Construindo um vant - drone

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Gilberto_CWB
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Mensagem por Gilberto_CWB »

Diego: se vc vai ou não montar sua Vant é um problema particular, exclusivamente seu. Quando penetramos no terreno teórico, isso incomoda pessoas que não devem ser muito amigas dos bancos escolares, nem afeitas à pesquisa e leitura. Mas o seu direito de escrever, detalhar e engrandecer os tópicos do fórum é pleno.
Pela " cabeça" de alguns, todos os edifícios do mundo poderiam ser construídos apenas com os pedreiros e os projetos e cálculos poderiam ser jogados no lixo...
Na aviação, bastariam os metalúrgicos...

Não é à toa que somos o país das " gambiarras"!
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Matheus Gratz
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Mensagem por Matheus Gratz »

[quote:8ff871009a="Gilberto_CWB"]Diego: se vc vai ou não montar sua Vant é um problema particular, exclusivamente seu. Quando penetramos no terreno teórico, isso incomoda pessoas que não devem ser muito amigas dos bancos escolares, nem afeitas à pesquisa e leitura. Mas o seu direito de escrever, detalhar e engrandecer os tópicos do fórum é pleno.
Pela " cabeça" de alguns, todos os edifícios do mundo poderiam ser construídos apenas com os pedreiros e os projetos e cálculos poderiam ser jogados no lixo...
Na aviação, bastariam os metalúrgicos...

Não é à toa que somos o país das " gambiarras"![/quote:8ff871009a]

Falou e disse.

Apesar de estar acompanhando, somente observando, não pude deixar de notar o comentário (desnecessário) do amigo lá de cima.

O que o nosso amigo está fazendo, detalhando a construção, é a mais pura engenharia. É a mesma engenharia que hoje faz com que a indústria aeronáutica produza equipamentos confiáveis e que não coloca a vida das pessoas em risco.

O que acontece é que muitos preferem deixar a teoria de lado e partir para o improviso e gambiarras. Por não ter qualquer tipo de planejamento os aeromodelos não saem 100%.

Eu invejo quem tem a capacidade de realizar um trabalho tão bem feito. Continue!

Querendo ou não, quem faz um modelo de 2 dias, usando isopor, estilete e lixa, usa a engenharia sem perceber. Ou, por acaso, ninguem nunca se perguntou "porque usar este perfil?" , "Porque o comprimento do avião deve ser proporcional a envergadura?" , etc.. etc.. etc...

Concordo com o nosso amigo Gilberto, que somos o país das "gambiarras".
Mas, de alguma forma eu completo: estamos na situação que estamos hoje, principalmente, por não questionarmos o que nos está sendo oferecido. E, neste caso, se aplica para qualquer situação: politica, religião, futebol, modelos, etc.

Pra terminar, deixo a frase que está na minha assinatura...
"Você pode falhar muitas vezes, mas somente será um fracassado quando começar a colocar a culpa nos outros"
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Diego Monteiro
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Mensagem por Diego Monteiro »

Galera, valeu pelo apoio. Realmente as vezes me deparo com uns zé manés ai que na minha opinião tem um pouco de dor de cotovelo.
Aos amigos que estão acompanhando, lembrem que estou nessa apenas com um amigo, temos nossos compromissos e trabalho e estamos fazendo isso apenas por Hobbie. Se fosse por dinheiro, ja estava pronto, voando e lucrando.

Marlus, vc lembra do V-tail classe aberta no aero em 2009 e 2010? Eu Fui capitão da MecBauFlyer e da FEB OPEN.

[img:19a7b6dbb0]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/303258_307726232573139_246669317_n.jpg[/img:19a7b6dbb0]

Caso queira alguma parceria, podemos conversar, tenho muito interesse em desenvolver VANTS. 140 kg de MTOW é sussa pra gente que manja decolar tijolo. Pelo menos meu recorde pessoal ta em 33kg com um motor 0.91... Acho que vc chega facil no seu objetivo. Sobre o Piloto automático, esses que já estão prontos são muito caros, minha ideia, mesmo eu ainda não sabendo nada, é desenvolver sistemas mais baratos, é isso que o cliente deseja no produto final não é?

