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Enviado: Sáb Mar 30, 2013 6:07 pm
por charles_pereira
Valeu pessoal!

Não deu tempo de postar o vídeo antes.

Eu tive que fazer uma edição básica. O dia estava chuvoso e muito nublado e a filmagem não ficou muito legal. Foi feita pela minha esposa com uma câmera simples. Sem contar que ela não parava de falar e tive que fazer vários cortes no vídeo. :-)

Agradeço ao Rangel que me ajudou na estreia lá em Brusque/SC, dando dicas valiosas e arremessando o Vectus.

No final acabei deixando o avião cair, pois perdi a referência na curva, já que o céu estava muito cinza. Mas o avião voltou inteiro para casa. Só trincou a emenda na raíz da asa. Isso eu arrumo logo com epóxi. Ele caiu de nariz e acho que o motor estragou, mas preciso desmontar para ver. Isso mostra como ficou forte a construção dele.

De qualquer forma, o motor que usei foi apenas para testar com menos velocidade e me adaptar ao voo de um pylon. No próximo voo, ele já estará com o motor novo, de 3700Kv.

Vou tentar fazer outros vídeos daí e não derrubá-lo de novo. :-)

[yt]xRPepCohako[/yt]

Enviado: Sáb Mar 30, 2013 10:19 pm
por bugalaws
Irmão muito show parabéns!!!

Enviado: Seg Abr 01, 2013 6:10 pm
por charles_pereira
Obrigado pessoal!

Nesse primeiro voo eu usei uma hélice folding de 9 polegadas com um motor de baixo Kv.

Eu nunca tive um avião rápido, esse é o primeiro. Não tenho experiência em motorização, mas pelo que andei pesquisando, um pylon tem motor de alto Kv com hélice pequena.

Mas também existem os hotliners, que usam hélices grandes.

Alguém sabe dizer as vantagens de usar hélices folding maiores e se vale a pena num modelo como o Vectus, que tem 95cm de envergadura?

Obrigado!

Enviado: Seg Abr 01, 2013 7:12 pm
por ze_mayer
muito bom, charles!

acho que a idéia da hélice grande é para subir na vertical o mais rápido possível. bom, não conheço muita coisa do assunto, mas os hotliners usam hélice grande porque usam motores absurdos. outro dia tava vendo um de 2m, com motor de 1.700W! acho que usava uma hélice de 12". se for parar pra pensar, eu uso isso em motor de 400W...

sobre hélice também, vi um pylonzinho parecido com o seu com hélice pequena, tinha mais passo que diametro, acho que era uma 4x6, ou algo do tipo. mas não era folding. o dono disse que quebrava direto no pouso, mas a folding não aguentava. infelizmente não vi voando.

Enviado: Seg Abr 01, 2013 8:49 pm
por Arthur S. de Almeida
Não saberia te responder, dei uma procurada e apareceu alguns resultados interessantes, veja se te ajuda:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1511438&page=2

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=50518

Enviado: Seg Abr 01, 2013 9:03 pm
por Cyberware
Charles,

Para começar, use um motor com 3000kv, hélice 4.75x4.75 e 3S. Isso vai te dar uns 400W de potência e próximo de 230km/h.

Você pode partir para um HET 20-25 de 3500KV, com hélice 5x5 e 4S... Ai vai ficar bom; 1000W, e próximo dos 280km/h ou mais... :)

Enviado: Ter Abr 02, 2013 12:21 am
por coronel
[quote:8e11867d41="Cyberware"]Charles,

Para começar, use um motor com 3000kv, hélice 4.75x4.75 e 3S. Isso vai te dar uns 400W de potência e próximo de 230km/h.

Você pode partir para um HET 20-25 de 3500KV, com hélice 5x5 e 4S... Ai vai ficar bom; 1000W, e próximo dos 280km/h ou mais... :)[/quote:8e11867d41]

Concordo com o amigo acima e minha opinião é de um tunyng 3500 com hélice de 4,5 x 4.5 ficaria ótimo.
Parabens pelo trabalho.

Ah, uma boa bateria 3 s com boa descarga também é importante.

Enviado: Qua Abr 03, 2013 11:12 am
por Farleytufao
Show de bola heim? rolou até o CrashTest! heheh

o bom que agora ja sabe também onde reforçar caso seja o interesse! Parabéns!

Enviado: Sex Abr 05, 2013 9:30 am
por charles_pereira
Olá pessoal!

Muito obrigado por todas as considerações!

Coloquei um motor de 3700Kv e uma hélice 4,75x4,75.

O barulho é assustador. :-)

Como disse, nunca tive um avião de alta velocidade.

Pena que o spinner que comprei não é muito legal. O parafuso que prende ele não encaixa na rosca, que está espanada. Coloquei um prendedor de hélice simples mesmo.

Ao meio-dia vou com o Fabrício Carniel tentar fazer um voo sem deixá-lo cair. :-)

Já passei cola nas emendas que descolaram no primeiro crash test.

Não tem uma só nuvem no céu aqui em Floripa agora. Se der certo, depois eu posto o vídeo dele.

Já comecei a comprar material para um lote inicial de 5 Vectus que vou construir, atendendo a alguns pedidos.

Não gostei muito do molde da cauda e vou fazer outro. Talvez eu melhore um pouco o canopy também.

De novo, obrigado pelos elogios e todas as dicas!

Enviado: Qua Abr 10, 2013 3:11 pm
por charles_pereira
Olá pessoal!

Ainda não consegui colocar o Vectus para voar com o motor mais rápido!

Hoje que é minha folga acabou chovendo.

Então comecei a trabalhar nos gabaritos para a produção do primeiro lote!

Foram feitos gabaritos para cortar os tecidos, madeira e nylon para a laminação.

Já cortei também as chapas de balsa e desfiei o carbono para fazer os reforços e longarinas.

Ainda falta muita coisa e vou postando aqui o andamento do processo!

Uma coisa que vou testar é usar depron de 2mm dentro das asas. Acho que vai ser mais rápido de fazer do que usar a madeira balsa, além de ser mais barato e muito mais fácil de achar.