Vectus Racer - Voou!
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[quote:0fdaff5f7f="EroSenninSPP"]Quanto a saída de ar na parte de baixo. Já não sei não pq como os pylon elétrico não tem trem de pouso e pousam de barriga pode correr o risco entrar algo ou ficar preso e danificar algo sei lá. Mas eu não colocaria[/quote:0fdaff5f7f]
bem lembrado a questão do pouso, a entrada de "FOD" por baixo pode ocorrer facilmente.
eu iria nas laterais mesmo, vi um que tem na hobbyking, mas não to achando o link pra postar, era nas laterais.
bem lembrado a questão do pouso, a entrada de "FOD" por baixo pode ocorrer facilmente.
eu iria nas laterais mesmo, vi um que tem na hobbyking, mas não to achando o link pra postar, era nas laterais.
Em constante aprendizado
- charles_pereira
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Eu faria a entrada nas laterais, mais próximo da ventre da fuse possível e a saída na parte de cima da traseira da fuse, pois o ar quente sobe , não desce...
Desta forma, evita qualuer possibilidade de entrar sujeira, vai que tu leva ele junto num vôo para o Nordeste e quer dar uma laço em uma praia deserta...ferrou quando pousar!
Abs
Norton
Desta forma, evita qualuer possibilidade de entrar sujeira, vai que tu leva ele junto num vôo para o Nordeste e quer dar uma laço em uma praia deserta...ferrou quando pousar!
Abs
Norton
- charles_pereira
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Grande Norton!
Que bom que você está acompanhando essa lenta contrução. :-)
Não sei se a questão do ar quente subir se aplica nesse caso, devido à velocidade que o fluxo vai acontecer. Não tenho certeza. O que sei é que o ar vai procurar o caminho de menor resistência.
Fiz um esboço com lápis de como imagino a entrada.
Veja que estou trabalhando também no canopy. Logo ele vai ficar pronto e daí farei o molde e usarei o canopy para os testes de laminação.
Essa semana não poderei mais trabalhar no projeto, posi estarei viajando, mas semana que vem espero terminar as entradas de ar e o canopy.
Quanto a levar o modelo nos meus voos, infelizmente não vai dar. :-)
Abraços!
Que bom que você está acompanhando essa lenta contrução. :-)
Não sei se a questão do ar quente subir se aplica nesse caso, devido à velocidade que o fluxo vai acontecer. Não tenho certeza. O que sei é que o ar vai procurar o caminho de menor resistência.
Fiz um esboço com lápis de como imagino a entrada.
Veja que estou trabalhando também no canopy. Logo ele vai ficar pronto e daí farei o molde e usarei o canopy para os testes de laminação.
Essa semana não poderei mais trabalhar no projeto, posi estarei viajando, mas semana que vem espero terminar as entradas de ar e o canopy.
Quanto a levar o modelo nos meus voos, infelizmente não vai dar. :-)
Abraços!
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charles, se quiser garantir uma ventilação um pouco melhor pra poder forçar mais o motor, o que funciona melhor é uma entrada do ar tipo uma cunha, que pega o ar de frente e enfia pra dentro. Gera um pouco mais de arrasto, e é um pouco mais difícil de construir, mas vai te garantir um fluxo mais forte. Eu já utilizei esse método em meus modelos, e volta tudo gelado. aliás, um avião meu eu tinha feito só a entrada na lateral, a bateria voltava fervendo. com a mesma abertura, fiz uma cunha para admissão. aí ficou show!
minha sugestão é: faz o modelo com essa entrada (acho que tem um padrão pra ela, se não me engano é alguma coisa naca), eu faria até um pouco mais pra frente. Se não der conta, abre um pouco mais e coloca uma cunha na frente! pode ser um pedaço de tubo de vara de pesca de carbono cortado em ângulo, fica até bonito, não precisa nem pintar.
minha sugestão é: faz o modelo com essa entrada (acho que tem um padrão pra ela, se não me engano é alguma coisa naca), eu faria até um pouco mais pra frente. Se não der conta, abre um pouco mais e coloca uma cunha na frente! pode ser um pedaço de tubo de vara de pesca de carbono cortado em ângulo, fica até bonito, não precisa nem pintar.
