Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Toda a estrutura que fiz para construir o molde está na casa dos meus pais, em Brusque/SC, a pouco mais de 100Km daqui.

Acho que poderei ir para lá de novo só depois do carnaval.

Enquanto isso, vou fazendo o que dá aqui no AP.

Ainda é cedo para a laminação, mas já quero ir investigando isso e trocar experiências com vocês.

Hoje cortei madeira balsa para fazer o sanduíche da laminação da asa.

Juntei com cola CA quatro chapas de balsa, lixei e cortei no formato da asa.

As quatro partes estão somando 29g. Não sei se é muito.

A minha intenção é na primeira laminação, usar uma camada de fibra de vidro de 26g/m², seguida por outra de 85g/m². Daí por cima vai a chapa de balsa. Cortei a madeira onde será a longarina. Quero usar vários fios de carbono para preencher esse espaço.

Onde será a dobradiça do aileron, vou usar Kevlar, por baixo da madeira.

Tudo será feito com vácuo e curado em estufa.

Acho que assim deve ficar bem forte.

Será que precisa fazer uma longarina de madeira além dos fios de carbono?

Gostaria que os colegas pudessem opinar sobre isso, já que fiz poucas laminações.

Para ajudar, os tecidos que tenho:

- Fibra de vidro de 26g/m²
- Fibra de vidro de 85g/m²
- Fibra de carbono de 200g/m²
- Fibra de aramida (Kevlar) de 200g/m²

Um outro teste que quero fazer é não usar madeira balsa e usar espuma de poliuretano para rechear a asa. Vi uns tópicos no RCGroups sobre isso e fiquei animado.

Como sempre, ficarei grato se puderem sugerir ou criticar.

Muito obrigado!
Anexos
P1010037.JPG
P1010037.JPG (35.71 KiB) Exibido 9595 vezes
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Charles,

Vc tem uma boa gama de Materiais.
O que ja vi usarem e dar certo é assim:

-Fibra de vidro de 85g/m²
-Chapa de balsa
-Fibra de vidro de 85g/m²

No meio da madeira pode colocar fibra de carbono sim, mas sugiro que exista uma ligação estrutural entre as semi-asas, pois é no centro da fuselagem que o momento fletor é máximo, sem estrutura ali, pode ter certeza que vai bater palma. Você pode aproveitar a estrutura da fuselagem na linha da longarina de carbono e preencher de carbono de um lado ao outro essas fendas que vc fez na balsa, passando pela fuselagem, entende? Vai formar uma gaiola que é o capeta para quebrar, nem com resa brava quebra...
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Ah, esqueci de uma coisa, essa espuma de PCV que vc comentou, conhecida como Divynicell é vendida pela barracuda, porém se não for bem laminar, cara fica muito ruim. Eu já usei ela e não ficou muito bom não, tem que ter perícia na hora de fazer. Sugiro que aproveite o material que já tens e caso não se satisfaça ainda sim poderia experimentar o novo método...
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:c6f60089b0="Diego Monteiro"]Ah, esqueci de uma coisa, essa espuma de PCV que vc comentou, conhecida como Divynicell é vendida pela barracuda, porém se não for bem laminar, cara fica muito ruim. Eu já usei ela e não ficou muito bom não, tem que ter perícia na hora de fazer. Sugiro que aproveite o material que já tens e caso não se satisfaça ainda sim poderia experimentar o novo método...[/quote:c6f60089b0]

Obrigado Diego!

Eu estava falando da espuma expansível de poliuretano. Você mistura dois componentes e ocorre a reação. Sei que é um pouco mais pesado, mas vi a asa que um amigo fez e ficou muito rígida.

Quanto à longarina, não sei se entendi bem o que você colocou. Você quis dizer que posso continuar com o carbono de um lado ao outro acompanhando a forma da fuselagem?

O que eu tinha pensado é criar uma longarina que passe pelo meio da fuselagem. Fiz assim no protótipo e ficou muito forte. O problema é que atrapalha para colocar a eletrônica.

Como a asa não tem emendas com a fuselagem, e a junção ficou bem arredondada, imagino que ali seja muito forte. Um jeito que pensei para evitar atravessar uma longarina pelo meio da fuselagem é reforçar bem a junção com carbono e Kevlar. Sendo a raiz muito rígida, talvez dê conta.

Nos modelos de fibra que fiz até hoje, foram 3 ou 4, vi que o ponto fraco da asa é a emenda. Já destruí um modelo avariado para testar a resistência e quando a asa é forçada ao limite, dá para ver que ela é muito resistente à tração e o que se rompe é a emenda das metades no bordo de ataque ou de fuga. Como nesse modelo vou fazer emendas com gabarito, vou reforçar bem ali, o que vai servir como uma espécie de longarina também.

Lembrando que a asa será oca. Já vi também destruindo uma asa que se forçar muito, ela vai se dobrar no meio. Acho que por causa disso que a longarina é importante, para ajudar na compressão e não tanto na tração, já que os tecidos com a madeira já são bem fortes. A minha dúvida é se uma asa pequena como essa, com envergadura de 95cm, precisa de uma longarina.

