Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
JeffersonCrazypilot
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 6:50 pm
Localização: Jaboticabal, SP

Mensagem por JeffersonCrazypilot »

[quote:0fdaff5f7f="EroSenninSPP"]Quanto a saída de ar na parte de baixo. Já não sei não pq como os pylon elétrico não tem trem de pouso e pousam de barriga pode correr o risco entrar algo ou ficar preso e danificar algo sei lá. Mas eu não colocaria[/quote:0fdaff5f7f]

bem lembrado a questão do pouso, a entrada de "FOD" por baixo pode ocorrer facilmente.
eu iria nas laterais mesmo, vi um que tem na hobbyking, mas não to achando o link pra postar, era nas laterais.
Em constante aprendizado
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Obrigado pelas respostas.

A saída de ar ficaria na parte de trás da barriga da fuselagem, que encosta no chão. Então acho que não teria o risco de entrar sujeira.

Vou esperar colar a asa e ver como fica.

Obrigado!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Eu faria a entrada nas laterais, mais próximo da ventre da fuse possível e a saída na parte de cima da traseira da fuse, pois o ar quente sobe , não desce...

Desta forma, evita qualuer possibilidade de entrar sujeira, vai que tu leva ele junto num vôo para o Nordeste e quer dar uma laço em uma praia deserta...ferrou quando pousar!

Abs

Norton
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Grande Norton!

Que bom que você está acompanhando essa lenta contrução. :-)

Não sei se a questão do ar quente subir se aplica nesse caso, devido à velocidade que o fluxo vai acontecer. Não tenho certeza. O que sei é que o ar vai procurar o caminho de menor resistência.

Fiz um esboço com lápis de como imagino a entrada.

Veja que estou trabalhando também no canopy. Logo ele vai ficar pronto e daí farei o molde e usarei o canopy para os testes de laminação.

Essa semana não poderei mais trabalhar no projeto, posi estarei viajando, mas semana que vem espero terminar as entradas de ar e o canopy.

Quanto a levar o modelo nos meus voos, infelizmente não vai dar. :-)

Abraços!
Anexos
P1000377.JPG
P1000377.JPG (28.72 KiB) Exibido 14269 vezes
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

charles, se quiser garantir uma ventilação um pouco melhor pra poder forçar mais o motor, o que funciona melhor é uma entrada do ar tipo uma cunha, que pega o ar de frente e enfia pra dentro. Gera um pouco mais de arrasto, e é um pouco mais difícil de construir, mas vai te garantir um fluxo mais forte. Eu já utilizei esse método em meus modelos, e volta tudo gelado. aliás, um avião meu eu tinha feito só a entrada na lateral, a bateria voltava fervendo. com a mesma abertura, fiz uma cunha para admissão. aí ficou show!

minha sugestão é: faz o modelo com essa entrada (acho que tem um padrão pra ela, se não me engano é alguma coisa naca), eu faria até um pouco mais pra frente. Se não der conta, abre um pouco mais e coloca uma cunha na frente! pode ser um pedaço de tubo de vara de pesca de carbono cortado em ângulo, fica até bonito, não precisa nem pintar.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:e53770870c="ze_mayer"]charles, se quiser garantir uma ventilação um pouco melhor pra poder forçar mais o motor, o que funciona melhor é uma entrada do ar tipo uma cunha, que pega o ar de frente e enfia pra dentro. Gera um pouco mais de arrasto, e é um pouco mais difícil de construir, mas vai te garantir um fluxo mais forte. Eu já utilizei esse método em meus modelos, e volta tudo gelado. aliás, um avião meu eu tinha feito só a entrada na lateral, a bateria voltava fervendo. com a mesma abertura, fiz uma cunha para admissão. aí ficou show!

minha sugestão é: faz o modelo com essa entrada (acho que tem um padrão pra ela, se não me engano é alguma coisa naca), eu faria até um pouco mais pra frente. Se não der conta, abre um pouco mais e coloca uma cunha na frente! pode ser um pedaço de tubo de vara de pesca de carbono cortado em ângulo, fica até bonito, não precisa nem pintar.[/quote:e53770870c]

Valeu Zé Mayer!