Em breve trago mais novidades, abraço galera!!!
Marlus Bially
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Mensagem por Marlus Bially »

Voltando ao aero...
E como lembro, adorei esse projeto, quando vi a primeira vez achei mto interessante! Ele também usa o conceito BWB né?
To mandando ai duas fotos das aeronaves da minha equipe (falecida Fênix Aerodesign UFPR, agora Burning Goose), acho que uma das fotos certamente vc vai reconhecer hehe!
Pois é, a gnte tá acostumado a fazer tijolo voar! Acho legal q a gnte acaba levando para projetos maiores (como o do vant!) esses conceitos de otimização, eficiencia estrutural etc!
Estou tendo um pouco de dificuldades com a escolha de hélices...Não tenho curva do motor (DA-150) e as hélices vão perdendo tração, dificilmente alguma consegue ter uma tração considerável a 39m/s (140km/h, a velocidade de cruzeiro desejda!).
Parabens pelo trabalho Diego, e com certeza gostaria de manter contato com vc, tanto pela admiração pelo projeto quanto pela oportunidade de trocarmos idéias!
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ze_mayer
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Mensagem por ze_mayer »

diego, tá show o projeto, vai ficar muito massa. só continuo reforçando: cuidado com a vibraçao! pros sensores inerciais, a vibração é o capeta!

aliás, uma dica: se possível, estude os sistemas de piloto autonomo em paralelo à construção deste avião, e coloque experimentalmente em um avião feio e reforçado, daqueles que a gente já tá acostumado a fazer virando umas noites. o ideal é testar tudo muito bem em simulador, e depois passar pra aeronave final, mas antes é bom embarcar num modelo mais básico, porque imprevistos acontecem e dá muita dó quando um aero tão caprichado quebra.

marlus, ou vc reduz o tamanho pra 640x480 e menos de 40kb, ou posta o url da imagem com o comando img e /img. e já que o assunto foi tocado, dexa eu postar meu xodó! eesc-usp charlie 2008!
[img:b9e90d2660]http://www.eesc.usp.br/aerodesign/conteudo/fotos/2008/brasil/2008_11.jpg[/img:b9e90d2660]
z3foto . blogspot . com
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Diego Monteiro
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Mensagem por Diego Monteiro »

Fala Zé Mayer,

Sua dica sobre a vibração realmente é imprescindível.
Primeiramente irei testar em um modelo mais basico sim.
Mas a estrutura basica da eletronica será mais ou menos assim:
Usarei uma placa, ou BeagleBone/board ou Raspberry com implementação da alto nível. Por exemplo como tratamento de Imagens e combinação de rotas e analises topográficas. Por exemplo, por meio da imagem que tenho na câmera, eu escolheria um ponto, e o avião ficaria voando ao redor deste ponto com a câmera focalizada neste ponto.

Beagle Bone
[img:92d0f59431]http://adafruit.com/images/medium/beaglebone_MED.jpg[/img:92d0f59431]

RaspBerry
[img:92d0f59431]http://www.newark.com/productimages/nio/standard/4870641.jpg[/img:92d0f59431]

Seriam basicamente a Inteligencia Artificial do Drone. Ainda não faço ideia de como será programado. Estou listando ainda os requisitos de Missão!!!
Em seguida com um nível mais baixo e mais robusto eu poderia linkar com o Arduino da DiyDrones, ou algum outro micro controlador qualquer que possibilite um sistema mais dedicado a este baixo nivel de programação que diminua a chance de queda do brinquedo.

[img:92d0f59431]https://store.diydrones.com/v/vspfiles/photos/BR-ArduPilotMega-05-2T.jpg[/img:92d0f59431]

Alguns amigos que manjam disso estão dando dicas fabulosas, eu literalmente estou aprendendo do ZERO essa parte Eletronica. No momento estou concentrado na questão do oportunismo com relação a confecção do modelo. Em breve posto como será feito ele. abraço a todos e Bons vôos.
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ze_mayer
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Mensagem por ze_mayer »

pode ter certeza que vai ter trabalho, ainda mais com um sistema tão complexo.

eu, que já sou da elétrica, to brigando com arduino, sensores e telemetria desde o ano passado já, e ainda tem onde mexer! isso que meus vants são elétricos e com hélices balanceadinhas, pra já eliminar um problema.
Ademilson antunes
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Mensagem por Ademilson antunes »

