GeeBee Sportster "D" - Balsa - Projeto

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

GeeBee Sportster "D" - Balsa - Projeto

Mensagem por Rho »

Não consigo ficar sem projetar e construir.

Posso até passar uns tempos afastado do forum, mas não da bancada e do campo.

Desde de ontem encafifei com um modelo, que acredito valha a pena.

Trata-se de um projeto semi-escala. Semi-escala e eu explico porque. Como sou eu que estou projetando, a partir de dados escassos, não dá pra ter um baita trabalhão e gastos para depois ser uma mer*a no voo. Sendo assim vou usar dados coletados em experiências anteriores e informações da internet pra construir algo com estilo e agradável ao voo. Deu certo com o Decathlon e vou repetir a dose.

Tópico do Speculus para quem não acompanhou: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106743

Decathlon: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=109247

Mesmo o tipo de voo do modelo não será exatamente ao do avião tripulado real. Pelo que li, existem modelos como este com voo super estável e razoavelmente dócil, para um asa baixa.

Das experiências anteriores e pelo que tenho aqui em casa, o modelo deverá ter um Turnigy SK 3548 de 900 KV, para Lipos 4S, com envergadura de 138,8 cm. Bastante semelhante ao Speculus, para não dizer a mesma envergadura e motorização.

Por se tratar de um projeto semi-escala, deverá ficar um pouco mais pesado que o Speculus (por conta dos detalhes). Mas repito, não será tão acrobático e nem tão rápido como o "irmão" mais velho.

Medidas do novo modelo:
Corda: 260,7 mm (contra 255 mm do Speculus)
Comprimento: 1000 mm (contra 1160 mm do Speculus)
Envergadura: 1388 mm (contra 1380 mm do Speculus)
Perfil Clark Y (contra NACA 2412 do Speculus) - ambos com praticamente 12% de espesura.

O avião tripulado tem diedro e pelo que vi um diedro respeitável, devo ir de 4 a 5%.

Rodas grandes, de 3 polegadas.

Antes que perguntem, como as pontas das asas são arredondadas, ainda não calculei a área alar....

Aos amigos foristas, vão as peguntas:

[b:8be3d1fa90]1)[/b:8be3d1fa90]O trem de pouso será nas asas, estilo Calmato, apesar de convencional e não triciclo. Nunca fiz isso desta maneira antes, como eu faço? Onde encontrar aço tipo corda de piano 3 ou 4 mm para comprar?

[b:8be3d1fa90]2)[/b:8be3d1fa90]Alguém se arrisca em dizer que modelo é este? Seguem duas vistas:
Anexos
Vista de topo.
Vista de topo.
vista de topo 08.04.12(2).JPG (19.41 KiB) Exibido 12179 vezes
Vista lateral.
Vista lateral.
vista lateral 08.04.12(2).JPG (11.6 KiB) Exibido 12179 vezes
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Re: Novo projeto - Balsa - Asa Baixa - Esportivo

Mensagem por Mac2 »

[quote:e97b360f6b="Rho"]Não consigo ficar sem projetar e construir.

Posso até passar uns tempos afastado do forum, mas não da bancada e do campo.

Desde de ontem encafifei com um modelo, que acredito valha a pena.

Trata-se de um projeto semi-escala. Semi-escala e eu explico porque. Como sou eu que estou projetando, a partir de dados escassos, não dá pra ter um baita trabalhão e gastos para depois ser uma mer*a no voo. Sendo assim vou usar dados coletados em experiências anteriores e informações da internet pra construir algo com estilo e agradável ao voo. Deu certo com o Decathlon e vou repetir a dose.

Tópico do Speculus para quem não acompanhou: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106743

Decathlon: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=109247

Mesmo o tipo de voo do modelo não será exatamente ao do avião tripulado real. Pelo que li, existem modelos como este com voo super estável e razoavelmente dócil, para um asa baixa.

Das experiências anteriores e pelo que tenho aqui em casa, o modelo deverá ter um Turnigy SK 3548 de 900 KV, para Lipos 4S, com envergadura de 138,8 cm. Bastante semelhante ao Speculus, para não dizer a mesma envergadura e motorização.

Por se tratar de um projeto semi-escala, deverá ficar um pouco mais pesado que o Speculus (por conta dos detalhes). Mas repito, não será tão acrobático e nem tão rápido como o "irmão" mais velho.