- charles_pereira
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- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
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[quote:e53770870c="ze_mayer"]charles, se quiser garantir uma ventilação um pouco melhor pra poder forçar mais o motor, o que funciona melhor é uma entrada do ar tipo uma cunha, que pega o ar de frente e enfia pra dentro. Gera um pouco mais de arrasto, e é um pouco mais difícil de construir, mas vai te garantir um fluxo mais forte. Eu já utilizei esse método em meus modelos, e volta tudo gelado. aliás, um avião meu eu tinha feito só a entrada na lateral, a bateria voltava fervendo. com a mesma abertura, fiz uma cunha para admissão. aí ficou show!
minha sugestão é: faz o modelo com essa entrada (acho que tem um padrão pra ela, se não me engano é alguma coisa naca), eu faria até um pouco mais pra frente. Se não der conta, abre um pouco mais e coloca uma cunha na frente! pode ser um pedaço de tubo de vara de pesca de carbono cortado em ângulo, fica até bonito, não precisa nem pintar.[/quote:e53770870c]
Valeu Zé Mayer!
Não sei se entendi o que você quer dizer com cunha.
Anexei uma foto do que acabei de fazer. Não sei se é isso a que você se refere.
Na laminação, vou fazer sem furo. O furo será feito depois, mais ou menos no último terço da entrada.
É isso mesmo?
Abraço!
minha sugestão é: faz o modelo com essa entrada (acho que tem um padrão pra ela, se não me engano é alguma coisa naca), eu faria até um pouco mais pra frente. Se não der conta, abre um pouco mais e coloca uma cunha na frente! pode ser um pedaço de tubo de vara de pesca de carbono cortado em ângulo, fica até bonito, não precisa nem pintar.[/quote:e53770870c]
Valeu Zé Mayer!
Não sei se entendi o que você quer dizer com cunha.
Anexei uma foto do que acabei de fazer. Não sei se é isso a que você se refere.
Na laminação, vou fazer sem furo. O furo será feito depois, mais ou menos no último terço da entrada.
É isso mesmo?
Abraço!
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quase....a idéia é vc fazer do jeito que tá pensando mesmo, que fica mais liso. se não der conta, faz do jeito que eu to mandando abaixo. nesse caso, eu aproveitei a cunha pra esconder o corpo de um servo, fiz com alumínio (embalagem de desodorante lixada e cortada em ângulo). no seu caso você pode fazer com um tubinho de vara de pesca, bem menor. eu já fiz também e fica show, só não to achando foto...
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- webIMG_0055.jpg (38.8 KiB) Exibido 14208 vezes
z3foto . blogspot . com
- DEVAL
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Charles, desse jeito funciona, porque o próprio formato da fuseca facilita a entrada do
ar (mais fino na frente), da mesma forma que facilita a sua saída, após o bordo de
fuga (vai afinando em direção a cauda), sem precisar de outros artifícios para forçar a
entrada ou saída do ar.
Não sei se é o melhor método (relação fluxo de ar X arrasto), e esteticamente não é
muito agradável, mas funciona. No meu pylon fiz de forma semelhante (triangular),
lembrando que fiz só uma saída, na parte superior, pq o final da fuseca é aberto,
segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=MIMAe2rcuSY
Abs
p.s.: no meu a abertura poderia ter ficado um pouco mais pra frente.
ar (mais fino na frente), da mesma forma que facilita a sua saída, após o bordo de
fuga (vai afinando em direção a cauda), sem precisar de outros artifícios para forçar a
entrada ou saída do ar.