Não sei se entendi o que você quer dizer com cunha.

Anexei uma foto do que acabei de fazer. Não sei se é isso a que você se refere.

Na laminação, vou fazer sem furo. O furo será feito depois, mais ou menos no último terço da entrada.

É isso mesmo?

Abraço!
Anexos
P1000379.JPG
P1000379.JPG (31.9 KiB) Exibido 14227 vezes
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

quase....a idéia é vc fazer do jeito que tá pensando mesmo, que fica mais liso. se não der conta, faz do jeito que eu to mandando abaixo. nesse caso, eu aproveitei a cunha pra esconder o corpo de um servo, fiz com alumínio (embalagem de desodorante lixada e cortada em ângulo). no seu caso você pode fazer com um tubinho de vara de pesca, bem menor. eu já fiz também e fica show, só não to achando foto...
Anexos
webIMG_0055.jpg
webIMG_0055.jpg (38.8 KiB) Exibido 14208 vezes
z3foto . blogspot . com
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

Charles, desse jeito funciona, porque o próprio formato da fuseca facilita a entrada do
ar (mais fino na frente), da mesma forma que facilita a sua saída, após o bordo de
fuga (vai afinando em direção a cauda), sem precisar de outros artifícios para forçar a
entrada ou saída do ar.
Não sei se é o melhor método (relação fluxo de ar X arrasto), e esteticamente não é
muito agradável, mas funciona. No meu pylon fiz de forma semelhante (triangular),
lembrando que fiz só uma saída, na parte superior, pq o final da fuseca é aberto,
segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=MIMAe2rcuSY

Abs
p.s.: no meu a abertura poderia ter ficado um pouco mais pra frente.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:1f2dae51cf="DEVAL"]Charles, desse jeito funciona, porque o próprio formato da fuseca facilita a entrada do
ar (mais fino na frente), da mesma forma que facilita a sua saída, após o bordo de
fuga (vai afinando em direção a cauda), sem precisar de outros artifícios para forçar a
entrada ou saída do ar.
Não sei se é o melhor método (relação fluxo de ar X arrasto), e esteticamente não é
muito agradável, mas funciona. No meu pylon fiz de forma semelhante (triangular),
lembrando que fiz só uma saída, na parte superior, pq o final da fuseca é aberto,
segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=MIMAe2rcuSY

Abs
p.s.: no meu a abertura poderia ter ficado um pouco mais pra frente.[/quote:1f2dae51cf]

Obrigado Deval!

Também acho que só assim já deve forçar a passagem do ar.

O link que você mandou é de uma fresa CNC cortando depron.

Abraço!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje tive folga e trabalhei bastante no canopy.

A base foi feita de várias camadas de madeira balsa e o formato final com massa de poliéster.

Isolei a fuselagem com fita para não arranhá-la enquanto lixava.

Depois de várias aplicações de massa, colei o canopy com epóxi sobre a fita crepe. A base dele também tem fita crepe, para facilitar a descolagem. Preenchi bem as emendas com massa.

Apliquei depois uma camada de tecido de fibra de carbono para garantir a resistência. Está secando e acho que terça-feira, minha próxima folga, poderei tirar tudo e ver como ficou.

Aproveitei também para alargar o furo do encaixe da asa e fiz uma foto para mostrar como esrtá ficando.

Com o plug do canopy pronto, vou parar um pouco a construção da asa e da fuselagem e vou fazer o molde e a laminação do canopy. Estou curioso para ver como será a laminação com carbono e aramida.
Anexos
P1000526.JPG
P1000526.JPG (27.06 KiB) Exibido 14068 vezes
P1000528.JPG
P1000528.JPG (29.13 KiB) Exibido 14068 vezes
Responder