Medidas do novo modelo:
Corda: 260,7 mm (contra 255 mm do Speculus)
Comprimento: 1000 mm (contra 1160 mm do Speculus)
Envergadura: 1388 mm (contra 1380 mm do Speculus)
Perfil Clark Y (contra NACA 2412 do Speculus) - ambos com praticamente 12% de espesura.

O avião tripulado tem diedro e pelo que vi um diedro respeitável, devo ir de 4 a 5%.

Rodas grandes, de 3 polegadas.

Antes que perguntem, como as pontas das asas são arredondadas, ainda não calculei a área alar....

Aos amigos foristas, vão as peguntas:

[b:e97b360f6b]1)[/b:e97b360f6b]O trem de pouso será nas asas, estilo Calmato, apesar de convencional e não triciclo. Nunca fiz isso desta maneira antes, como eu faço? Onde encontrar aço tipo corda de piano 3 ou 4 mm para comprar?

[b:e97b360f6b]2)[/b:e97b360f6b]Alguém se arrisca em dizer que modelo é este? Seguem duas vistas:[/quote:e97b360f6b]
Randal,

Sabia que você não iria aguentar muito tempo sem o contato com o pó-de-balsa...

Esse modelo me parece bem arisco de manobras. O pouco momento de cauda fará com que seja menos estável que os convencionais.

Referente ao trem de pouso das asas, recomendo usar arame aço mola (corda de piano) de 4 mm. Tenho usado os arames de 3mm no calmarco de 1 metro e está "adequado". Como seu modelo será maior e mais pesado, convêm colocar arame mais grosso.

Em relação ao modelo, ele lembra muito o Gee Bee Y...

[img:e97b360f6b]http://www.centennialofflight.gov/essay/Explorers_Record_Setters_and_Daredevils/Gee_Bees/EX23G1.jpg[/img:e97b360f6b]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Caro Marco Aurélio,

Trata-se um GeeBee, mas neste caso a inspiração está sendo o modelo "D" ou Sportster.

O momento de cauda curto torna os comandos da empenagem mais ariscos, com certeza. Mas apostando numa corda maior, perfil mais sustentador (Clatk Y vs. NACA 2412), e lenvando-se em conta o bom treino com o Decathlon (também de cauda curta) acho que vai dar samba.

A imagem prévia da vista superior está fora de medida, na envergadura correta a asa é proporcionalmente mais curta, como estou publicando agora.

Quanto as rodas, mal comecei e já estou mudando. Vou utilizar um par de rodas bem leve que tenho aqui, de 65 mm de diâmetro. Ainda assim considero-as grandes. A nova vista lateral já contempla a adequação.

E finalmente uma perspectiva da vista frontal, com diedro de 5º e uma prévia das polainas.

Até mais pessoal.

P.S.: Onde eu posso comprar corda de piano 3 mm ou 4 mm?
Anexos
Vista frontal, diedro de 5º. Já com a área de um hélice de 11 polegadas projetada.
Vista frontal, diedro de 5º. Já com a área de um hélice de 11 polegadas projetada.
vista frontal 08.04.12.JPG (9.1 KiB) Exibido 12108 vezes
Vista lateral com polainas e rodas redimensionadas para 65 mm.
Vista lateral com polainas e rodas redimensionadas para 65 mm.
vista lateral 08.04.12(3).JPG (11.83 KiB) Exibido 12108 vezes
Vista superior com a envergadura proporcionalmente correta, e menor em relação a figura publicada no primeiro post.
Vista superior com a envergadura proporcionalmente correta, e menor em relação a figura publicada no primeiro post.
vista de topo 08.04.12(3).JPG (19.13 KiB) Exibido 12108 vezes
Inspiração (2).
Inspiração (2).
print screen 1-evoo(640).JPG (27.72 KiB) Exibido 12108 vezes
Inspiração (1).
Inspiração (1).
model-d(evoo).jpg (39.96 KiB) Exibido 12108 vezes
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Randal,

Eu compro o arame em casa de molas. Em Ribeirão acho que na Flex Molas deve ter

[url]http://www.flexmolas.com.br/[/url]

Não sei aí em Monte Alto, mas o estilo de loja é o mesmo. Quando for pedir o arame, se você mesmo for entortar, peça a eles que deixem o arame reto, pois ele costuma vir em rolos que são difíceis de alinhar.

Dá uma olhada em seu email, enviei um arquivo para se ter uma ideia.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Não estive parado, mas quase parando....

De qualquer modo foi possível fazer alguma coisinha.

