Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 23 Fev 2013 14:03

[quote:1560d5ebea="juliano barbosa"]Charles continuo acompanhando.. parabéns pelo projeto..
cara para vedar o melhor é usar fita duplaface transparente 3m dessa daqui ó..[img]http://www.barracudacomposites.com.br/index.htm[/img] eu uso um filme plastico semelhante aos saquinhos de supermercado, são muito bons para laminação a vácuo, vai laminar na unha ou por infusão??

Se quiser fazer como manda o figurino, com peel ply, tack tape, filme perfurado e tudo mais entra em contato com o pessoal da Barracuda...
[url]http://www.barracudacomposites.com.br/index.htm[/url][/quote:1560d5ebea]

Obrigado Juliano!

Eu já falei com o pessoal da Barracuda quando quis comprar peel ply, mas eles só vendem em grande quantidade! Daí fica caro para fazer poucos aviões.

Já fiz um teste com um tecido de nylon para substituir o peel ply. Vou usá-lo na próxima laminação. Só não tenho o plástico perfurado.

O plástico vou comprar numa loja onde vendem estes plásticos que são usados para cobrir mesas. Vou comprar o mais fino que encontrar.

Fita dupla face eu tenho e vou usá-la então.

Ainda quero aprender a fazer infusão e acho que o Vectus é um bom projeto para isso, pois o molde não é tão grande. Só que inicialmente vou fazer do jeito tradicional mesmo. Se eu vendesse vários aviões, talvez justifique fazer a infusão.

Já que estamos falando da laminação, estou pensando no seguinte, de fora para dentro:

Asas e cauda:
PVA
Tinta PU branca
Tecido de fibra de vidro de 85g/m²
Balsa de 1,5mm
Fios de carbono para a longarina
Tecido de fibra de vidro de 25g/m²
Kevlar para as dobradiças
No bordo de ataque, quando confeccionada a emenda, essa vai ser de carbono

Fuselagem:
PVA
Tinta PU branca
Tecido de fibra de vidro de 25g/m² (fino, para se adaptar bem nos cantos)
Kevlar de 205g/m²
Carbono no cone de cauda, para evitar problemas com o rádio 2,4Ghz.

Achas que esse esquema está bom?

Vai ser tudo curado em estufa com o termostato regulado entre 50 e 55°C e sob vácuo.

Muito obrigado por acompanhar e ajudar no projeto!

Abraço!

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 23 Fev 2013 17:14

Charles, tem um site que o faturamento minimo é 150 reais. Eles entregam em casa
É a MAP: Materiais de alta performance.
Na minha opinião compensa, quero comprar coisas deles pra fazer processo de infusão.
[url]http://www.materiaisdealtaperformance.com.br/[/url]
No seu caso vc vai precisar só do plastico de vedação, peelply, manta absorvente e adesivo de vedação. Vai ter bastante material. abraço

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 23 Fev 2013 17:17

[quote:047d894a97="charles_pereira"][quote:047d894a97="juliano barbosa"]Charles continuo acompanhando.. parabéns pelo projeto..
cara para vedar o melhor é usar fita duplaface transparente 3m dessa daqui ó..[img]http://www.barracudacomposites.com.br/index.htm[/img] eu uso um filme plastico semelhante aos saquinhos de supermercado, são muito bons para laminação a vácuo, vai laminar na unha ou por infusão??

Se quiser fazer como manda o figurino, com peel ply, tack tape, filme perfurado e tudo mais entra em contato com o pessoal da Barracuda...
[url]http://www.barracudacomposites.com.br/index.htm[/url][/quote:047d894a97]

Obrigado Juliano!

Eu já falei com o pessoal da Barracuda quando quis comprar peel ply, mas eles só vendem em grande quantidade! Daí fica caro para fazer poucos aviões.

Já fiz um teste com um tecido de nylon para substituir o peel ply. Vou usá-lo na próxima laminação. Só não tenho o plástico perfurado.

O plástico vou comprar numa loja onde vendem estes plásticos que são usados para cobrir mesas. Vou comprar o mais fino que encontrar.

Fita dupla face eu tenho e vou usá-la então.

Ainda quero aprender a fazer infusão e acho que o Vectus é um bom projeto para isso, pois o molde não é tão grande. Só que inicialmente vou fazer do jeito tradicional mesmo. Se eu vendesse vários aviões, talvez justifique fazer a infusão.

Já que estamos falando da laminação, estou pensando no seguinte, de fora para dentro:

Asas e cauda:
PVA
Tinta PU branca
Balsa de 1,5mm
Fios de carbono para a longarina
Tecido de fibra de vidro de 25g/m²
Kevlar para as dobradiças
No bordo de ataque, quando confeccionada a emenda, essa vai ser de carbono

Fuselagem:
PVA
Tinta PU branca
Tecido de fibra de vidro de 25g/m² (fino, para se adaptar bem nos cantos)
Kevlar de 205g/m²
Carbono no cone de cauda, para evitar problemas com o rádio 2,4Ghz.