De novo, muito obrigado por suas considerações!
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

Charles essa helice é pouco... ela vai tensionar demais e vai quebrar em voo , ainda mais dependendo se o aero meio que querer estolar no pouso e voce quiser dar um acelerão é nessa hora que ela quebra, digo isso porque na minha asa zagi com motor 3200kv na hora arremessei ela tive que acelerar tudo e nessa hora a helice quebrou inteira só ficou o eixo no spinner , e agora coloquei uma 5x5 Apc sport vai que é uma bala , voce poderia usar a 4.75x4.75 Tgs Sport que é mais rigida.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:70b54c5adf="luisfhobby"]Charles essa helice é pouco... ela vai tensionar demais e vai quebrar em voo , ainda mais dependendo se o aero meio que querer estolar no pouso e voce quiser dar um acelerão é nessa hora que ela quebra, digo isso porque na minha asa zagi com motor 3200kv na hora arremessei ela tive que acelerar tudo e nessa hora a helice quebrou inteira só ficou o eixo no spinner , e agora coloquei uma 5x5 Apc sport vai que é uma bala , voce poderia usar a 4.75x4.75 Tgs Sport que é mais rigida.[/quote:70b54c5adf]

Não sabia disso Luis, obrigado!

Eu comprei uma 4.75x4.75 Tgs Sport, mas ainda não chegou.

Preciso comprar também um aparelho para medir corrente, tensão, potência, para poder testar a eletrônica antes de usar.

Obrigado!
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:55a1e6ace0="charles_pereira"]...Lembrando que a asa será oca. Já vi também destruindo uma asa que se forçar muito, ela vai se dobrar no meio. Acho que por causa disso que a longarina é importante, para ajudar na compressão e não tanto na tração, já que os tecidos com a madeira já são bem fortes. A minha dúvida é se uma asa pequena como essa, com envergadura de 95cm, precisa de uma longarina...[/quote:55a1e6ace0]

Acredito que sim, somente por causa da velocidade empregada no modelo. se os servos podem e vão sofrer com o peso dos comandos por causa da velocidade, a asa em si também deve sofrer.
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
luisfhobby
membro
Mensagens: 556
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 8:27 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por luisfhobby »

[quote:2121fa371b="charles_pereira"][quote:2121fa371b="luisfhobby"]Charles essa helice é pouco... ela vai tensionar demais e vai quebrar em voo , ainda mais dependendo se o aero meio que querer estolar no pouso e voce quiser dar um acelerão é nessa hora que ela quebra, digo isso porque na minha asa zagi com motor 3200kv na hora arremessei ela tive que acelerar tudo e nessa hora a helice quebrou inteira só ficou o eixo no spinner , e agora coloquei uma 5x5 Apc sport vai que é uma bala , voce poderia usar a 4.75x4.75 Tgs Sport que é mais rigida.[/quote:2121fa371b]

Não sabia disso Luis, obrigado!

Eu comprei uma 4.75x4.75 Tgs Sport, mas ainda não chegou.

Preciso comprar também um aparelho para medir corrente, tensão, potência, para poder testar a eletrônica antes de usar.

Obrigado![/quote:2121fa371b]

aham e ainda mais se o aero for meio pesado no meu caso tinha 650g e quebrou... mas use a TGS que é só alegria , aqueça os dedinhos no simulador com um jato ou pylon ou outro do tipo para pegar o jeito !!! continue ta ficando show de bola , se a eletronica der certo ou sobrar potencia para queimar da para aumentar o tamanho da helice ai coloque uma 5x5 !!
Não é o mau tempo que vai me impedir de voar!
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

charles, dá uma olhada no limite de rotação, tem a conta pra fazer no site da apc. mas eu duvido muito que uma apc original seja pior que uma tgs (chinesa) do mesmo tamanho!

sobre a longarina, acredito que é melhor manter ela atravessando a fuselagem sim, inclusive se for possível atravessar o fio de um lado direto até o outro, melhor ainda.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:5a640c3135="ze_mayer"]charles, dá uma olhada no limite de rotação, tem a conta pra fazer no site da apc. mas eu duvido muito que uma apc original seja pior que uma tgs (chinesa) do mesmo tamanho!

sobre a longarina, acredito que é melhor manter ela atravessando a fuselagem sim, inclusive se for possível atravessar o fio de um lado direto até o outro, melhor ainda.[/quote:5a640c3135]

Obrigado Zé Mayer!

Eu queria fugir da longarina, mas pelo jeito não vai dar.

Quando eu fiz uma longarina em outros modelos, o maior problema que encontrei foi determinar a altura exata dela.

Pensei em resolver isso da seguinte forma:

Criar uma longarina em forma de I, composta por duas metades. Fica muito fácil fazer um molde para construí-la.

Seria laminada com carbono em diversas camadas e com a trama em ângulos diferentes, dando para usar restos do tecido que sobraram de outras partes.

A ideia é o ângulo de uns 15 graus na parte de cima da longarina. Esse ângulo facilita encontrar a altura correta. Se estiver muito apertado, o tecido simplesmente vai se dobrar.

Entre as duas metades da longarina, vai resina epóxi e também na parte de cima para colar na asa.

No desenho, o amarelo representa a asa e o vermelho a resina.

Acho que fica resistente e fácil de fazer, além de bem leve.
Anexos
Longarina I.jpg
Longarina I.jpg (9.01 KiB) Exibido 9375 vezes
Responder