Já providenciei os perfis e as nervuras, serão 8 de cada lado, mas já cortei 2 reservas. Sempre são necessárias algumas de reserva.

Sempre começo pelas asas, e só depois passo para a fuselagem.

De novidade estreiei uma máquina multiuso Ferrari, com uma lâmina circular comum de 60 dentes. Foi muito bom para retirar as varetas e longarinas.

Longarinas: (4 x) 650 x 6 x 10 mm;
Bordos de ataque: (2 x) 650 x 8 x 9 mm; e
Bordos de fuga: (2 x) 650 x 8 x 8 mm.

Também aproveitei para cortar esquadrinhos de MDF de 95 x 95 mm, que servirão de garga para a montagem dos painéis.

[b:9cd31f0307][color=blue:9cd31f0307][size=18:9cd31f0307]Balsa utilizada:
1 chapa comum de 6,3 mm por 4 pol e 90 cm
1 chapa comum de 8 mm por 4 pol e 90 cm
2 chapas comuns de 2,3 mm por 4 pol e 90 cm[/size:9cd31f0307][/b:9cd31f0307][/color:9cd31f0307]
Anexos
nervuras_2.JPG
nervuras_2.JPG (39.48 KiB) Exibido 11896 vezes
nervuras_1.JPG
nervuras_1.JPG (23.53 KiB) Exibido 11896 vezes
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

Ai sim ein! Ficar só na teoria e projetando não dá em nada. Tem que botar a mão na massa. Esse é o cara! hehe
Acompanhando e aprendendo como sempre.
Avatar do usuário
Fabiano-Bono
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 8:14 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por Fabiano-Bono »

Rho,
Como sempre uma agradável surpresa ver novos tópicos com seus projetos.

Estou começando a me interessar por projetar plantas. Então, se me permite, gostaria de entender alguns detalhes do seu processo:

1. O que te levou a definir 8 nervuras para cada lado na asa?
2. Você fez alguma mudança nas áreas das superfícies horizontais em relação ao modelo real?
3. A planta que postou é simplificada. Você já detalhou mais?
4. Sei que cada perfil tem características próprias. Quais foram determinantes na escolha do seu perfil?

Obrigado por compartilhar o conhecimento.

Abs
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Obrigado ao amigo [b:362b0d5741]eliezer[/b:362b0d5741] pelas palavras de incentivo, pois trocando idéias todos saem ganhando!!!!

Caro [b:362b0d5741]bono3d[/b:362b0d5741], muito obrigado pelas perguntas lançadas. Ao meu ver são perguntas inteligentes e eu mesmo tive de respodê-las para chegar até aqui. Nada mais justo que eu abrir o jogo e mostrar minha linha de raciocínio!!!!!

1. Número de nervuras por painel.

Observei vários modelos no campo para projetar o Rhoevoo. Fui contando quantas nervuras cada asa tinha. A asa do Rhoevoo tem 10 nervuras de cada lado por causa disso, na média os aviões treinadores com 160 cm de envergadura tem 10 nervuras.

Depois foi o Spacewalker, que no Aerofly aparece com um mundarél de nervuras. Fiz o meu primeiro com aquele monte de nervuras (13 - de cada lado - se não estou errado) pois queria ter o mesmo efeito estético do simulador. Naõ virou nada, a asa acabou mais pesada e o ganho estético foi quase nulo. Já neste último que construí foram nove de cada lado e ficou tão bom quanto.

Quanto menos nervuras, menos resistênte é a asa. E pior, as nervuras ficando mais afastadas a entelagem fica embarrigada entre uma neurvura e outra, o que não me agrada visualmente.

[b:362b0d5741]Conclusão[/b:362b0d5741] - um espaçamente de 8,0 a 10,0 cm entre as nervuras, faz o serviço de resistência estrutural e a entelagem fica legal. Quando projeto uma asa, começo colocando as nervuras da periferia para o centro, com taquinhos quadrados de MDF. A nervura central é colada por fim para se dar o ângulo do diedro programado. Como gosto de colocar uma nervura coincidindo com o local de apoio da asa na fuselagem, ou o mais próximo disso possível, a segunda nerura do centro para a extremidade é definida pela larguar da fuselagem no local da asa. Par o Gee Bee, que quero que fique com uma carga alar baixa, 8 nervuras deixaram um vão de 9,5 cm entre elas que é muito bom pelo lado estético da entelagem. Note que no centro da asa onde as nervuras acabam tendo um espaçamento diferente, elas ficam escondidas pelo chapeado. Respondido?