Achas que esse esquema está bom?

Vai ser tudo curado em estufa com o termostato regulado entre 50 e 55°C e sob vácuo.

Muito obrigado por acompanhar e ajudar no projeto!

Abraço![/quote:047d894a97]

Eu to achando um pouco superdimensionado.Tira o Kevlar, menos trabalho e menos peso pro equipamento. Carbono já é meio animal pra isso. Além do que o Kevlar não se adere bem com o carbono, vai ter um pouco de bolhas dentro da sua peça mesmo fechado no vácuo!!!!

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 23 Fev 2013 19:39

Obrigado Diego!

Eu não conhecia essa empresa e parece bem interessante.

Acho muito interessante a infusão. Imagino que deve agilizar a produção, mas acho que deve ser mais cara.

Abraço!

Diego Monteiro
membro

Mensagempor Diego Monteiro » 23 Fev 2013 22:19

[quote:3143d2bf32="charles_pereira"]Obrigado Diego!

Eu não conhecia essa empresa e parece bem interessante.

Acho muito interessante a infusão. Imagino que deve agilizar a produção, mas acho que deve ser mais cara.

Abraço![/quote:3143d2bf32]

Magina cara,

Então, a infusão a vácuo usa muitos elementos iguais do "vacun bag". Portando o preço é o mesmo. O que encarece o processo é a implementação de mangueiras e canais de infusão. Faça uma cotação por la. Vale a pena.

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 02 Mar 2013 18:16

Olá pessoal!

Hoje tive acesso ao compressor de ar e pude pintar os moldes com tinta PU.

Usei branco puro.

Vou pintar algumas faixas coloridas com tinta poliéster.

Ainda vou demorar uns dias até poder fazer a laminação. Espero que a resine grude bem na tinta. Vou limpar com thinner a tinta, assim deve ativá-la um pouco.

Estou fazendo a estufa com portas de um armário velho e um aquecedor.

Ainda esse mês devo ter a primeira laminação do Vectus.

Seguem as fotos!
Anexos
P1010117.JPG
P1010117.JPG (34.57 KiB) Exibido 7463 vezes
P1010118.JPG
P1010118.JPG (24.17 KiB) Exibido 7463 vezes

joseary
membro

Mensagempor joseary » 04 Mar 2013 17:36

Simplesmente fantastico.
Estou acompanhando desde o início.
Agora só resta dar os parabens e requerer um lugar na fila dos compradores. (até furar a fila se possível. rsrsrsrs)

José Ary

PS. Sou um construtor compulsivo de aeromodelos há 40 anos, mas nunca me atrevi a tanto.

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 04 Mar 2013 18:33

[quote:b0cb6f303c="joseary"]Simplesmente fantastico.
Estou acompanhando desde o início.
Agora só resta dar os parabens e requerer um lugar na fila dos compradores. (até furar a fila se possível. rsrsrsrs)

José Ary

PS. Sou um construtor compulsivo de aeromodelos há 40 anos, mas nunca me atrevi a tanto.[/quote:b0cb6f303c]

Obrigado Sr. José!

Estive em Lages faz umas semanas! Minha vó mora lá e mais uns tios!

Também já morei lá quando criança.

Nessa quarta tenho folga e espero terminar a estufa e fazer gabaritos para as emendas

Nos próximos dias de começar logo a laminação.

Estou muito ansioso pelo resultado, mas não vou pular etapas para não comprometer a qualidade.

Na próxima vez que eu for a Lages, que levar o Vectus para voar.

Espero que possas me sugerir um local para voo.

Muito obrigado!

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 11 Mar 2013 18:15

Olá pessoal!

Hoje comecei a laminação!

Deu muito mais trabalho que eu imaginava e foi uma sucessão de erros.

Laminei só uma metade. A outra vou ter que repintar, pois estava fazendo retoques na tinta e acabou soltando o PVA.

Acho que o maior erro que fiz na laminação foi ter cortado o tecido com um gabarito antes de colocar no molde. O problema é que a trama se mexe e fica impossível de alinhar com o molde.

A madeira balsa também foi cortada antes e ficou difícil de laminar sem ela se mexer.

Acho que terei que laminar um gabarito para cortar tanto a madeira como o tecido no tamanho correto. Mas só cartarei depois de fazer a laminação sobre um plástico. Daí usarei o gabarito para cortar e levar todo o laminado até o molde e posicioná-lo.

Dá trabalho, mas acho que é o único jeito de dar certo.