Caros amigos tenho acompanhado até aqui esse tema e fiquei muito curioso nunca nem sabia que tinha empresas no brasil capaz de fazer tal feito fiquei realmente muito contente !! o trabalho do diego realmente é uma aula de VANT e não um projeto por isso começo com as duvidas:

Sempre vejo nos vôos em fpv dados na tela junto a imagen tais como corrente da bateria,altura,tensão,direção etc. como chama aquilo para se pesquisar melhor ??

e outra apenas como "palpite"pro diego ou alguem que saiba tambem o controlador de voo" ZeroUAV YS-X6 Autopilot GPS Flight Control System " (eu vi na hobbyking) não seria uma boa ? pra esse projeto ??
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so_bad
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Mensagem por so_bad »

[quote:174ff0b3d7="Ademilson antunes"]Caros amigos tenho acompanhado até aqui esse tema e fiquei muito curioso nunca nem sabia que tinha empresas no brasil capaz de fazer tal feito fiquei realmente muito contente !! o trabalho do diego realmente é uma aula de VANT e não um projeto por isso começo com as duvidas:

Sempre vejo nos vôos em fpv dados na tela junto a imagen tais como corrente da bateria,altura,tensão,direção etc. como chama aquilo para se pesquisar melhor ??

e outra apenas como "palpite"pro diego ou alguem que saiba tambem o controlador de voo" ZeroUAV YS-X6 Autopilot GPS Flight Control System " (eu vi na hobbyking) não seria uma boa ? pra esse projeto ??[/quote:174ff0b3d7]

1- É um sistema de telemetria com OSD (On Screen Display).

2- Os sistemas que o Diego comenta e pretende desenvolver são tão bons, ou até superiores, ao autopilot que informou. Além disso, o intuito principal é desenvolver algo novo e Brazuca.

Desejo sucesso!
"Facebook is appalling spying machine that has ever been invented".
Julian Assange
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marcoskoller
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Mensagem por marcoskoller »

Diego

Tá ficando show, é muito massa ver alguém ultilizando tecnologia de ponta em algo que é fabricado de muitas formas, inclusive do "g"eito que o outro ali em "s"ima faz.

Vamos falar pro alex incrementar um corretor de te"s"to pro site, já que a nossa lingua é muito complexa e coisa de engenheiro rsrsrsrs

Me tira uma dúvida. Você irá utilizar as impressões 3d em resina como plug? já decidiu qual o material irá usar cada qual? vai de fibra mesmo na fuselagem?

Nao tenho o conhecimento e muito menos acesso a tecnologia que você tem. Porém tenho acesso a informação, que é a alma do negocio, e fico muito grato se você der mais dicas de leituras como citou no começo do tópico.

Conheço 2 modelos VANT da AGX, e o que eu tive mais acesso foi o Tiriba, que até faz um pouco que promete, não sei se ele teve o desenvolvimento que o seu está tendo, mas o que me parece é que escolheram um modelo disponivel no mercado que atende um pouco as necessidades, um modelo que é meio bom em quase tudo mas não é muito bom em nada. Sua decolagem e pouso é muito crítico e sua carga alar é muito alta, levando o eqto a lenha muito fácil. Fora isso sua aviônica tem uma precisão para o que faz até boa, porém seu sistema de pilotagem deixa muito a desejar em condições adversas. É facil criticar um eqto, falar dos seus defeitos, não estou menospresando a tecnologia deles, só acho que pra quem desenvolveu toda a aviônica poderia ter caprichado um pouco mais, pois o foco do aparelho é justamente voar em fazenda em meio a plantações em qualquer condição de vento, o que ele não faz direito.

Eu me interesso muito pelo assunto, já cheguei a montar alguns sistemas (comprados prontos) de co-piloto, mas nunca um vant, que agora é minha meta.
Sempre pensei muito em relação a eficiência, pois acredito eu que um grande foco para um vant é sua autonomia e raio de ação. Porque então não usar uma asa voadora para o sistema? quais seriam os prós e contras?

Tava pensando em fazer uma asa, pusher, sem cockpit, completamente lisa, com sistema parecidos do b-2, com aviônica UAV da feiyutech que já conheço e sei que é programavel, inclusive o cf do firmware vem junto. O q vc acha? Poderia me dar alguma dica?
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