2. Não fiz mudanças nas proporções da vista superior, projeção horizontal. As mudanças podem ser de ordem prática (prevendo maior facilidade na construção); ou imperfeição na hora de "colar" o desenho pelo CAD.

Uma asa retangular de um treinador tem proporção de 5:1 a 6:1. Ou seja a envergadura de 5 a 6 vezes a corda. No caso do meu GeeBee Model D, a corda tem 26,0 cm aprox. e a envergadura 138,8 cm aprox.. Relação env/ corda de 5,34:1. Tá bom ou não tá? Uma asa de treinador num modelo escala!!!!! :D

3. A planta está muto crua ainda, vou criando as soluções a medida que vou construíndo, daí acabo sem ter uma planta ao final da construção. :(

4. Neste caso em específico me baseie em relatos de aermodelistas que tiveram ou construiram Geebee's Model D. O modelo escala abaca tendo voo crítico e o pouso especialmente difícil, quando tentam seguir pela linha do avião que de voo rápido e arisco. Sendo assim os casos de sucesso foram de modelos com características de voo dócil e baixa carga alar. Por isso um perfil básico para treinadores: Clark Y; e também um diedro atuante para um modelo asa baixa: 5º.

Espero ter respondido e fico aberto para o debate e as colocações!!!!
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

O primeiro painel já está saindo!!!!
Anexos
Como são úteis prendedores de roupa!?
Como são úteis prendedores de roupa!?
DSC00136.JPG (25.86 KiB) Exibido 11704 vezes
Estas treliças são mais simples que os shear webs mas garanto que funcionam muito bem. Servem para evitar empenamentos tipo torção dos painéis. Simples, fácil e eficiente.<br />Observem o bordo de fuga já chapeado.
Estas treliças são mais simples que os shear webs mas garanto que funcionam muito bem. Servem para evitar empenamentos tipo torção dos painéis. Simples, fácil e eficiente.
Observem o bordo de fuga já chapeado.
DSC00135.JPG (37.66 KiB) Exibido 11704 vezes
Eu colo essa chapa de 1,5 mm com um fino fio de CA.<br />Depois selo com uma camada de PVA.<br />Fica faltando molhar e colar sobre a curvatura, até a longarina principal.
Eu colo essa chapa de 1,5 mm com um fino fio de CA.
Depois selo com uma camada de PVA.
Fica faltando molhar e colar sobre a curvatura, até a longarina principal.
DSC00134.JPG (33.53 KiB) Exibido 11704 vezes
Sistema de esquadrinhos de MDF para gargar as nervuras.
Sistema de esquadrinhos de MDF para gargar as nervuras.
DSC00132.JPG (38.18 KiB) Exibido 11704 vezes
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Fabiano-Bono
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 8:14 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por Fabiano-Bono »

Rho,
Você não só respondeu muitíssimo bem como elevou o nível do hobby. Respondeu cada questão com paciência e gentileza, sem envaidecer-se pelo que sabe. Vejo que apanhou para aprender algumas coisas na prática e, ainda sim, não me mandou estudar ou se virar. Humildade e sabedoria juntos. Muito bom ter pessoas como você no hobby. Obrigado!

Sobre nervuras, concluí que demais é peso e trabalho desnecessários, e de menos, é fragilidade e esteticamente feio. Como falou, buscarei ficar entre 8 e 10cm de espaçamento.

Perguntei sobre as áreas das superfícies pois já havia lido que alguns aeromodelos feitos de aviões reais, tipo um P-51D, respondem mal aos comandos quando em escala pequena. Procede?
Ainda sobre asas, vejo que sempre chapeia os bordos. Alguma razão além da estrutural?

Sobre os detalhes da planta, não vi cavernas ainda. Existe alguma relação de número/distância de cavernas como nas asas?

Outra dúvida é quando escolher fuselagem chapeada ou varetada. Imagino que esse seu GeeBee que é arredondado funcione melhor com fuselagem varetada. Faz sentido?

Sobre perfis....preciso estudar mais....

Sobre a sua construção, vejo o capricho e esmero de sempre. Mas vou me arriscar a dar 2 palpites na aula do professor. :oops:
Acredito que a treliça vai funcionar muito bem, porém sua eficiência seria maximizada se estivesse entre longarinas e não colada na lateral.
A segunda sugestão é experimentar o sistema de ímãs que é muito limpo e prático. Pelo seu tipo de construção, você vai adorar!

Grande abraço,
Fabiano
Responder