultado!
Anexos
IMG_20130929_121209.jpg
IMG_20130929_121209.jpg (33.39 KiB) Exibido 4950 vezes

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 30 Set 2013 16:39

O molde da cauda ficou pronto!

O primeiro quebrei por acidente e isso atrasou muito a construção.
Dessa vez usei um método um pouco diferente. Apoiei o plug sobre uma superfície de MDF e isolei os cantos com massa. Assim, um lado ficou em baixo relevo e no outro lado ficou o encaixe em alto relevo. O método tradicional é encaixar o plug na mesa dividido bem ao meio.

Na parte de trás das metades do molde, encaixei conectores T de plástico e as mangueiras para o vácuo. Dessa forma facilita bastante fazer o isolamento da face do molde para o vácuo. Vou mostrar isso durante a laminação.
Anexos
20130930_161127.jpg
20130930_161127.jpg (36.62 KiB) Exibido 4875 vezes
20130930_161058.jpg
20130930_161058.jpg (35.72 KiB) Exibido 4875 vezes

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 04 Out 2013 17:19

Essa foto mostrar o final do processo de laminação da cauda.

O sanduíche de fibra de vidro e uma lâmina de madeira balsa estão bem pressionados pela pressão atmosférica, já que todo o ar foi sugado.

Uso um plástico comum e silicone para fazer o isolamento. Para que o ar flua bem, uso papel toalha sobre o laminado.

É muito importante que esteja tudo bem isolado para ter um bom vácuo. Isso elimina as bolhas de ar e o excesso de resina sai pelas laterais.

Agora já juntei as duas metades do molde e amanhã vou ver como ficou o resultado.
Anexos
P1010356.JPG
P1010356.JPG (33.13 KiB) Exibido 4787 vezes

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 06 Out 2013 10:59

Olá pessoal!

A laminação deu certo e a cauda ficou muito forte.

Na próxima vou até reduzir um pouco o material pois não precisa ficar tão forte assim.

Dei uma demão de fundo e já lixei.

Está pronta para cortar os profundores e pintar.

Amanhã tenho folga e devo conseguir colá-la na fuselagem.

Em poucos dias o Vectus estará pronto para o voo.
Anexos
P1020313.JPG
P1020313.JPG (35.89 KiB) Exibido 4694 vezes

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1421
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 07 Out 2013 18:06

Terminei a cauda, fazendo as dobradiças e a colei na fuselagem.

Terminei também a pintura.

Só falta ligar os links e configurar o rádio.

Tenho folga no sábado dia 19 e já marquei com os amigos de Floripa para estrear esse modelo.


Voltar para “Construções”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes