Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Reduzi o bordo de fuga em 2mm e ficou um pouco mais grosso!

Lixei com a lixadeira a parte mais alta e compensei o lado mais baixo com massa.

Ficou bem melhor, mas ainda precisa de ajustes.

Para não deixar muito frágil, vou colocar mais uma camada de tecido de fibra de vidro. O tanto que vai engrossar o perfil é irrisório, mas vai deixar o bordo de fuga muito mais forte.

Vou prender a asa de novo no gabarito para medir tudo e e colocar apoios para criar um pequeno diedro nas pontas. Vou colar a fibra e deve manter o formato daí.
Anexos
P1000277.JPG
P1000277.JPG (34.91 KiB) Exibido 9689 vezes
P1000278.JPG
P1000278.JPG (34.28 KiB) Exibido 9689 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Tecidos

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje fiz um voo só e tive tempo de ir na Maxepoxy aqui em São Paulo e comprar os tecidos que vou usar na laminação do Vectus.

Comprei fibras de carbono, aramida e também de vidro, que usarei ainda nos plugs.

Fiquei impressionado com a resistência da aramida.

Quanto ao carbono, me entregaram o produto errado. Como estava tudo embalado, só vi quando cheguei em casa.

O tecido que me mandaram é uma trama de aramida e carbono, que é até bem mais cara, mas como quero deixar partes do modelo com o carbono sem pintura, vou precisar trocar com a loja.
Anexos
P1000306.JPG
P1000306.JPG (37.53 KiB) Exibido 9629 vezes
P1000307.JPG
P1000307.JPG (37.07 KiB) Exibido 9629 vezes
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Vou continuar acompanhando este passo-a-passo. Também compro com o pessoal da Maxepoxi, mas estou começando apenas com a fibra-de-vidro. Quem sabe no futuro, aprendendo com você, não me aventure a utilizar outros materiais.

Agora, o que tive vendo, Charles, é que a fibra de carbono e a aramida, salvo engano, são mais pesadas por m2. Ou estou enganado?!
Disney
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá Disney!

Obrigado por acompanhar!

Também nunca tabalhei com esses materiais. Vou laminar primeiro o canopy e a empenagem. Assim gasto pouco material caso algo saia errado.

No ano passado, quando fiz o protótipo do Vectus, pelo que me lembro usei uma camada de tecido de 100g/m² e uma de 180g/m² na fuselagem.

Na asa, foi feito um sanduíche com o tecido de 100g/m² e balsa de 1mm de espessura.

Esse carbono tem 205g/m², assim como a aramida.

Acredito que só uma camada seja suficiente na maior parte. Nos locais onde é exigido maior esforço, vou usar aramida.

As dobradiças serão feitas também com aramida.

Abraços!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Agora sim!

O pessoal da Maxepoxi acabou de deixar aqui em casa o tecido de fibra de carbono, substituindo o que veio errado.

Muito bom atendimento!
Anexos
P1000309.JPG
P1000309.JPG (35.96 KiB) Exibido 9562 vezes
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Teria uma outra pergunta, já que você teve outras experiências em laminação com fibra de vidro.

Estou vendo que você fez todo o plug da fuselagem e da asa em madeira (balsa, etc.). Estes poderiam ter sido feitos em isopor? Você preferiu a madeira pela facilidade e prática de trabalho com estes materiais?

Pergunto isso porque estou pensando em criar um plug em isopor e revesti-lo com fibra-de-vidro/resina epóxi. Será que daria certo?!
Disney
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Muito bom Charles, quero ver esse foguete pronto!
Você comprou as mantas aqui?

http://www.maxepoxi.com.br/

Abs!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Disney, já usei sim isopor fibrado, mas não deu muito certo. O isopor não tem muita resistência e acredito que na hora de desmoldar vai quebrar tudo. Eu poatrei no plug. Joguei ele fora pois não ficou bom!

E particularmente acho bem mais fácil trabalhar com madeira. Mas mesmo sendo mais forte, ainda sim fibro ela.

Megafly, vamos ter que esperar mais vários meses para ver o foguete voando. :-)

Sim, comprei os tecidos na Maxepoxi.

Agora preciso achar um jeito de cortar a aramida. As tesouras que tenho não deram conta do recado.

Abraços!
Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qui Dez 22, 2011 2:35 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por aerovetro »

Para cortar aramida a tesoura precisa ser muito boa mesmo, e depois de laminado o acabamento das pecas nas borda e muito ruim, fica muito fiapo.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:7cbd8e8578="aerovetro"]Para cortar aramida a tesoura precisa ser muito boa mesmo, e depois de laminado o acabamento das pecas nas borda e muito ruim, fica muito fiapo.[/quote:7cbd8e8578]

Obrigado!

Alguém sabe me dizer se existe alguma tesoura especial pista aramida?

Já procurei pela internet mas não encontrei muita coisa.

Obrigado!
Responder