Não sei se é o melhor método (relação fluxo de ar X arrasto), e esteticamente não é
muito agradável, mas funciona. No meu pylon fiz de forma semelhante (triangular),
lembrando que fiz só uma saída, na parte superior, pq o final da fuseca é aberto,
segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=MIMAe2rcuSY
Abs
p.s.: no meu a abertura poderia ter ficado um pouco mais pra frente.
- charles_pereira
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- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
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[quote:1f2dae51cf="DEVAL"]Charles, desse jeito funciona, porque o próprio formato da fuseca facilita a entrada do
ar (mais fino na frente), da mesma forma que facilita a sua saída, após o bordo de
fuga (vai afinando em direção a cauda), sem precisar de outros artifícios para forçar a
entrada ou saída do ar.
Não sei se é o melhor método (relação fluxo de ar X arrasto), e esteticamente não é
muito agradável, mas funciona. No meu pylon fiz de forma semelhante (triangular),
lembrando que fiz só uma saída, na parte superior, pq o final da fuseca é aberto,
segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=MIMAe2rcuSY
Abs
p.s.: no meu a abertura poderia ter ficado um pouco mais pra frente.[/quote:1f2dae51cf]
Obrigado Deval!
Também acho que só assim já deve forçar a passagem do ar.
O link que você mandou é de uma fresa CNC cortando depron.
Abraço!
ar (mais fino na frente), da mesma forma que facilita a sua saída, após o bordo de
fuga (vai afinando em direção a cauda), sem precisar de outros artifícios para forçar a
entrada ou saída do ar.
Não sei se é o melhor método (relação fluxo de ar X arrasto), e esteticamente não é
muito agradável, mas funciona. No meu pylon fiz de forma semelhante (triangular),
lembrando que fiz só uma saída, na parte superior, pq o final da fuseca é aberto,
segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=MIMAe2rcuSY
Abs
p.s.: no meu a abertura poderia ter ficado um pouco mais pra frente.[/quote:1f2dae51cf]
Obrigado Deval!
Também acho que só assim já deve forçar a passagem do ar.
O link que você mandou é de uma fresa CNC cortando depron.
Abraço!
- charles_pereira
- membro
- Mensagens: 1443
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
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Olá pessoal!
Hoje tive folga e trabalhei bastante no canopy.
A base foi feita de várias camadas de madeira balsa e o formato final com massa de poliéster.
Isolei a fuselagem com fita para não arranhá-la enquanto lixava.
Depois de várias aplicações de massa, colei o canopy com epóxi sobre a fita crepe. A base dele também tem fita crepe, para facilitar a descolagem. Preenchi bem as emendas com massa.
Apliquei depois uma camada de tecido de fibra de carbono para garantir a resistência. Está secando e acho que terça-feira, minha próxima folga, poderei tirar tudo e ver como ficou.
Aproveitei também para alargar o furo do encaixe da asa e fiz uma foto para mostrar como esrtá ficando.
Com o plug do canopy pronto, vou parar um pouco a construção da asa e da fuselagem e vou fazer o molde e a laminação do canopy. Estou curioso para ver como será a laminação com carbono e aramida.
Hoje tive folga e trabalhei bastante no canopy.
A base foi feita de várias camadas de madeira balsa e o formato final com massa de poliéster.
Isolei a fuselagem com fita para não arranhá-la enquanto lixava.
Depois de várias aplicações de massa, colei o canopy com epóxi sobre a fita crepe. A base dele também tem fita crepe, para facilitar a descolagem. Preenchi bem as emendas com massa.
Apliquei depois uma camada de tecido de fibra de carbono para garantir a resistência. Está secando e acho que terça-feira, minha próxima folga, poderei tirar tudo e ver como ficou.
Aproveitei também para alargar o furo do encaixe da asa e fiz uma foto para mostrar como esrtá ficando.
Com o plug do canopy pronto, vou parar um pouco a construção da asa e da fuselagem e vou fazer o molde e a laminação do canopy. Estou curioso para ver como será a laminação com carbono e aramida.
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