A metade que laminei hoje está na estufa. Apesar dos problemas, provavelmente ela vai servir para o primeiro protótipo.

Em cada laminação devo ir aprimorando o processo!

joseary
membro

Mensagempor joseary » 13 Mar 2013 19:11

Piloto, o clube de aeromodelismo de Lages, ficara engalanado com sua presença e de seu modelo, (que, diga-se de passágem, o Vectus viaja de 1a classe nas melhores companhias. hehehe).
Estamos voando nas proximidades do aeroporto, e hoje temos uma pista asfaltada com 150 metros e uma boa sombra para a confraternização.
Seja bem vindo

José Ary

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 16 Mar 2013 19:47

[quote:a1be856ff8="joseary"]Piloto, o clube de aeromodelismo de Lages, ficara engalanado com sua presença e de seu modelo, (que, diga-se de passágem, o Vectus viaja de 1a classe nas melhores companhias. hehehe).
Estamos voando nas proximidades do aeroporto, e hoje temos uma pista asfaltada com 150 metros e uma boa sombra para a confraternização.
Seja bem vindo

José Ary[/quote:a1be856ff8]

Obrigado Sr. José!

Quando eu ia com os aviões do aeroclube de Blumenau para Lages cheguei a ver o pessoal voando lá do lado do aeroporto.

Assim que puder, irei lá.

Obrigado!

charles_pereira
membro
Contato:

Emendas

Mensagempor charles_pereira » 16 Mar 2013 19:59

Olá pessoal!

Não deu certo as emendas do Vectus. Fiz a colagem no molde ainda, mas eu não tinha como apertar as duas metades do molde e o espaço ficou muito grande. Os parafusaos que eu tinha aqui eram pequenos. Erro básico, mas na próxima vez resolvo isso.

O jeito foi colar as duas metades fora do molde mesmo.

Fiz isso hoje e as emendas estão curando. Usei a velha técnica de introduzir pelo nariz do avião ou pelo buraco do canopy uma tira de tecido de fibra de vidro com resina.

Não gosto dessa técnica, mas para o primeiro protótipo vai servir.

Não vou laminar outro enquanto eu não resolver como fazer emendas boas para serem usadas dentro do molde ainda.

Pensei em algumas soluções e por enquanto a que mais me pareceu promissora é fazer uma gabarito de MDF vazado com o formato do plug, só que uns 2mm menor em cada lado.

A imagem molde1 mostra a ideia. A parte vermelha representa o gabarito.

Como vou usar vácuo, o tecido vai se moldar fazendo a dobra. Não vai ficar um canto vivo na emenda, mas daí posso aproveitar esse espaço para encher de epóxi.

O que me deu mais trabalho na emenda foi tentar deixar o tecido bem na divisória do molde. Vi que isso não serve para mim. Dá muito trabalho e demanda muito tempo.

Com a ideia do gabarito, posso usar um tecido mais largo que o molde e o excesso ser facilmente cortado depois.

A pequena dobra além de servir para juntar as duas metades com a resina, tem também uma função estrutural. Server como uma longarina em torno de todo o modelo.

A imagem molde2 mostra como as metades seriam coladas.

Alguém já fez isso ou tem outra ideia?

Na quarta terei outra folga e espero dar acabamento nas emendas e postar fotos do primeiro Vectus laminado.

Abraços!
Anexos
molde2.jpg
molde2.jpg (9.2 KiB) Exibido 7035 vezes
molde1.jpg
molde1.jpg (6.48 KiB) Exibido 7035 vezes

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 21 Mar 2013 11:49

Olá pessoal!

Nos últimos dias fiquei corrigindo as emendas e algumas bolhas de ar que ficaram na primeira laminação. O vácuo não ficou muito bom e o resultado não foi dos melhores.

A boa notícia é que está tudo corrigido e apesar do grande peso que tive que acrescentar, acho que não está tão pesado. Como está nas fotos, pesa 314g.

Está bem resistente!

Já fiz as entradas e saídas de ar e já coloquei a longarina, que é um sanduíche de balsa, carbono, Kevlar e fibra de vidro, tudo pressionado por duas madeiras apertadas com sargentas e curadas no forno. Ficou muito forte e leve.

Agora vou sair para trabalhar, mas tenho pernoite em casa e se amanhã der sol. vou fazer a pintura.

Espero que gostem!
Anexos
P1010130.JPG
P1010130.JPG (34.36 KiB) Exibido 6886 vezes
P1010129.JPG
P1010129.JPG (33.97 KiB) Exibido 6886 vezes

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 22 Mar 2013 14:40

Lindo dia de sol aqui em Floripa!

Perfeito para pintar o Vectus!

Ainda está curando a tinta.

Falta lixar para dar polimento e corrigir pequenos defeitos, que vão ser feitos com o aerógrafo. Mas não vou perder muito tempo com detalhes, pois esse é só o protótipo e vai ficar comigo. A função dele vai ser levar muito pau e servir para testes.

Ainda vou fazer uns detalhes coloridos com tinta poliéster para facilitar a visualização ao longe.

A tinta branca é PU.
Anexos
P1010133.JPG
P1010133.JPG (38.06 KiB) Exibido 6797 vezes
P1010131.JPG
P1010131.JPG (34.92 KiB) Exibido 6797 vezes

CBS Sistemas
membro

Mensagempor CBS Sistemas » 22 Mar 2013 20:29

Show, muito bonito.Parabéns!

Cyberware
membro

Mensagempor Cyberware » 22 Mar 2013 21:34

Lindo! Parabens!

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 24 Mar 2013 19:35

Obrigado pessoal!

Estous sem fotos aqui, mas já fiz a dobradica de Kevlar nos ailerons, colei os ímãs do canopy, colei os conduítes para os links da cauda e fiz em carbono o suporte do motor.

Amanhã tenho folga e devo laminar a cauda.

Quem sabe ele voe até o próximo sábado!

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 24 Mar 2013 22:19

Tá chegando a hora... da tremedeira, rsrs
Estarei lá, com certeza, quero ver essa criança rasgando o céu do Campeche!

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 25 Mar 2013 21:53

[quote:c7bbcfedcf="DEVAL"]Tá chegando a hora... da tremedeira, rsrs
Estarei lá, com certeza, quero ver essa criança rasgando o céu do Campeche![/quote:c7bbcfedcf]

Pois é Deval, começou a dar frio na barriga!

Hoje consegui laminar a cauda.

Acabei de tirar do molde!

A foto mostra ela como saiu do molde, falta agora aparar as arestas e fazer as dobradiças.

Hoje enquanto a cauda estava no molde curando, lixei bem todo o avião. Tinha vários defeitos e tirei na lixa.

Na quinta pretendo fazer a pintura final e finalizar a cauda. Na sexta a ideia é instalar toda a eletrônica e se tudo der certo, sábado o primeiro voo.

Amanhã, quarta e quinta de manhã eu tenho voos e não poderei trabalhar no modelo.
Anexos
P1010134.JPG
P1010134.JPG (22.58 KiB) Exibido 6539 vezes

Yensid
membro

Mensagempor Yensid » 26 Mar 2013 14:20

Tá chegando a hora! Quero ver esse bicho voando!
Disney

chrispaiva
membro

Mensagempor chrispaiva » 26 Mar 2013 21:52

Que maravilha, é trabalhoso mais o resultado vale a pena.

Também estou a procura de uma bolsa melhor, estou usando estas de mesa que você mencionou, mas elas grudam muito uma na outra, não gostei muito. Pretendo achar outro plastico. Na descrição dos americanos eles falam em saco de nylon, não sei como chamam isso por aqui.

fraja
membro

Mensagempor fraja » 28 Mar 2013 21:29

Pode procurar em lojas especializadas de laminação (barracuda) tem vacuum bag que é mais flexível.

charles_pereira
membro
Contato:

Primeiro voo

Mensagempor charles_pereira » 30 Mar 2013 11:59

Olá pessoal!

Finalmente, depois de um ano de trabalho, o Vectus Racer fez seu primeiro voo!

Voou muito bem e posso dizer que ele é bem rápido, mesmo com um motor de baixo Kv!

Depois eu conto os detalhes e posto o vídeo.

Agora preciso embarcar para SP para trabalhar amanhã de madrugada.

Abraços!
Anexos
P1010170.JPG
P1010170.JPG (36.62 KiB) Exibido 6253 vezes
P1010173.JPG
P1010173.JPG (35.6 KiB) Exibido 6253 vezes

bugalaws
membro

Mensagempor bugalaws » 30 Mar 2013 13:19

CadÊ o vídeo??????? Não vale inaugurar uma nave dessas e não postar o video.... mto show.. legal que funcionou certinho...

warne
membro
Contato:

Re: Primeiro voo

Mensagempor warne » 30 Mar 2013 14:00

[quote:de69fabd6a="charles_pereira"]Olá pessoal!

Finalmente, depois de um ano de trabalho, o Vectus Racer fez seu primeiro voo!

Voou muito bem e posso dizer que ele é bem rápido, mesmo com um motor de baixo Kv!

Depois eu conto os detalhes e posto o vídeo.

Agora preciso embarcar para SP para trabalhar amanhã de madrugada.

Abraços![/quote:de69fabd6a]
Parabéns Charles!
Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ

Voltar para “Construções”